O Ceará derrotou o Fortaleza no primeiro confronto dos dois times em 2009. Venceu de 2 a 1 e ficou mais perto da classificação para a fase semifinal.
Um Clássico-rei de tirar o fôlego. E decidido nos minutos finais da partida. Boiadeiro se transformou no herói alvinegro aos 44 minutos do segundo tempo, quando o placar estava empatado. Marcou o segundo gol e deu a vitória sobre o Fortaleza. Além disso, o Ceará voltou a brigar pela liderança do 1º turno do Campeonato Cearense com o Maranguape. Os dois times têm 15 pontos, mas a equipe da serra tem melhor saldo de gols. O Vovô ficou mais perto da classificação para as semifinais.
Depois de uma manhã com muita chuva, o gramado do Castelão ficou bem encharcado. A chuva deu uma trégua no início da tarde, mas voltou a cair momentos antes da partida. A grama ficou escorregadia, mas os dois times impuseram velocidade no começo do jogo. E o Fortaleza é quem mostrava mais disposição. As primeiras chances de marcar foram do Leão, com Coutinho e Bismarck.
Mas o Ceará também ameaçava, principalmente, com as jogadas articuladas entre Misael e Sérgio Alves, que mandou até bola no travessão. Pelo lado tricolor, a armação de ataque era dividida por Gilmack e Bismarck. Quase sempre, a bola sobrava para Adailton, que teve as melhores oportunidades de abrir o marcador para o Leão.
Na volta do intervalo, Zé Teodoro tirou o atacante Sérgio Alves e colocou Edu Sales. No Fortaleza, Fernando entrou na posição de Álvaro. As mudanças foram favoráveis ao Ceará. Com Edu Sales, o ataque alvinegro ganhou em mais velocidade. Mas, aos poucos, o Fortaleza voltou a equilibrar as ações com o reforço na marcação.
Só que o Vovô abriu o placar numa jogada individual, aos 24 minutos. Alex Gaibu conseguiu uma “roubada de bola” e arriscou o chute de fora da área. A bola foi bem no canto. Douglas pulou, mas nada encontrou.
A situação complicou ainda mais para o Fortaleza com a expulsão de Diguinho, que tentou tomar a bola de Edu Sales para a cobrança de uma falta. Minutos depois foi a vez de Fábio Vidal ser expulso, depois de receber o segundo cartão amarelo por falta violenta.
De volta o equilíbrio numérico, o Leão chegou ao empate, aos 38 minutos. Marlon, que entrou no lugar de Coutinho, cobrou uma falta em direção a área. No meio da zaga, Adailton subiu mais do que todos e empatou.
A reta final do 2º tempo ficou emocionante. Em contra-ataque alvinegro, Boiadeiro aproveitou a sobra de bola e fez 2 a 1, aos 44 minutos. O árbitro Luzimar Siqueira deu seis minutos de acréscimos. O Fortaleza pressionou pelo empate, mas não conseguiu empatar novamente.
CAMPEONATO CEARENSE DE 2009
FORTALEZA 1 - Douglas; Elvis, Diguinho, Álvaro (Fernando) e Eusébio; Silvio, Coutinho (Marlon), Gilmack e Bismarck (Wanderley); Adailton e Bambam. Técnico: Casemiro Mior
CEARÁ 2 - Adilson; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Alex Gaibu (Cadu) e Geraldo; Misael (Alberto) e Sérgio Alves (Edu Sales). Técnico: Zé Teodoro
Local: Estádio Castelão
Árbitro: Luzimar SiqueiraDepois de uma manhã com muita chuva, o gramado do Castelão ficou bem encharcado. A chuva deu uma trégua no início da tarde, mas voltou a cair momentos antes da partida. A grama ficou escorregadia, mas os dois times impuseram velocidade no começo do jogo. E o Fortaleza é quem mostrava mais disposição. As primeiras chances de marcar foram do Leão, com Coutinho e Bismarck.
Mas o Ceará também ameaçava, principalmente, com as jogadas articuladas entre Misael e Sérgio Alves, que mandou até bola no travessão. Pelo lado tricolor, a armação de ataque era dividida por Gilmack e Bismarck. Quase sempre, a bola sobrava para Adailton, que teve as melhores oportunidades de abrir o marcador para o Leão.
Na volta do intervalo, Zé Teodoro tirou o atacante Sérgio Alves e colocou Edu Sales. No Fortaleza, Fernando entrou na posição de Álvaro. As mudanças foram favoráveis ao Ceará. Com Edu Sales, o ataque alvinegro ganhou em mais velocidade. Mas, aos poucos, o Fortaleza voltou a equilibrar as ações com o reforço na marcação.
Só que o Vovô abriu o placar numa jogada individual, aos 24 minutos. Alex Gaibu conseguiu uma “roubada de bola” e arriscou o chute de fora da área. A bola foi bem no canto. Douglas pulou, mas nada encontrou.
A situação complicou ainda mais para o Fortaleza com a expulsão de Diguinho, que tentou tomar a bola de Edu Sales para a cobrança de uma falta. Minutos depois foi a vez de Fábio Vidal ser expulso, depois de receber o segundo cartão amarelo por falta violenta.
De volta o equilíbrio numérico, o Leão chegou ao empate, aos 38 minutos. Marlon, que entrou no lugar de Coutinho, cobrou uma falta em direção a área. No meio da zaga, Adailton subiu mais do que todos e empatou.
A reta final do 2º tempo ficou emocionante. Em contra-ataque alvinegro, Boiadeiro aproveitou a sobra de bola e fez 2 a 1, aos 44 minutos. O árbitro Luzimar Siqueira deu seis minutos de acréscimos. O Fortaleza pressionou pelo empate, mas não conseguiu empatar novamente.
CAMPEONATO CEARENSE DE 2009
FORTALEZA 1 - Douglas; Elvis, Diguinho, Álvaro (Fernando) e Eusébio; Silvio, Coutinho (Marlon), Gilmack e Bismarck (Wanderley); Adailton e Bambam. Técnico: Casemiro Mior
CEARÁ 2 - Adilson; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Alex Gaibu (Cadu) e Geraldo; Misael (Alberto) e Sérgio Alves (Edu Sales). Técnico: Zé Teodoro
Local: Estádio Castelão
Assistentes: Carlos Feitosa e Marcos Brígido
Cartões amarelos: Elvis (F), Bambam (F), Wanderley (F), Fabrício (C), Fábio Vidal (C), Edu Sales (C)
Cartões vermelhos: Diguinho (F), Fábio Vidal (C)
Renda: R$ 356.295,00
Público: 27.866 pagantes (2.223 não pagantes)
Gols: Alex Gaibu, aos 24min; Adailton, aos 38min; Boiadeiro, aos 44min do 2º tempo

0 comentários:
Postar um comentário