sábado, janeiro 05, 2008

Ceará dá vexame e é goleado pelo Horizonte na estréia

Fortaleza (CE) - Os prognósticos para a estréia do Ceara no campeonato estadual neste sábado não eram os melhores, já que o técnico Heriberto da Cunha avisou que não tinha 11 jogadores em condições físicas ou jurídicas de entrar em campo. Porém, nem o mais pessimista alvinegro previa um resultado como o que aconteceu no Clenilsão: 5 a 1 para o Horizonte.

Para piorar o quadro, o duelo estava liqüidado ainda no primeiro tempo. Antes mesmo dos 40 minutos o Vovô já amargava a goleada por 4 a 0. O grande nome do Horizonte foi Piva, autor dos dois primeiros gols, aos cinco e 22 minutos. Breno, aos 32, e Paulinho, aos 36, completaram o dilatado placar nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, Stênio ampliou o massacre, enquanto Vavá, aos 35, fez o tento de honra do Alvinegro.

E o Ceará, um dos mais tradicionais clubes do Estado, ainda termina o sábado como única equipe da competição sem somar pontos. Nos outros dois jogos no primeiro dia da rodada inicial, dois empates por 1 a 1 entre Boa Viagem e Quixadá, no Serjão, e Ferroviário e Itapipoca, no Elzir Cabar.

A rodada será completada neste domingo com os duelos entre Uniclinic e Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, e Guarani e Icasa, no Romeirão.


Fortaleza terá estréia de jogadores e uniforme no domingo


O técnico Silas Pereira não confirmou a equipe do Fortaleza para o jogo de estréia no domingo, contra o Uniclinic, pela primeira rodada do Campeonato Cearense.

Com os meias Paulo Isidoro e Juninho Cearense com dores musculares, o treinador prefere esperar pela posição oficial do Departamento Médico. “Vou aguardar os dois jogadores, mas não tem segredo. O time é esse que vem treinando durante a semana”, afirmou o treinador.

Silas acredita que apenas com muita vontade e determinação, o Tricolor de Aço poderá compensar a desvantagem do aspecto físico. “O Uniclinic está treinando há mais tempo que o Fortaleza, e a gente ainda não terminou a pré-temporada. Mas isso não é desculpa, vamos para o jogo para tentar a vitória”, finalizou.

A equipe do Fortaleza terá pelo menos quatro estréias no jogo de domingo, contra o Uniclinic, pela primeira rodada do Campeonato Cearense.

O lateral-direito Michel, o zagueiro Lucas e o atacante Rômulo estão confirmados no time titular e farão a primeira partida com a camisa do Fortaleza. Outro que poderá estrear é o meia Juninho Cearense, que atuou no Leão em 2002 e 2004.

Além deles, o meia Rogerinho, relacionado para a partida, também poderá fazer a sua estréia.

No domingo, o Fortaleza terá outra novidade com a estréia dos novos uniformes para a temporada 2008.
O técnico Silas Pereira relacionou dezoito jogadores para a partida. Veja a lista completa:

Goleiros: Tiago Cardoso e Douglas.
Laterais: Michel e Guto.
Zagueiros: Juninho, Lucas, Romário e Preto.
Volantes: Dude, Rogério e Válter.
Meias: Juninho Cearense, Paulo Isidoro, Igor e Rogerinho.
Atacantes: Osvaldo, Rômulo e Cleiton.


Rei Pelé pode ser interditado

Depois de vetar ontem, por meio de um Ato Administrativo, o Estádio Alfredo Leahy, em Penedo, para jogos do Campeonato Estadual, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) ameaça agora vetar também o maior estádio de futebol de Alagoas, o Rei Pelé.

E mais: além do Trapichão, outro que está na lista dos ameaçados é o do Igaci, por não ter vestiários suficientes para os times.

No caso do Rei Pelé, o que a FAF alega é o fato de o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) ter reprovado a estrutura das coberturas no 2º piso, situadas nas cadeiras especiais.

Depois do veto oficial do Estádio Alfredo Leahy, ontem, pela FAF, o clima na diretoria do Penedense não era de bons amigos.

A Gazeta entrou em contato com o presidente do clube, Sandro Feitosa, mas ele não atendeu as ligações. Já o presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Menezes, foi enfático.

“Esse ato tem cheiro de retaliação. Não posso dizer se é política”, afirmou.

Marta recebe hoje Comenda Nise Magalhães em Maceió

A jogadora Marta Vieira da Silva será homenageada hoje pelo governo do Estado, às 10h, no auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares.

A melhor do mundo receberá a Comenda Nise Magalhães da Silveira, principal honraria de Alagoas.

A solenidade de outorga terá a presença do governador Teotonio Vilela Filho.

Além de Marta, serão homenageados o primeiro técnico da jogadora, José Júlio de Freitas, o “Tota”, e Dorivane (Dorinha), que receberá uma placa por ter sido a primeira jogadora alagoana a integrar a seleção brasileira.

AMBEV patrocina Baianão 2008

Superando as expectativas dos mais otimistas, são grandes as perspectivas para o início do Campeonato Baiano 2008. A proposta é preparar uma competição diferenciada para os torcedores, acirrada para os clubes e de grande visibilidade para os patrocinadores.

Seguindo esta meta, foi realizada na tarde desta quinta-feira (03/01), na sede da FBF, o anúncio oficial da proposta de patrocínio da AMBEV (Companhia de Bebidas das Américas) para o Campeonato Baiano 2008. A aposta surgiu do interesse de valorizar ainda mais a competição baiana, igualando-a aos principais estaduais do Brasil.

A AmBev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina. A Companhia foi criada em 1º de julho de 1999, com a associação das cervejarias Brahma e Antarctica. Líder no mercado brasileiro de cervejas, a AmBev está presente em 14 países, é referência mundial em gestão, crescimento e rentabilidade. Detentora do maior portfólio do país no setor de bebidas, AmBev vem consolidando a participação de suas marcas no mercado brasileiro de cervejas.

O produto a ser divulgado será a BRAHMA FRESH, cerveja oficial do Campeonato Baiano 2008, que apostou no futebol como a principal plataforma de divulgação. Durante todo o estadual, os torcedores serão surpreendidos como diversas ações promocionais dentro e fora dos estádios, visando unir ainda mais a sociedade ao clube daquela cidade. O objetivo é lotar as praças esportivas e realizar uma competição brilhante.

O patrocínio foi proposto apenas aos clubes do interior, garantindo um incentivo a mais para o crescimento dos mesmos na competição. Os Presidentes das Associações demonstraram grande entusiasmo com a notícia.

Árbitros da Bahia passam por pré-temporada rígida

Os árbitros e assistentes baianos tiveram que suar a camisa na manhã desta sexta-feira (04/01), no segundo dia de atividades da pré-temporada.

No primeiro compromisso, os oficiais da arbitragem participaram de um treinamento físico específico sob o comandado do Professor Carlos de Souza Pimentel, avaliador físico da CBF. A atividade desenvolvida foi semelhante aos testes físicos da Confederação.

Na dinâmica de arbitragem, os participantes tiveram o primeiro contato como o ponto eletrônico. Foram discutidos na prática posicionamentos e posturas dos árbitros em diversos lances, bem com a aplicação de cartão. O trabalho foi coordenado por Antônio Pereira da Silva, membro e instrutor da Comissão de Árbitros da CBF, e pelo árbitro da Federação paulista de Futebol e CBF, Rodrigo Cintra.

Confira as atividades do período vespertino:

14h00 – “Treinamento de Regras e Técnica de Arbitragem – Regra V, VI, X, XI e XII”, ministrado por José Gomes dos Santos – Instrutor da CEAF/BA, Advogado, Ex-árbitro de Futebol/FBF-CBF e Professor de Educação Física.

16h00 – Intervalo

16h30 – “Nutrição adequada para o Árbitro de Futebol”, ministrada por Alessandro Fernandes Ramos – Nutricionista com especialização em Microbiologia Nutrição Clínica/Esporte.

18h00 - Entretenimento entre os Árbitros, coordenado pelos árbitros Arilson Bispo da Anunciação e Lúcio José Silva Araújo.

Torcida Jovem do Botafogo terá bloco de carnaval nas ruas de João Pessoa

Uma grande novidade na prévia carnavalesca de João Pessoa este ano promete empolgar os torcedores botafoguenses. É o Bloco TJB Folia, da Torcida Jovem do Botafogo, que sairá nas ruas no dia 26 deste mês.

