domingo, abril 20, 2008

(Cearense) - Tradição contra eficiência.

Quando a bola rolar, neste domingo, no Castelão, dois opostos medirão forças. De um lado, o tradicional Fortaleza. Do outro, o pequenino Horizonte. Mas na batalha dos números, o equilíbrio é quem manda. E até com certa vantagem para o time da Região Metropolitana

Na universal linguagem do futebol, o jogo deste domingo, no Castelão, é um encontro tipicamente díspare. De um lado, uma equipe prestes a completar nove décadas de vida. Do outro, o caçula da primeira divisão do Estadual. É o confronto, sem o menor juízo de valor, de um clube grande contra um pequeno. Mas na contramão dos "pré-conceitos", os números colocam Fortaleza e Horizonte em igualdade de condições. E talvez até com certa vantagem para o time da Região Metropolitana.

Ao longo da competição, os comandados de Argeu dos Santos fizeram 43 pontos e lideram a classificação geral. Além disso, é o time que mais venceu no Estadual (13 vitórias), o que ajudou a dar ao Horizonte o melhor aproveitamento entre os dez clubes da primeira divisão: 65%. A equipe ainda carrega o segundo melhor ataque (47 gols marcados) e o melhor saldo de gols do Estadual (20). Ou seja, o pessoal da frente e os zagueiros andam equilibrando a balança.

E se o Horizonte tem do que se orgulhar, o Fortaleza não fica muito atrás. O Tricolor também possui estatísticas que podem ser decisivas na final do segundo turno. O time de Heriberto da Cunha é o que menos perdeu. Foram apenas quatro derrotas em 24 jogos. Mas ao contrário do que se poderia imaginar, o que evitou os tropeços foram os gols marcados. O Leão é o melhor ataque de todo o campeonato e balançou as redes adversárias 50 vezes (a defesa tomou 31 gols).

As dança dos números continua quando o recorte é só nos confrontos entre os dois adversários deste domingo. E ai é verdadeiro festival de gols. Por quatro vezes este ano, Fortaleza e Horizonte mediram forças, inclusive na semifinal do primeiro turno. Cada um ganhou dois jogos. No total, 14 bolas foram para o fundo das redes (média de 3,5 por partida).

Com toda essa matemática, o primeiro jogo da semifinal do segundo turno tem tudo para agradar a quem arriscar ir ao Castelão. Será o passo inicial rumo à decisão do Cearense, contra o Icasa (vencedor do primeiro turno).

E para comandar o confronto, o Horizonte solicitou (e bancou) arbitragem de fora. O apito será do gaúcho Carlos Eugênio Simon, auxiliado por Cleidy Mary Ribeiro e Maria Eliza Barbosa. Esta última, semana passada, no clássico paulista entre São Paulo e Palmeiras, válido pelas semifinais do Estadual, foi pivô de uma polêmica ao validar gol de mão do atacante Adriano, do São Paulo.


CAMPEONATO CEARENSE 2008

FORTALEZA - Tiago Cardoso; Juninho, Preto e Vítor; Simão, Leandro, Paulo Isidoro e Márcio Azevedo; Taílson e Rômulo. Técnico: Heriberto da Cunha

HORIZONTE - Jéfferson; Izaquiel, Da Silva, Gilmark e Eusébio; Reginaldo, Piva, Raul e Júnior Cearense; Stênio e Léo Jaime. Técnico: Argeu dos Santos.

Local: estádio Castelão

Horário: 16 horas

0 comentários: