Mostrando postagens com marcador Nacional/MA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nacional/MA. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, maio 29, 2009

Nacional empata com JV Lideral e se complica.

Nacional, de Santa Inês e JV Lideral, de Imperatriz, se enfrentaram, na noite desta quinta-feira, no estádio Nagibão, em Pindaré-Mirim (gramado do Binezão em Santa Inês está ruim) e só empataram por 0 a 0, na última partida da fase de “ida” do triangular final do segundo turno do Campeonato Maranhense. O Naça se complicou porque estreou nessa fase perdendo para o BEC, por 2 a 0, em Bacabal e agora terá que vencer o BEC, no próximo domingo, para manter as chances de conquistar o returno.

O JV Lideral que estreou muito bem nessa fase derrotando o “Leão” em Bacabal, por 3 a 0, com esse empate desta quinta, lidera isoladamente o triangular com 4 pontos ganhos. O BEC em segundo com três pontos ganhos e Nacional fica na lanterna com apenas um ponto ganho. O árbitro da partida foi Josivan Ribeiro Pereira e os assistentes Roberto da Costa e Luiz Gonzaga Costa de Oliveira Filho.
Jornal Pequeno

segunda-feira, maio 11, 2009

(Maranhense) - Nacional vence o Bacabal e termina na ponta.

O Nacional, de Santa Inês, venceu o Bacabal, por 1 a 0, na tarde desde domingo, no estádio Nagibão, em Pindaré, e encerrou a fase de classificação do 2º turno na 1ª colocação do grupo da capital, com 8 pontos ganhos. O BEC que era o líder se classificou em terceiro, também com 7 pontos ganhos. Itinga do Maranhão foi o outro eliminado desse grupo e o primeiro rebaixado. O gol foi marcado por Max, aos 5 minutos do 2º tempo. Washington José Carneiro Nunes apitou a partida.

Fonte: Jornal Pequeno

domingo, maio 03, 2009

(Maranhense) - Nacional vence e rebaixa o Itinga.

Jogando em “casa”, o Itinga do Maranhão perdeu para o Nacional, de Santa Inês, por 3 a 1, na tarde desta sexta-feira, no “estádio” particular Walter Lira, do JV Lideral, em Imperatriz e é o primeiro rebaixado para o Campeonato Maranhense da Série B, já que realizou a sua última partida, na última colocação do grupo do interior, com apenas um ponto ganho. O Itinga também é o último na classificação geral do Estadual, com apenas 3 pontos ganhos, dois pontos a menos que o Moto (9º) e três a menos que o Iape (8º).

O Nacional, por sua vez, assumiu o 2º lugar, com 4 pontos ganhos e podendo avançar até em primeiro. O BEC segue líder com 6 pontos ganhos e o JV Lideral em terceiro, com três. O Imperatriz está em 4º lugar, com 2 pontos ganhos, mas com exceção do Itinga, todos os ainda tem mais dois jogos a realizar e somente JV Lideral e Imperatriz não correm mais risco de rebaixamento. Os estádios Demarzão (em Itinga) e Pedro Maranhão (em Açailândia) estão alagados por isso, o jogo foi realizado no CT do JV Lideral.

O árbitro da partida foi Ranilton Oliveira de Sousa e os assistentes serão Antonio Carlos Gonçalves da Silva e José Ribamar da Silva. O Nacional fez 1 a 0, no finalzinho do 1º tempo, com Elano. Logo no início do 2º tempo, o Itinga empatou com John e logo em seguida, Café fez 2 a 1, para nos minutos finais, Márcio fazer 3 a 1, resultado que livra praticamente o “Gavião” do Vale do Pindaré do rebaixamento.

Fonte: Jornal Pequeno

domingo, abril 26, 2009

(Maranhense) - Naça estréia reforçado no returno e Itinga faz jogo decisivo em Bacabal.

Pelo Grupo B (grupo do interior), inteiramente confirmado para este domingo, o Nacional recebe o Imperatriz, às 18h30, no estádio Binezão, em Santa Inês. O Naça também estréia no returno e reforçado do meia Andrezinho (ex-Corinthians-SP) e que está de volta e o atacante João Neto (ex-Ferroviário-CE). O Imperatriz estreou no 2º turno empatando com Itinga, por 0 a 0, domingo passado e reestreia Lindoval. Em Bacabal, o BEC enfrenta o Itinga, também às 18h30, no estádio Correão.

O Bacabal estreou em casa no returno derrotando o todo poderoso JV Lideral, por 3 a 0. O Itinga, por sua vez, depois de empatar com Imperatriz (0×0) na estréia, perdeu para o JV Lideral por 3 a 0, quinta-feira passada, em Imperatriz e se voltar a perder neste domingo, estará praticamente rebaixado, já que é o penúltimo colocado em todo Estadual, com apenas 3 pontos ganhos e só terá mais um jogo pela frente (em casa contra o Nacional).

NACIONAL: Jones; Michel, Paulão, Carlos Alberto e Alberto; Bubu, Pedro Bambu, Clayton Cearense e Andrezinho; Hilderlando e João Neto Técnico: Josué Mendonça

IMPERATRIZ: Vitor; Raniere, Hans Muller, Júnior Bahia e Edson; Daniel, Júnior Paulista (Cidinho), Washington e Curuca; Lindoval (Dean) e Jhemes. Técnico: Cabrera Árbitro: Marcos Paulo Furtado Assistentes: Antonio Fernando de Sousa Santos e Luis Gonzaga Costa de Oliveira Filho

BACABAL: Cristiano Taffarel, Marcos Oliveira, Arnaldo Carioca, Jorcelan e Sandro; Wellington, Robson, Edivaldo (Giba) e Jadinha (Fábio Baiano); Alex Bahia e Gil Bala (André Cassaco). Técnico: Mastrílio Veiga

ITINGA: Júnior, Adalton (Dean), Daniel, Cleber e Leivinha; Manoel, Adriano, Naldinho e Rubens; Ivo e Maison (Wesley). Técnico: Sérgio Belfort Árbitro: Raimundo Nonato Mendes França Assistentes: Damazio Câmara Viana Neto e Élson Araújo da Silva.

Fonte: Jornal Pequeno.

sábado, abril 25, 2009

(Maranhense) - Coletivo apronto define Imperatriz para enfrentar o Nacional .

O treinador Paulo Fernando Cabrera comanda hoje à tarde, no CT Maranhão do Sul, de preferência no campo 1, o coletivo apronto do Imperatriz. Na oportunidade, definirá o time que sairá jogando neste domingo, contra o Nacional, na segunda partida pelo segundo turno do campeonato estadual.

O treinador vive a expectativa de ter o atacante Lindoval regularizado para que ele possa estrear domingo. Regularizado, Lindoval sairá jogando ao lado de Jhemes e pode acabar com a dor de cabeça que atormentou o time no primeiro turno, ou seja, gols.

A documentação do atacante Lindoval foi levada pelo próprio diretor do Imperatriz, Ribinha Cunha, que já deu entrada na Federação Maranhense de Futebol (FMF). Ainda ontem seria anunciada a regularização do jogador.

Cabrera tem também em mãos o meia Júnior Paulista, que cumpriu suspensão automática contra o Itinga e encontra-se à disposição do treinador.

O único jogador que continua fora do time é Evandro, que nem está treinando. Hoje ele deve passar por uma avaliação com o médico Jean Mácio, que definirá se o jogador poderá voltar aos treinos.

O time que deve treinar hoje como titular é o seguinte: Vitor, Raniere, Hans Muller, Júnior Bahia e Edson; Daniel, Júnior Paulista, Washington e Curuca; Lindoval e Jhemes.

O Imperatriz jogou contra o Itinga com três zagueiros, com somente Jhemes no ataque. Entretanto, com a chegada de Lindoval, o treinador deve voltar ao tradicional 4-4-2, ou pode armar o time no 3-5-2, mesmo com a entrada de Lindoval.

Essas questão somente serão definidas no treino coletivo de hoje à tarde.

A viagem para Santa Inês está programada para este sábado (25), logo após o almoço, e a chegada naquela cidade está prevista para as 18 horas.

Fonte: Jornal Pequeno.

terça-feira, março 24, 2009

(Maranhense) - Sampaio empata com o Nacional e se classifica.

Sampaio Corrêa empata sem gols com o Nacional, avança ao triangular decisivo, mas desempenho irrita seus torcedores.

A maioria dos pouco mais de 2 mil torcedores que compareceram ao Nhozinho Santos, ontem à noite, para assistir a Sampaio Corrêa e Nacional deve ter saído de campo decepcionada. O Tricolor ficou no 0 a 0, o mesmo placar verificado na partida de ida, em Santa Inês. Mesmo assim os bolivianos saíram do Municipal classificados ao triangular decisivo do 1º turno.

Na próxima fase o Sampaio encara logo a melhor equipe do torneio, o JV Lideral e em seguida o São José de Ribamar. Até o momento a equipe de Imperatriz tem 15 pontos e 100% de aproveitamento. Em segundo lugar o São José com 11 pontos. Logo em seguida o Tricolor, que agora soma dez pontos.

O JOGO
Em uma partida cheia de falhas individuais, aconteceram poucos momentos de emoções. Somente a partir dos 35 minutos finais do segundo tempo a partida ficou mais movimentada.

Nos primeiro minutos de jogo o que se observou foi um amplo domínio do Sampaio, que tocava a bola com facilidade, mas concluía sem perigo para o gol adversário. “Trancado”, o Nacional apostava nos contra-ataques e em algum descuido adversário.

