Mostrando postagens com marcador Guarany. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Guarany. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, abril 20, 2009

(Cearense) - Ferrão ganha vaga para a Série D.

Empate do Guarany garantiu o Tricolor da Barra na competição. O Tubarão da Barra agora respira um pouco aliviado. Depois de perder o primeiro turno para o Ceará e ser eliminado nas semifinais por um concorrente direto para a Série D, o Guarany, o Ferrão enfim pode comemorar algo em 2009.

O Guarany de Sobral que somou apenas um ponto na final do turno contra o Fortaleza não alcançou o Ferroviário na pontuação e deixou a vaga na mão do tricolor da Barra. O Ferroviário ficou com 38 pontos contra 32 do Cacique do Vale. A diretoria coral traçará metas durante esta semana acerca dos preparativos para a Série D do Brasileiro.

A Série D contará com 40 participantes divididos em 10 grupos regionalizados, onde apenas dois clubes passarão de fase. A competição está prevista para começar em Julho e vai até Novembro.

Fonte: Futebol em Foco.

(Cearense) - Decisão: Fortaleza rei das finais.

Rodrigo Mendes marcou o segundo gol e garantiu o Fortaleza na final do Cearense.

Em um jogo tenso, com poucas chances de gol, o Fortaleza garantiu vaga na final do Estadual 2009 e despachou o Guarany de Sobral. Ontem, no Castelão, o empate em 2 a 2 foi suficiente para levar o Tricolor a sua décima final seguida. Domingo que vem, o adversário é o Ceará, em um Clássico-Rei que promete ser histórico.

Tem coisa mais esquisita que futebol? Estranho e, ao mesmo tempo, surpreendente. Quando parece tudo previsível, ele resolve dar um jeito de mudar o roteiro. Jogo que tem tudo para ser calmo, acaba virando uma tensão só. E ontem foi assim.

O Castelão se pintou. Ficou colorido. Era dia de folia tricolor. Afinal, o time vinha de um 4 a 1 fácil e jogava pelo empate. O Guarany não parecia ter forças suficientes para incomodar. A vaga tinha cara de Leão.

Antes do jogo, o “dono” do Guarany, sempre com dizeres curiosos, veio com a seguinte frase: “Espero que a gente perca de pouco. Não quero passar outra vergonha”, bradou Luiz Torquato. Por essa ninguém esperava...

A bola rolou e quis concordar com o dirigente rubro-negro. A partia era de uma chatice tamanha. Passes errados e quase nenhuma chance de gol. Todo mundo tímido.

O Guarany até ficava mais tempo com a bola, mas não sabia muito bem por onde ir. O lado direito parecia a melhor escolha. Por lá, Didi Cearense e Eliélton se embrenhavam e vez em quando. Nada demais.

O ritmo rubro-negro caiu. E o Fortaleza acordou. Com Rodrigo Mendes, Bambam e Wanderley, o time mostrava que a lógica estava afim de prevalecer mesmo. De chance em chance, o goleiro Vantuir ia trabalhando um bocado no Castelão. Até que ele não pôde fazer nada. Em uma bola pelo alto, o zagueiro Édson apareceu sozinho. Testou de lado e marcou o gol do Fortaleza.

As reviravoltas
Mas eis que o Guarany desperta de novo. Recua o Fortaleza e começa a martelar atrás do empate. E ele vem com um chute meio sem jeito de Jéferson. Douglas, que nada tinha feito na partida, só pulou para constar. Gol de empate do “Bugre”.

O segundo tempo veio e com ele o Fortaleza logo marcou. De pênalti, depois de um monte de reclamações do Guarany, Rodrigo Mendes fez o segundo do Leão. E parou por ai.

A partida mudou de jeito. O Guarany estava agoniado. Precisava de dois gols. Fez logo um, aos 12, com Júnior Alves, de cabeça.

Até o final o Rubro-Negro buscou. Quis provar que seu “dono” estava errado. Mandou até bola na trave. Mas não deu. O Leão levou a melhor. E faz agora a sua décima final de Estadual seguida.


MELHORES MOMENTOS

1º TEMPO
6min - Didi Cearense tem a primeira chance do Guarany. Ele experimenta de perna esquerda, mas a bola sai.
12min - Wanderley desce pelo lado esquerdo e cruza. Bambam chega atrasado.
15min - Escanteio e Édson raspa de cabeça. A bola passa muito perto do gol de Vantuir.
26min - Guto entra na área e chuta rasteiro. O goleiro do Guarany salva.
34min - Gol! Novo escanteio e Édson, de novo, cabeceou. Dessa vez, o zagueiro acertou e fez 1 a 0 Fortaleza.
44min - Gol! A bola sobra para Jéferson. O meia bate de perna direita e surpreende Douglas: 1 a 1.

2º TEMPO
2min - Gol! Wanderley invade a área e é tocado. O juíz marca pênalti. Na cobrança, Rodrigo Mendes marcou. Leão 2 a 1.
12min - Gol! Cruzamento pelo lado direito. A defesa tricolor cochilou e o zagueiro Júnior Alves, sozinho, empatou.
25min - Tabela entre Rodrigo Mendes e Sílvio. O zagueiro entrou livre e chutou fraco.
34min - Chance do Guarany. Alex Vampirinho recebeu na intermediária. O meia arriscou e a bola saiu forte para explodir na trave.
44min - Rafael teve a última chance rubro-negra. Ele mandou um chute mascado e assustou Douglas.

ATUAÇÕES

FORTALEZA
Coutinho: Melhor jogador do time. Obediente taticamente, foi o maior ladrão de bola da partida e ainda ajudou o ataque tricolor.
Rodrigo Mendes: Fez um bom primeiro tempo, dando ritmo ao meio campo. No segundo, fez o gol e só. Depois que cansou, errou demais

GUARANY
Clodoaldo: Entrou no segundo tempo e abriu espaços com jogadas individuais e bons passes.
Jéferson: Correu demais o jogo todo e ainda marcou um dos gols do Guarany.

