Mostrando postagens com marcador Nautico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nautico. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, novembro 19, 2009

Projeto da nova arena do Náutico está pronto


Em dezembro de 2007, o então presidente alvirrubro Ricardo Valois anunciou o projeto do novo estádio do Náutico. Chamada de "Timbarena" na época, o projeto elaborado pela empresa portuguesa Lusoarenas acabou sendo engavetado. Sumiu praticamente do mapa com o lançamento da Cidade da Copa, no início deste ano, quando o clube foi apontado como o provável mandante do estádio em São Lourenço da Mata. No entanto, o caminho do Timbu para deixar os Aflitos poderá seguir outro rumo. Ontem à noite, Valois, agora membro do colegiado do clube, se reuniu com o prefeito do Recife, João da Costa, e apresentou um remodelado projeto, agora batizado de "Arena Recife", com capacidade para 30 mil pessoas e orçado em R$ 300 milhões.

A apresentação contou com o apoio da mesma Lusoreanas, das construtoras Camargo Corrêa e Conic Souza Filho e da Patrimonial Investimento. Nos próximos dez dias, o clube deverá receber um sinal positivo da prefeitura para erguer o estádio no Engenho Uchôa, entre a rodovia BR-101 e a Avenida Recife. Oobjetivo é iniciar a obra em janeiro do próximo ano, e a expectativa é que o estádio esteja pronto até dezembro de 2012.

O estádio do Náutico ficará num terreno de 90 hectares, dos quais 20 serão usados para a arena, um estacionamento para quatro mil veículos e um hotel. Futuramente, outros 25 hectares serão usados para a construção de conjuntos residenciais. Os 45 restantes formam uma área de preservação ambiental.

Segundo Valois, a articulação do projeto não parou nesses dois anos. "Isso tudo faz parte de uma planejamento a médio prazo. Sabíamos que o Náutico precisava de um novo estádio, mas não é fácil com poucos recursos. Mas fomos buscar ideias e investidores. Para quem duvidava, aí está", afirmou. Pelo acordo com a Lusoarenas, o Timbu terá que jogar no novo estádio pelos próximos 30 anos. Depois, a Arena Recife será propriedade do clube. Sobre a saída da Cidade da Copa, Ricardo Valois foi enfático. "Nunca fomos consultados sobre São Lourenço. Além disso, o Náutico já tinha assinado uma carta de intenção com a Lusoarenas há dois anos", completou.
Diario de Pernambuco

segunda-feira, agosto 31, 2009

Náutico perde Derley para jogo contra o Fluminense

Em compensação, Geninho terá de volta os zagueiros Vágner e Asprilla além do volante Johnny

Além de Gilmar, que trocou os Aflitos pelo Guingamp da França, o técnico Geninho terá outra baixa importante para o jogo contra o Fluminense, às 18h30 deste domingo (06), no Maracanã. O volante Derley tomou o terceiro cartão amarelo e fica fora da partida.

Em compensação, Geninho terá de volta três jogadores. Os zagueiros Vágner e Asprilla, que voltam de suspensão; além do volante Johnny, que está livre da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador desfalcou o Náutico por cinco jogos após ser punido por uma cotovelada no meia Lúcio Flávio, do Botafogo.

DEPARTAMENTO MÉDICO
Dois jogadores também ficam foram da partida por conta de lesões. O atacante Anderson Lessa e o lateral-esquerdo Anderson Santana só devem voltar aos gramados dentro de dez dias.
Pe360Graus

terça-feira, agosto 25, 2009

Haja bronca para Geninho resolver!

Técnico terá que, provavelmente, improvisar na zaga

Já virando uma rotina árdua, o treinador Geninho será obrigado a queimar alguns neurônios a mais para escalar o Náutico contra o Atlético Paranaense, sábado, nos Aflitos. Isso porque, mais uma vez, o comandante alvirrubro não poderá repetir a mesma escalação da partida anterior, assim como ainda não conseguiu fazer desde que chegou aos Aflitos. Porém, “a bronca” desta vez promete causar uma dor de cabeça ainda mais forte no técnico.

Sem a dupla de zagueiros titulares nos últimos jogos, Asprilla e Vágner, que tomaram o terceiro cartão amarelo diante do Cruzeiro e cumprem suspensão automática, além de Cláudio Luiz, ainda suspenso preventivamente pelo caso de doping, Geninho tem apenas o prata da casa Onildo, recém-recuperado de uma cirurgia no ombro, e Márcio Paulista como zagueiros de origem à disposição. Negretti, o outro defensor, está na fase final da recuperação de uma lesão no joelho e ainda não tem condições de jogo.

Com isso, o técnico timbu deverá improvisar para armar o sistema defensivo diante do Furacão. Como já aconteceu, o volante Nilson deve atuar no setor. Além disso, a torcida dos alvirrubros ficará por conta da absolvição de Cláudio Luiz, que será julgado amanhã, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Caso isso aconteça, ele deve formar a dupla de zagueiros com Nilson, pois Onildo ainda precisa ganhar ritmo de jogo. “É um grande problema perdermos os dois zagueiros titulares, mas temos substitutos à altura, como o Márcio e o Nilson, que sabe fazer bem a função. Vou aguardar o julgamento do Cláudio (Luiz) para decidir qual a melhor opção”, comentou Geninho.

Passando para o lado das notícias boas, o meia Aílton volta após cumprir suspensão diante da Raposa, com Geninho podendo até armar a equipe de uma maneira mais ofensiva dentro de casa, com o próprio Aílton e Juliano armando as jogadas. E em meio a tantos problemas para conseguir repetir uma escalação, Geninho ganhou um reforço ontem. Não tendo nem tempo da torcida sentir saudades, o lateral-esquerdo Wellington está de volta aos Aflitos.