Somente a partir de descuidos individuais o Nacional passou a ameaçar. Aos 11, em um cruzamento rasteiro de Édson para a área quase Hilderlando abre a contagem. Pouco depois Joildo se atrapalhou e Clayton Maranhense concluiu com bastante perigo para o gol boliviano.

A equipe de Santa Inês teve outra chance aos 22, quando Hilderlando foi acionado. Atento ao lance o goleiro Rodrigo Ramos chegou antes da conclusão do atacante.

2º TEMPO
No segundo tempo o jogo pouco mudou, apesar do técnico boliviano, Vinícius Saldanha, ter feito algumas mudanças, principalmente no posicionamento de seus jogadores. Já Naça se resguardava em busca do momento certo para atacar.

A primeira chance clara de gol da partida aconteceu somente aos 24 minutos. Em cobrança de falta Válbson fez o cruzamento para a área e Tico Mineiro, de cabeça, mandou a bola muito próxima ao gol do Nacional.

O Tricolor voltou a ameaçar aos 38. Célio Codó girou sobre o zagueiro e bateu obrigando Jones a fazer uma difícil defesa. Um minuto depois Juninho, em uma arrancada espetacular driblou dois marcadores e novamente Jones evitou o gol.

A partir de então o ritmo do jogo caiu novamente e assim o placar permaneceu inalterado até seu final irritando bastante os torcedores bolivianos.


SAMPAIO CORRÊA 0X0 NACIONAL
Local: estádio Nhozinho Santos
Árbitro: Edílson Santiago
Assistentes: Sérgio H. C. Gomes e Aélson M. C. Gomes
Cartão amarelo: Elano, Nunes (1º tempo); Célio Codó (2º tempo)

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Ramos, Wender (Célio Codó), Joildo, Robinho e Anderson (Marcinho); Tica, Cristiano, Válbson e Lairson (Juninho); Tico Mineiro e Tiago Miracema.
Téc.: Vinícius Sandanha

NACIONAL
Jones, Michael, Paulão, Carlos Alberto e Jamilson (Alberto); Bubu, Pedro Bambu, Nunes (Adílio) e Clayton Maranhense; Hilderlando e Elano (Cortez)
Téc.: Josué Mendonça

Fonte: O Impacial.

domingo, março 22, 2009

(Maranhense) - Chuva! Partida entre Sampaio e Nacional adiada para a esta segunda.

O árbitro Edilson Cardoso considerou que o Estádio Nhozinho Santos estava sem condições de jogo.

Chuva. Muita chuva. Este foi o motivo para adiar a partida entre Sampaio e Nacional. O jogo estava marcado para às 17h deste domingo no Estádio Nhozinho Santos. O árbitro Edilson Cardoso considerou que o campo estava sem condições de jogo. O local ficou “alagado” com a chuva.

O juiz determinou que a partida seja realizada às 20h desta segunda-feira. O palco do embate continua sendo o Nhozinho Santos. O Sampaio possui uma vantagem no campeonato. Se a equipe não sofrer gol do Nacional, o time segue adiante na competição.

Fonte: O Imparcial.

(Maranhense) - Sampaio enfrenta o Naça em busca da vaga na final.

O Sampaio Corrêa enfrenta o Nacional, hoje, às 17 horas, no estádio Nhozinho Santos, precisando somente de um novo empate para se classificar ao triangular decisivo do 1º turno do Campeonato Maranhense. Em razão da melhor campanha, o time boliviano avançou para essa 2ª fase com a vantagem de jogar por dois empates e empatou o primeiro confronto com o Naça, por 0 a 0, na manhã, de sexta-feira passada, no estádio Binezão, em Santa Inês, em jogo que foi adiado da quinta-feira.

Para o Nacional só a vitória interessa. Ano passado, os dois times se enfrentaram quatro vezes no Estadual. Foram duas vitórias do Sampaio e dois empates (em Santa Inês). Na última vez em que se enfrentaram no Nhozinho Santos, pelo estadual de 2008, a Bolívia venceu por 4 a 0, mas o jogo foi encerrado antes da metade do 2º tempo, porque os jogadores do Nacional simularam contusão e deixaram o “Gavião” sem atletas insuficientes para continuar a partida.

O Sampaio não contará com o zagueiro Leandro, suspenso pelo 3º cartão amarelo. O seu substituto será Robinho. Por outro lado, o Tricolor maranhense já deverá contar com o seu principal jogador, o artilheiro Tico Mineiro, recuperado de uma lesão e que não joga há duas partidas. O Também atacante Thiago Miracema ficará mais uma vez como opção. A grande preocupação dos bolivianos é com o cansaço, por causa do jogo de sexta-feira passada, realizado pela manhã, debaixo de um sol forte.