O bloco contará com cordão de isolamento e terá banda de axé no trio elétrico puxando os torcedores-foliões, que sairão da Avenida Cabo Branco (em frente ao Sesc) com dispersão no busto de Tamandaré.

As camisetas custam dez reais e estão a venda na sede principal da TJB, no bairro do Cristo e na sub-sede da Avenida Cruz das Armas. Para o membro da torcida, Juan Azevedo, a iniciativa do presidente de criar o bloco foi de extrema satisfação para os componentes.

“O presidente da TJB, Leão, está de parabéns com essa idéia de colocar o bloco da TJB nas ruas. Nós, que somos membros da torcida e apaixonados pelo Botafogo vamos divulgar ao máximo esse evento”, disse Juan.

Ele aproveitou e fez um convite aos torcedores da grande João Pessoa. “Queremos convidar torcedores de João Pessoa e das cidades circunvizinhas para participarem desse bloco, pois o clima é de carnaval e quero ver todos caindo na folia”, completou.

Sem Bala o Sport vai de Terra !


Nome: Alex Barboza de Azevedo Terra
Posição: Atacante
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Data de nascimento: 02.09.1982
Idade: 25
Altura: 1.70 m
Peso: 63 kg
Chuteira: 38
Jogos: 23
Gols: 19
Origem: Fluminense (RJ)


Clubes 2002-2005: Fluminense-RJ
2005: Nacional - Portugal
2006-19/06/2007: Fluminense-RJ
20/06/2007: Ponte Preta-SP
Títulos por equipe Campeonato Carioca: 2002, 2005
Copa Rio de Janeiro: 2005
Copa Brasil: 2007



Bala fora da Ilha !

Fim da novela e sem final feliz. Direção do Sport e direção do Cruzeiro não chegaram a um acordo e o atacante não vai permanecer na Ilha em 2008.

O presidente do Sport, Milton Bivar, tentou a renovação do empréstimo do jogador, mas o clube mineiro só tem a pretensão de vender o atleta e os valores fogem da realidade do Sport. O Cruzeiro bate o pé e só negocia o jogador por R$2,2 milhões.

Carlinhos foi o artilheiro do Sport na temporada 2007 com 23 gols, demonstrou interesse em permanecer, mas como tem os direitos federativos presos ao Cruzeiro, vai ter de se apresentar ao clube mineiro. Bala segue no Recife acompanhando a recuperação da avó.

Com a não-renovação do jogador, cresce a possibilidade da contratação de Alex Terra, que tem as características parecidas com a de Carlinhos Bala.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Bala foi negociar pessoalmente com Cruzeiro

Após saber que o Cruzeiro não quis negociar com o Sport, o atacante Carlinhos Bala viajou para Minas Gerais para resolver a situação pessoalmente junto com seu empresário Robério Lopes. O atleta pretende convencer os diretores da Raposa que quer permanecer no Recife e na Ilha do Retiro.A direção rubro-negra afirmou que, mesmo o jogador tendo a iniciativa de conversar pessoalmente com a direção cruzeirense, não vai mais se meter no caso. “Passamos praticamente toda a quinta-feira conversando com o presidente do Cruzeiro e não conseguimos demovê-lo da sua posição. Por isso, se Carlinhos conseguir, será muito bem vindo, mas o Sport não se mete mais no caso”, declarou o presidente Milton Bivar.O cartola rubro-negro aproveitou a situação para confirmar que na segunda-feira, quando retorna ao Recife da sua viagem ao Sul do Brasil em busca de novos jogadores, vai anunciar mais dois reforços. “Temos dois atletas que estão muito perto de acertar. Então não queremos regressar de malas vazias”, disse.

Zagueiro deve colocar Náutico na Justiça

O zagueiro Everaldo até agora não se apresentou ao técnico Roberto Fernandes e deve estar se transferindo para o Marília, de São Paulo. Apesar de o atleta ter contrato até o mês de julho com o Náutico, notícias da imprensa paulista dão como certa sua contratação pelo MAC.De acordo com informações da direção alvirrubra, o atleta tem um mês e meio de salários atrasados e praticamente todo o FGTS. Pela Lei Pelé, o jogador não tem direito a obter seus direitos federativos antes de completar três meses de salários atrasados. Porém com o FGTS atrasado ele poderá conseguir se desvincular do Náutico sem pagar a multa rescisória.O Departamento Jurídico alvirrubro está atento a atual situação do atleta e já se prepara para uma disputa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Codecir tenta interditar parte do Arruda

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) chegou nesta sexta-feira pela manhã no Arruda para interditar todo o anel superior e as cadeiras do estádio José do Rêgo Maciel. A equipe foi recebida pelo presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, e pelo advogado do clube, Eduardo Lopes.De acordo com o advogado, a Codecir não poderia ter interditado nenhuma área do Arruda, pois no último dia 20 representantes dos três clubes do Recife se reuniram com o Ministério Público, que deu até o dia 9 deste mês para que Sport, Náutico e Santas Cruz apresentasse um relatório com o que vai ser feito e o cronograma das obras para atender opedidos do Batalhão de Choque, da Celpe, dos Bombeiros, do Crea e da Vigilância Sanitária.“Eles chegaram dizendo que iriam cumprir um pedido do Ministério Público, porém fiz ver a eles que aquele pedido que eles tinham em mãos não estava atualizado em relação à última reunião. Fui pegar a ata da reunião do escritório e quando cheguei que mostrei a eles, a equipe já tinha colocado as fitas da interdição e disseram que não iriam voltar atrás para desfazer o que foi feito. Então a gente mesmo subiu e tirou as fitas do isolamento, pois ele não estava correto com o que foi acertado”, declarou Eduardo Lopes.O advogado, inclusive, afirmou que o Santa Cruz já entregou o relatório. “Já está nas mãos do Ministério Público o cronograma das obras do Santa Cruz. Então não tinha para que a Codecir fazer isso”, finalizou.

Campinense confirma amistosos com um clube potiguar e outro paraibano

A diretoria do Campinense Clube, através do diretor de marketing e comunicação, Tiago Melo, confirmou em contato com o portal futeboldaparaiba.com, mais dois amistosos para a Raposa nessa fase de preparação antes do Campeonato Paraibano de 2008.

A próxima partida amistosa da equipe cartola será na próxima quarta-feira, dia 9, em Campina Grande, diante do Corinthians de Caicó - equipe que está de volta em 2008 à elite do futebol potiguar. O outro jogo confirmado vai ser diante do Esporte de Patos no dia 12 (sábado), às 17h30, também no estádio Amigão.

A Raposa, nesta pré-temporada, já realizou três partidas amistosas, ambas no ano de 2007. O primeiro jogo foi diante da equipe amadora do Esporte Manguape, de Lagoa de Roça, onde venceu por 4x0. A outra vitória nesta fase veio diante do bom time do Ipanema, de Alagoas, com o placar de 2x1. Mas o Campinense também conheceu sua primeira derrota, durante a preparação, ao enfrentar e perder para o Vera Cruz-PE, por 2x1, jogando no estádio Amigão, em Campina Grande.

O preço dos ingressos para os dois amistosos da próxima semana já está definido, e será único. Com as dependências das cadeiras interditadas no estádio Amigão, só a arquibancada sombra será utilizada e o ingresso vai custar cinco reais.


REFORÇO

Pelo jeito, falta pouco para a "novela Fábio Júnior" terminar, e com um bom final para a torcida rubro-negra. O atacante, que vem negociando a sua volta à Raposa há um certo tempo, chegou a cidade de Campina Grande na noite desta quinta-feira (03), por volta das 21 horas.

A informação foi passada por uma fonte ligada à diretoria do Campinense. O jogador ainda não assinou contrato com a equipe cartola, mas, segundo informações, falta pouco para isso acontecer. Fábio Júnior deve ser apresentado na manhã desta sexta-feira (04).

Central/PE contrata lateralesquerdo ex-Palmeiras

O Central anunciou a contratação do 12º reforço para a temporada. Trata-se do lateral-esquerdo Xavier, 27, ex-Santa Cruz, Palmeiras e Botafogo, e que estava jogando no Vila Nova/GO. O atleta esteve ontem no clube, juntamente com seu empresário, negociando os últimos acertos com o presidente Ronaldo Lima. O lateral se apresenta hoje pela manhã ao técnico Flávio Barros e depois treina normalmente com o restante do elenco.
A chegada de novos reforços não deve parar nem tão cedo. A diretoria segue procurando jogadores para a defesa, o meio de campo e o ataque. Quem foi sondado pela Patativa foi Sandro. O ex-defensor do Sport, Santos e Vitória/BA foi descartado devido ao seu alto salário. Já o volante César Baiano, ex-Santa Cruz, e o atacante Anderson Lobão, com passagem pelo Marília, Vila Nova/ GO e Criciúma, podem ser anunciados nos próximos dias. Até agora, o Central contratou dois goleiros, dois zagueiros, três laterais, um volante, três meias e um atacante.