O atleta, revelado nas categorias de base do Náutico, deixou o clube no final do Estadual deste ano, após fazer alguns jogos com a camisa alvirrubra. Segundo informações repassadas pelos dirigentes do clube, ele pediu R$ 500 mil de luvas para renovar o contrato, além de um salário fora da realidade. Assim, acabou se transferindo para o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal.

Porém, o empresário do atleta teria ligado para os cartolas mostrando interesse no retorno de Wellington. “A saída dele foi lamentável, pois chamamos o empresário do jogador para conversar, e ele não aceitou nossa proposta. Por esses dias, o mesmo empresário nos procurou, e fechamos um contrato bom para o clube com duração de três anos”, explicou Ricardo Valois, membro do colegiado alvirrubro.
FolhaPe

Sport e Náutico estão entre os mais assíduos frequentadores da terrível zona de descenso da Série A

Sport e Náutico estão "brigando" para ver quem tem o pior
desempenho neste Campeonato Brasileiro.

Como é difícil ser habitante da zona de rebaixamento. Principalmente quando a esperança de deixá-la abaixo na classificação é frustrada rodada a rodada ou quando a fronteira está fora do alcance.

Sensações que os pernambucanos, infelizmente, estão acostumados nesta Série A. Náutico e Sport estão entre os mais assíduos frequentadores da temível área de descenso. Ficaram mais da metade das rodadas por lá, como estão agora, lutando desesperadamente para sair.

A comparação do caminho dos dois clubes revela curiosidades. O Náutico ficou mais tempo entre os quatro últimos. Foram 14 rodadas com uma particularidade: consecutivas! O Sport terminou 12 rodadas entre os quatro piores, entre as quais as oito últimas.

É o Náutico, porém, quem está mais próximo de ultrapassar a fronteira do desespero. Pode fazê-lo no próximo sábado se conseguir vencer o Atlético-PR, nos Aflitos, e o Coritiba perder ou empatar com o Avaí, também sábado, no Couto Pereira.

Distante seis pontos da fronteira do rebaixamento, o Sport terá que se conformar em permanecer por lá mais um pouco. Situação merecida para um time que foi brilhante na Libertadores e, no Campeonato Brasileiro, chegou somente até a 12ª colocação. Com apenas quatro vitórias - todas conquistadas na Ilha do Retiro -, o Leão é um dos três times que ainda não venceu fora de casa no Brasileiro. Os outros dois são Fluminense - atual lanterna - e Grêmio.

Como o confronto pela sobrevivência é direto e a rivalidade salutar, vale registrar alguns resultados do Clássico dos Clássicos das estatísticas. Até o momento, foi o Náutico quem mais tempo passou à frente do rival na competição. Das 21 rodadas, o Timbu terminou 12 acima do Leão. Vantagem rubro-negra, porém, no quesito defesa. O Náutico possui a defesa mais vazada da Série A (41) e o pior saldo de gols (-15). Estatísticas importantes. No ano passado, por exemplo, foi o saldo que livrou o Timbu do rebaixamento.
Diario de Pernambuco

segunda-feira, agosto 24, 2009

Náutico perde para o Cruzeiro no Mineirão: 4 a 2

Após jogo com direito a gol relâmpago e duas quedas de energia que interromperam a partida, Timbu segue em 17º, com 21 pontos, na zona de rebaixamento

Não foi desta vez que o Náutico deixou a zona de rebaixamento. Num jogo com direito a gol relâmpago e a duas quedas de energia que interromperam a partida, o Timbu perdeu por 4 a 0, na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Wellington Paulista foi a estrela do jogo, com três gols, incluindo o primeiro, aos 15 segundos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Timbu segue em 17º, com 21 pontos. Já a Raposa chegou à 12ª colocação, com 27 pontos. No sábado, o Náutico recebe o Atlético-PR nos Aflitos, às 18h30. O Cruzeiro enfrenta o Vitória às 18h30 de domingo, no Barradão.

Primeira etapa repleta de gols
O Cruzeiro saiu na frente com apenas 15 segundos de bola rolando. Gilberto recebeu pela direita, foi à linha de fundo, se livrou do zagueiro e fez o cruzamento para o cabeceio certeiro de Wellington Paulista, que se antecipou a Asprilla e abriu o placar. A Raposa esteve perto de ampliar aos cinco minutos. Diego Renan roubou a bola no meio-campo, rolou para Fabrício, que foi à linha de fundo e cruzou para Thiago Ribeiro, mas o atacante chutou em cima do goleiro Gledson.

No contra-ataque, Gilmar invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Gil, aos seis. O árbitro assinalou pênalti e, na cobrança, o próprio atacante mandou no canto esquerdo de Fábio e empatou.

Aos 12, Gilberto cobrou falta da entrada da área e obrigou o goleiro alvirrubro a fazer boa defesa. O segundo gol cruzeirense veio aos 29, e foi um golaço. De fora da área, Fabrício mandou uma bomba no ângulo direito de Gledson e ampliou.

O Náutico poderia ter empatado na sequência, com Carlinhos Bala. Mas o atacante alvirrubro desperdiçou chance incrível dentro da área, aos 30.