SAMPAIO: Rodrigo Ramos; Wender, Robinho (Wallax), Johíldo e Anderson; Tica, Cristiano, Lairson e Válbson; Juninho e Tico Mineiro (Célio Codó). Técnico: Vinícius Saldanha

NACIONAL: Jones; Michel, Carlos Alberto, Paulão e Alberto; Bubu, Pedro Bambu, Jairo e Clayton Maranhense; Hilderlando e Toninho Cortez Técnico: Josué Mendonça.

Árbitro: Edílson Santiago Cardoso Assistentes: Sérgio Henrique Campelo Gomes e Aelson Mariano Campelo Gomes Reserva: Washington Carneiro Nunes INGRESSOS – R$ 20,00 (cadeira numerada), R$ 10,00 (arquibancada), R$ 10,00 (meia na cadeira) e R$ 5,00 (meia na arquibancada).

Fonte: Jornal Pequeno.

sábado, março 21, 2009

(Maranhense) - Santa Inês: jogo entre Nacional e Sampaio é transferido.

As más condições do gramado e a péssima iluminação foram as responsáveis pelo adiamento da partida.

As más condições do gramado do estádio Binezão e o péssimo sistema de iluminação foram as responsáveis pelo adiamento da partida entre Nacional e Sampaio Corrêa, programada para ontem à noite. A partida acontece na manhã desta sexta-feira.

Apesar de ter sido liberado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF), jogadores, comissão técnica e dirigentes do Sampaio Corrêa reclamaram bastante das condições do Binezão. A situação piorou por volta das 20h30 quando deveria iniciar a partida. Até aquele momento a maioria das torres de iluminação simplesmente não funcionou, inviabilizando a realização do jogo.

“Não sei como liberaram esse local para a realização de jogos profissionais. Não há energia em três torres do estádio e o gramado ainda está em péssimo estado. Também precisamos manter a integridade física de nossos atletas”, afirmou o diretor de futebol boliviano Evandro Marques.

O preparador físico Arlindo Azevedo tirou algumas fotos para comprovar a má conservação daquela praça de esportes e também reclamou. “É triste o que acontece aqui. Não há a mínima condição para que se realize um jogo”, lamentou.

Fonte: O Imparcial.

segunda-feira, março 09, 2009

(Maranhense) - Imperatriz vence o Naça e se aproxima da vaga.


O Imperatriz conquistou a 2ª vitória no Campeonato Maranhense ao derrotar o Nacional, de Santa Inês, por 2 a 0, ontem à tarde, no estádio Cafeteirão, em João Lisboa. O "Cavalo de Aço" ficou bem perto da classificação, já que soma agora 6 pontos ganhos, mesmo número de pontos do JV Lideral, que permanece em 1º lugar, no Grupo B (grupo do interior), pelo saldo de gols. O Naça continua em 3º lugar, com três pontos ganhos e também com boas chances de classificação.

Fonte: Jornal Pequeno.

domingo, março 08, 2009

(Maranhense) - Partida decisiva também no interior.

O primeiro turno do Campeonato Maranhense prossegue neste domingo, com mais dois jogos pelo Grupo B (grupo do interior). No estádio Cafeteirão, em João Lisboa, às 16h30, quem vencer de Imperatriz e Nacional, de Santa Inês, estará classificado. Os dois times estão com três pontos ganhos, cada, sendo que o “Cavalo de Aço” disputou apenas uma partida que foi na vitória sobre o Itinga (1x0), enquanto que o Naça realizou duas.

Perdeu em Santa Inês, logo na estréia para o JV Lideral (3x1) e venceu o BEC (2x0), em Bacabal, quinta-feira passada. No estádio Demarzão, às 17h, o Itinga recebe o Bacabal. As duas equipes buscam a primeira vitória no estadual, sendo que os donos da casa realizaram apenas um jogo e o BEC dois (perdeu em Imperatriz para o JV Lideral, por 3 a 1), já correndo sério risco de rebaixamento.

Por causa dessa derrotas, o BEC dispensou o técnico Everaldo Bezerra e contratou Mastrillo Veiga (ex-Nacional, de Santa Inês). O líder do grupo e já classificado é o JV Lideral, de Imperatriz, com 6 pontos ganhos. O outro já classificado para a 2ª fase do 1º turno é o São José, de Ribamar, pelo grupo da capital. Os três primeiros de cada chave se classificam para as semifinais.

Fonte: Jornal Pequeno.

quinta-feira, março 05, 2009

(Maranhense) - Bacabal e Nacional buscam a reabilitação.

O Campeonato Maranhense vai prosseguir hoje, com a realização de apenas uma partida pelo Grupo B (grupo do interior). Às 20h30, no estádio Correão, em Bacabal, o BEC recebe o Nacional, de Santa Inês. Os dois times buscam a reabilitação após estrearem na competição com derrota. O “Leão” do vale do Mearim perdeu para o JV Lideral, por 3 a 1, na cidade de Imperatriz. O Naça fez pior. Perdeu em casa para o mesmo JV Lideral, também por 3 a 1.

