Mostrando postagens com marcador PC Gusmão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PC Gusmão. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, março 21, 2007

Náutico enfrenta o Paysandu


Quando disputavam a Série B do Campeonato Brasileiro, Náutico e Paysandu travaram bons duelos. Agora vivendo situações completamente opostas, o Timbu na Primeira Divisão e o Papão na Terceirona, os times voltam a se encontrar. A volta do embate, que acontece hoje, às 21h45, no estádio da Curuzu, em Belém, só foi possível graças à democrática Copa do Brasil, que reúne todos os níveis do futebol brasileiro. Quem passar por esta segunda rodada, tem outra parada dura pela frente, o Corinthians.
As divisões que as equipes se encontram, no entanto, são ignoradas pelo Náutico, que prega o respeito ao adversário. Nem a possibilidade da eliminação do jogo de volta em caso de vitória dos visitantes por dois gols de diferença é cogitada pelos alvirrubros. Este não é o principal foco do Timbu, que mesmo três meses após o início da temporada, continua em busca da tão sonhada regularidade. “Vamos atrás da nossa afirmação como equipe, mantendo a identidade adquirida dentro de casa para conseguir alcançar a vitória”, atestou o atacante Kuki, artilheiro alvirrubro na Copa do Brasil, com três gols.
Apesar da possibilidade de poder eliminar a partida de volta, o técnico PC Gusmão rejeita a expressão “jogar com o regulamento de baixo do braço”. Para ele, o Náutico vai jogar em busca da vitória e para isso ele “canta” o caminho das pedras. “O mais importante em Copa do Brasil é fazer gol na casa do adversário e, claro, se possível, não tomar. Precisamos jogar com inteligência para fazer um bom resultado”, disse o treinador, que teve apenas uma oportunidade no comando de uma equipe em Copa do Brasil, no ano passado, à frente do Cruzeiro - a Raposa acabou eliminada nas quartas-de-final pelo Fluminense.
Para esta partida, PC Gusmão tem como desfalque o atacante Felipe, que com um forte torcicolo nem viajou com a delegação para Belém. O substituto dele não foi revelado pelo treinador nem no último treino da equipe, ontem, no estádio do Remo, o Baenão. Assim, a definição do ataque só deve sair minutos antes de o jogo iniciar. A briga deve ficar entre o jovem John e Fábio Silva, um pouco mais experiente. Outra opção, embora pouco provável, seria a entrada do meia Acosta, que vem treinando numa posição mais adiantada. O restante do time deve ser o mesmo que goleou a Cabense por 6x0, pelo Campeonato Pernambucano.
De qualquer maneira, segundo PC Gusmão, Felipe será um jogador que fará muita falta ao time. “Ele e o Kuki jogam há um bom tempo juntos e o entrosamento deles com certeza fará falta. Mas não adiantaria levar um atleta que não está 100%”, explicou o comandante. “Quanto ao John não decidi. Ele ainda é um menino e a Copa do Brasil exige um pouco mais de experiência”, completou.
PaysanduRonaldo; Cledir, Wellington Paulo, Cametá e Paulinho; San, Arcelino, Ricardo Oliveira (Flamel) e Flávio Baiano; Robson e Zé AugustoTreinador: Sinomar NavesNáuticoGléguer; Sidny, Allyson, Breno e Escalona; Elicarlos, Walker, Cristian e Marcel; Kuki e John (Fábio Silva) (Acosta)Técnico: Paulo César GusmãoLocal: estádio da Curuzu (Belém/PA)Horário: 21h45Árbitro: Françuar Fernandes da Silva (RR)Assistentes: Nilton Pereira da Silva e Dorisley da Silva Pinheiro (ambos de RR)TV: Globo

segunda-feira, março 19, 2007

Náutico goleia novamente por 6 x 0



O técnico Paulo César Gusmão estreou em grande estilo no comando do Náutico. Em tarde inspirada do atacante Kuki, o timbu goleou a Cabense por 6x0, com o camisa 11 marcando três vezes. Agora, o time dos Aflitos volta a campo na quarta-feira (21), contra o Paysandu, pela Copa do Brasil, em Belém.
Quem viu - ou ouviu - apenas os primeiros 15 minutos de partida não imaginaria que o resultado final seria uma goleada tão contundente. Afinal, o Náutico chegou a irritar os pouco mais de quatro mil torcedores que compareceram aos Aflitos. Os passes errados do meio-de-campo, principalmente de Marcel eram tudo que a Cabense queria. E os visitantes cumpriram o que o treinador previa: ir ao ataque para evitar uma goleada. Por algum tempo isso deu certo e até os nove minutos a Cabense chegou com perigo pelo menos três vezes. Numa delas, aos dois minutos, Cláudio acertou o travessão.
Quanto os torcedores já ensaiavam as primeiras vaias, Marcel acertou sua primeira jogada. Aos 18 minutos, ele fez excelente passe para Kuki completar para o gol. Como que por mágica, o gol deu ao Náutico a tranqüilidade necessária para trabalhar a bola com qualidade e construir o placar. Nem mesmo outra bomba de Cláudio no travessão, aos 29, desta vez batendo falta, dimimuiu o ímpeto. Cinco minutos depois, foi a vez de Felipe deixar o seu.
Tomar o segundo gol quando esboçava a reação foi letal para a Cabense. O time do Cabo começou a entregar os pontos e, aos 42, Kuki desperdiçou excelente oportunidade ao mandar para fora. Dois minutos depois, Marcel coroou sua recuperação dentro da partida aproveitando rebote do goleiro para anotar o 3x0.
Mesmo com o placar bem encaminhado, a equipe dos Aflitos voltou para a etapa final envolvendo o adversário, que, mesmo mexendo no time, não conseguiu muita coisa. Aos oito minutos, Kuki perdeu um gol incrível depois de passar pelo goleiro. Mas três minutos depois, ele não vacilou e apareceu na área para fazer seu segundo na partida e o quarto do timbu. Apenas dois minutos depois, a dupla infernal Marcel/Kuki aprontava para cima do goleiro David. O meia encontrou o artilheiro em ótimas condições e fez o passe. Mas o chute foi para fora. Aos 15 minutos, Marcel sentiu uma contusão e pediu para sair. A ausência dele para entrada de Vágner Rosa diminuiu um pouco a qualidade do passe alvirrubro, que passou a jogar com um meio-de-campo mais pegador.
Assim, o jogo seguiu morno até os minutos finais, quando a boa jornada de Kuki rendeu mais frutos. Aos 41, ele serviu o prata da casa John, que marcou seu primeiro gol e o quinto da tarde. Finalmente, aos 45, Kuki deu o toque final na sua tarde inspirada batendo falta com categoria: 6x0.
Ficha do jogoNáutico: Gléguer; Sidny, Índio, Alysson e Escalona (Deleu); Elicarlos, Walker, Cristian e Marcel (Vágner Rosa); Felipe (John) e Kuki. Técnico: Paulo César Gusmão.Cabense: David; Jamesson, Cleiton, Mi e Wellington (Édson); Edvan, Washington, Roma e Zé Carlos (Poló); Cláudio e Geraílton (Osvaldo). Técnico: Nilo Tadeu.
Local: Aflitos. Árbitro: Patrício Souza. Assistentes: Jossemar Diniz e Ivanildo Aroxa. Gols: Kuki, aos 18; Felipe, aos 34; e Marcel, aos 44 do primeiro tempo. Kuki, aos 11; John, aos 41; e Kuki, aos 45 do segundo tempo. Carões amarelos: Felipe, Sidny, Escalona e Mi. Renda: R$ 37.786. Público: 4.759.

terça-feira, março 13, 2007

PC Gusmão acredita em milagre do Náutico


O "salvador da pátria" chegou aos Aflitos com uma verdadeira "romaria" de torcedores. Ladeado pelo presidente do Náutico, Ricardo Valois, e apenas um diretor do colegiado de futebol, Marcílio Sales, o novo técnico timbu, Paulo César Gusmão, se deslocou da sede ao auditório do clube bastante prestigiado pelos alvirrubros. E, na tentativa de entrevista coletiva - muito mal organizada pela direção do clube - foi logo jogando para a galera. "A gente tem que visar a conquista de tudo em que está trabalhando. O futebol sempre te mostra surpresas. Ainda dependemos de resultados, mas o Pernambucano não será um laboratório", comentou acreditando no milagre.Para realizar tudo que está dizendo e, conseqüentemente, transformar água em vinho, PC Gusmão terá muito trabalho pela frente. Inteligente, o treinador pediu para que a diretoria alvirrubra arquivasse, pelo menos por mais uma semana, a lista de dispensa que circulou ontem nos Aflitos. Quatro jogadores, todos do setor defensivo, estavam com a corda no pescoço, mas ganharam uma sobrevida. "Quero dar um voto de confiança ao grupo. Conheço quase todos os jogadores e sei que eles têm potencial. Às vezes, um ou outro jogador ainda está passando por um período de adaptação e isso atrapalha o seu rendimento", disse o treinador.Se "este não é o momento" para dispensar jogadores, como disse PC Gusmão, também não é de contratar. O técnico, que pediu um tempo até a partida de domingo contra a Cabense, nos Aflitos, para reavaliar o elenco do Náutico, ganhará hoje mais um jogador que foi contactado pela direção alvirrubra ainda na época de Hélio dos Anjos. O zagueiro Cris, 26 anos, que estava atuando no Bragantino-SP. Como as inscrições para o Campeonato Pernambucano já encerraram, o atleta só terá condições de jogo para a Copa do Brasil e também o Campeonato Brasileiro da Série A.Confiança - O presidente do Náutico, Ricardo Valois, manteve a costumeira confiança em sua equipe. Porém mostrou-se duro e mandou alguns recados aos jogadores que, como disse, "não estão correspondendo oesperado que jogaram em outros clubes brasileiros". Valois explicou o motivo de aceitar o pedido do novo treinador e reavaliar alguns atletas. "Aquele que não progredir, não mostrar serviço será dispensado", deixou claro.Valois disse não se preocupar com o pouco tempo que resta para o início da Série A. "Vamos usar esse tempo que temos até o brasileiro para avaliar o time. A torcida não precisa se preocupar. Afinal, nós já fizemos uma equipe faltando apenas 15 dias para o início do Campeoanto Pernambucano e fomos campeões do Centenário. Nós sabemos montar times. É claro que algumas contratações dão certas e outras não", completou.