Aos 34, Henrique tentou driblar Vagner dentro da área e sofreu o pênalti. Wellington Paulista cobrou alto, no meio do gol, e marcou o terceiro. Thiago Ribeiro ainda desperdiçou a chance de marcar o quarto, aos 43. O atacante recebeu na frente e chutou cruzado da entrada da área, mas a bola saiu à direita da meta recifense.

Luz apagada e queda de ritmo
Quando os jogadores das duas equipes já estavam de volta ao gramado para a segunda etapa, uma queda de energia retardou o reinício de jogo. Foram necessários cerca de 30 minutos para que houvesse iluminação suficiente para o prosseguimento da partida no estádio. O técnico Geninho foi o único a mexer em sua equipe no intervalo e pôs o uruguaio Acosta no lugar de Juliano.

Mas se o primeiro tempo foi repleto de gols desde o início, na segunda metade do jogo as jogadas de ataque foram mais raras.

Aos 13, Jancarlos fez boa jogada individual pela direita e cruzou rasteiro, mas a bola atravessou a área e passou por Thiago Ribeiro, que não conseguiu desviar para o gol. O técnico Adilson Batista já passava orientações para o equatoriano Guerrón quando as luzes do Mineirão voltaram a se apagar, aos 15. A partida foi retomada dez minutos depois, e o atacante equatoriano pôde, enfim, fazer sua estreia pelo Cruzeiro.

Um lance curioso aconteceu aos 38, quando Anderson Santana deu um lençol em Marquinhos Paraná e emendou com o “drible da foquinha”, que ficou famoso justamente com o ex-cruzeirense Kerlon.

O ritmo da partida caiu vertiginosamente na etapa final, e o estreante Guerrón aproveitou para mostrar serviço. Aos 49, o equatoriano cruzou da direita para Wellington Paulista, de cabeça, marcar mais um. Aos 53, em sua única chance de marcar no segundo tempo, o Náutico descontou, com Carlinhos Bala, que recebeu na área e estufou as redes.
GloboEsporte.com

sábado, agosto 22, 2009

Alvirrubros ainda pregam cautela

Lateral-esquerdo Anderson Santana deve assumir uma vaga
no meio-de-campo, assim como já vinha fazendo

Treinador do Náutico vai montar a equipe com uma postura mais defensiva amanhã. Apoiado no dito popular de que “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, o Náutico vai mudar de esquema em relação ao último jogo para enfrentar o Cruzeiro, amanhã, no Mineirão, às 18h30. Apesar dos elogios feitos ao sistema ofensivo utilizado contra o Goiás, quando atuou com quatro homens de frente, sendo um meia e três atacantes, o técnico Geninho preferiu conter a empolgação e adotará a cautela diante dos mineiros, já adiantando que deve atuar com três homens de marcação no meio-de-campo e apenas um meia de armação.

Para conter toda a empolgação em cima da equipe alvirrubra, que venceu três dos seus últimos quatro jogos, o comandante alvirrubro apelou até para a fábula da Lebre e da Tartaruga. “Vamos chegando aos poucos. Não tem aquela fábula da tartaruga que devagarzinho conseguiu ganhar da lebre... então, é com esse pensamento que vamos aos poucos, primeiro pensando em deixar a zona de rebaixamento, criarmos uma boa distância dela e depois pensar em algo maior. Não adianta se empolgar com apenas um jogo e esquecer o restante”, comentou Geninho.

Para conseguir bater a Raposa, o treinador contará com o retorno de três jogadores considerados titulares e, o mais incrível: apenas um suspenso. O lateral-esquerdo Anderson Santana deve assumir uma vaga no meio-de- campo, assim como já vinha fazendo, ajudando na marcação, mas atuando com liberdade de sair para o jogo. Já o volante Rudnei volta na vaga do prata da casa Nilson, com essa mudança sendo explicada prontamente por Geninho. “Penso que o Nilson é mais útil quando fica responsável pela marcação individual de algum jogador, o que não é o caso. Além disso, o Rudnei tem mais qualidade para sair jogando”, disse o técnico.

E com Aílton tendo tomado o terceiro cartão amarelo contra o Goiás, o meia Juliano retorna de suspensão e ganha a responsabilidade de ser o único jogador com a missão de municiar o ataque. “Eu fiquei de fora por conta de uma lesão, mas quem entrou deu conta do recado e isso é muito importante. Estamos no caminho certo, mas precisamos continuar trabalhando”, declarou Juliano. Com os retornos, Beto Acosta ficará como opção no banco de reservas. Assim como o uruguaio, um dos destaques da vitória sobre o Goiás, na última quinta-feira, o garoto Anderson Lessa deve entrar no decorrer da partida. “Fico feliz em conseguir atuar e ajudar o Náutico. Espero que as contusões não voltem a me atrapalhar”, disse Lessa, que, no início do ano, teve 25% dos seus direitos federativos vendidos ao Cruzeiro e no ano que vem já embarca rumo à Toca da Raposa, onde ficará, no mínimo, por uma temporada.
FolhaPe

sexta-feira, agosto 21, 2009

Náutico vence o Goiás nos Aflitos por 2 a 0

Timbu contou com gol contra do zagueiro Leandro Euzébio

O Náutico fez uma bela apresentação na noite desta quinta-feira (20), nos Aflitos, e venceu o Goiás por 2 a 0, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não livrou o Timbu da zona de rebaixamento, mas impediu que o time esmeraldino assumisse a liderança da competição, hoje com o Palmeiras.

O Alvirrubro contou com a ajuda do zagueiro do Goiás Leandro Euzébio, que marcou contra no primeiro tempo e ainda foi expulso nos minutos finais do jogo, para começar o segundo turno em ritmo de recuperação. Anderson Lessa marcou o segundo gol do Náutico.