O Bacabal deverá atuar mais reforçado, já que não conseguiu legalizar todos os jogadores para o jogo de estréia como Fabão (atacante), Jair (volante), Tiago (meia), André e Alex Bahia (atacantes). Além disso, chegaram mais reforços, o goleiro Cristiano, ex-Poções-BA e o zagueiro Fábio Moraes. O Nacional também tem novidades para o jogo de hoje. O técnico Josué Mendonça esperava a regularização do zagueiro Paulão, do meia Clayton Maranhense e o atacante Hilderlando.

BACABAL: Eudes (Cristiano); Marcos Oliveira, Arnaldo Carioca, Alex e Jadinho; Jocelan (Jair), Wellington, Giba (Tiago) e Sandro; Gil Bala e Rodrigo (Alex Bahia). Técnico: Everaldo Bezerra.

NACIONAL: Júnior; Michael, Jorge, Carlos Alberto e Kiko; Bubu, Robinho, Max e Jairon; Adílio e Hilderlando (Toninho Cortez) Técnico: Josué Mendonça Árbitro: Gladstonni Viana de Oliveira Assistentes: Roberto da Costa e Damázio Câmara Viana Neto Reserva: Antônio Vieira Carvalho Neto.

Fonte: Jornal Pequeno.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

(Maranhense) - Maranhão e São José não mexem no placar .

O Maranhão Atlético Clube enfrentou o São José, ontem, no Nhozinho Santos, em uma partida que abriu oficialmente a temporada do futebol maranhense. O jogo não teve gols, poucas emoções, mas mostrou a vontade dos novatos jogadores do Maranhão e o conjunto, mas a falta de um atacante definidor para o Peixe Pedra. O confronto que terminou em 0 a 0 mais serviu para apresentar o “renovado” Estádio Nhozinho Santos ao público.

O jogo foi a preliminar de Moto x Iape e o público pagante divulgado foi 1.831 com uma renda de renda R$ 17.505 Seguindo a competição, o São José volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Moto, às 20h30, no Nhozinho Santos. O Maranhão joga contra o Sampaio, no primeiro dia de março, fazendo o primeiro clássico do ano, às 17h, no Nhozinho Santos, desta vez como partida principal de outra rodada dupla.

Interior
No interior, dois jogos deram início ao Campeonato Maranhense. Em Açailândia, o Imperatriz venceu o Itinga, por 1 a 0. Já em Santa Inês, o Nacional perdeu, de virada, para o JV Lideral, por 3 a 1. Os jogos são válidos pelo grupo do interior e cinco times brigam por três vagas para a fase mata-mata.

Em Açailândia, o Cavalo de Aço venceu, por 1 a 0, com um gol aos cinco minutos do primeiro tempo.

Em Santa Inês, o time da casa abriu o placar com um gol de Adílio, mas não suportou a pressão do time tocantino, um dos estreantes na elite do futebol do Maranhão, e sofreu três gols consecutivos, o primeiro de Valdanes, o segundo de Bruno e o último de Romarinho.

Os próximos jogos dos quatro times que estrearam pelo grupo do interior têm uma curiosidade. Todos jogam suas próximas partidas contra o Bacabal. O JV Lideral joga quinta-feira (26), às 20h30, no Estádio Valter Lira; o Imperatriz entra em campo domingo (1º de março), no Estádio Correão, às 17h; o Nacional joga, também, no Correão, quinta-feira (5), às 20h30, e o Itinga entra em campo, às 17h, domingo (8). (JR) Lucas, que cabeceia, mas o goleiro Raimundão faz uma defesa difícil, mantendo o placar igual.

O confronto segue com lances que alternam altos e baixos entre as duas equipes. Mas nada de tanto destaque.

No segundo tempo, o cenário não muda, a não ser pelo cansaço dos jogadores que fica mais aparente.

Entretanto, aos cinco minutos, o pequeno Jader entra na área e consegue para Lucas, que pega de forma errada na bola, mas consegue deslocar o goleiro Rondinele e fazer com que a esfera vá em direção ao gol, lentamente, causando apreensão da torcida, que não solta o grito de gol, graça a intervenção do zagueiro Carlinho, quando a bola começava a passar da linha do gol. Além deste último lance, ainda no início do segundo tempo, o jogo não teve outro lance que ameaçasse se transformar em gol. Assim, a primeira partida do futebol maranhense de 2009 acabou como começou: 0x0. (JR)

Fonte: O Imparcial.

segunda-feira, novembro 17, 2008

(Maranhense) - Sampaio tem bom retrospecto no Mata-Mata

Nem tudo está perdido para o Sampaio Corrêa. Se depender de seu retrospecto em partidas decisivas neste Campeonato Maranhense, as chamadas mata-mata, a torcida boliviana pode ficar confiante em mais uma conquista de título no próximo domingo, pois alcançou um aproveitamento de 62,5%.