Milton Bivar: “A coisa ficou difícil”

Duas horas e meia de reunião e nenhuma notícia positiva para a torcida rubro-negra. Depois da conversa realizada entre as diretorias do Sport e do Cruzeiro, ontem à tarde, em Minas Gerais, Carlinhos Bala ficou praticamente descartado dos planos do Leão para a temporada de 2008. Mas os rubro-negros ainda têm uma carta na manga para tentar virar o jogo. O próprio jogador, que irá se reapresentar, hoje à tarde, na Toca da Raposa, tentará amolecer o coração do presidente cruzeirense, Alvimar Perrela, para permanecer em Pernambuco. Quem também está na jogada pelo atacante é o Vitória da Bahia.
“O problema foi financeiro. A pedida do Cruzeiro ficou muito distante da nossa oferta e, no momento, ele está descartado”, disse o presidente Milton Bivar, sem querer entrar no mérito do valor oferecido pelo Sport. A Raposa está pedindo R$ 2,2 milhões pela multa rescisória dos 65% dos direitos federativos que lhe cabem. Os outros 35% são do próprio jogador. Carlinhos Bala tem contrato firmado com os mineiros até dezembro de 2009. “Não tivemos condições de aumentar, nem eles de reduzir. Assim, a coisa ficou difícil. Não houve um acerto e agora é esperar que o Cruzeiro volte a nos procurar”, completou.

Santa Cruz pode ter despesas pagas na Série C

Depois de acertar a recuperação de um pequeno trecho da arquibancada do Arruda de graça, o Santa Cruz conseguiu ontem outra importante ajuda para o clube, desta vez dentro de campo. Depois de conversar com a atual direção coral, o presidente da FBA e ex-presidente do Tricolor, José Neves, prometeu que vai procurar empresas interessadas em bancar todas as despesas da Cobra Coral na Série C relativas às viagens - transporte, hospedagem e alimentação. José Neves frisou que não é possível garantir o patrocínio, mas é grande a possibilidade de ele vir a ser concretizado.
Esta seria a segunda alternativa do ex-presidente, que antes de mais nada ainda sonha em fazer com que a FBA também administre a Série C, como faz com a Segunda Divisão. Caso consiga, todos os clubes, inclusive o Santa Cruz, receberiam ajuda da instituição. “O problema é que na Série C não podemos fazer um planejamento. Não sabemos quanto vamos gastar. Mas eu acho que a gente vai viabilizar isso. Se a Série C não passar para a FBA, eu, através das minhas amizades, vou tentar conseguir patrocinadores para fazer o aporte de recursos”, prometeu.
A parceria com o ex-presidente foi definida durante um encontro, ontem à tarde, com os atuais presidentes do executivo, Edson Nogueira, e do conselho deliberativo, Alexandre Férrer, além do presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira. “Ele vai fazer com que a gente possa disputar a Série C com mais tranqüilidade”, comentou, alegando que não ficou surpreso com a atitude de José Neves, que faz parte da oposição a Edinho. “Ele é meu amigo há mais de 35 anos”, justificou.
O dia de ontem também teve algumas mudanças no clube. Uma delas foi o anúncio do ex-presidente José Nivaldo de Castro como novo coordenador das divisões de base do Santa Cruz. Além disso, o jornalista Fernando Veloso, que vinha fazendo oposição a Edinho, aceitou ser diretor de marketing. A sua primeira tarefa será elaborar um tipo diferente de camisa do Tricolor, que será vendida para arrecadar recursos, parecido como o Corinthians fez.
Edinho também disse que tem um plano para fazer uma reforma na frente do clube, na avenida Beberibe, exatamente no espaço onde existiam as antigas lojas, que no ano passado foram demolidas. “Primeiro, queremos transferir a lojinha (da sede) para a frente. Depois, pensamos em levar para o lugar uma choperia. Tudo isso estamos pensando em fazer a curto prazo”, disse o presidente coral, que também pretende renovar o patrocínio com a Frevo. “Vamos ver. Existem outras duas outras propostas. Vamos analisá-las”, disse.

Geraldo é mais um que renova com o Náutico

Agora é oficial. Enfim, o meia Geraldo renovou contrato com o Náutico e ficará por mais um ano nos Aflitos. Ontem, finalmente, ele foi encontrado pelo empresário dele, Nivaldo Silva, que já tinha acertado todos os detalhes com a diretoria alvirrubra. Faltava apenas o consentimento do jogador, que está de férias no Rio de Janeiro e não estava sendo localizado. Agora, com tudo definido, o atleta é esperado hoje para já embarcar com o elenco para a pré-temporada na cidade de Betânia, a 393 quilômetros da Capital.
Antes de dar o seu ok, Geraldo ainda fez uma ressalva, à qual a diretoria do Náutico não se opôs. Com isso, tudo foi resolvido e o jogador, que chegou no meio da temporada passada cercado de desconfiança, inclusive com um contrato de risco, está garantido por mais um ano nos Aflitos. “Consegui falar com ele (Geraldo) e está tudo fechado. A idéia é que ele se apresente já amanhã (hoje)”, afirmou o empresário do jogador, Nivaldo Silva. “Expliquei os detalhes a ele, que fez apenas uma reivindicação. O Náutico aceitou e ficou resolvido.”
Geraldo foi o sexto jogador do elenco de 2007 a renovar contrato com o Náutico. Antes dele, já haviam garantido sua permanência para a próxima temporada o goleiro Eduardo, o zagueiro Vágner, os volantes Tales e Radamés e o atacante Kuki. Daqueles que a diretoria demonstrou interesse em continuar, só resta agora o lateral-esquerdo Júlio César, que está definindo sua situação junto ao Cruzeiro.
Quando chegar, Geraldo passará pelos mesmos testes porque passaram os jogadores do Náutico que se apresentaram no início do ano. Ontem, eles foram submetidos a um trabalho chamado de “soccer test”, que consiste em várias corridas de 15 metros. Os atletas foram separados em dois grupos de cinco. Do primeiro, o atacante Felipe foi o destaque, sendo o último a desistir. Do segundo, o volante Marquinhos Paraná, que foi mais longe do que todos, se destacou. Quem já está treinando desde o dia 26 de dezembro realizou trabalhos no praia, sob o comando do preparador físico Guilherme Ferreira.

POSSE
Em cerimônia realizada na sede do clube, Maurício Cardoso tomou posse como novo presidente do Náutico. Além dele, também assumem o vice-presidente Executivo, Eduardo Moraes, o presidente do Conselho Deliberativo, André Campos, o seu vice, Sérgio Aquino, e uma nova leva de conselheiros. Em seu discurso, Maurício Cardoso agradeceu às pessoas que o apoiaram, falou de seus planos para o biênio e também lembrou do ilustre torcedor alvirrubro Petrus Soares da Silva, falecido há dois anos.

Promotor pede interdição de estádio em Santa Cruz do Capibaribe

O promotor de Justiça de Santa Cruz do Capibaribe, Hodir Flávio Leite de Melo impetrou Ação Civil Público pedindo a interdição do Estádio Otávio Limeira Alves. Hodir tomou a decisão após receber os laudos do Batalhão de Choque da Polícia Militar que identificou graves falhas na estrutura do Estádio.
Além da Ação Civil Pública (ACP), o promotor pediu a interdição do local caso o problema não seja resolvido até o dia 20 de janeiro, próximo jogo no estádio, visto que a situação do estádio pode comprometer a segurança dos torcedores.
Extrajudicialmente, também foi pedida uma nova vistoria pela Codecipe, Corpo de Bombeiros e Celpe, que deverá ser realizada no próximo dia 09, às 16h.

CRB recebe experiente Rodrigo

A apresentação do experiente zagueiro Rodrigo, 28, foi a principal novidade na Pajuçara ontem, conforme a Gazeta já havia adiantado, com exclusividade, na edição de quarta-feira. O zagueiro tem passagens no futebol do exterior, mas iniciou a carreira nas categorias de base e profissionais do Flamengo-RJ, entre os anos de 1993 e 1998.
O atleta chega com a incumbência de ser uma espécie de “xerifão” da zaga alvirrubra, uma vez que foi contratado para dar mais experiência ao setor defensivo, assim como para equilibrar a própria equipe, que atualmente é composta, em sua maioria, por jovens.

Federação Alagoana pode fechar estádio hoje

A relação entre a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e a atual diretoria do Penedense, que já não anda lá essas coisas, pode azedar de vez hoje, caso a entidade vete o Estádio Alfredo Leahy para os jogos do Campeonato Alagoano.
Isso pode ocorrer porque engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AL) reprovaram a marquise das grandes arquibancadas do estádio e caso a estrutura não seja demolida com urgência, a FAF já avisou que não vai pôr a vida dos torcedores em risco e vetará o estádio para os jogos do Penedense na cidade.

Atraso de refeição atrapalha treino do CSA

Os problemas parecem não ter fim no CSA e seguem atrapalhando a preparação do time nesta pré-temporada. Ontem, um atraso no preparo do almoço inviabilizou o treino do time, que seria realizado em um campo de futebol society, na Serraria.
Pela manhã não havia alimentação e, segundo informações veiculadas nas emissoras de rádio, o funcionário Fernando, responsável pela concentração do Azulão, estava com um cheque em mãos, passado por um dos vice-presidentes do clube, e isso foi a salvação. Ele comprou os alimentos, mas apenas no fim da manhã, fato que atrasou o preparo da refeição.

Vitória/BA apresenta Marcelo Silva e anuncia Silvinho

O volante Marcelo Silva, com passagem pelo Bahia, Santos e estava no futebol italiano foi contratado pelo Vitória. O jogador veio indicado pelo técnico Vadão e, ontem, à tarde, foi apresentado aos jornalistas. Outro reforço anunciado é o meia Silvinho, que jogou no Internacional de Porto Alegre, estava no Japão e chega para ser o homem de armação.


Segundo o presidente Jorginho Sampaio, que confessou não conhecer o jogador, Vadão deu as melhores informações sobre Silvinho, que é um meia que atua pela esquerda, organiza bem e sabe finalizar. “Realmente Vadão falou cheio de entusiasmo sobre Silvinho e isso me deixou muito esperançoso, porque sei que é difícil se achar um bom meia-esquerda hoje em dia no futebol brasileiro”.


Depois de anunciar esses dois reforços, Jorginho disse que por enquanto as contratações estão suspensas, mas para o Campeonato Brasileiro ainda virão outros reforços. O dirigente não descartou a possibilidade de contratar mais um homem de referência do ataque, um goleiro e um zagueiro. “O Campeonato Baiano será um laboratório e por isso vamos esperar a bola rolar para fazer nossas observações”.


Sobre Índio, Jorginho disse que ele pode ser negociado a qualquer momento e sábado, ele se reúne em Curitiba, com dirigentes do Atlético-PR para definir um negócio que pode envolver Rodrigão, Evandro ou Erandir.” Não vamos para lá oferecer o jogador, mas eles querem fazer negócio e podemos ouvir as propostas. Bida também está nos planos do Atlético-PR, mas ai não há negócio, porque Vadão não abre mão de Bida para a disputa da Série A.


Missa - Desde que chegou a Salvador, o frei Paulo Avelino Gomes, que nasceu na cidade de Corrente, no extremo sul piauiense, apaixonou-se pelo Vitória. Já assistiu jogos no Estádio Manoel Barradas – esteve presente Vitória 1x1 Remo na festa da subida para a Série A – e celebrou duas missas na capela Nossa Senhora da Vitória, no nosso estádio. Torcedor de acompanhar jogos pela TV e no radinho de pilha, ele fez uma promessa: celebrar uma missa em ação de graças pela volta do rubro-negro à primeira divisão do futebol nacional, e pedir proteção para o ano que se inicia.


E esta promessa será cumprida hoje, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba. Dirigentes, jogadores, comissão técnica e torcedores estão convidados. E de preferência devem comparecer vestidos de preto e vermelho.

Árbitros vão usar ponto eletrônico no campeonato baiano

Teve início, na manhã de ontem, a quarta edição da pré-temporada para árbitros e assistentes baianos que trabalharão no Campeonato Baiano. O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, esteve presente na cerimônia de abertura e na sua fala, destacou a importância do evento que marca o início dos trabalhos da arbitragem baiana para 2008.


Na oportunidade, Lourival Dias Lima Filho anunciou oficialmente a sua aposentadoria. O árbitro, com 45 anos, se despediu do quadro nacional em grande estilo. Muito requisitado pela CBF em 2007, apitou o jogo São Paulo X América/RN, que definiu o tricolor paulista como campeão da Série A do Brasileiro. Pelo quadro da FBF, seu último compromisso foi no confronto decisivo do Campeonato Intermunicipal 2007.


Outra grande novidade também foi passada aos presentes. No Campeonato Baiano 2008, os árbitros utilizarão pontos eletrônicos. O nome técnico utilizado é “sistema de comunicação ponto a ponto”. Com ele, os três árbitros em campo e o reserva, na lateral, utilizam rádios numa freqüência codificada e trocam informações durante as partidas.
Lançamento – A Federação Bahiana de Futebol, em parceria, promoverá, segunda-feira, às 19h30, na área verde do Hotel Catussaba, a solenidade de lançamento do Campeonato Baiano de Futebol 2008. A competição reúne os 12 clubes que compõem a elite do futebol baiano e durante cinco meses mexe com as emoções dos torcedores na capital e interior. Desde 2007, o Baianão vem sendo disputado através do sistema de pontos corridos, tornando a competição mais justa e agradável para os torcedores. O equilíbrio técnico é uma marca cada vez mais presente na competição.

Arbitragem definida para a primeira rodada do Cearense 2008

A Federação Cearense de Futebol divulgou ontem a escala da arbitragem para a 1ª rodada do Estadual. Sábado, no duelo entre Ferroviário e Itapipoca, apita Paulo Ferreira auxiliado por Márcio Torres e Mauro Dias. O juiz Edson Galvão e os bandeirinhas Monteiro da Silva e Ronaldo Salviano comandam Boa Viagem x Quixadá. O jogo entre Horizonte e Ceará tem Luzimar Siqueira no apito e Carlos Feitosa e Armando Lopes como auxiliares.

No domingo, Manuel Moita e os assistentes Rudson Aquino e Thiago Brígido formam o trio para Uniclinic x Fortaleza. No clássico entre Guarani e Icasa Wladyerisson Oliveira apita e seus bandeirinhas são Arnaldo Souza e Marcione Ribeiro.

O atacante Alex Alves está treinando no Fortaleza

O atacante Alex Alves, ex-Vitória/BA, Vasco/RJ, Palmeiras/SP, Cruzeiro/MG, Herta Berlim/ALE, Atlético Mineiro e Boa Vista/RJ, pediu para realizar treinos físicos no Fortaleza. Com 33 anos de idade, o atleta está sem clube.

‘‘Não temos 11 atletas para estrear’’, Heriberto da Cunha

A diretoria do Ceará conseguiu regularizar ontem 19 jogadores para a primeira rodada do Campeonato Cearense. No entanto, o técnico Heriberto da Cunha garante que não possui, no momento, nenhum time formado para a estréia no Estadual, amanhã, contra o Horizonte, no Estádio Clenilsão. “Nós não temos 11 jogadores para colocar em campo. Alguns atletas não têm nenhuma condição física de jogo”, declarou o treinador, que queria ter à disposição os garotos da base. “O ideal seria nós termos um time de juniores treinando para podermos usar, mas não aconteceu. É esperar até sexta-feira à noite para saber o que vamos utilizar”, disse o técnico, que absolveu a diretoria e criticou a FCF por iniciar o Estadual muito cedo.

Os jogadores que foram regularizados, mas não possui condições físicas são:o zagueiro Leandro Camilo, o lateral Magno, o meia Mazinho Lima, o atacante Pedro e o volante Cleisson. Hoje, os dirigentes alvinegros aguardam pela liberação do zagueiro Bruno Lourenço, o volante Michel, o meia Flavinho e o lateral Da Costa. No momento, alem dos quatro goleiros apenas nove estão em condições de estrear amanhã diante do Horizonte: Jarbinha, Ademar, Marcelinho, Felipe Almeida, Lelê, Juranilson, Vavá, Darlan e Reinaldo.