Com 21 pontos, a equipe de Geninho agora é a 17ª colocada, e está empatada em pontos com o Santo André, primeiro time fora da degola. Os goianos, com 35, perderam uma posição, e são os quartos.

Os times voltam a campo no domingo. O Náutico encara o Cruzeiro, no Mineirão, às 18h30m, mesmo horário em que o Goiás recebe o Santos, no Serra Dourada.

Equilíbrio e gol contra
Aos 13 minutos de jogo, após receber passe de Gilmar pela esquerda, Michel chutou de primeira, e a bola quase passou entre as pernas de Harlei, que conseguiu desviar para escanteio. O Goiás ameaçou aos 22. Em cobrança de falta, o zagueiro Rafael Tolói mandou uma bomba de longe e obrigou Gledson a fazer a defesa em dois tempos.

O Timbu respondeu na mesma moeda. Aos 25, Michel cobrou falta com força e a bola explodiu no travessão do goleiro esmeraldino, que quase desviou para dentro da própria meta no rebote, mas conseguiu fazer a defesa. Com a partida equilibrada, aos 33, Júlio César passou para Léo Lima, na entrada da área. O meia pegou de primeira e obrigou Gledson a mostrar reflexo para salvar o time recifense.

Na sequência, Michel acabou recompensado, após tentar o cruzamento para Gilmar dentro da área e ver o zagueiro Leandro Euzébio falhar e marcar um gol contra, aos 34. O segundo do Timbu quase saiu aos 37, em chute forte de Gilmar, de fora da área. Harlei soltou a bola, mas se recuperou antes que a bola entrasse. Os goianos tentaram reagir com chutes de fora da área, mas terminaram a primeira metade da partida em desvantagem.

Pressão goiana não surte efeito
Em busca do empate, o técnico Hélio dos Anjos trocou Fernando por Bruno Meneghel no intervalo. Mas, apesar da disposição dos visitantes, aos 7, Carlinhos Bala fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e passou para Acosta. O segundo gol do Náutico só não saiu porque o atacante pegou muito mal na bola e perdeu chance incrível. Em seguida, Gomes tentou surpreender Gledson com um chute colocado de fora da área, mas a bola saiu à esquerda da meta pernambucana. Seguindo o ritmo do primeiro tempo, o Timbu voltou ao ataque aos 10. Gilmar recebeu de Patrick pela direita e chutou forte por cima do gol.

A partida seguiu aberta e, enquanto o Goiás errava detalhes antes de finalizar, o Náutico pecava nas finalizações. Os donos da casa ainda contaram com uma boa dose de sorte. Aos 19, Ernando recebeu cruzamento na área e, de cabeça, carimbou a trave. Aos 27, Léo Lima cobrou falta, e Gledson espalmou para o travessão. Bruno Meneghel tentou aproveitar o rebote, mas chutou em cima da zaga.

Mas apesar de toda a pressão goiana, o Náutico pegou os adversários com a guarda baixa, aos 38, em contra-ataque veloz de Gilmar. Antes que o atacante invadisse a área, Leandro Euzébio cometeu a falta e foi expulso de campo. Apesar da cobrança ruim de Michel, os alvirrubros mantiveram a pressão e, aos 42, Anderson Lessa aproveitou o rebote do chute de Sidny e ampliou.

Sem tempo ou fôlego para reagir, os jogadores do Goiás perderam a cabeça. Aos 44 Gomes pôs a mão na bola e também recebeu cartão vermelho.
Pe360Graus

terça-feira, agosto 18, 2009

Náutico inicia venda de ingressos para jogo contra o Goiás

Arquibancada custa R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada); partida será quinta-feira nos Aflitos. O Náutico inicia nesta terça-feira a venda de ingressos para a partida contra o Goiás. As bilheterias dos Aflitos estarão abertas a partir das 14h. Os valores foram mantidos e o ingresso para a arquibancada custa R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

A troca de ingressos para o programa Todos com a Nota será na quarta-feira. Náutico e Goiás se enfrentam às 21h desta quinta-feira, nos Aflitos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pe360Graus

sexta-feira, agosto 14, 2009

Náutico encara problema de sempre

Treinador vem sofrendo para armar o time. Toda rodada surgem
novos problemas de contusão e suspensão

Desde quando chegou, Geninho ainda não conseguiu repetir uma escalação sequer. Desde que chegou aos Aflitos, Geninho ainda não conseguiu repetir uma escalação da equipe titular. Com quase um mês de clube, o cardápio dos motivos das ausências é de uma variedade impressionante - atletas lesionados, suspensos, até mesmo pego no exame antidoping, questão contratual com alguns clubes adversários, forma física abaixo do ideal, demora na regularização, entre outros. E para o jogo de amanhã, contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, às 18h30, a história não será muito diferente.

Sem o seu maior artilheiro, Gilmar, vetado por conta de uma lesão na panturrilha direita, o Náutico terá a dupla de ataque formada por Márcio Barros e Carlinhos Bala, que vinha atuando improvisado no setor de armação. O atacante Anderson Lessa, ainda correndo para recuperar a forma física ideal, ficará como opção no banco de reservas.

Com o setor ofensivo resolvido, as dores de cabeça do comandante alvirrubro se concentram na parte defensiva. Sem Vágner, que cumpre suspensão automática pela expulsão diante do Santo André, e com o lateral-esquerdo Anderson Santana sentindo dores na virilha, Geninho vai esperar o coletivo que será realizado hoje, em Florianópolis, para definir o time.

A ideia do treinador é recuar o volante Nilson, que retorna de suspensão, para fazer a dupla de zagueiros com Asprilla, e utilizar Santana no meio-de-campo, ao lado dos volantes Derley, que também retorna de suspensão, e Rudnei. Caso o lateral não esteja em condições de atuar, o técnico vai promover a estreia do recém-contratado Márcio na zaga, ao lado de Asprilla. “Se o Santana não jogar, volto com o Nilson para o meio-de-campo e coloco Márcio na zaga, essa é a minha dúvida, por isso vou esperar o último coletivo, de amanhã (hoje), para definir”, comentou Geninho. Como único responsável pela armação das jogadas, Juliano vai para o seu terceiro jogo seguido como titular.

Ontem, surgiu na imprensa baiana a informação que o lateral-direito Sidny estaria sendo emprestado ao Bahia. O membro do colegiado, Ricardo Valois, confirmou a informação pela manhã. Porém, como Patrick também sentiu uma lesão no treino de ontem, de manhã, Geninho informou após as atividades que pretende utilizar Sidny. “Não estou sabendo dessa transferência, até porque estou contando com ele para o jogo”, comentou o técnico, que utilizou o jogador no time titular na segunda metade do treino de ontem. Pela tarde, o dirigente alvirrubro “recuou” e informou que a negociação com os baianos “deu para trás”, afirmando que o jogador permanecerá nos Aflitos.

RENOVAÇÃO
A diretoria do Náutico acertou ontem a renovação de contrato do goleiro Glédson por mais dois anos, com o vínculo do jogador com o clube se encerrando apenas em dezembro de 2011. Além disso, o Timbu adquiriu 60% dos direitos federativos do arqueiro, com os 40% restantes sendo do atleta.
FolhaPe

quinta-feira, agosto 13, 2009

Treze recebe três reforços e já tem base para primeiro amistoso

O técnico do Treze, Marcelo Vilar, recebeu três reforços para as disputas da Copa Paraíba, que acontece no próximo mês. São eles: os laterais Maneco, ex-Sport, Náutico e Corinthians-AL, Fernando Guilherme, ex-Inter-RS, Vitória-BA e Fortaleza-CE, e o meia Pio,ex-Corinthians-SP, Grêmio e Fortaleza.

Os jogadores, de acordo com as informações divulgadas nesta quinta-feira pelas emissoras de rádio, foram aprovados nos testes e iniciaram as atividades juntamente com os demais companheiros. O site oficial do clube, até o momento, não oficializou as contratações.

Estes atletas devem ser observados no amistoso desta sexta-feira, contra o CSP de João Pessoa, no estádio Presidente Vargas, o primeiro da fase de preparação para Copinha, que vai indicar o segundo representante do estado na Copa do Brasil de 2010. O Galo estreia na competição contra o Auto Esporte dia 13 de setembro, no estádio Presidente Vargas.

Para o encontro diante do CSP, que disputou a Segunda Divisão paraibana, o treinador alvinegro já tem uma base: Wânderson, Gustavo, Johny, Valnei e Cleidson; Rivaldo, Felipe Ferrugem, Da Silva e Adriano; Da Silva II e Gilberto.
Paraiba Online

segunda-feira, agosto 10, 2009

Náutico poderá não ter Gilmar contra o Avaí

Bala fez dois no último jogo

Atacante, com dores na panturrilha, passará por exames hoje. Vice-artilheiro do Brasileirão, com nove gols, e um dos principais jogadores do Náutico, o atacante Gilmar poderá desfalcar a equipe do técnico Geninho no próximo sábado, contra o Avaí, no estádio da Ressacada, em Santa Catarina, na última rodada do primeiro turno da competição. O problema do artilheiro é uma lesão sentida na panturrilha direita, que o fez ser substituído logo após o segundo gol da equipe alvirrubra, no sábado, em Caruaru, diante do Santo André. Hoje à noite, o Departamento Médico do Timbu realizará um exame de imagem, a fim de saber a real gravidade da lesão.

“A gente não pode confirmar nada. Tudo vai depender do resultado do exame que iremos realizar, porque, nesse exato momento, não temos a noção de como está a lesão. Só digo que ele sentiu uma dor muscular muito forte”, explicou o médico Paulo Regueira.

Outra notícia que agitou os bastidores do Náutico, nesse final de semana, foi uma possível transferência de Eduardo para a Ponte Preta, que disputa a Série B. A diretoria alvirrubra, por sua vez, alegou que não teve nenhum contato com dirigentes da Macaca, porém, caso haja mesmo o interesse dos pontepretanos, é bem provável a saída do ex-camisa 1 dos Aflitos.

Já em relação ao Brasileirão, a meta alvirrubra para o fechamento deste primeiro turno é vencer a terceira seguida e igualar a campanha do ano passado, quando o time entrou para a disputa do segundo turno com 21 pontos, na 15ª colocação. Quando se é questionado quem é o grande responsável por essa mudança, todos são unânimes em apontar o treinador Geninho como grande “arquiteto” da mudança de postura alvirrubra. Há pouco menos de um mês, o comandante timbu conseguiu implantar o seu estilo de jogo aos seus comandados, e é visível o crescimento de jogadores como Anderson Santana, Gilmar e Carlinhos Bala. “Seja jogando como lateral, quarto zagueiro, volante, o Geninho tem muita confiança em mim, e sei que posso melhorar ainda mais”, comentou Anderson Santana.

Para enfrentar o Avaí, na próxima rodada, em Santa Catarina, o treinador não contará com o zagueiro Vagner, que voltava de suspensão e voltou a ser expulso no último sábado, contra o Santo André. Por outro lado, Geninho poderá ter o retorno de Anderson Lessa, já recuperado de uma lesão na coxa.
FolhaPe

domingo, agosto 09, 2009

Náutico derrota o Santo André em Caruaru

A torcida alvirrubra saiu satisfeita do jogo que marcou a 18á rodada do Campeonato Brasileiro contra o Santo André (2x1). Esta foi a segunda vitória do Timbu no Brasileirão, que fez o time precisar de oito vitórias e três empates para sair da zona de rebaixamento, acumulando agora, 18 pontos. A partida aconteceu no estádio Luiz Lacerda em Caruaru.

O primeiro tempo foi conturbado no primeiro tempo do jogo. Logo no primeiro minuto, o jogador Marcelinho do Santo André perde um pênalti, defendido por Gledson. Com vários chutes a gol, um anulado do Náutico e quatro cartões amarelos, a primeira etapa termina sem gols.

Já aos três minutos do primeiro tempo Carlinhos Bala abre o placar a favor do Náutico no Lacerdão. O jogo vai acontecendo com várias faltas e reclamações pela arbitragem. Aos 26 minutos, Bala chega livre e fura o gol de Neneca, marcando o segundo naquele tempo. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Gustavo Nery bate de esquerda e marca um para o Santo André, amenizando o placar.

Com essa vitória, o Náutico encosta no Santo André, ocupando a 16á colocação. Os dois times acumularam até agora a mesma quantidade de pontos (18).
Folha de Pernambuco

sexta-feira, agosto 07, 2009

Geninho se sensibiliza com zagueiro timbu pego no doping

O zagueiro Cláudio Luis, suspenso preventivamente por 30 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nessa quinta-feira por ter sido pelo no exame antidoping, surpreendeu a todos no Náutico, atual time do jogador.

Ao saber da notícia, o técnico Geninho lamentou perder o atleta, que estava se firmando como titular em sua equipe. "Eu fico triste pelo jogador, lamento muito por ele. O Claudio estava se firmando no clube e fazendo boas apresentações. Infelizmente ele esta suspenso e vamos achar um substituto", declarou.

No entanto, Cláudio Luiz foi pego enquanto ainda atuava pelo Brasiliense. O exame de urina realizado pelo jogador no confronto entre os candangos e o Juventude, no dia 30 de maio, deu positivo para a presença de isometepteno, substância proibida de acordo com o Regulamento de Controle de Dopagem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Mesmo que sejam os advogados do Jacaré que estejam cuidando do caso, que ainda será julgado, Geninho afirmou que o Náutico dará apoio ao zagueiro, inclusive juridicamente.

"Essa situação será encaminhada ao departamento jurídico e ele tem que dar suporte neste caso, pois o maior interessado e o mais prejudicado é com essa suspensão é o Náutico", concluiu o treinador.
Gazeta Esportiva

terça-feira, agosto 04, 2009

Carrasco alvinegro, Carlinhos Bala reforça Náutico contra Timão

O Náutico tem um grande reforço para receber o Corinthians nesta quarta-feira no estádio dos Aflitos. O meia-atacante Carlinhos Bala retorna ao time pernambucano depois de cumprir suspensão automática no empate com o Flamengo na última rodada do Brasileirão.

Ainda sem saber se o técnico Geninho o colocará na meia ou no ataque ao lado de Gilmar, Bala não traz boas recordações aos corintianos. Ainda atuando pelo Sport, o jogador foi o carrasco do Alvinegro na final da Copa do Brasil de 2008. No jogo de volta, Carlinhos marcou um dos dois gols do Rubro-negro na vitória por 2 a 0 na Ilha do Retiro, resultado que deu o caneco ao Leão.

Além disso, o jogador causou polêmica ao declarar que o Sport seria campeão logo após a derrota por 3 a 1 no Morumbi. Na ocasião, o atacante Enílton marcou o único tento rubro-negro nos minutos finais, diminuindo a vantagem dos paulistas.

Outro jogador que estará à disposição de Geninho para o confronto válido pela 17ª rodada do Brasileirão é o zagueiro Gladstone, que retorna ao time, depois de também cumprir suspensão, no lugar de Vagner, que será obrigado a ficar de fora por causa de gancho.

Na zona do rebaixamento, o Náutico é o vice-lanterna do Brasileirão e luta para aumentar seus 12 pontos, quatro a menos do que o 16º colocado Coritiba.
Gazeta Esportiva

Bala volta contra o Timão.

Carlinhos Bala será o grande reforço do Náutico diante do Corinthians, quarta-feira, nos Aflitos. Após cumprir suspensão na última rodada, o atacante volta a ficar à disposição do técnico Geninho.

A dúvida é saber se ele retornará ao time no ataque ou no meio-campo. O meia Juliano, que teve boa atuação contra o Flamengo, está suspenso.

O próprio Bala e Aílton são as opções para preencher a vaga. Por sinal, a manutenção do atacante Márcio Barros vai depender do setor em que Bala for escalado.

O baixinho não traz boas lembranças ao time do Parque São Jorge. Quando ainda vestia a camisa do Sport, ele foi peça decisiva na vitória sobre o Timão na final da Copa do Brasil, em 2008.

Foi ele o autor do gol que abriu o caminho da vitória por 2 x 0, na Ilha do Retiro. Foi ele também quem bancou o título rubro-negro ainda em São Paulo, após a vitória corintiana por 3 x 1.

Na ocasião, logo após a partida, Bala declarou que o gol de Enílton, o último do jogo, garantiria o título do Sport.

Além de Carlinhos, outro que está liberado para enfrentar o time paulista é o zagueiro Gladstone, que também deve ganhar vaga entre os titulares, devido à suspensão de Vagner, expulso contra o Flamengo.

O elenco alvirrubro se reapresenta na tarde desta segunda-feira, nos Aflitos. Há 13 jogos sem vencer, o Náutico ocupa a 19ª colocação no Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos.
Diario de Pernambuco

segunda-feira, agosto 03, 2009

Náutico empata com o Flamengo no Maracanã

Agora são 13 jogos sem vencer. Ou seja, o Náutico não tem um placar ao seu favor desde maio. Ao menos o Alvirrubro ficou no empate de 1x1 com o Flamengo, em pleno Maracanã. O Timbu começou vencendo, mas não conseguiu segurar o resultado.

Com este placar, o Náutico ganhou um ponto e ocupa a penúltima posição do Campeonato Brasileiro. O Flamengo ocupa a oitava colocação, com seus 24 pontos.

O gol do Náutico saiu aos 23 minutos do primeiro tempo, quando Gilmar se livrou da marcação rubro-negra e chutou para abrir o placar.

O Flamengo marcou o seu aos 36 minutos do segundo tempo. Claudio perdeu a bola para Petkovic, que chutou cruzado para defesa de Gleidson. No rebote, Leo Moura empatou a partida.

O próximo desafio do Náutico será contra Corinthians, nos Aflitos, nesta quarta-feira (5), às 21h50. No mesmo dia e horário, o Flamengo pega o Goiás, no Serra Dourada.
FolhaPe.

quinta-feira, julho 09, 2009

Náutico/PE anuncia interesse em Geraldo

A dificuldade em assinar com novos nomes para o Campeonato Brasileiro fez com que a diretoria do Náutico cogitasse a volta do meio-campo Geraldo, que atualmente defende o Ceará. O jogador deixou os Aflitos no ano passado após a disputa do Brasilerião.

Sobre a possibilidade, o Supervisor de Futebol Profissional do Alvinegro, Jurandir Jr. comentou: "É natural que alguns clubes de 1ª Divisão demonstrem interesses em atletas que são destaques na Série B. No caso do Geraldo, o atleta tem um contrato com o clube, com uma multa alta(o valor não foi mencionado) e seu interesse é de permanecer atuando no Ceará", ressaltou.
.
O meia não foi relacionado para conceder entrevistas no dia de hoje(9). Portanto, a única informação proveniente do Clube sobre a especulação envolvendo um possível interesse do Alvirubro pernambucando em contratar Geraldo é a declaração de Jurandir Jr.
Resenhando

Bittencourt defende grupo, mas volta a pedir reforços.

Goleiro Eduardo - Atacante Gilmar

Cinco derrotas consecutivas, um ataque que não marca a seis jogos, falhas em todos os setores e um futebol que não tem agradado ao torcedor. É comum que, em uma situação como essa algumas peças do grupo do Náutico sejam contestadas pelos torcedores. Mesmo algumas que, na maioria do tempo, se mostraram importantes ao time.

São os casos, por exemplo, do atacante Gilmar e do goleiro Eduardo, os jogadores que mais atuaram na temporada e que já foram responsáveis por alguns dos bons resultados do Alvirrubro. Por isso, o técnico Márcio Bittencourt procura 'blindar' seus comandados, garante que o time tem qualidade e que essa qualidade vai aparecer em algum momento.

"O time é um todo. Não adianta reclamar que o Gilmar não está fazendo gols, porque aqui, quando o time perde, perdem todos. Todo mundo tem culpa. Quando o time perde, a culpa é do treinador. E minha busca é sempre trabalhar para ter uma equipe mais qualificada, mais equilibrada", afirmou o treinador.

O Náutico chegou a ocupar a vice-liderança da Série A, antes da seqüência desastrosa que perdura até hoje. Bittencourt, no entanto, procurou ser bastante realista para falar sobre os objetivos do grupo e as possibilidades do Náutico dentro da competição. Ele se mostra confiante, mas deixa claro que é preciso reforçar a equipe.

"A gente tem que falar a verdade e eu detesto a mentira. Nós temos um time que não é para disputar o título. Nós disputamos uma outra competição dentro do Brasileiro. Estou tranqüilo porque nós temos um grupo que, com a chegada de alguns reforços e com muito trabalho, podemos alcançar nossos objetivos", avaliou.

Sobre as críticas dos torcedores, Bittencourt fala com a experiência de quem tem cerca de 20 anos de militância no futebol. Ele sabe o papel e a postura do torcedor e diz que o trabalho dos profissionais tem que ser diferente.

"Sei que o torcedor quer o resultado. Nós também queremos. Acho que a única derrota que nós tivemos que foi meio fora dos planos foi contra o Coritiba. Estamos trabalhando para ter uma equipe equilibrada, pensar não apenas no imediato. Eu quero pensar que, lá na frente, a gente vai chegar a três rodadas do fim já livre do rebaixamento e com a vaga garantida na Copa Sul-Americana", comentou.
Uol

sábado, julho 04, 2009

Timbu cheio de mudanças.

Apesar de quantidade não ser sinônimo de qualidade, a diretoria do Náutico resolveu aumentar o número de pessoas à frente do Departamento de Futebol do clube, criando um colegiado, que, por enquanto, conta com 13 membros, que irão se reunir semanalmente para tomar decisões referentes ao futebol, como contratações e dispensas.

