Mostrando postagens com marcador Givanildo Oliveira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Givanildo Oliveira. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, março 02, 2007

Vitória quer voltar à Copa do Brasil via ‘tapetão’

A diretoria do Vitória, informada sobre possíveis irregularidades nas inscrições de jogadores do Baraúnas, do Rio Grande do Norte, equipe que eliminou o rubro-negro ainda na primeira fase da Copa do Brasil, resolveu apelar para o ‘‘tapetão’’ para tentar recuperar sua vaga e avançar à segunda fase da competição, para enfrentar o Atlético-PR. A denúncia de que atletas do clube potiguar teriam atuado irregularmente, sem estar no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, chegou ao conhecimento de Sinval Vieira após o jogo do dia 22, no Barradão, quando o rubro-negro foi eliminado nos pênaltis pelo Baraúnas, após empate por 1x1. Logo que soube, o ex-diretor de futebol rubro-negro, que continua colaborando com o clube, entrou em contato com o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, e pediu que ele apurasse o que tinha de fundamento. O rastreamento na CBF não aconteceu de imediato em conseqüência do recesso do futebol no período do Carnaval.
“A denúncia que tive de amigos é apenas de uma suspeita de irregularidade do goleiro Dida. A partir daí, outros jogadores estão sendo investigados. Da minha parte existe apenas a suspeita de irregularidade. O nome do goleiro Dida não consta no BID, mas pode ser que ele esteja regularizado”, revelou Sinval Vieira.
O presidente Jorginho Sampaio, ao saber do caso, entrou em contato com Ednaldo Rodrigues. O Vitória solicitou ao presidente da FBF para que ele acionasse a advogada carioca, Patrícia Sá Leão, para ela entrar com uma ação na CBF antes da perda do prazo de apuração do que existe de verdade sobre a suspeita de que Dida e mais quatro jogadores estariam irregulares. “Não quero criar expectativa grande em relação a isso, mas a gente tem de ficar atento. O que queremos é que tudo fique esclarecido”, disse.
Apuração - O diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, informou à reportagem do Correio da Bahia que o diretor de registros da entidade, Luís Gustavo, já está apurando o caso das supostas ilegalidades na inscrição de cinco atletas do Baraúnas-RN na Copa do Brasil, mas, devido à grande papelada que se acumulou no departamento, por causa dos festejos do Carnaval, ele ainda não tem resposta se os documentos dos atletas foram realmente protocolados, o que invalidaria a irregularidade. Neste caso, estando a documentação correta, mesmo com os nomes dos atletas não tendo aparecido no BID, não se caracterizaria a irregularidade.
Virgílio ressaltou que a definição pela retirada dos pontos não cabe ao departamento de registro ou ao departamento técnico da CBF. Assim, mesmo que comprovada a falha do Baraúnas, o caso teria que ser levado a julgamento. Só depois da decisão do tribunal, o time potiguar seria punido com a perda dos pontos e, conseqüentemente, o Vitória herdaria a vaga para enfrentar o Atlético-PR. De qualquer modo, completou, o julgamento teria que acontecer rápido, pois, de acordo com a tabela, a primeira rodada da segunda fase está marcada para o dia 14.

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Givanildo Oliveira é o novo técnico do Vitória/BA



