Mostrando postagens com marcador Campeonato Pernambucano 2008. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Campeonato Pernambucano 2008. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Leão vence o Central por 3x2 e segue na liderança

Com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, o Sport se manteve na liderança isolada no primeiro turno do Campeonato Pernambucano. Na Ilha do Retiro, o Leão derrotou o Central por 3 a 2, na tarde deste domingo, graças a Romerito, que teve a frieza de meter a cabeça na bola após chute de Luizinho Netto. O Atacante Enilton que estreou no time rubro-negro, pouco apareceu no jogo.

Com o resultado, o Leão chega aos sete pontos e segue líder do turno. Na noite desta quarta, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez em Caruaru, pela quarta rodada.

Luisinho Netto é o destaqueO início do jogo na Ilha do Retiro dava a impressão de que o Leão poderia aplicar uma goleada. Aos quatro minutos, Luisinho Netto mandou a bola raspar o travessão. Aos oito, após cobrança de escanteio, Igor desviou de cabeça e abriu o placar para os rubro-negros. O goleiro Hudson, do Porto, fez uma boa defesa em uma cabeçada de Éverton, aos 15. Aos 33, o arqueiro voltou a salvar em falta cobrada por Luisinho.

A etapa final foi bem mais movimentada que a primeira. O time da casa acordou e empatou o jogo aos 18. Leonardo cobrou pênalti certeiro, sem chance para Magrão. O Leão reagiu e voltou a ficar na frente quatro minutos depois, com uma bela falta cobrada por Luisinho Netto. O ponteiro do relógio só deu mais duas voltas, e Cláudio voltou a empatar para o time de Caruaru.

Nos últimos minutos de jogo, o Sport partiu para cima com tudo. Aos 44, Carlinhos Bala perdeu um gol feito, depois de cruzamento de Jéferson Madeira. E nos acréscimos, para delírio da galera rubro-negra, Luisinho Netto chutou cruzado, e Romerito entrou de cabeça e fez o gol da vitória, que mantém o Leão na liderança do primeiro turno do Estadual.

Placar da 3ª rodada do Campeonato Pernambucano:Porto 1 x 2 Náutico Sport 3 x 2 Central Centro Limoeirense 1 x 1 Serrano Sete de Setembro 2 x 3 Salgueiro Ypiranga 0 x 1 Petrolina Vera Cruz 0 x 0 Santa Cruz

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Uma noite de muitos empates em Pernambuco

Depois de estrear com vitórias no Campeonato Pernambucano, Sport e Santa Cruz não conseguiram repetir o triunfo na segunda rodada da competição. Ontem, quando quase toda a jornada foi disputada, tanto o Leão quanto a Cobra Coral ficaram no empate em 1x1 contra seus adversários. O Rubro-negro não passou pelo Sete de Setembro, no Gigante do Agreste, em Garanhuns, e o Tricolor parou no Petrolina, no Arruda. No interior, apenas o Ypiranga conseguiu vencer e olhe que foi fora de casa. A vítima foi o Vera Cruz, em Vitória de Santo Antão, por 3x2. Enquanto isso, Serrano x Porto e Salgueiro x Central também terminaram em igualdade no marcador. O placar? Curiosamente, também 1x1 nos dois jogos. Tais resultados fizeram com que um fato inimaginável antes do início do Estadual pudesse ser possível: o modesto Centro Limoeirense - que voltou à elite após amargar sete anos na Série A2 - atingir a liderança da classificação geral. Isso pode acontecer caso o time de Limoeiro vença o Náutico, hoje à noite, nos Aflitos. Assim, a equipe seria a única a vencer duas partidas, ou seja 100% de aproveitamento, chegando aos seis pontos e atingindo a ponta da tabela de maneira isolada. Por enquanto, Sport, Santa Cruz e Serrano, com quatro pontos ganhos cada, lideram a competição. Repetindo o mesmo futebol fraco da estréia, porém, desta vez sem a mesma sorte, o Santa Cruz não saiu de um empate em 1x1 com o Petrolina, ontem, no Arruda. Com a vitória do Ypiranga contra o Vera Cruz, por 3x2, os Tricolores passam a dividir a liderança do Grupo B, com a Máquina de Costura, com quatro pontos cada. Mas além do fraco resultado da equipe mandante, a partida mostrou que o comandante coral, Zé do Carmo, terá muito trabalho. Com uma atuação bisonha do sistema defensivo, com o zagueiro Josemar e o lateral Max sendo um dos grandes responsáveis pelas duras críticas, com o ala sendo apelidado pela torcida de “mochila”, pois só levou nas costas.
A situação ficou ainda pior com o esquema armado pelo Tigre do Sertão, que entrou no 3-5-2, com o lateral-direito, Val, aproveitando bem os espaços cedidos por Max, onde a maioria das jogadas de ataque aconteciam. Tanto que, num lance isolado de perigo do Santa no primeiro tempo, aconteceu o gol dos mandantes. Aos 17 minutos, no único lampejo de talento da equipe na primeira etapa, Nildo tocou para o atacante Rafael Rebelo, na entrada da área, que dominou e, inteligentemente, devolveu para o próprio meia chegar batendo forte com o pé esquerdo e abrir o placar do jogo: Santa 1X0. Mas a resposta dos visitantes veio três minutos depois. Em falha da zaga coral, Alan tocou para Wéscley, que próximo a linha da pequena área, chutou para fora. Mas aos 30 minutos, Josemar comete pênalti bobo, que Fiel Baiano, com muita categoria, deslocou Paulo Musse e empatou o jogo.Ainda deu tempo de Joninhas roubar a bola de Josemar, que se atrapalhou com a bola na entrada da área, e finalizar na trave, com o goleiro ainda chegando a desviar o chute.
No intervalo, Zé do Carmo resolveu sacar Max e promoveu a estréia do lateral Chiquinho. Com uma postura melhor em campo, o Tricolor passou a pressionar o Petrolina, que atuou mais fechado. Porém, não conseguiu aproveitar as oportunidades criadas. O time até chegou a marcar, com o atacante Rafael Rebelo, mas o impedimento foi marcado. A próxima partida do Santa Cruz é contra o Vera Cruz, neste domingo, em Vitória de Santo Antão.
Santa Cruz
Paulo Musse; Russo, Marcelo Heleno, Josemar e Max (Chiquinho); Genalvo, Carlinhos Paraíba, Nildo e Rosembrick (Thiago Almeida); Juninho (Leandro Bitton) e Rafael Rebelo
Técnico: Zé do Carmo