Com isso, os cargos de vice-presidente de futebol, que era ocupado por Ricardo Valois, e de diretor de futebol deixarão de existir.

A ideia partiu do próprio presidente Maurício Cardoso e foi prontamente aceita pelo próprio Valois e pelo presidente do Conselho Deliberativo, André Campos, que ficará à frente do colegiado, como uma espécie de coordenador. Porém, segundo o próprio André, as decisões serão tomadas através de votação.

Além desses três, o grupo é formado pelos seguintes nomes: Hélio Monteiro, Carlos Hunka, Armando Ribeiro, Renato Cunha Lima, Sérgio Lins, Antônio Amante, João Guerra, Paulo Germano, Francisco Hirishen, Gustavo Rêgo, Américo Pereira e Fred Oliveira.

Esta lista deve fechar em 18 membros, já que outras lideranças políticas ainda serão convidadas. "O objetivo desse colegiado é unir alvirrubros, agregar experiências e somar esforços.

A primeira reunião aconteceu hoje (ontem) e já foi muito proveitosa. Toda semana nos reuniremos às segundas-feiras para tomarmos as decisões", comentou Maurício Cardoso.

O mandatário alvirrubro também falou sobre o nome de Toninho Monteiro para concorrer nas eleições que acontecerão no final deste ano. De acordo com Cardoso, Monteiro é um bom nome para sucedê-lo, porém a candidatura dele ainda está sendo conversada entre as lideranças do clube e não é uma prioridade no atual momento que vive o Náutico.

Deixando um pouco a política de lado, o Timbu faz os últimos ajustes para enfrentar o Internacional amanhã, às 18h30, nos Aflitos. No coletivo realizado ontem à tarde, o treinador Márcio Bittencourt confirmou a equipe titular, que entra com a missão de retomar o caminho das vitórias - o time já computa cinco jogos sem vencer.

Como tem apenas dois zagueiros à disposição para este jogo, o comandante alvirrubro foi obrigado a voltar ao 4-4-2, deixando o esquema com três defensores na zaga. Sendo assim, Asprilla e Vágner formarão a dupla. Sem Sidny, lesionado, o meia Juliano será improvisado, já que não tem outro jogador de origem na posição.

No meio-de-campo, Johnny, que não treinou ontem porque estava com febre, deve fazer sua despedida do Náutico, já que está de malas prontas para o futebol grego.

No setor de armação, Aílton e Carlinhos Bala, com Gilmar e Anderson Lessa, que ganhou a vaga de Márcio Barros, formando a dupla de ataque. O volante Dudu Araxá foi regularizado ontem, porém ainda está sem ritmo de jogo e deve ficar de fora da partida.
Folhape

sexta-feira, julho 03, 2009

Intervenção branca (e vermelha).

André Campos é organizador do colegiado que assume futebol do clube

Se ainda não existe crise no Náutico, ela está bem próxima de eclodir. E apesar das divergências ideológicas começarem a aparecer, por enquanto ela está diretamente ligada ao departamento de futebol.

Para evitar a sua instalação no âmbito político-administrativo, as lideranças alvirrubras foram convocadas e vão intervir. Hoje, às 13h, um almoço na sede do clube vai marcar o ressurgimento do colegiado. Uma tentativa de reforçar o futebol timbu e, dentro de campo, afastar a crise que começa a deixar o gramado.

A iniciativa de instituir o retorno do colegiado no futebol partiu do presidente Maurício Cardoso, definido como centralizador pela maioria dos caciques alvirrubros. Soa como um pedido de socorro, uma tentativa de desmistificar a imagem de isolamento do grupo que está à frente do clube. Curiosamente, surge no exato momento em que os primeiros gritos de insatisfação, diante da gestão de Cardoso, começam a ecoar nos bastidores do clube.

Atuante nos momentos críticos do clube, o presidente do Conselho Deliberativo do Náutico, André Campos, é um dos articuladores do encontro. "Existe muita fofoca, muito zum-zum-zum. Até agora eu não conheço nenhum fato concreto, administrativamente, que desabone a gestão de Maurício Cardoso. O problema são os resultados em campo", analisou.

Ex-presidente alvirrubro, Campos tem consciência de que a continuidade de resultados ruins pode afetar o equilíbrio político-administrativo do clube. E, lógico, prejudicar o Náutico em todos os sentidos, inclusive financeiramente. Por isso, a decisão de agir logo, "para evitar o que aconteceu no ano passado, quando o colegiado foi convocado às pressas, nas últimas dez rodadas da Série A. Queremos ter tempo para trabalhar", recorda Campos.

Hoje, basicamente três pessoas comandam o departamento: o vice-presidente Ricardo Valois e os diretores Hélio Monteiro e Carlos Hunka. Eles vão compor o colegiado, que deve conter aproximadamente 15 integrantes. Entre eles, Sérgio Aquino, Américo Pereira, Antônio Amante, Sérgio Lins, Eduardoo Loyo, Gustavo Rêgo, Renato Lima e Paulo Pontes. Apesar de ganhar efetividade apenas hoje, durante o almoço, o colegiado já ensaia algumas mudanças. A busca por reforços e a recuperação da autoestima dos jogadores são as prioridades.

Ameaçado - Integrantes do colegiado acreditam que uma vitória contra o Internacional, domingo, é suficiente para acalmar a situação no clube. Sabem também as consequências de uma derrota e, alguns já tratam a partida como decisiva para a permanência do técnico Márcio Bittencourt. O treinador está longe de ser uma unanimidade dentro do colegiado.
Diario de Pernambuco.