Givanildo Oliveira, 58 anos, ex-Santa Cruz, substitui o demitido Mauro Fernandes no Vitória. O novo técnico rubro-negro, contratado ontem, à noite, até o final do Campeonato Brasileiro da Série B, só chega amanhã e, à noite, vai assistir ao jogo do Vitória contra o Fluminense de Feira, no Estádio Alberto Oliveira, pela fase classificatória do Campeonato Baiano. Na quinta-feira, ele será apresentado aos jogadores, ao lado do seu assistente-técnico, Welington Vero. Estiveram nas cogitações e chegaram a ser contatados os treinadores Tite, que está indo para o futebol árabe; Paulo Comelli, do Noroeste de Bauru; e Paulo Bonamigo, que pediu R$100 mil de luvas e R$70 mil por mês. O Vitória não divulgou as bases financeiras do novo contratado.
Mauro Fernandes foi dispensado na manhã de ontem. Em seguida, o presidente Jorginho Sampaio viajou com destino a Recife, onde chegou por volta das 14h e almoçou com Givanildo Oliveira. A conversa foi bastante demorada. Além dos acertos financeiros, foi muito discutida a formação da comissão técnica. O treinador queria trazer a sua equipe de trabalho e o dirigente ponderou que o Vitória tem profissionais competentes e que a intenção era minimizar os custos. Depois de um intervalo para análises, Givanildo Oliveira e Jorginho Sampaio chegaram à definição: Welington Vero é o único acompanhante. Quando assumir, encontrará os remanescentes do período do ex-técnico: o preparador físico Alfredo Montesso, os assistentes Ednilson Sena e Cristiano Galdeano, o auxi-liar técnico Claudinho Prates e o treinador de goleiros, Eduardo Andrade.
Antes de voltar para Salvador, na noite de ontem, Jorginho Sampaio conversou bastante com Givanildo sobre o elenco do Vitória. Alguns dos jogadores são conhecidos do ex-técnico que dirigiu o Bahia em 1995, alguns foram seus comandados e outros ele conhece de outros clubes. Quando Givanildo assumir na quinta-feira, provavelmente à tarde, observará mais de perto o material humano que vai dispor e, então, sentir as necessidades. Dispensas vão acontecer, mas só depois do aval do treinador.
A primeira delas, entretanto, será a do goleiro Emerson. Os entendimentos estão bem adiantados e ainda hoje está prevista uma conversa entre ele e o presidente. Jogadores recém-contratados e que não corresponderam estão na marca do pênalti. Em contrapartida, o clube contratará nas próximas horas um goleiro e um atacante, cujos nomes virão com o apoio de Givanildo Oliveira.
Prevista - A demissão de Mauro Fernandes estava prevista e a consumação era questão de tempo. Na manhã de ontem, ele foi chamado a comparecer ao CT do Barradão, onde o presidente Jorginho Sampaio comunicou a decisão. A rejeição ao trabalho que vinha sendo executada pelo treinador era quase que total não só da diretoria como principalmente entre conselheiros e torcedores, que, após a sofrível vitória diante do Camaçari, por 4x3, chamaram-no de “burro”. Mauro Fernandes tinha o apoio dos jogadores, mas o clima para continuar não existia, mais ainda pela eliminação do rubro-negro na Copa do Brasil para o Baraúnas-RN. “Fiquei muito triste ao comunicar a saída de Mauro Fernandes, uma pessoa muito querida nossa, mas não dava mais para segurá-lo, porque até a torcida não queria. A hora tinha que ser essa”, declarou Jorginho Sampaio.
Givanildo José de Oliveira é pernambucano da cidade de Olinda, onde nasceu a 8 de agosto de 1948. Ex-craque de bola, com passagens na Seleção Brasileira, ele é um treinador vitorioso nas equipes que dirigiu até agora e que foram muitas, entre elas Sport, Santa Cruz e Central (todas de Pernambuco); Fortaleza; Paysandu e Remo (ambas de Belém); Atlético-PR; Confiança, de Sergipe; CRB e CSA (ambas de Alagoas); ABC, de Natal; Bragantino, Ponte Preta e Guarani (as três de São Paulo); e América, de Minas. O seu grande mérito foi ter elevado para a primeira divisão do futebol brasileiro as equipes do Paysandu, Sport, Santa Cruz e América-MG.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Givanildo Oliveira explica sua saída do Santa Cruz



A dificuldade em conseguir resultados diferentes de derrotas e a vontade de preservar o clube e a si próprio foram alguns dos motivos alegados pelo técnico Givanildo Oliveira ao explicar sua saída do Santa Cruz, na manhã desta segunda-feira (26), após mais uma derrota, desta vez para o Belo Jardim, lanterna do Campeonato Pernambucano e que ainda não havia vencido um só jogo. Para o agora ex-treinador coral, a corda foi esticada até o limite e desta vez não há como voltar atrás na decisão.
Givanildo também assumiu parte da culpa pelos insucessos, mas descartou a possibilidade de os jogadores não estarem assimilando suas determinações. "O primeiro culpado sou eu, que sou o comandante. Também tivemos erros de conjunto que fizeram com que o time perdesse mais que o normal. Quanto aos jogadores não assimilarem isso não existe. Simplesmente não encaixou", avaliou.
Ele disse que, ao entregar o cargo na penúltima rodada do primeiro turno, quando o Santa perdeu de virada para a Cabense, por 3x2 em pleno José do Rego Maciel, voltou atrás com o pedido da diretoria porque havia a Copa do Brasil e o segundo turno do Pernambucano para o time mostrar uma reação. "Você apaga tudo e quando chega na Copa do Brasil é eliminado logo de primeira. No primeiro jogo do segundo turno, perde e já sai correndo atrás. Deu para esticar um pouco a corda, mas agora é definitivo", destacou.
Givanildo também utilizou os números para sua justificativa. Ele lembrou dos três últimos jogos contra times do interior, quando o time perdeu para Central, Vera Cruz e o já citado jogo com o Cabense, além dos dois confrontos contra a Ulbra - derrotas por 2x0 e 2x1. "De nove jogos, vencer três e perder quatro é muito pouco. Nesse meio-tempo, nosso melhor resultado foi o empate com o Sport (1x1, na Ilha do Retiro)", disse.
O futuro do treinador deve ser mesmo o Pará, onde ele amealhou seu título mais importante: a Copa dos Campeões, pelo Paysandu, em 2002. Só que a bola da vez é o Remo, clube comandado pelo treinador pela última vez em 2004.
Para o Santa, o coordenador-técnico das divisões de base, Charles Muniz, assume a equipe oficialmente nesta terça-feira (27) e o presidente Édson Nogueira garante que ele será o treinador de forma definitiva.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Dispensas e contratações no Santa Cruz



No mesmo dia em que anunciou as dispenas do zagueiro Alex Pinho e do lateral-direito Luís Paulo o Santa Cruz contratou outros dois jogadores. Um deles é o meia Marquinhos, de 25 anos, numa negociação que já vinha demorando devido a outras propostas. O outro é um velho conhecido do torcedor pernambucano. Trata-se do lateral-direito Carlinhos, de 28 anos, que defendeu Náutico e Sport.
Marquinhos, apelido de Marcos Vicente dos Santos, deve chegar ao Arruda na próxima quinta-feira (8) e já demonstra pressa em vestir logo o uniforme e começar a jogar. "Quero me apresentar logo e entrar logo no ritmo para ajudar o Santa Cruz. Estou ciente da responsabilidade em defender o clube", apontou.
Com passagens por Flamengo, Avaí, Coritiba, São Paulo e Bayern Leverkusen entre outros, Marquinhos defende o um time do Nordeste pela primeira vez em sua carreira. "Já tenho experiência de jogar contra e sei que são times bastante competitivos. Quero entrar com bastante alegria para dar os títulos que o Santa Cruz merece", destacou.
Enquanto a dupla não chega, o time vai cumprir tabela diante da Cabense, nesta quarta-feira, às 20h30, no Arruda. Com dez pontos, o Santa ocupa a modesta sexta colocação. As duas ausências são os volantes Cleisson e Rodriguinho. Em seus lugares entram Renan e Róbson Luiz, respectivamente.
Renan fará sua estréia com a camisa tricolor. Ele foi contratado junto ao Atlético Mineiro e está ansioso, embora o jogo não tenha tanto valor. "Estou pronto e cem por cento para ajudar a equipe. Vou entrar com raça e determinação e, se depender de mim, o Santa não sai de campo sem os três pontos", avisou. Quem também estréia é Juliano. Ele vai na vaga de Alex Pinho.


Ficha do jogo


Santa Cruz: Gottardi; Paulo Ricardo, Adriano, Juliano e Badé; Romeu, Renan, Róbson Luiz e Cadu; Marco Antônio e Marcelo Ramos. Técnico: Givanildo Oliveira.

Cabense: Davi; Roma, Mi, Cleiton e Pedrinho; Edvan, Washington, Rafinha e Célio; Paulão e Eduardo. Técnico: Rinaldo da Costa.


Local: Arruda. Horário: 20h30. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Jossemar Diniz e Ivanildo Aroxa. Ingressos: R$ 5 (preço único).