Petrolina
Maicon; Juanir, Marcos Pantera e Jarbas; Val (Rincón), Gama, Joninhas, Alan e Índio (Danilo); Fiel Baiano e Wéscley (Dezinho)
Técnico: Guanair Atanazio

Local: Arruda
Árbitro: Cláudio Mercante
Assistentes: Elan Vieira e Alcides Lira
Gols: Nildo (aos 17 minutos do 1º T) e Fiel Baiano (aos 30 minutos do 1º T)
Cartões amarelos: Josemar, Genalvo, Leandro Biton e Rafael Rebelo (S)
Marcos Pantera, Gama, Wéscley e Rincón (P)
Cartão vermelho: Gama
Público total: 13.619
Renda: R$ 18.365
Preliminar: Santa Cruz 4x1 Petrolina (juniores)

terça-feira, janeiro 15, 2008

FPF suspende dois árbitros por três jogos do Estadual

O Campeonato Pernambucano de Futebol 2008 mal começou e já tem árbitro suspenso. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou que os juizes que apitaram o jogo Sport 4x0 Serrano, no último sábado, na Ilha do Retiro, e Santa Cruz 3x2 Ypiranga, no domingo (13), no Arruda ficarão na “geladeira” nas próximas três partidas do estadual.

O primeiro deles é Ricardo Tavares, que segundo a FPF, deixou de marcar um pênalti para a equipe do Serrano e o que marcou para o Sport não teria sido. O outro foi Nielson Nogueira. A Comissão de Arbitragem entendeu que nenhuma das duas penalidades assinaladas por ele - uma para o Ypiranga e outra para o Santa Cruz - existiu.

Por esses erros, os dois árbitros não terão seus nomes escalados nos sorteios de arbitragem para os próximos três jogos.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Pernambucano 2008 começa neste sábado

A bandeira já está preparada, o uniforme separado, o radinho com as pilhas em dia. A partir deste sábado (12), a torcida volta a invadir os gramados do Recife e do Interior para acompanhar as emoções da edição 2008 do Campeonato Pernambucano de futebol.

Os jogos desta rodada de estréia são: Sport x Salgueiro, no sábado; e Santa Cruz x Ypiranga; Petrolina x Vera Cruz; Central x Sete de Setembro; Serrano x Náutico e Centro Limoeirense x Porto, todos os cinco no domingo (13).

Serão quatro meses de campeonato, com as doze equipes divididas em três grupos. Os três times da capital são os cabeças-de-chave, de acordo com o novo regulamento formulado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). As novas regras vão dar um pouco de dor de cabeça à torcida, especialmente no primeiro turno.

No grupo A estão Náutico, Porto Serrano e Centro Limoeirense. No B, Santa Cruz, Ypiranga, Petrolina e Vera Cruz. O grupo C é formado por Sport, Salgueiro, Central e Sete de Setembro.

O primeiro turno será disputado em duas fases: na primeira, os times jogam entre si, dentro dos grupos. Na segunda, os cabeças-de-chave são mantidos e os clubes do Interior vão ser distribuídos entre os grupos, de acordo com a classificação que obtiverem na primeira fase.

De acordo com o sorteio já feito pela FPF, o Náutico vai enfrentar o terceiro, o sexto e o nono colocados. Os adversários do Santa serão o segundo, o quinto e o oitavo times; por fim, o Sport enfrenta o primeiro lugar, o quarto e o sétimo. “Com essa fórmula, pode acontecer de ficar, nessa segunda fase, as mesmas chaves da primeira, o que é um pouco complicado”, analisa Lúcio Surubim, comentarista de futebol da TV Globo.

Nessa segunda fase, os jogos serão disputados outra vez no esquema ida e volta entre os grupos, o que elimina a chance de haver um clássico no primeiro turno, já que cada um dos grandes times se encontra em grupos distintos. Quem tiver mais pontos nas duas fases é campeão do primeiro turno.

O segundo turno será disputado no esquema de dois hexagonais: um com os seis times mais bem classificados no 1º turno, que vão buscar o título; outro, com os seis piores, que vão lutar contra o rebaixamento – dois times podem cair este ano.

Os jogos serão de ida e volta nos dois hexagonais. Será campeão quem for o primeiro colocado em número de pontos conquistados no segundo turno. Se houver empate, o time vencedor dos dois turnos será o primeiro critério utilizado para definir o campeão.

Caso sejam vencedores diferentes, dois jogos serão disputados para conhecer o campeão. O time que tiver apresentado a melhor campanha durante todo o Pernambucano terá a seu favor o resultado de dois empates.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, a fórmula de um regulamento deve ser repetida por dois anos seguidos. 2009 promete!