Nos dois turnos do Estadual os tricolores entraram em campo em oito oportunidades para disputar 24 pontos. Destes, conseguiu 15, através de quatro vitórias e três empates. Os três pontos foram conquistados diante de Imperatriz (6 a 1), Moto Club (2 a 1), Nacional (4 a 0) e Bacabal (2 a 0).

Já os empates aconteceram diante de Imperatriz (3 a 3), Nacional (1 a 1) e Bacabal (0 a 0). A única derrota nos mata-mata foi justamente diante de seu maior rival, o Moto Club, na decisão do primeiro turno (1 a 2).

Naquela oportunidade, assim como agora, o Rubro-Negro venceu o primeiro jogo decisivo e valeu-se do regulamento para conquistar o título na partida de volta.
O Imparcial.

terça-feira, novembro 04, 2008

(Maranhense) - Nacional pode não participar do Estadual de 2009 por causa do cai-cai.

O procurador da comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Arlindo Barbosa, está preparando a denúncia que será feita contra a equipe do Nacional, em razão do suposto “cai-cai” ocorrido na partida contra o Sampaio pela semifinal do segundo turno do Campeonato Maranhense. O trabalho será concluído na tarde de hoje e protocolado na secretaria. Em caso de punição, a equipe do interior do estado pode até ficar de fora do Estadual do ano que vem.

Na tarde desta segunda-feira, o procurador disse à reportagem de O IMPARCIAL, que estava finalizando o processo. Ele tinha em mãos a súmula da partida assinada pelo árbitro Josivan Ribeiro, com auxilio dos assistentes Antônio Fernando e Simas Júnior. Mas ainda ia assistir ao video de toda a confusão para entender melhor o episódio.

Barbosa não quis adiantar sobre o caso, mas disse que será rigoroso quanto ao pedido de punição. “Os novos auditores do TJD estão sendo rigorosos e essa tendência deve se estender ao caso do Nacional”, declarou.

No caso específico do Nacional, o procurador pode denunciar, além do clube, os atletas e até o treinador. O clube responderá pelo suposto “cai-cai” no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “Dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por simulação de contusão, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”.

Pena: O clube pode levar multa que varia de R$ 10 mil a R$ 200 mil, além da proibição de participar do subseqüente campeonato, torneio ou equivalente da mesma modalidade. Já os atletas podem responder ao artigo 256 do CBJD que se refere a desistência em disputar partida, depois de iniciada, por abandono de campo, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento.

Em se comprovando tal prática, a pena estabelecida varia de 120 a 360 dias de suspensão. Em se comprovando, também, ordens aos atletas para a prática do “cai-cai”, a pena é mais severa. No parágrafo único desse mesmo artigo diz: Se a infração for praticada em virtude de cumprimento de ordem superior, ficará o autor da ordem sujeito à pena de suspensão de um a quatro anos.

O atacante Gil Matinha, pode ainda responder por vários artigos. Reclamar por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem, ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares. Após a expulsão, o atleta saiu de campo gesticulado com as mãos assinalando um possível favorecimento ao Sampaio.

Fonte: O Imparcial.

sexta-feira, outubro 31, 2008

(Maranhense) - Sampaio goleia o Bacabal por 4 a 0 e está na final.

Na segunda partida válida pelas Semifinais do segundo turno entre Sampaio e Nacional, o tricolor derrotou com autoridade o time da cidade de Santa Inês por 4 a 0. Como na primeira partida, as equipes tinham empatado em 1 a 1, a Bolívia se classifica para enfrentar o Bacabal na decisão.

O Sampaio abriu o placar com Hernandes, aos 14 minutos, após belo passe de Zé Augusto. Aos 42, Gil Matinha, do Nacional foi expulso e o Tubarão aproveitou para ampliar. Cristiano fez 2 a 0, aos 45 minutos. Pereira também foi para o chuveiro mais cedo e o jogo já foi sendo criado clima tenso.

O Sampaio voltou para o 2º tempo colocando mais pressão. Hernades fez o terceiro do Tricolor e segundo dele na partida logo a 3 minutos. Leandro fez o quarto o placar aos 5 minutos. Daí em dinate os jogadores do nacional começaram a cair em campo até que a partida foi encerrada por número insuficiente de jogadores.

Com o resultado, o Tricolor enfrenta o Bacabal na final do segundo turno. O primeiro jogo será dia 06 de novembro.

sexta-feira, outubro 24, 2008

(Maranhense) - Sampaio e Nacional empatam em 1 a 1 o primeiro jogo das semifinais.

Jogando no estádio Binezão, em Santa Inês, o Sampaio conseguiu um bom resultado diante do Nacional, arrancando um empate. Agora o Sampaio decide em casa a vaga em casa, com a vantagem do empate.