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Santa Cruz perde para o Central


Os pouco mais de sete mil torcedores que foram ontem ao estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, assistiram a uma vitória heróica do Central em cima do Santa Cruz. Mesmo jogando quase todo o segundo tempo com um atleta a menos, a Patativa derrotou a Cobra Coral por 3x2, na melhor partida do Pernambucano até o momento. O Alvinegro saiu na frente, tomou dois gols no segundo tempo e nos minutos finais virou o marcador. O resultado deixou a equipe de Caruaru na co-liderança, com 15 pontos, junto com o Sport, que joga hoje. O Central perde apenas no saldo de gols. Já o Tricolor, estacionado nos 10, deu adeus ao Primeiro Turno.
Quem primeiro se lançou ao ataque foi o Santa Cruz, que com poucos segundos conseguiu uma cobrança de escanteio. Mas foi o Central quem começou melhor. Liderada pelo trio João Neto, Russo e Djalma, a equipe usou a velocidade para sufocar a defesa tricolor. O que o time de Caruaru não esperava era perder um atleta nos primeiros minutos. O atacante Juninho Petrolina sentiu uma fisgada na coxa e foi substituído por Clébson.
Aos 20 minutos, o lateral-esquerdo centralino Marciano conseguiu pegar uma bola mal recuada pelo lateral-direito Luís Paulo ao goleiro Gottardi. O atleta alvinegro não vacilou e conseguiu guardar a bola dentro das redes, fazendo 1x0.
O gol deu mais fôlego ainda ao Central. Em dois minutos, o Alvinegro quase ampliou o marcador, em dois chutes a gol. Aos poucos, o Santa Cruz foi se recuperando, mas não conseguiu igualar o placar. Nos minutos finais da primeira etapa, o Central ainda assustou a defesa tricolor com um chute do lateral Russo, que desviou no zagueiro Adriano e quase trai o goleiro Gottardi.
O segundo tempo começou de forma inversa ao primeiro. Desta vez, foi o Central quem cobrou, sem perigo, um escanteio logo no primeiro minuto. Mas o Santa Cruz voltou melhor. Não tanto pela alteração - Alex Pinho entrou no lugar de Sidraílson -, mas por causa da mudança na postura da equipe, que passou a ser mais agressiva.
Aos 3 minutos, veio o empate tricolor. Em uma cobrança de falta, o zagueiro Adriano subiu para cabecear e deixar tudo igual. Aos 7, Batata foi expulso, ao tomar o segundo cartão amarelo. Mas nem parecia que o Central estava com um jogador a menos. Em um intervalo de dois minutos, o goleiro Gottardi defendeu dois chutes perigosos. O goleiro centralino, Yamada, também fez uma grande defesa, ao espalmar um chute de Marco Antônio.
Aos 32 minutos, em uma jogada trabalhada por Marco Antônio e Badé, a bola foi parar nos pés do atacante Marcelo Ramos. Ele chutou enviesado e marcou o seu sexto gol no Pernambucano, disparando na artilharia. Mas a alegria tricolor durou apenas três minutos. Aos 35, Neto recebeu um lançamento de Djalma e empatou a partida. Aos 40, uma bola chutada para a área tricolor bateu na mão de Adriano. Cláudio Mercante marcou pênalti, que Djalma cobrou e virou o placar, decretando o placar final: 3x2 para o Central.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Santa Cruz ainda na briga


Apesar de estar a cinco pontos do Sport, a equipe do Santa Cruz permanece acreditando que ainda pode reverter esse quadro e conquistar o título do Primeiro Turno. Para tanto, os tricolores esperam vencer os próximos quatro jogos, inclusive um contra os rubro-negros, e que os rivais da Ilha do Retiro percam pelo menos mais uma partida.
“A distância continua porque o Sport também venceu, mas vamos lutar até o fim”, frisou o treinador Givanildo Oliveira, que gostou da postura do elenco contra o Náutico, ontem à tarde, no Arruda. “O time mostrou que está evoluindo. O grupo melhorou ainda mais. Gostei da vitória, pois nos manteve vivos, e do comportamento individual e coletivo do elenco”, declarou o técnico tricolor.
O atacante Marco Antônio também acredita que a equipe está crescendo de produção e, por isso, tem chances de lutar pelo Turno. “O Sport ainda tem dois clássico pela frente. Estamos evoluindo bem e a tendência é que a gente melhore e possa brigar pelo título”, disse. Já o zagueiro Adriano prefere a cautela e se mantém na defensiva até na hora das declarações. “Temos que manter os pés no chão. Existe uma distância grande para o líder e a conquista está difícil. Mas nada está definido”, observou.
Em relação ao jogo contra os timbus, Adriano falou que prevaleceu a marcação do time para conquistar a vitória. “O jogo se definiu na pegada, além da força de vontade. Estamos melhorando. Temos que acertar alguns detalhes de posicionamento, mas valeu pela dedicação de todos”, comentou. O companheiro dele de setor, o zagueiro Sidraílson, também ressaltou o trabalho dos atletas do meio-campo e do ataque. “A bola chegava mais fácil para a gente porque o pessoal da frente ajudou bastante”, analisou. “Fizemos um bom jogo, só que precisamos pensar agora no Central. Será mais uma pedreira e praticamente uma final”, acrescentou.
TreinoHoje pela manhã, haverá trabalho apenas para o lateral-esquerdo Moreno e para o atacante Adalto, últimos atletas a se apresentarem no Arruda. Os demais atletas só treinam na parte da tarde. Também hoje, a direção de futebol poderá anunciar a contratação de um meia-atacante. Comentou-se ontem que Cristian, que assinou com o Náutico no sábado, seria esse homem. No entanto, como assinou com os alvirrubros, o colegiado estaria fechando com outro jogador da posição.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Givanildo Oliveira faz mudanças no Arruda


"Se há necessidade de mexer não tem porque não fazer. Não dá para ser um técnico omisso. O Campeonato é curto e não posso ficar esperando". Com estas palavras o técnico do Santa Cruz, Givanildo Oliveira, justificou a entrada de cinco novos atletas na equipe que enfrenta hoje, às 20h45, o Ypiranga, no estádio do Arruda. A partida é válida pela quarta rodada do Pernambucano, onde, até o momento, o tricolor ocupa apenas a sexta posição, com quatro pontos ganhos.Ciente da necessidade de vencer e entrar definitivamente na briga pelo título do primeiro turno, o treinador coral aboliu o esquema 3-5-2 e passou a adotar o 4-4-2. Antes de iniciar o coletivo de ontem à tarde, Givanildo conversou com a equipe que começa a partida diante do Ypiranga. A única ausência no treino foi a do atacante Marcelo Ramos, liberado para resolver problemas particulares em Salvador. Em seu lugar, treinou o garoto Porcellis que, ao que parece, vem agradando ao técnico a cada treinamento. "Se tivesse aqui, o Marcelo treinaria entre os titulares. Pelo que sei, ele está retornando hoje (ontem), às 18h. Em todo caso foi bom porque observei a movimentação de Porcellis, que não deixa de ser uma boa opção", declarou Givanildo Oliveira.Esta alteração no ataque não foi efetivada, mas as outras cinco mexidas eram imprenscindíveis para uma possível melhora no rendimento da equipe, segundo o treinador. E elas começaram logo pela camisa 1. O prata-da-casa Anderson perdeu o posto de titular para o novato Eduardo Gottardi, jogador de 21 anos e que veio do Internacional-RS. "Jogar numa equipe como o Santa Cruz sempre vai haver pressão. Agora, a gente tem que sempre pensar positivo. Sei que minha função é de confiança. Não é à toa que somos os primeiros a entrar em campo e os últimos a deixá-lo", disse Gottardi.Dando prosseguimento às alterações, Givanildo promoveu os laterais Paulo Ricardo - em lugar de Luís Paulo - e Fabiano na vaga de Max. No meio-de-campo, entrou o volante de marcação Romeu, uma das peças mais solicitadas por Givanildo nos últimos dias, tamanha vulnerabilidade existente no setor. Para criação das jogadas, entrou Cadu, em lugar de Fabrício Ceará, que cumpre suspensão automática. Com isso, Marco Antônio foi definitivamente deslocado para o ataque ao lado de Marcelo Ramos ou, quem sabe, do novo queridinho do Arruda, Porcellis.Santa CruzGottardi; Paulo Ricardo, Adriano, Sidraílson e Fabiano; Romeu, Cleison, Rodriguinho e Cadu; Marco Antônio e Marcelo Ramos (Porcellis) Técnico: Givanildo OliveiraYpirangaRomero; Gilberto Matuto, Humberto, Nenén, Nando; Ricardo Baiano, Savoca, Miltinho e Jackson; Claudinho e Wellington. Técnico: Ademir MüllerLocal: Arruda Hora: 20h45 Árbitro: Ricardo Tavares Assistentes: Alcides Lira e Albert Júnior Ingressos: R$ 5,00 (sócios e estudantes) R$ 10,00 (arquibancada)