CAUÊ NÃO VEM

Sérgio Manoel diz que chega segunda-feira

O meia Sérgio Manoel, em entrevista por telefone à reportagem do Diário do Nordeste informou que estará treinando na próxima segunda-feira, em Carlos de Alencar Pinto. O jogador está no Rio, onde a avó de sua esposa passa por um grave problema de saúde. “Ela já é uma senhora de 87 anos, que criou a minha esposa e não está bem. Mas devo viajar no domingo e estarei trabalhando na segunda-feira”, explicou o meio-campista do Vozão.

Segundo Sérgio Manoel, ele pediu a diretoria do Ceará e conversou com o técnico Heriberto da Cunha para que fosse liberado até o fim de semana.

Com relação ao zagueiro Cauê, o diretor Getúlio Tadeu disse que o defensor recebeu uma proposta financeira melhor do Paraná e não deverá mais retornar para Porangabuçu. O jogador encerrou seu contrato com o Ceará no último dia 30 de novembro.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Copa Sergipana Sub 21 chega ao seu final

Após 15 jogos chegamos à fase final da Copa Sergipe Sub 21, a surpresa dessa última rodada ficou por conta da equipe da ASVP que derrotou a única equipe invicta na competição a Cia do Vôlei/Sport & Fitness. Em um jogo marcado pelo equilíbrio a ASVP, desbancou a forte equipe do Professor Rawlinson por 3 x 1. Mesmo com a derrota a Cia do Vôlei/Sport & Fitness, terminou a primeira fase em primeiro lugar. As outras duas equipes classificadas foram Fortaleza/Crisfarma e Super Vôlei.Para o técnico Waldemar as finais serão marcadas por grandes jogos, comprovando o real objetivo da competição. Para abrilhantar ainda mais a competição, foi firmada uma parceria entre a Associação Super Vôlei Sergipe e o Serviço Social do Comércio - SESC, onde ficou acertado que os jogos finais e as três rodadas do torneio feminino serão realizados no ginásio mais tradicional do estado, quando a modalidade é o voleibol, o Charles Moritz, espaço que já foi palco de grandes partidas nos tempos áureos do voleibol sergipano.

CRB tem mais uma baixa no plantel

O CRB sofreu ontem a sua segunda baixa no atual plantel, desde a chegada do treinador Marcelo Oliveira ao clube. O lateral-direito João Paulo, que disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Nacional de Patos-PB, foi dispensado do grupo. O jogador era uma das apostas de Eduardo Rocha, procurador do atleta e ex-dirigente alvirrubro. Semana passada, o primeiro a deixar o clube foi o zagueiro Jaílson, pertencente ao Tigres, clube da 2ª Divisão do Rio de Janeiro, negociado com o futebol mexicano.

CSA segue para Matriz amanhã

Após algumas indefinições, finalmente ficou decidido que o CSA vai mesmo para Matriz do Camaragibe, amanhã pela manhã (7h), onde dará continuidade à pré-temporada. Enquanto isso, o time fica treinando no Mutange (treinos físicos), como fez ontem à tarde, após a reapresentação dos jogadores. Inicialmente seria feito um treinamento técnico em um campo na Serraria, mas foi transferido para hoje à tarde. Pela manhã os atletas vão para a academia. Ontem o grupo realizou uma atividade física no Mutange, em algumas partes do gramado, que está passando por reparos.

ASA anuncia hoje últimos reforços

Depois de ser adiada por duas vezes a apresentação dos três últimos reforços para o Campeonato Alagoano de 2008, a diretoria do ASA promete anunciar hoje um goleiro, um lateral-direito e mais um atacante para fechar o ciclo de contratações. Os nomes, de acordo com o vice-presidente de futebol, Jorge França, só serão anunciados assim que os jogadores estiverem na cidade.“Não queremos revelar hoje (ontem) porque já fizemos isso antes e o negócio não deu certo”, justificou o dirigente alvinegro. “Mas amanhã (hoje) deveremos finalmente receber esses atletas”, completou França.

São Gonçalo/RN tem o ex-técnico da Seleção Brasileira beach soccer

Com Baltazar Germano no comando técnico e o professor Andrey Valério, ex-técnico da seleção brasileira de beach soccer, na preparação física, o São Gonçalo, que até o mês passado ameaçava se licenciar do futebol profissional, vai entrar no Estadual para brigar por uma vaga na Série C de 2008 e na Copa do Brasil.Pelo menos esta é a intenção do Touro neste início de temporada. “Estamos tentando formar um time forte, com jogadores do futebol paulista, principalmente, do Paraná, enfim, um time jovem, mas com bons valores que possam fazer um bom papel no Estadual”, destacou Joilson Santana, que ao lado do empresário João Maria Belmont, vai gerenciar o futebol do São Gonçalo.

ABC volta a campo sábado para jogo treino em Natal

Quarenta dias depois do histórico jogo do último dia 28 de novembro, quando o ABC venceu (2 a 1) o Bragantino, no Frasqueirão, e conseguiu a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro, o time, que manteve a base e a comissão técnica, volta a campo no próximo sábado, já de olho na temporada que se avizinha. A previsão é para que o jogo treino seja às 15h do próximo sábado, no campo de treino (2) do Complexo Vicente Farache, contra o Arsenal, time de São José de Mipibú.“Ainda estamos vendo qual o local mais adequado, já que estamos recuperando o gramado do Frasqueirão. Acho que até a manhã desta quinta-feira poderemos ter uma definição. Mas, é bom que fique bem claro que não é um amistoso e sim um jogo treino”, afirmou Cléber. Enquanto o adversário e o local do jogo treino não são definidos, o técnico Ferdinando Teixeira continua comandando os treinos com ‘mão de ferro’. “Precisamos entrar no ritmo o mais rápido possível porque o tempo é muito curto. O Estadual já começa na semana que vem”, disse. Ontem, no campo 2 do Complexo Vicente Farache, Ferdinando já apresentou uma primeira formação da equipe que pode estrear no Estadual. Ainda sem poder contar com Ben-Hur e Ronildo, ele escalou a seguinte equipe no treino técnico de ontem à tarde: Ranieri; Alan, Audálio, Fabiano; Bosco, Jean, Adelmo, Fábio Costa e Rogerinho; Ivan e Valdir Papel.

Kuki está de volta ao Náutico


O baixinho, que saiu dos Aflitos no ano passado meio chateado com a torcida, que pegou no seu pé por conta da falta de gols, acertou a sua renovação de contrato por mais um ano com o clube alvirrubro.
Na verdade, Kuki está de volta à casa. O atacante sempre teve uma relação de amor e ódio com a torcida. Já discutiu com torcedor que estava no alambrado como também fez os alvirrubros sorrirem com títulos e gols. Muitos gols. Segundo as contas do jogador, foram 178 gols.
Kuki ganha uma chance de apagar a má jornada de 2007. E, por tudo que fez pelo Náutico, ele merece essa chance.

Bahia contrata o goleiro do Vila Nova/GO

A diretoria do Bahia anunciou ontem a contratação do goleiro Fabiano, que disputou a última Série C, pela Vila Nova de Goiás, com passagem pelo Criciúma e Vasco. O vice-presidente de futebol Rui Accioly disse que o novo reforço, que chega hoje, a Salvador, já trabalhou com o técnico Paulo Comelli, quando este dirigiu o Criciúma e vem com o aval do treinador.
Fabiano Borges tem 1,86m, pesa 84kg, nasceu em Aranagua, em Santa Catarina, e vai completar 30 anos depois de amanhã. Paulo Comelli, que já havia cobrado da direção mais um goleiro para disputar posição com Darci, disse que agora o time ainda precisa de um meia e centroavante.
Até agora o Bahia já contratou além de Fabiano o goleiro Darci, o meia Rivaldo e os atacantes Pantico e Anderson Costa. Paulo Comelli disse que havia sinalizado para os dirigentes da necessidade de se contratar pelo menos nove a dez jogadores, mas em função do problema na Fonte Nova e com as partidas do campeonato baiano programadas para Camaçari, o plano foi refeito. ” Vamos esperar mais um pouco, porque tem a questão financeira e o clube perdeu sua principal fonte de recurso que eram os jogos na Fonte Nova.
Ontem houve um trabalho físico e técnico pela manhã. Na parte da tarde Paulo Comelli trabalhou inicialmente com os homens de defesa e depois com os atacantes e no final fez uma atividade ataque contra a defesa. Hoje tudo será repetido e amanhã haverá o primeiro coletivo.
Para domingo está programado um amistoso, contra o Cruzeiro de Cruz das Almas, quando o treinador começa a definir o time que estréia no campeonato baiano, dia 10, contra o Juazeiro, em Camaçari.
Ontem a diretoria do Bahia, a pedido de Paulo Camelli, decidiu afastar o lateral Ávine, que chegou de madrugada na concentração. Eduardo chegou atrasado ao treino e foi multado. Paulo Comelli avisou que não vai aturar indisciplina de nenhum jogador e por isso decidiu agir com rigor logo nas primeiras faltas. “ Já havia conversado com todo o grupo que não abro mão do comportamento. Comuniquei à diretoria que Ávine vai treinar com a turma dos juniores e pode ser emprestado. Eduardo será apenas multado, porque a direção está negociando sua venda”.

Vitória/BA apresenta outro pacotão de reforços

O Vitória anunciou ontem mais um pacotão de reforços. De uma só vez a diretoria rubro-negra apresentou os jogadores Moré, Fernando e Marco Antonio. O presidente Jorginho Sampaio disse que ainda pode ter novidades nos próximos dias, porque o objetivo é oferecer totais condições para o técnico Vadão armar o time que disputará o Campeonato Baiano e a Série A, do Campeonato Brasileiro. Desta vez, com a presença de Jorginho Sampaio, tudo transcorreu normalmente e não teve o “circo” armado quando da chegada de Michel, Alex Silva, Evanilson e Alessandro. Tudo saiu certinho, inclusive respeitando o horário marcado com os jornalistas e sem ninguém querendo aparecer.
Moré é velho conhecido do torcedor baiano. Ele foi um dos destaques do Bahia na temporada passada e um jogador que Jorginho admira muito, principalmente porque sabe definir dentro da grande área e encara os zagueiros com muita raça. Marco Antonio é meia armador e foi revelado pelo São Paulo, mas estava no Náutico. Fernando, joga de volante pela esquerda, começou no Internacional e veio por empréstimo até o final do ano. “Estamos aos poucos formando um grupo para disputar a Série A. Temos uma base do ano passado e com esses jogadores acreditamos que Vadão vai poder armar a equipe para ganhar o título baiano e brilhar no Campeonato Brasileiro, disse o Jorginho Sampaio cheio de confiança.
Até agora o Vitória já contratou Du Lopes, Evanilson, Alessandro, Michel, Marcelo Moscatelli, Harley, Alex Silva, Moré, Fernando e Marco Antonio, mas Vadão sabe que que a qualquer momento pode chegar mais alguma reforço. O treinador disse ainda que o Campeonato baiano servirá de laboratório para ele montar o time e definir o grupo que disputará a Série A. “O presidente já declarou que não estamos com o grupo fechado, vamos continuar trabalhando, fazendo observações e todo bom jogador interessa”.
Hoje vai ter reapresentação de todo o grupo. Além dos novatos, a novidade será Jackson, que estava no interior do Maranhão e somente ontem confirmou sua chegada. O Vitória estréia no campeonato na próxima quarta-feira, contra o Feirense, em Madre de Deus. Amanhã vai haver o primeiro treino com bola quando p treinador começa a definir o time.

Fortaleza prepara estréias para jogo contra o Uniclinic

Dos jogadores que a supervisão do Fortaleza regularizou ontem à tarde na Federação Cearense de Futebol, apenas o lateral-esquerdo Márcio Azevedo está pendente e ainda não foi registrado. Enquanto isso, o Leão, que estreará domingo no Campeonato Cearense de 2008 contra o Uniclinic no PV, deverá contar com algumas estréias na sua formação.O técnico Silas Pereira está aguardando o prazo final das regularizações para montar o seu grupo, entretanto, o zagueiro Lucas Piasentin e o meia-atacante Rogerinho deverão figurar como opções. Os dois já estão treinando com o grupo e se o treinador quiser, poderá utilizá-los.O supervisor Álvaro Augusto informou que, à exceção de Márcio Azevedo, todos os atletas terão condições burocráticas para entrar em campo. A pendência relativa à Márcio Azevedo é que o atleta ainda tem um contrato em vigência com o Juventude de Caxias/RS até o meio do ano de 2008 e precisará assinar uma rescisão contratual para ficar livre.Foram protocolados ontem, os vínculos dos seguintes atletas: Lucas Piasentin, Rômulo, Rogerinho, Juninho Cearense, Michel, Tiago Cardoso, Simão, Juninho (zagueiro), Preto, Válter, Marcinho, Ígor, Paulo Isidoro e Dude. Com a ausência do ala Azevedo, o garoto Guto, revelado no Sub-18 do Tricolor de Aço, terá a chance de começar a partida, caso Silas realmente opte por sua utilização.Mas, Silas gostaria mesmo era de contar com o meia e lateral Simão, que ainda não retornou de sua viagem ao Rio de Janeiro, onde sua mãe faleceu numa cirurgia de rins. Porém, é aguardado hoje à tarde.SilêncioOntem, o presidente do Leão, Marcello Desidério e o coordenador técnico, Edson Palomares, passaram seis horas reunidos com o presidente do Atlético Paranaense, Mário Celso Petráglia. O assunto principal era a liberação do volante Erandir. Palomares não quis revelar em que pé estavam as negociações, preferindo dizer que hoje o assunto ficará resolvido acerca de um empréstimo. Ele desmentiu que o Atlético quisesse uma parte do passe do atacante Bambam para ceder Erandir. Hoje, poderão ser anunciados mais um meia e atacante, mas os nomes são segredo.

Ceará tem opções reduzidas

O técnico do Ceará, Heriberto da Cunha, está um pouco apreensivo com o time que lançará na estréia do Campeonato Cearense de 2008, visto que ainda não poderá contar com a força máxima de que o clube dispõe.O supervisor, Gianpaolo Damasceno, inscreveu ontem à tarde no setor de registro da Federação Cearense de Futebol, 11 nomes de jogadores a serem utilizados no primeiro compromisso contra o Horizonte, sábado no Estádio Clenilsão.Os seguintes atletas tiveram seus nomes inscritos para a competição: Bruno Lourenço e Leandro Camilo (zagueiros), Marcelinho, Da Costa, Felipe Almeida e Michel (laterais), Thiago Almeida e Cleisson (volantes), Lelê e Flavinho (meio-campistas) e Reinaldo (atacante). Heriberto gostaria de contar com mais opções e lamenta até o fato de não ter sido possível se manter a base do time que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2007, mas não quis entrar em polêmica longa sobre o assunto.DesfalquesJá existem dois desfalques certos para a partida inicial do Estadual. São eles o do volante Chicão e zagueiro Rafael Marques. O primeiro não trouxe a rescisão de contrato que deveria ter assinado com o Vitória/BA e o segundo tem contrato em vigência com o Santa Helena/GO. Gianpaolo entrou em contato com a supervisão dos referidos clubes e solicitou que fossem enviadas as rescisões, mas não haverá tempo hábil para a primeira rodada.Sem saber ainda com quem poderá contar, Heriberto comandou treino tático ontem à tarde com o campo reduzido e utilizando oito jogadores para cada lado. A equipe de colete formou com: Marcelinho, Michel, Cleison, Da Costa, Flavinho, Juranilson, Reinaldo e Vavá. A formação sem colete esteve com: Genivaldo; Felipe Almeida, Bruno Lourenço, Rafael Marques, Jarbas, Darlan, Lelê e Chicão. O meia Mazinho Lima, o zagueiro Leandro Camilo, o atacante Raimundinho e o goleiro Ranier deram voltas ao redor do gramado, ainda melhorando a condição física.


Treze/PB apresenta jogadores na volta aos trabalhos

Após os festejos de final de ano, os atletas do Treze se reapresentaram novamente nesta quarta-feira (02) ás 15h 30min no Estádio Presidente Vargas. Toda a comissão técnica também esteve presente e de bate pronto, todos se deslocaram até a sala de musculação para realizarem um trabalho de RML e, em seguida ao gramado para realizar ao seu redor, treino regenerativo intervalado de resistência anaeróbia. Além do técnico Fito Neves, desembarcaram no PV, o seu auxiliar Adilson David, o goleiro Carlão, o volante Garrinchinha e o atacante Cléo e, na madrugada desta quinta-feira, chega no aeroporto Castro Pinto (Bayeux), o zagueiro Itamar e ás 15h ainda deste dia, o goleiro Rodrigo Ramos. A partir desta quinta-feira, o técnico Fito Neves irá a todo custo, aprimorar os fundamentos técnicos e táticos da equipe, para isto programou dois treinos neste dia: no matinal, físico-técnico (Campo dos Advogados) e no vespertino, tático (Campo dos Advogados ou Amigão).