O Sampaio começou melhor. Fernandinho cabeceou a bola no travessão aos dez minutos do primeiro tempo. Mas logo a equipe da casa equilibrou a partida. Os jogadores do Nacional reclamaram de um pênalti não marcado aos 29 do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Sampaio começou melhor, mas foi castigado em um contra-ataque, Gil Matinha abriu o placar a favor do Nacional aos 11 minutos. O jogo continua muito equilibrado, e aos 28 minutos da etapa final, Zé Augusto coloca a bola no ângulo para marcar um golaço e definir números finais ao jogo: Nacional 1 x 1 Sampaio.

Os dois decidem a vaga para a final na próxima quinta-feira. O Sampaio precisa apenas de um empate para estar na final do segundo turno. Para o Nacional, só a vitória interessa.

Bacabal e São José

O São José também conseguiu um bom resultado na casa do adversário. O Peixe-Pedra empatou em 2 a 2 com o Bacabal.

O São José se encontra na mesma situação do Sampaio, só depende de um empate para estar na final do turno.
Fonte: O Imparcial.

quinta-feira, agosto 28, 2008

(Maranhense) - MAC vira saco de pancadas e lanterna.

Em mais uma noite de pouco público, o menor do campeonato, o Maranhão Atlético recebeu o Nacional e perdeu outra vez. Agora são três jogos e só derrota, são três no segundo turno do Campeonato Estadual. O time de Santa Inês veio à capital, jogou bem e fez 3 a 1 no adversário, em pleno Estádio Nhozinho Santos.

Com a vitória, o Nacional vai a quatro pontos e sobe para a quarta posição. Já o Maranhão permanece sem marcar pontos e na lanterna.O MAC retorna a campo só em setembro, quando enfrenta o Imperatriz no Estádio Nhozinho Santos, dia 4. O Nacional recebe no próximo domingo o São José, no Estádio Binezão.

O JOGO
O primeiro tempo foi de baixo nível técnico, mas o Nacional iniciou melhor. Tomou a iniciativa e criou muitas oportunidades de perigo, mas os seus jogadores não aproveitaram. O visitante bem mais organizado, dominou as ações. O MAC errou muitos passes e chegou pela primeira vez aos 32 minutos, com um chute de Robson para fora. Em um contra-ataque rápido, o Nacional abriu o placar aos 40 minutos. O ala Pereira recebeu, foi à linha de fundo e mandou para a área. O goleiro Rondinele ficou no meio do caminho e Gilson Costa subiu sozinho para cabecear e fazer 1 a 0 para o time visitante.

O Maranhão não sentiu o gol e partiu para cima. Em boa trama do ataque Quadricolor, Diones tocou para Neto, que rolou para Robson na entrada da área. O atacante bateu forte e a bola passou perto da trave do goleiro Fagner.

O árbitro Edilson Santiago encerrou o primeiro tempo magro, e sem grandes emoções, mas com a vitória parcial do Nacional.

SEGUNDO TEMPO
As grandes emoções foram guardadas para a segunda etapa da partida. No intervalo, o técnico Sandow Fecques fez uma alteração. Tirou o lateral Tiago e colocou Betinho. Mas quem chegou primeiro foi o Nacional. Wilsinho foi à linha de fundo e cruzou. Carlinhos falhou e a bola sobrou para Adílio que concluiu sobre a meta.

Mas o MAC continuava sem criar muitas oportunidades. Em uma delas, mais uma vez Neto levou perigo ao receber na entrada da área e bater forte. A bola balançou a rede do Nacional, mas pelo lado de fora.
Em outro rápido contragolpe, o Gavião ampliou a vantagem aos 22 minutos. Gilson Costa recebeu, invadiu a área, dividiu com o goleiro Rondinele, mas a bola sobrou para Cleiton, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol atleticano.

E não parou por aí. Em bela jogada individual de Michael, o Naça fez o terceiro aos 28. Juninho lançou o meia, que limpou o seu marcador, invadiu a área, deixou Rondinele no chão e bateu forte para balançar, pela terceira vez na partida, a rede do Bode.

Aos 41 minutos, Armando descontou para o MAC. Em uma saída errada da zaga do Nacional, o atacante aproveitou e tocou na saída do goleiro Fagner. Mas o clube não teve tempo para reagir e o árbitro Edílson Santiago encerrou a partida, com mais uma derrota do MAC para um time do interior.

DETALHES
LOCAL: Estádio Nhozinho Santos
HORÁRIO: 20h30
PÚBLICO: 97 pagantes
RENDA: 775 reais
ÁRBITRO: Edílson Santiago

MAC:
Rondinele; Tiago (Betinho), Carlinhos, Diego e Raimundinho; André Ramos, Diones, Arcinho (Lúcio) e Jean Maranhense; Robson e Neto (Armando). Técnico Sandow Fecques.

NACIONAL;
Fagner; Wilsinho, Paulo Rossi, Jucemar e Pereira, Ricardinho (Michael), Juninho, Bubu e Lira (Sarará); Gilson Costa e Adílio (Cleiton). Técnico Mastrillo Veiga.
Fonte: O Imparcial.

sexta-feira, junho 27, 2008

(Maranhense) - Nacional pode ser suspenso do Estadual por inadimplência.

O estádio Binezão, de Santa Inês, está interditado e o Nacional, além de multado pode ser suspenso do Campeonato Maranhense. Esta é a situação nos bastidores do penúltimo colocado do primeiro turno do Estadual.

A princípio seria mais um dos problemas enfrentados pelas equipes do certame. Falta de condições de jogo no estádio, problemas com segurança e, como sempre, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) aparecendo de maneira confusa em toda história.

O estádio está interditado devido informações passadas pelo árbitro Edílson Santiago na súmula do jogo entre Nacional e Chapadinha. Segundo o árbitro, o Binezão está em completo desacordo com as normas básicas de um local que deve abrigar partidas de futebol.

Além de falta de segurança e atraso na chegada do policiamento (o que rendeu uma multa de R$ 1.000), a súmula denuncia que sapos “visitam” os árbitros nos vestiários, que já não possuem conforto algum.

Como a súmula desta partida não está disponível no site da FMF, quem informou à equipe de O Imparcial Online sobre o relato foi o secretário geral Jorge Ferreira.

Diante das acusações, o presidente do Nacional, Antônio José Aguiar, apresentou uma versão inusitada. Segundo o dirigente, o árbitro Edílson Santiago está sendo desleal devido problema pessoal.

“Ele queria colocar o carro dentro do estádio, mas aqui só cabe a ambulância e a viatura da Polícia Militar. Como não foi atendido, resolveu contra-atacar na súmula”, revelou Aguiar.

O clube já entrou com o pedido de efeito suspensivo e anulação da multa. Caso não obtenha sucesso, o jogo entre Nacional e Imperatriz, domingo, será em Pindaré Mirim.

“É o melhor gramado do Maranhão e um estádio bem seguro. O melhor é que fica a 8km de Santa Inês”, disse Aguiar.

O INÍCIO DO PROBLEMA

Logo na estréia do Nacional no Campeonato Maranhense o problema no estádio foi revelado. A partida contra o Moto, que seria no Binezão, foi transferida para o Nhozinho Santos. O gramado estava sendo castigado pelas fortes chuvas que caíram na oportunidade, esta foi à desculpa apresentada. Depois desse jogo, o time jogou contra Sampaio e Bacabal, fora de casa. De volta ao Binezão, o jogo contra o Maranhão só foi confirmado um dia antes (sábado). Foi aqui que duas comissões da própria FMF inspecionaram e, somente a segunda, liberou o estádio. Nesta comissão estavam Jámenes Calado (diretor técnico) e Alberto Ferreira (presidente).

“Nós fomos lá e em conjunto com os laudos da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Crea liberamos o estádio, pois estava tudo certo”, disse Alberto Ferreira.

Depois do jogo contra o MAC, a equipe voltaria a jogar em São Luís contra o São José e, por fim, enfrentou o Chapadinha, no Binezão; esta foi a partida que iniciou todo o processo de interdição do estádio.

Para piorar, o Nacional não pagou uma multa de R$ 1.300 referente a um processo julgado em 30 de maio, que condena o time por atraso de jogo (artigo 206).

O prazo para o pagamento desta multa expirou na última sexta-feira (20), com isto ela pode ser elevada para R$ 10 mil e mais a suspensão do Nacional do Campeonato Maranhense. Tudo isso será resolvido nesta sexta-feira (27), na sede da Federação Maranhense. Fonte: O Imparcial

quarta-feira, junho 25, 2008

(Maranhense) - Maranhão quer vencer o clássico Samará.

Mesmo com a vitória na última partida, o Maranhão vive situação delicada com o resultado da última rodada do Campeonato Estadual. Isso porque, no próximo domingo, o MAC irá enfrentar o Sampaio e não pode nem pensar em tropeço, já que o Imperatriz que tem um ponto a menos joga com o penúltimo colocado Nacional. E o Itinga que já tem oito pontos recebe, em casa, o Moto.

Dessa forma só a vitória pode deixar os atleticanos próximo dos lideres e no grupo dos quatro que irão disputar as semi-finais do primeiro turno.
Para o confronto de domingo, o treinador Meinha vai poder contar com a volta do atacante Robson, do lateral Raimundinho e no setor defensivo volta Carlinhos. Com isso o técnico terá mais tranqüilidade para alcançar a vitória. Ontem a equipe iniciou os preparativos para o clássico no Parque Valério Monteiro e as finalizações.
Fonte: O Imparcial.