ESTATÍSTICA

FORTALEZA
> Finalizações: 9
> Passes errados: 26
> Roubadas de bola: 22
> Faltas: 26
> Defesas do goleiro: 1

GUARANY
> Finalizações: 10
> Passes errados: 24
> Roubadas de bola: 14
> Faltas: 17
> Defesas do goleiro: 5


CAMPEONATO CEARENSE 2009

FORTALEZA 2
Douglas; Gilmak, Sílvio e Edson; Bismarck (Eusébio), Álvaro, Coutinho, Rodrigo Mendes e Guto; Wanderley (Igor) e Bambam (Sidnei).
Técnico: Mirandinha

GUARANY 2
Vantuir; Ivan, Puxa, Júnior Alves e Marcelo (Clodoaldo); Ricardo, Tiago Granja Rafael e Eliélton; Jéferson (Alex Vampirinho) e Didi Cearense (Leto).
Técnico:Oliveira Lopes

Local: estádio Castelão
Data: 19/4/2009
Árbitro: Cláudio Mercante Júnior (PE)
Cartões amarelos: Ivan (G), Rafael (G), Édson (F), Bambam (F)
Cartões vermelhos: Puxa (G)
Gols: Édson (aos 33min do 1T), Jérferson (aos 43mi do 1T), Rodrigo Mendes (aos 3min do 2T)
Renda: R$ 139..960,00
Público: 18.537 (1.903 não pagantes).

Fonte: O Povo.

domingo, abril 19, 2009

(Cearense) - Atacante Luiz Carlos pode estrear hoje no Castelão.

Jogador está concentrado e quer jogar

O torcedor tricolor terá uma atração a mais na tarde deste domingo no Castelão. Além de ver o time jogar por um empate para sair vencedor do segundo turno, torcida leonina poderá assistir a estréia do atacante Luiz Carlos.

Jogador concluiu o tratamento de uma contusão no joelho esquerdo, está liberado pelo DM e já vinha treinando fisicamente. E como o atacante mostra-se ansioso para jogar a primeira partida com a camisa leonina, em que pese não ter treinado com bola com o restante do grupo, Mirandinha resolveu convocá-lo para esse jogo. Segundo o próprio atleta, quanto à parte clínica não há o que temer pois está totalmente recuperado, no entanto precisa se condicionar melhor fisicamente, pois está com apenas 60 a 70 por cento em termos fisicos.

Para o jogo decisivo desta tarde, Mirandinha não terá Cleisson, advertido com o terceiro amarelo em Sobral. Em contrapartida, Rodrigo Mendes deve retornar ao time titular após cumprir suspensão. Outro que está relacionado e pode voltar à equipe é o lateral-direito Maizena, que recupera-se de um entrose no tornozelo direito e fará um teste nos vestiários do Castelão.

Fonte: Artilheiro.

(Cearense) - Com mão na taça, Fortaleza entra em campo podendo até perder.

O Fortaleza está com uma mão na Taça Cidade de Fortaleza, o 2 turno do Campeonato Cearense. O Tricolor venceu o Guarany no primeiro jogo da final da segunda metade do Estadual, nesta sexta-feira, por 4 a 1. Com a goleada, o time de Mirandinha pode até empatar o jogo de volta que será realizado neste domingo, às 16 horas, no estádio Castelão. Caso o Guarany consiga um triunfo, o confronto irá para a prorrogação e se o campeão não for conhecido no tempo extra, a decisão será por meio de cobranças de pênaltis.

Para o jogo decisivo, o Fortaleza terá alguns problemas. O meia Cleisson, autor do primeiro gol na partida desta sexta-feira, recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalcará a sua equipe. Mas a grande apreensão no Tricolor se situa em Marcelo Nicácio. O atacante, artilheiro do Estadual com 12 gols, lesionou-se no confronto contra o Guarany e é dúvida para o jogo.

Sobre a possibilidade de não contar com seu goleador máximo para o jogo decisivo do 2 turno, o técnico Mirandinha afirma que se o atleta não puder entrar em campo, o time não ficaram desguarnecido. "Temos que fazer um bom planejamento e vamos entrar com quem estiver em condições, porque temos um bom elenco."

Para Mirandinha, apesar da vantagem conquistada fora de casa, o Fortaleza terá que entrar em campo com muito atenção. "Não tem nada ganho, o jogo é de 180 minutos e só foram 90. Precisamos ter muita concentração."

Do lado do Guarany, o clube também entrará desfalcado. Isso porque o meia Rafael foi expulso pelo árbitro Jailson Macedo de Freitas, na partida desta sexta-feira, quando o jogo já havia terminado. Agora o atleta cumprirá suspensão automática na decisão deste domingo.

Quem vencer o 2 turno do Estadual, irá enfrentar o Ceará, que foi o vencedor da primeira metade do Campeonato Cearense. As datas dos confrontos ainda serão definidas pela Federação de Futebol Cearense.

Fonte: Gazeta Press.

terça-feira, abril 14, 2009

(Cearense) - Ficou para hoje: Clubes não chegam a consenso.

Luizinho Torquato, do Bugre, quer jogos nos dois próximos domingos

Ontem, em reunião na Federação Cearense de Futebol, Fortaleza e Guarany não definiram quando serão as finais do returno. Ficou tudo para hoje.

A fórmula é simples: junte cartolas com interesses diferentes e dirigentes da Federação Cearense de Futebol querendo agradar a todo mundo. Some-se a isso uma decisão de campeonato. Pronto! Está formada a confusão. Ontem, na sede da FCF, a reunião que era para decidir as datas das finais do segundo turno não deu em absolutamente nada. E ficou para hoje o anúncio de quando Fortaleza e Guarany de Sobral vão jogar.

A FCF e o Fortaleza acham que as melhores datas são mesmo na sexta-feira (17) e domingo (19). A dupla defende que é o único jeito de cumprir o calendário caso o Tricolor siga na Copa do Brasil - o que se chocaria, por exemplo, com a tentativa de colocar um dos jogos na quarta-feira (22).

Porém, o Guarany fincou o pé e não aceita jogar na sexta-feira. O argumento do clube é que perderia renda, além de uma possível transmissão pela TV. “Todo mundo reclama que o futebol daqui não muda. Ai, na hora da decisão fazer um jogo sexta-feira à noite é brincadeira. Nossos patrocinadores estão esperando um jogo no final de semana”, esbravejou o presidente Luizinho Torquato.

O Fortaleza topa fazer uma maratona de três jogos em cinco dias (contra o Paraná na quarta, pela Copa do Brasil, e as duas partidas diante do Guarany) . E o clube confia que a FCF vai fazer valer o regulamento. “Está claro no documento: as datas são da Federação”, disse o vice-presidente tricolor Renan Vieira.

Mas o próprio regulamento do Estadual depõe contra a vontade da FCF e do Leão. No art. 35, o texto diz: “A Diretoria da FCF, para atender a conveniência do Campeonato, poderá antecipar ou adiar, eventualmente, a realização de partidas constantes da tabela de jogos, desde que mantido o intervalo mínimo de quarenta e quatro (44) horas entre as partidas de uma mesma equipe”.

O problema é que entre as 22h30min (horário do término da primeira partida) da sexta-feira e as 16 horas do domingo, o intervalo é menor que o estipulado.

O regulamento
Ontem, o Leão aproveitou para solicitar arbitragem de fora para os jogos. O clube afirmou que paga os custos sozinho. Além disso, pediu exames antidoping e quer levar os gandulas para Sobral, algo que o clube do interior também não aceita. Mais confusão à vista.

Fonte: O Povo.

(Cearense) - Nas finais ARBITRAGEM só FIFA se o Guarany concordar ...

Nos dois jogos das finais do 2º turno haverá exame de controle de dopagem a pedido do Fortaleza.

A direção do Fortaleza solicitou a Federação Cearense de Futebol (FCF) que os árbitros e assistentes para as partidas finais do 2º turno do Campeonato Cearense 2009 sejam de fora do quadro da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF-CE). O que ainda não está definido é se o árbitro principal será dos quadros da FIFA.

Como a cota de um árbitro FIFA é superior ao que recebe um árbitro do quadro nacional quando dirige uma partida, o Fortaleza decidiu que se tiver a aquiescência do Guarany de Sobral para dividir a despesa entende que o melhor é uma arbitragem da FIFA, mas caso tenha que pagar a taxa sozinho prefere um árbitro do quadro nacional.

Outra solicitação da direção Tricolor foi o exame de controle de dopagem para os dois jogos decisivos do turno. “Além disso queremos gandulas de Fortaleza”, afirmou o vice-presidente do Clube, Renan Vieira, se referindo ao episódio da partida do Guarany(S) contra o Ferroviário, quando os gandulas presentes ao Junco atrasavam o retornos das bola para o campo.

Fonte: Artilheiro.

domingo, abril 12, 2009

(Cearense) - Guarany de Sobral vence Ferroviário e vai para final.

O Guarany(S) venceu o Ferroviário por 1 a 0 neste domingo,(12), no estádio do Junco em partida válida pela semifinal do 2ºTurno Cearense. O único gol do jogo foi marcado por Leto, aos 39, de cobertura deixando o goleiro Jéfferson sem ação. O Guarany vai disputar com o Fortaleza a final do turno com datas a serem escolhidas pela Federação Cearense de Futebol.

O Jogo
A partida começou com o Cacique do Vale no campo de ataque tentando marcar o primeiro gol. Logo aos três minutos de jogo, o baixinho Clodoaldo cobrou falta obrigando o goleiro Jéfferson a realizar boa defesa colocando a bola para a intermediária. O Ferroviário tentava organizar o jogo, tocando a bola, sem pressa e tentando sair nos contra-ataques.

Nos dez minutos iniciais era fácil perceber que o Guarany pressionava mais o Tubarão da Barra, porém sem objetividade. Aos 15 minutos o técnico Arnaldo Lira tomou um susto. O volante Válter sentiu a coxa e pediu substituição. Em seu lugar Lira mandou para o jogo o volante Wilson. O baixinho Clodoaldo, aos 19, dominou e quando ia marcar foi tocado por trás pela zaga coral.

O mesmo cobrou e mandou na barreira. A partida até o momento era muito truncada, a marcação de ambas as equipes era forte e não dava nenhum espaço para os craques criarem.

Só que quando o primeiro tempo estava com cara de zero a zero, os donos da casa resolveram marcar. Eliélton lançou Leto que de cobertura fez um golaço para delírio da torcida rubro-negra. O placar no Junco marcava: Guarany de Sobral 1 x 0 Ferroviário. Com o gol sofrido o Ferrão tentou empatar mais não concluía suas jogadas com sucesso.

Segundo Tempo
Para a etapa final, o Ferroviário voltou melhor. O Tubarão se arriscava mais e chegava sempre com perigo a meta do goleiro do Guarany. Já o Cacique fazia de tudo para não dar espaço para os atacantes corais. A marcação que no primeiro tempo era forte ficou melhor e dificultava as finalizações do Ferrão.

Mas com todas essas dificuldades, o Tubarão estava com raça e sonhava em marcar sempre com Rodrigo, homem que criava as principais jogadas de gol do time. O Guarany de Sobral ia só nos contra-ataques principalmente com Clodoaldo. A cada volta que o ponteiro dava no relógio, a torcida do Guarany comemorava e empurrava o time para marcar o segundo gol.

Aos 24 João Neto fez boa jogada e sofreu falta na entrada da área do Cacique. João Neto cobrou e colocou nas mãos do goleiro Vantuir.

Aos 28, a torcida local tomou um susto. João Neto arrancou pela esquerda e colocou no cantinho. Só que o Cacique tinha Vantuir. O arqueiro fez uma bela defesa e salvou o Guarany de levar o gol de empate. Com o passar do tempo, o Ferrão ficou nervoso e não conseguiu concluir as jogadas. Ainda por cima, os gandulas do estádio do Junco estavam atrasando a reposição das bolas toda vez que as mesmas saíam o que deixou os atletas corais revoltados.

O Guarany não queria nem saber e nos ataques deixava a zaga coral desesperada com as jogadas de Clodolado e Jessuí. O Ferroviário não fez o gol de empate e amargou mais um desclassificação. Ao final da partida o Guarany de Sobral comemorava a tão sonhada classificação.

Fonte: Verdes Mares.

sábado, abril 11, 2009

(Cearense) - Lira não define time, mas Jardel está fora.

Ainda machucado na perna direita, atacante nem viaja com delegação a Sobral; equipe poderá mudar o esquema tático

O empate com o Guarany, antes de ontem, dentro de casa, o terceiro consecutivo, deve provocar mudanças no Ferroviário, pelo menos esse é o pensamento do técnico Arnaldo Lira.

A equipe coral, que decidirá amanhã, às 16h, em Sobral, uma vaga na decisão do returno, precisa apenas de uma vitória simples para conseguir o feito. Já uma derrota elimina o time do certame, enquanto um empate leva o duelo para a prorrogação, que se terminar igual, vai para os pênaltis.