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Atacante que atuou no futebol português joga no interior da Paraíba

O atacante Nando, com passagem pelo Sport Recife e que estava atuando no futebol português, deve ser o próximo reforço da Desprotiva Guarabira, primeiro adversário do Botafogo no Campeonato Paraibano de 2008.

A Desportiva Guarabira continua se preparando para a competição oficial e faz quatro amistosos programados. Quinta-feira, o representante do Brejo joga contra a seleção de Mamanguape, no estádio Sílvio Porto, em Guarabira.

Além desse amistoso, a Desportiva ainda vai jogar, domingo (6) contra o selecionado de Mogeiro, na casa do adversário. Na quarta-feira (9), o time guarabirense faz amistoso contra o Santa Cruz do Recife, mais uma vez no Sílvio Porto.

Depois a Desportiva joga contra a Portuguesa de Sapé, no estádio Tadeuzão, domingo (13). Depois deste jogo, o time voltará suas atenções para a estréia na competição oficial, contra o Botafogo.

O treinador, Jairo Santos tem trabalhado a seguinte base: Ferreira, Nino, Rafael, Demir e Lico; Wagner, Henrique, Da Silva e Cebolinha; Júnior e Anderson.

Nacional de Patos apresenta elenco nesta quarta

O elenco do Nacional de Patos será apresentado nesta quarta-feira à noite, de acordo com a diretoria do clube. O time tem a responsabilidade de lutar pelo bicampeonato paraibano e representar a Paraíba na Copa do Brasil.

A grande preocupação da torcida, segundo apurou o soesporte, é que, o Nacional é o último clube a começar seus preparativos para a temporada 2008.

Enquanto seus principais adversários estão treinando há quase um mês e até fazendo amistosos, o Nacional só começa os treinos na quinta-feira.

O clube conta com alguns jogadores que fizeram parte da conquista do título e outros que atuaram com a camisa verde e branca no Campeonato Brasileiro da Série C.

Eis os atletas que estão certos com o Nacional: Walace, Dinho, Nunes, Mimi, Enercino, João Paulo, Zé Wilker, Paulinho Guerreiro, Júnior Ferrin, Gilmarzinho.

O time será comandado pelo técnico, Samuel Cândido, que tem como maior referência a conquista da Copa Rio Grande do Norte pelo Baraúnas, de Mossoró, colocando o time na Copa do Brasil de 2008.

Meia Lê será apresentado hoje ao Coerinthians/AL

Prometendo ser uma das principais atrações do Campeonato Alagoano em 2008, o meia Lê, recentemente contratado pelo Corinthians-AL, deverá ser apresentado na tarde de hoje no Estádio Nélson Peixoto Feijó.

Mesmo chegando para a disputa de um campeonato estadual sem grandes proporções, Lê está entusiasmado em poder reencontrar o seu futebol e a projeção no cenário nacional que já encontrou no Flamengo (RJ) e no Internacional (RS). Em contato com a direção do Corinthians, Lê afirmou que optou pelo Corinthians para ser um dos grandes nomes do campeonato.

O jogador iniciará exames médicos e trabalhos físicos já a partir desta quarta-feira.

CRB recebe três novos jogadores

O CRB anunciou a contratação de mais um jogador. Rodrigo, 27 anos, que atua como zagueiro e teve passagem pelo Flamengo é o mais novo contratado. O jogador estava no Angra (RJ) e foi uma contratação realizada pela RT Sport.

Além da contratação de Rodrigo, o CRB recebeu mais dois atletas. O goleiro Nicolar e o volante Batista, vindos do Atlético/MG já estão na Pajuçara.No período da manhã, o CRB fez apenas um treinamento físico. Á tarde, o elenco regatiano fará mais um treinamento com bola.

O CRB tem confirmado para o próximo domingo o primeiro amistoso da temporada. O time regatiano enfrentará o Santa Rita, campeão da 2ª Divisão e novato na 1ª Divisão, em Boca da Mata.

Delegação do CSA viaja para São Paulo

A delegação do CSA já seguiu viajem para Araras, onde a partir do próximo sábado, iniciará a disputa da Copa São Paulo 2008, categoria juniores. A estréia do CSA será no sábado, a partir das 15h, diante do todo poderoso São Paulo, no Estádio Herminio Ormeto, em Araras. O CSA integra o grupo P ao lado do Piauí (PI) e do União São João (SP).

Segundo o dirigente Alexandre Targino, diretor de futebol amador do CSA e que chefia a delegação azulina a capital paulista, o time teve pouco tempo para se preparar. "Apesar das dificuldades tivemos pouco tempo para trabalhar.Vamos tentar fazer o melhor e representar bem o futebol de Alagoas", disse o dirigente.

Logo no primeiro confronto o CSA terá uma projeção importante. Por enfrentar o São Paulo, atual vice-campeão e um dos destaques da Copa São Paulo, a equipe alagoana terá seu jogo exibido pela tv. A partida será transmitida ao vivo pelo canal Sport no sábado a partir das 15h, horário local. Sem a experiência necessária, a tendência no confronto é que o CSA busque "perder de pouco" para uma das mais importantes equipes do país na formação de jogadores.

O comando técnico do CSA na competição fica a cargo de Joécio Barbosa. O trabalho sólido apresentado na base, levou o técnico a comandar o projeto do CSA profissional de se manter em atividade durante todo o ano, visto que oficialmente, a equipe do CSA atuou apenas quatro meses em 2007.

Além do São Paulo, o CSA enfrentará o União São João de Araras, no dia 09 (quinta-feira) ás 17h30 e o Piauí, dia 12 (domingo) a partir das 16h. Apenas o campeão do grupo avança a fase seguinte de forma direta. Outros dez classificados serão conhecidos através do indice técnico.

O elenco do CSA é composto por 20 jogadores.

Confira o elenco azulino:

Ney (goleiro) - 17 anos - CSA

Jan (zagueiro) - 17 anos - Alfa

Pedrinho (zagueiro) 18 anos - CSA

Mineiro (volante) - 18 anos - Porto Real

Esquerda (lateral esquerdo) - 18 anos - CSA

Michael (volante) 18 anos - CSA

Danilo (meia) 18 anos - Corinthians Alagoano

Thiago (atacante) 18 anos - Porto Real

Leandro (goleiro) - 16 anos - CSA

Alan (zagueiro) - 18 anos - CSA

Ivan (atacante) - 17 anos - CSA

Delzinho (volante) - 18 anos - Sport (PE)

Thales (meia) - 17 anos - CSA

André (atacante) - 18 anos - CRB

Erinaldo (atacante) - 18 anos - CSA

Hermane (lateral direito) - 18 anos - Porto Real

Alyson (meia) - 17 anos - CSA

Jeferson (meia) 18 anos - CSA

Tácio (volante) - 18 anos - CSA

Alex (atacante) - 17 anos - Sete de Setembro

Muitas caras novas nos Aflitos

Apesar de já ter um grupo treinando desde o dia 26 de dezembro, a maioria dos jogadores do Náutico estará se apresentando oficialmente hoje, às 9h, nos Aflitos. São esperados todos os novos contratados, além de alguns atletas que renovaram contrato ou que tinham vínculo, mas que não haviam chegado. Todos vão realizar os exames médicos para, na sexta-feira, embarcarem rumo a Betânia, onde o Timbu realizará uma pré-temporada. O elenco permanecerá no interior do Estado até a estréia no Campeonato Pernambucano, no dia 13, contra o Serrano, em Serra Talhada.
“Esperamos todos amanhã (hoje), mas podem acontecer imprevistos, como atrasos de avião. Sabemos que existem algumas complicações nessa época de ano, porém acredito que ninguém deverá se atrasar. Mesmo assim, se acontecer algum problema, no mais tardar dia 3 (amanhã) estará todo mundo aqui”, afirmou o superintendente de futebol Marcelo Sangaletti.
Para os recém-chegados, porém, nada de treino. Pelo menos por enquanto. Primeiro eles vão realizar os exames médicos de rotina e só deverão “pegar no batente” mesmo durante a pré-temporada, que começa no sábado. Para que isso fosse possível, os dirigentes alvirrubros anteciparam a viagem para a sexta-feira à noite (antes estava programada para o sábado de manhã), ganhando um dia de treinamento. “Estou com a programação em mãos e vamos viajar no dia 4 (sexta-feira). Havia um pequeno problema, mas que já foi solucionado”, disse Sangaletti.
Um total de 11 jogadores são esperados logo mais. As novas caras são: Jhones e Márcio Santos (zagueiros), Berg (lateral-esquerdo), Marquinhos Paraná e Ticão (volantes), o colombiano Ricardo Laborde (meia) e Warley (atacante). O volante Paulo Almeida, que está no interior da Bahia, não conseguiu vôo, mas garantiu que se apresenta amanhã. Já os velhos conhecidos que ainda não haviam se apresentado são os zagueiros Everaldo e Onildo, o volante Radamés e o atacante Felipe.