3-5-2

Por isso, Lira sabe que precisará de seu time mais atento na hora das finalizações e sem cometer os erros das últimas três partidas. Por outro lado, o treinador coral ainda não sabe qual formação irá levar a campo. O esquema no 3-5-2 com o volante Wilson fazendo a função de terceiro zagueiro é uma das opções. Sem poder contar com o lateral/meia Ernandes, expulso no primeiro jogo, o treinador tem a opção de recuar Leonardo para o setor ou voltar a utilizar o ex-titular da posição, Cleiton Cearense.

SuperMário

Um coisa, contudo, é certa: Jardel está fora do embate. O experiente atacante continua se recuperado de uma lesão na perna direita. “Queria muito ajudar o nosso time, mas infelizmente o tendão está dolorido. Estou fazendo tratamento intensivo para quem sabe, se Deus quiser, nós conquistarmos a vaga e eu poder atuar na decisão do turno”, diz confiante o camisa 16, que ainda não teve a oportunidade de atuar desde o início de um jogo.

Arbitragem

Por outro lado, Arnaldo Lira mais uma vez soltou o verbo contra arbitragem e disse que essa é uma de suas preocupações para o jogo em Sobral. “Na última vez, que estivemos lá, aquilo não foi futebol, aquilo foi uma pancadaria. Pisaram até na cabeça do meu jogador e não fizeram nada. Lá, umas 300 pessoas acompanham o árbitro no vestiário. A pressão é muito grande em cima dele. Nós só queremos que ele tenha pulso”, pede o comandante coral.

Hoje, de manhã, na Vila Elzir Cabral, o grupo realiza um leve treino recreativo, depois almoça e em seguida viaja.

Fonte: Diario do Nordeste.

quinta-feira, abril 09, 2009

(Cearense) - Ferrão só pensa em vitória.

O treinador Arnaldo Lira alertou a equipe para a necessidade de um resultado positivo diante do Guarany de Sobral, às 20h45min de hoje, em casa. A meta é sair na frente na disputa da semifinal do returno e jogar a pressão para o adversário

O Ferroviário volta a contar com a dupla de artilheiros Wescley e Léo Jaime (oito gols, cada), para tentar vencer o Guarany de Sobral, hoje, às 20h45min, na Vila Olímpica Elzir Cabral, na estreia das duas equipes nas semifinais do returno do Estadual. O treinador Arnaldo Lira cobrou aos jogadores uma vitória nos dois treinos que o time realizou ontem.

“Não há como pensarmos em um outro resultado senão a vitória. Vamos fazer a nossa parte aqui (na Vila) para jogarmos a responsabilidade para eles na segunda partida lá (no estádio do Junco, no próximo domingo)”, comentou Lira.

Otimismo maior que o do treinador somente o do presidente coral Paulo Wagner. “Não estou preocupado com o Guarany. Claro que tenho essa consciência: o Guarany não preocupa. Perdemos para eles, em Sobral (dia 22 último, por 2 a 1), em um resultado injusto”, declarou o dirigente, na última terça-feira, durante a vistoria da nova irrigação do campo do Ceará Sporting, em um trabalho realizado pela empresa mantida pelo dirigente coral.

Além do retorno do artilheiro Léo Jaime, que no último compromisso da equipe cumpriu suspensão automática por ter recebido cartão vermelho, o Ferroviário também conta com a volta do zagueiro Menezes, que se recuperou de lesão no pé esquerdo, e do volante Róbson Simplício, ausente do último jogo por causa do terceiro cartão amarelo. O atacante Jardel não foi relacionado para a partida, por estar em tratamento intensivo de uma contusão na panturrilha. Caso tenha condições de jogo, até o fim da tarde de hoje, irá no banco de reservas.

Guarany
Alheio ao otimismo do adversário, o Guarany entra em campo apostando da força do grupo. “Não temos esse ou aquele jogador de destaque, mas estamos com um grupo bastante forte e unido”, ressaltou o treinador Oliveira Canindé.

O Guarany não poderá contar com o atacante Reinaldo Aleluia, que continua entregue ao departamento médico do clube. O treinador também está com problemas com o lateral Ivan e o meio-campista Jessuí, que se recuperam de contusões leves. Oliveira Canindé irá aguardar até o início da partida.

Tanto o Guarany como o Ferroviário estão sem vencer há dois jogos.

CAMPEONATO CEARENSE DE 2009

FERROVIÁRIO
Jéfferson; Rodrigo, Antonio Menezes, Paulo Paraíba e Ernandes; Válter, Róbson Simplício, Guto e Diones; Wescley e Léo Jaime. Técnico: Arnaldo Lira

GUARANY
Vantuir; Ivan (ou Granja), Júnior Alves, Rafael e Jony; Ricardo Baiano, Marcos, Eliélton e Marcelinho (ou Leto); Jessuí (ou Leto )e Jéferson (ou Tiago). Técnico: Oliveira Canindé

Local: Vila Olímpica Elzir Cabral
Horário: 20h45min
Árbitro: Wladyerisson Oliveira
Assistentes: Marcos Brígido e Arnaldo Sousa
Preços dos ingressos: Arquibancada - R$ 10. Estudantes e torcedores com idades acima de 60 anos pagam meia entrada
Transmissão: Rádio O POVO/CBN (1010 Khz).

Fonte: O Povo.

terça-feira, abril 07, 2009

(Cearense) - O primeiro passo é vencer em casa, no Elzir Cabral.

Vencendo o 1º jogo em casa o Ferrão dará um passo importante e joga a responsabilidade para o time da casa em Sobral.

Nesta segunda-feira(06), os jogadores do ferroviário estiveram trabalhando com o pensamento voltado para os dois jogos contra o Guarany de Sobral(CE), valendo pela fase semi-final do segundo turno do cearense de 2009, quinta-feira(09), na Vila Olímpica, às 20:45h e domingo(12), no Junco em Sobra, às 16h respectivamente.

O técnico Arnaldo Lira não deu muita importância ao fato do Ferroviário jogar a partida de volta em Sobral. “É como se fosse uma decisão de penalidades, quem sai na frente e converte as cinco penalidades, joga a responsabilidade para o último cobrador. Assim o nosso time tem que vencer aqui e jogar o peso nas costas deles lá no Junco” finalizou o treinador coral.

Para o primeiro jogo na quinta-feira, Lira poderá contar com o retorno do atacante Léo Jaime e do zagueiro Menezes, que não atuaram contra o Maranguape. Se confirmar a presença de Léo Jaime ao lado de Wescley, Arnaldo Lira colocará os dois artilheiros do Ferrão nesta temporada com 16 gols marcados. Cada um com oito.

De acordo com o técnico do Tubarão da Barra, o comparecimento do torcedor coral, será fundamental para apoiar o time neste momento decisivo e que a vitória deixará o Ferroviário bem próximo de conquistar mais uma vaga para disputar o título do segundo turno.

Fonte: Artilheiro.

(Cearense) - Na superação.

Depois de campanhas modestas no primeiro turno, Guarany de Sobral e Boa Viagem saíram do esquecimento para correr por fora nas semifinais do returno do Estadual. E prometem dar trabalho.

Boa Viagem e Guarany correm por fora na luta pelo segundo turno do Campeonato Cearense de 2009.

O torcedor pare e pense. Equipes que só venceram duas partidas de nove disputadas no primeiro turno teriam capacidade de chegar ao turno seguinte, impor-se diante dos adversários e garantir vaga nas semifinais?

Em uma primeira resposta, usando a racionalidade e o aspecto técnico, a resposta seria “não”. Pois não é que isso aconteceu no returno do Campeonato Cearense? Guarany de Sobral e Boa Viagem - 6º e 8º, respectivamente, no primeiro turno - superaram as expectativas e passaram para as semifinais.

“O time jogava de um jeito só. Eu gosto de trabalhar conhecendo as características de cada jogador. Até porque o atleta quer atuar onde ele se sente melhor”, explicou o técnico do Guarany, Oliveira Lopes. De acordo com ele, a equipe sobralense se superou dentro de campo e conquistou o seu espaço no Estadual.

No Boa Viagem, o sentimento não é muito diferente. “Nem a torcida da nossa cidade acreditava que nós iríamos tão longe”, comentou o presidente do clube e atual prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef.

Nas duas equipes, a necessidade de dar a volta por cima foi o ponto-chave para que o rendimento em campo melhorasse. “O pessoal está feliz agora. O time tem variação dentro de campo. Uma mudança de posição de um jogador pode mudar os rumos do jogo”, afirmou Oliveira Lopes.

Neste segundo turno, o Boa Viagem, por exemplo, venceu o dobro de partidas em relação ao primeiro turno - foram quatro vitórias. “Termos que honrar nossa camisa. O Boa Viagem é um time competitivo. E precisamos jogar com afinco contra o Fortaleza”, concluiu Assef.

Adversários
Nas palavras de Oliveira Lopes, o Guarany tem chances reais de ir à final do turno. “Nós não podemos entrar achando que não vamos ganhar. Tudo é uma questão de superação”.

Para ele, o Ferroviário é o adversário mais forte que o Cacique do Vale poderia ter pela frente. “O elenco é bom e, taticamente, bem arrumado. É difícil marcá-los”, disse Lopes, relembrando o jogo da fase classificatória, quando o seu time penou para vencer por 2 a 1, em Sobral.

E se lá, o clima pende para a ideia de classificação, em Boa Viagem, o clube está mais ponderativo. “Chegamos até aqui pela nossa superação. Mas sabemos que o Fortaleza é um time muito forte. Vamos jogar de igual pra igual em casa. Mas o que vier daqui pra frente, é para comemorar”, finalizou Assef.

Fonte: O Povo,

sábado, março 28, 2009

(Cearense) - VOZÃO VENCE GUARANY-S EM JOGO EMOCIONANTE.

O Ceará conseguiu uma virada histórica na tarde deste sábado, 28, no estádio Castelão diante do Guarany de Sobral, pelo placar de 4 x 3.

No primeiro tempo a equipe do Guarany se mostrou melhor em campo e conseguiu marcar dois gols em dois minutos, o primeiro gol foi de Jessuí aos 35 minutos, um minuto depois Jeferson ampliou o marcador para a equipe sobralense.

No segundo tempo o Guarany continuou melhor e ampliou o marcador aos 22 minutos com Clodoaldo, quando tudo parecia perdido para o Ceará, e que o Vozão iria levar uma goleada histórica... eis que a equipe acorda e faz o inesperado.

Primeiro Misael aos 26 minutos marca o primeiro pro Vozão, depois Sérgio Alves de pênalti aos 32 minutos marca o segundo gol do Ceará, quatro minutos depois vem o empate com Alberto e no finalzinho Boiadeiro faz o 4º gol do Vozão.

Virada histórica do Ceará, com o resultado o Vozão pula para a quinta colocação com 10 pontos e vê o G4 cada vez mais próximo, já o Guarany vê a sua primeira posição ameaçada já que com o resultado de hoje, o Guarany se mantêm com 16 pontos só que o Fortaleza está a apenas 01 ponto e tem uma partida a mais para disputar.

A próxima partida do Ceará é contra o Horizonte nesta segunda-feira, 30. Já o Guarany encerra sua participação no 2º turno no próximo domingo contra o Boa Viagem.

Fonte: Artilheiro.

sexta-feira, março 27, 2009

(Cearense) - Zagueiros titulares ficam de fora mais uma vez de jogo do Ceará.

Nâo vai ser contra o Guarany que o Ceará terá a sua zaga recomposta. Não era o que a comissão técnica esperava. Erivélton e Fabrício eram nomes quase certos no planejamento do time para partida do fim de semana. No entanto, contratempos atrapalharam a vida do alvinegro. Primeiro, o xerfie Fabrício voltou a sentir nova contusão. Depois foi a vez de Erivélton, que mesmo se recuperando de lesão, contraiu a famosa "virose" e não poderá atuar no sábado contra o bugre, no Estádio Castelão.

Outro que é dúvida é Luís Maranhão, mas, segundo os médicos alvinegros, o atleta vem respondendo bem ao tratamento e deve ser utilizado. Quem também mostrou sinais de recuperação foi o atacante Alberto, liberado pelo médico Roberto Rodrigues. Ele sofreu uma forte pancada contra o Maranguape, no exato momento em que fez um gol, o qual só viu pela TV.

Fonte: Verdes Mares.

quarta-feira, março 25, 2009

(Cearense) - 5 JOGOS EM 12 DIAS: Ceará inicia hoje sua maratona.

Após vencer o Fortaleza, no último domingo, o Ceará iniciará, logo mais, uma seqüência longa de partidas

O primeiro obstáculo será o Maranguape às 21h50 de hoje, com transmissão da TV Verdes Mares, no Estádio Moraisão. O volante Heleno é a única alteração em relação à equipe que derrotou o Fortaleza. Ele substitui Luís Maranhão, que se encontra no Departamento Médico do clube.

O preparador físico José Buralli Neto, o Tuko, que retornou ontem ao clube, explicou que, para suportar a carga excessiva de jogos, o Ceará se sustentará no tripé suporte nutricional, concentração e no condicionamento atlético adquirido até aqui pelos jogadores.

Muito repouso

´Vamos ter que valorizar o repouso e trabalhar muito na recuperação dos atletas. Além da grande quantidade de jogos, estamos nos deparando com essa virose que tem acometido vários jogadores do nosso elenco´.

Sobre um possível revezamento entre atletas, Tuko disse que esse era um problema a ser definido pelo técnico Ruy Scarpino. ´Temos que enfrentar todas as dificuldades para atingirmos a nossa meta, que é ganhar também o 2º turno´.

O lateral esquerdo Fábio Vidal, único jogador que não tem um especialista para substitui-lo, recorda que, em 2002, quando esteve em Porangabuçu e se sagrou campeão cearense, enfrentou o mesmo problema. ´Isso ocorreu naquela ocasião e acabamos superando tudo. Espero que a mesma coisa aconteça, ou seja, no final, possamos comemorar o título´. Para Heleno, que substituirá Alex Maranhão, a maratona é bem vinda. ´Vinha sem jogar com freqüência e essa é uma boa oportunidade de tentar uma chance no time titular. Isso dentro de uma briga saudável, sempre respeitando os demais companheiros´.

Além do time titular, estão relacionados para enfrentar o Maranguape o goleiro Marcelo Bonan, o zagueiro Fábio Fidélis, os volantes Fábio Gomes e Chicão, afora os atacantes Misael, Alberto e Eanes.

Maratona

Após a partida de hoje contra o Gavião da Serra, o Ceará enfrentará o Guarany (28/03), Horizonte (30/03), o Icasa (02/04) e o Itapipoca (05/04). Apenas o jogo diante do Verdão do Cariri será fora de casa.

Maranguape

Em relação ao time que empatou com o Icasa na última rodada, a única novidade do Gavião da Serra será o retorno à equipe titular do atacante Danilo Pitbull. O técnico Júlio Araújo tem apenas uma dúvida: é no meio de campo entre os volantes Leandro e Piter, que cumpriu suspensão no jogo passado.

FERNANDO MAIA
Repórter

FICHA TÉCNICA

Maranguape
Renato; Carlinhos, Nom e Netinho; Sérgio, Leandro (Piter), Panda, Paulinho e Joãozinho; Carlos Alberto e Danilo Pitbull. Técnico: Júlio Araújo.

Ceará
Adílson; Boiadeiro, Márcio Martins, Róbson e Fábio Vidal; Michel, Heleno, Arlindo Maracanã e Geraldo; Alex Gaibu e Sérgio Alves. Técnico: Ruy Scarpino.

Competição - Campeonato Cearense, fase classificatória do 2º turno. Estádio - Moraisão. Data - 25 de março de 2009. Horário - 21h50. Árbitro - Joaquim Webster. Assistentes - Armando Lopes e Marcos Xavier. Transmissão -TV Verdes Mares. Ingressos - Arquibancada, R$ 10,00.

Fonte: Diario do Nordeste.

domingo, março 22, 2009

(Cearense) - Guarany vence Ferrão de virada e dispara na liderança.

O Ferroviário até que começou bem o jogo no Estádio do Junco em Sobral quando marcou o seu gol logo aos onze minutos da etapa inicial, porém não conseguiu sair do jogo vencedor e acabou vendo o Guarany de Sobral ir para o ataque e virá o marcador para dois a um. Os gols do jogo foram marcados por Jessuí 15/2T(pênalti); Jessuí 28/2T (cabeça) para o Cacique do Vale, já para o Ferroviário marcando o atacante Wescley 11/1T.

Com a vitória o Cacique do Vale apliou a sua vantagem na classificação, indo a dezesseis pontos, deixando o Ferroviário na vice liderança apenas com dez ponots.

Na próxima rodada o Ferroviário enfrentará o Fortaleza na próxima quarta-feira(25) às 20:30h no Castelão, enquanto o Guarany enfrenta o Ceará no próximo sábado(28) às 16:30h.

Fonte: Equipe Artilheiro.

(Cearense) - Guarany vence Ferroviário e mantém liderança.

Em partida realizada no Estádio Junco, em Sobral, os dois primeiros colocados do segundo turno do Cearense se enfrentaram em uma partida cheia de emoções. O Guarany venceu o Ferroviário, por 2 a 1, e abriu vantagem na liderança do certame.

O jogo começou eletrizante no Junco, com muita velocidade e disposição de ambas as equipes. O Ferrão logo mostrou um melhor volume de jogo e aproveitou a fragilidade da zaga rubro-negra para abrir o placar, aos 11 minutos, com um belo gol de Wescley, após cruzamento preciso do lateral Diego.

A partir do gol do Ferroviário, o adversário tentou reverter o jogo, mas esbarrou na marcação sólida da equipe da Barra do Ceará. Wescley se destacou bastante na primeira etapa, infernizando a retaguarda sobralense. Só no final da primeira etapa, o Guarany conseguiu mostrar força no ataque, assustando a defesa Coral com boas chances de marcar. Mesmo assim, o time da casa sofreu com os contra-ataques do Ferrão.

Na segunda etapa, as equipes mostraram porque estão na parte de cima da tabela. O jogo esquentou as arquibancadas de Sobral, e o time da casa chegou ao empate após bela jogada de Clodoaldo que redundou em pênalti para o rubronegro. O artilheiro Jessuí assinalou a cobrança, marcando 1 a 1 no placar. Com a total empolgação no Junco, o líder da competição continuou no ataque e, aos 28 minutos, conseguiu a virada, mais uma vez, com o matador Jessuí. O atacante cabeceou com categoria para o fundo das redes, deixando o Ferrão em desvantagem pela primeira vez na partida.

A partir de então, Ferrim foi para o desespero, e a entrada de Léo Jaime deu força ao ataque Coral. Ainda assim, o Tubarão da Barra não conseguiu empatar a partida, que permaneceu em 2 a 1 para o líder Guarany.

Fonte: Portal Verdes Mares.

(Cearense) - Guarany e Ferrão brigam pelo topo.

Equipe coral, que ainda não perdeu neste returno, pode assumir a ponta da tabela se vencer hoje à tarde, em Sobral.

Sobral. Enquanto Ceará e Fortaleza disputam o Clássico-Rei com a rivalidade em alta, Guarany e Ferroviário se enfrentam às 16h, no Estádio do Junco, com transmissão da TV Verdes Mares, em busca de confirmarem a boa fase no returno. Além disso, os dois times são primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Com 13 pontos, em seis partidas, o time do Interior pode se isolar ainda mais na liderança do Estadual. Já o Peixe, com dez, se conquistar seu quarto triunfo em cinco jogos, assume o topo da tabela, já que ficará com um saldo de gols maior.

Atenção

O empate com o Itapipoca, no meio de semana, também fora de casa, que acabou encerrando a seqüência só de vitórias, fez o técnico Arnaldo Lira cobrar mais atenção dos seus jogadores. No entanto, a expectativa é para um duelo franco e aberto. “Não temos motivo para mudar nosso estilo de jogo. Vamos em busca dos três pontos e ficar cada vez mais próximos da nossa classificação”, falou Lira, que continuou. “Sabemos que o Guarany está passando por um bom momento, mas nosso objetivo é sair com a vitória”, concluiu.

Novidades

Para encarar o Cacique do Vale, o Tubarão terá duas novidades em relação ao último jogo. O zagueiro Paulo Paraíba, que cumpriu suspensão automática, está de volta e novamente formará a dupla com Menezes. Na lateral esquerda, Cleiton Cearense ficará no banco de reservas e cede a vaga para o jovem Ranieri. Assim, Ernandes volta a atuar no meio-de-campo com Diego.

No ataque, Wescley e João Neto continuam em alta e serão novamente os titulares. Léo Jaime segue entre os suplentes. Enquanto Jardel, que não treinou nos últimos dias apresentando um quadro de virose, fica de fora da partida e nem sequer viajou com o grupo.

Já no Guarany, o time tem pelo menos dois problemas. Ricardo Baiano e Reinaldo Aleluia não poderão atuar. O Volante está suspenso, e o meia-atacante reclamando de dores musculares nem sequer foi relacionado para o duelo.

“O futebol aplicado pelo Ferroviário é muito veloz no meio campo, por isso temos que colocar um atleta que tenha a mesma característica de Ricardo Baiano e encontramos no Júnior esse tipo de jogador”, admitiu o técnico Oliveira Lopes, que chegou a utilizar o meio-campista Elielton nos treinos da semana.

No ataque não haverá problemas, o baixinho Clodoaldo, que já vinha substituindo Reinaldo Aleluia nos últimos jogos, será o substituto.

FICHA TÉCNICA

Guarany

Vantuir, Ivan, Paulinho (Puxa), e Jony; Júnior, Matos, Marcelinho e Clodoaldo; Leto e Marcelinho.

Técnico: Oliveira Lopes.


Ferroviário

Jéfferson; Rodrigo, Menezes, Paulo Paraíba e Ranieri; Válter, Róbson Simplício, Diego e Ernandes; Wescley e João Neto.

Técnico: Arnaldo Lira.
Competição - Campeonato Cearense de 2009.
Estádio - Junco, em Sobral (CE).
Data - 22 de março de 2008.
Horário - 16h.
Árbitro - Manoel Moita.
Assistentes - Thiago Brígido e
Marcione Ribeiro.
Transmissão -TV Verdes Mares.

Fonte: Diario do Nordeste.

sábado, março 21, 2009

(Cearense) - Lira ´puxa orelha´ do time e faz mudanças.

Técnico Arnaldo Lira reclamou do rendimento
da equipe diante do Itapipoca

Zagueiro Paulo Paraíba e lateral-esquerdo Ranieri são as novidades do time contra o Guarany; Jardel, ainda doente, está fora

Depois de perder os primeiros pontos no returno do Estadual, ao empatar sem gols com o Itapipoca, na última quarta-feira, fora de casa, o técnico do Ferroviário, Arnaldo Lira, puxou a orelha do seus jogadores.

Antes do início dos treinamentos, ontem, na Vila Olímpica Elzir Cabral, o treinador do Peixe, que se ausentou das atividades na reapresentação dos atletas na quinta-feira, conversou demoradamente com o elenco e disse que não gostou da apresentação diante do Itapipoca e quer de volta a mesma força e determinação das três primeiras partidas. “A gente poderia ter rendido mais. Lógico que o jogo contra o Ceará desgastou um pouco o grupo, mas podíamos ter participado mais e jogado com mais atenção”, declarou Lira, que continuou. “Eu falei para eles que não podemos perder o foco, se não vou ser obrigado a mexer na equipe. Foi o que eu falei”.

O volante Válter, um dos destaques da equipe do Peixe, confirmou o puxão de orelha, mas lembrou que o gramado prejudicou o bom futebol da equipe. No entanto, para enfrentar o Guarany, amanhã, em Sobral, às 16h, no Estádio do Junco (com transmissão da TV Verdes Mares), o camisa 4 do Ferroviário acredita em uma partida complicada. “A gente sabe das qualidade do Guarany e estamos uma esperando um jogo muito difícil”, concluiu.

Mudanças

No treino coletivo de ontem, Lira confirmou o retorno do zagueiro Paulo Paraíba, que estava suspenso, e mesmo com Cleiton Cearense já à disposição, o lateral-esquerdo Ranieri treinou entre os titulares e é novidade na equipe. Assim, Ernandes, que havia atuado na ala, volta para o meio e faz a dupla de armação com Diego no meio-de-campo.

Fora

Ainda se recuperando de uma virose, o atacante Jardel está fora do jogo em Sobral. O jogador nem sequer participou das atividades de ontem, e só deve voltar aos treinos na segunda-feira.

Fonte: Diario do Nordeste.

segunda-feira, março 16, 2009

(Cearense) - No Junco: Fortaleza perde a invencibilidade no returno.

Com a vitória no estádio do Junco, ontem à tarde, por 1x0, a equipe sobralense segue na liderança na tabela de classificação, enquanto o time tricolor caiu uma posição.

O Fortaleza perdeu a invencibilidade no segundo turno do Estadual, ao ser derrotado pelo Guarany, ontem à tarde, no Junco, por 1x0. Com o resultado, a equipe tricolor caiu para a quarta colocação na tabela de classificação, enquanto o time de Sobral manteve a liderança do returno. Elielton, aos 20 minutos do segundo tempo, marcou o único gol da partida.

Com duas bolas na trave, o time tricolor não soube tirar proveito do seu melhor desempenho na partida, principalmente no segundo tempo. O Guarany também errou nas finalizações, quando chegou ao gol tricolor, através de contra-ataques.
A primeira boa oportunidade da partida foi do Fortaleza, aos oito minutos do primeiro tempo, quando Bismarck cobrou falta, o goleiro Vantuir rebateu e Gilmack, da entrada da área, chutou a bola na trave direita.

A resposta do Guarany veio somente aos 22 minutos, quando Reinaldo Aleluia desceu pela direita e chutou rasteiro. O goleiro Ricardo rebateu e Marcelinho completou para o gol, mas o zagueiro Edson salvou debaixo da trave. O time sobralense voltou a assustar, aos 39 minutos, com o ex-tricolor Jussuí. No cruzamento da esquerda, o atacante mergulhou para cabecear a bola na trave superior de Ricardo.

Na segunda etapa, o Fortaleza voltou melhor, principalmente após a entrada de Euzébio. Mas foi o Guarany quem tomou a iniciativa, aos 12 minutos, com Jones, que completou um cruzamento da esquerda, na pequena área.

Oito minutos depois, a equipe sobralense marcou o gol da vitória com Elielton, que aproveitou a rebatida do goleiro e chutou da entrada da área, no canto esquerdo.

O Fortaleza somente não chegou ao gol de empate, por causa das grandes defesas de Vantuir e da trave, que voltou a salvar a equipe sobralense, no último minuto de jogo.


CAMPEONATO CEARENSE DE 2009

GUARANY 1 - Vantuir; Ivan, Puxa, Rafael e Jones; Ricardo Baiano, Leto (Elielton), Rafael Matos e Marcelinho (Alex Vampirinho); Reinaldo Aleluia (Clodoaldo) e Jessuí. Técnico: Oliveira Lopes.

FORTALEZA 0 - Ricardo; Maizena, Gilmak, Edson (Cleiton) e Sílvio; Álvaro (Euzébio), Coutinho, Bismarck e Guto; Mauro e Bambam (Alex Maranhão). Técnico: Mirandinha.

Local: Estádio do Junco, em Sobral
Data: 15.3.2009
Árbitro: Luzimar Siqueira
Auxiliares: Monteiro da Silva e Ricardo Dantas
Gol: Elielton, aos 20 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Álvaro (F), Alex Maranhão (F) e Ricardo Baiano (G)
Renda e Público: não divulgados.

Fonte: - O Povo.

domingo, março 15, 2009

(Cearense) - Em Sobral: Fortaleza tenta se manter invicto no Junco.

Guarany e Fortaleza se enfrentam hoje no estádio do Junco, a partir das 16 horas. O time sobralense defende a liderança do returno. Já o Leão vem de duas vitórias no 2° turno.

De um lado, o Guarany de Sobral, líder do 2° turno com 10 pontos. De outro, o invicto Fortaleza, que vem de duas vitórias em dois jogos no returno. As duas equipes se enfrentam a partir das 16 horas, no estádio do Junco, em Sobral, com a promessa de um jogo cheio de emoções. O Guarany está de bem com a torcida que viu o time mudar de postura no 2º turno, após a chegada de reforços contratados pela diretoria. O Fortaleza também subiu de produção depois que Mirandinha assumiu o comando da equipe. Afinal já são três vitórias consecutivas.

Para hoje, o Fortaleza tem dois desfalques importantes. E no ataque. Marcelo Nicácio e Wanderley cumprem suspensão automática. O primeiro por expulsão e o outro pelo terceiro cartão amarelo. O ataque tricolor deve ser formado por Bambam e Mauro Guerreiro. Mas o técnico Mirandinha não descarta a possibilidade de utilizar Cleiton no setor ofensivo. A novidade para hoje é o meia-atacante Alex Maranhão, que já está regularizado e foi relacionado para o banco de reservas.

No Guarany de Sobral, o treinador Oliveira Lopes aposta no atacante Clodoaldo como uma das opções de gol frente ao Fortaleza. Sempre que joga contra o ex-clube, o Capetinha costuma aprontar surpresas. Atuando em casa, o Bugre sobralense quer contar com o apoio da torcida para fazer o time manter a liderança do returno do Estadual.

Reforços
O Tricolor do Pici seguiu para Sobral ainda indefinido. Apesar de ter feito o último treino no estádio Alcides Santos, no Pici, o técnico Mirandinha mantém dúvidas para definir a escalação. “Só vou anunciar o time titular no vestiário”, reforçou.

Neste fim de semana, a diretoria do Fortaleza também segue os contatos para trazer novas contratações para a equipe. O vice-presidente Renan Vieira anunciou durante a semana que deseja trazer mais quatro ou cinco jogadores para a disputa do Cearense 2009 e para o Campeonato Brasileiro - Série B, que inicia no mês de maio.

Renan viajou para o Sudeste, onde vai fazer os primeiros contatos em São Paulo. O dirigente tricolor disse que as contratações devem vir do futebol paulista. “Vamos esperar terminar o Paulistão para que possamos fechar com algum reforço”, ressaltou Renan Vieira.


CAMPEONATO CEARENSE DE 2009

GUARANY - Vantuir, Ivan, Rafael, Junior e Jones; Ricardo Baiano, Alex Vampirinho, Rafael Matos e Marcelo; Leto e Clodoaldo. Técnico: Oliveira Lopes

FORTALEZA - Ricardo; Gilmak, Edson e Sílvio; Maizena, Álvaro, Coutinho, Bismarck e Guto; Mauro e Bambam. Técnico: Mirandinha

Local: Estádio do Junco, em Sobral
Horário: 16 horas
Árbitro: Luzimar Siqueira
Assistentes: Monteiro da Silva e Ricardo Dantas

Fonte: O Povo.