GERALDO
O acerto para a renovação de contrato do meia Geraldo deve sair hoje. O empresário dele, Nivaldo Silva, fez uma proposta para a diretoria alvirrubra na última sexta-feira e desde então espera uma resposta. Segundo os dois lados, falta pouca coisa para que o martelo seja batido. Esse “pequeno” detalhe seria um comum acordo no valor das luvas.

Mais dois atletas chegam ao Arruda

O primeiro dia de trabalho de 2008 promete ser movimentado no Santa Cruz. Mais dois jogadores devem se apresentar ao técnico Zé do Carmo. O lateral-esquerdo Chiquinho, ex-Avaí, e o zagueiro Marcelo Heleno, que já atuou pelo Vitória e estava no Rio Branco/SP, chegam hoje ao Recife e seguem direto para o Arruda. Eles se juntam aos 26 companheiros, que vêm treinando, diariamente, para a estréia no Pernambucano. No próximo dia 13, o Santa enfrenta o Ypiranga, no Arruda.
Com a chegada dos dois jogadores, Zé do Carmo estará com quase todo o elenco à disposição. Dos 32 atletas, o treinador está trabalhando com 26. Os goleiros Bruno Colaço e Ricardo Ribeiro, e os zagueiros Cléberson e Hugo ainda não se apresentaram. Este último, destaque do Tricolor do Arruda na Série B do ano passado, briga na Justiça para sair do clube, alegando que a diretoria não teria pago o INSS.
A diretoria do Santa começou a fazer o planejamento para 2008 cedo, logo após o rebaixamento para a Terceirona. Uma nova comissão técnica chegou ao Arruda. Quatorze reforços foram contratados. Com uma média de 23 anos, o grupo é composto por jogadores experientes e jovens. O mais velho deles é Nildo. Com 32 anos, o meia já jogou pelo São Paulo e Figueirense, e será o grande responsável pela armação das jogadas, e tendo a função de deixar os atacantes na cara do gol. Por outro lado, existem jogadores com poucos jogos no currículo. Bruno Colaço, com apenas 16, é o mais jovem deles. O goleiro chega ao Arruda para fazer parte do grupo que disputará o Pernambucano, a Copa do Brasil e a Série C.
Este ano, a direção tricolor resolveu investir nos jovens talentos. Dez jogadores da categoria de base coral serão aproveitados no elenco profissional. Todas as posições terão um atleta revelado no clube. Quem pode ganhar oportunidade logo no início da temporada são os atacantes prata-da-casa Thiago Almeida e Tomas Ânderson. Eles vão disputar vaga com Diogo Tilico e Rafael Rebelo, contratados recentemente.

Sport volta hoje ao trabalho

Começa hoje às 15:30h a preparação do Sport Club do Recife para a temporada 2008, mas especificamente para o Campeonato Pernambucano, cuja estréia do Leão acontecerá no próximo dia 12, na Ilha do Retiro, contra o Salgueiro.

O técnico Nelsinho Batista não terá ainda todo o grupo à sua disposição. O atacante Carlinhos Bala e o volante Sandro Goiano deverão se apresentar somente amanhã. No decorrer da semana a Diretoria leonina poderá anunciar novos reforços, muito provavelmente, um zagueiro, um meia e um atacante.

Ataque do Ferroviário é preocupação do técnico


Com estréia prevista no Campeonato Cearense para o próximo sábado, às 15h30 no Estádio Elzir Cabral contra o Itapipoca, o técnico da equipe do do Ferroviário, Oliveira Lopes, se mostra preocupado com as regularizações dos atacantes Wescley Itapipoca e Danilo Pitbull. Os dois dependem de registro na Federação Cearense de Futebol.

Camilo chega e Ceará anuncia Carlos Eduardo

Aos poucos, para quem não tinha opções defensivas, o Ceará vai recompondo a sua retaguarda. O clube recebeu ontem o zagueiro Leandro Camilo, que promete ficar à disposição do técnico Heriberto da Cunha para o compromisso de estréia no Campeonato Cearense, dia 5 contra o Horizonte, no Estádio Clenilsão. Entretanto, haverá dificuldade para a regularização a tempo.

Leandro Camilo desembarcou às 19 horas de ontem no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ao lado do seu procurador, Otávio Botelho. Este informou que se não tivesse surgido a proposta do Alvinegro, o jogador já tinha viagem prevista para atuar no futebol turco. “O Ceará é um grande clube e está formando um bom time. Vamos sentar à mesa e definir os detalhes do contrato”, completou Botelho.

O defensor Leandro Camilo informou que nem deu para aproveitar a passagem do ano direito, pois já tinha de arrumar as malas para vir defender o Ceará Sporting. Um dos destaques do Marília/SP, na Série B do Campeonato Brasileiro de 2007, o jogador acabou interessando ao clube. “No jogo que fizemos contra o Ceará, em São Paulo,marquei o gol de empate, já nos acréscimos, o que fez com que o técnico Heriberto da Cunha referendasse a minha contratação”, analisou.

Leandro Camilo de Almeida nasceu no dia 9 de dezembro de 1986, em Diamantino, Mato Grosso, mas começou sua carreira no Paraná, onde estava passando as férias. Jogou pelo Atlético de Madrid B, por pouco tempo, tendo atuado igualmente pela Portuguesa Santista. Ele mede 1:90m de estatura e está pesando 86 quilos.

Mais um

Para reforçar ainda mais o sistema defensivo, o presidente do Ceará, Eugênio Rabelo, anunciou a vinda de outro zagueiro. Trata-se de Carlos Eduardo, 28 anos, que atuou em 2007 pelo Duque de Caxias/RJ. A equipe carioca conseguiu o acesso à Primeira Divisão do Rio de Janeiro. É pensamento da direção alvinegra apresentar o atleta na tarde de hoje, juntamente com Leandro Camilo, no período da tarde. A indicação partiu de um atleta do próprio Vovô. “O Sérgio Manoel, que jogou com ele no Volta Redonda, foi quem nos indicou e o treinador Heriberto da Cunha aprovou a sua vinda”, completou Eugênio Rabelo. Eis alguns detalhes da ficha de Carlos Eduardo Bizarro. Idade: 28 anos. Estatura: 1.86 m. Posição: Zagueiro. Clubes mais recentes: América/RJ, Volta Redonda/RJ, Futebol Chinês e Duque de Caxias/RJ.

O supervisor do Alvinegro, Geanpaolo inscreveu os seguintes jogadores para o Campeonato Estadual: Adilson, Rodrigues, Genivaldo, Raniê, Jarbas, Felipe Almeida, Marcelinho, Ademar, Lelê, Darlan, Clayton, Sérgio Manoel, Vavá, Juranilson, Reinaldo e Pedro.

NOVOS DEFENSORES

Rafael Marques e Bruno devem formar dupla de zaga na estréia


Para o seu jogo de estréia no Campeonato Cearense deste ano, sábado próximo contra o Horizonte no Estádio Clenilsão, o Ceará só terá dois zagueiros em condições burocráticas de jogo. São eles Bruno Lourenço, de 30 anos, que vem do ABC/RN e Rafael Marques, de 24 anos, ex-Anápoles/GO, quando a equipe ascendeu à Primeira Divisão.

Rafael Marques diz que nunca jogou com Bruno Lourenço, a quem conhecia apenas de vê-lo atuar em outras equipes. Continua a pendência para a regularização de Chicão.

Bahia ainda vai trazer três reforços

O vice-presidente Rui Accioly passou as festas de final de ano mantendo contatos e o Bahia pode anunciar hoje mais três reforços. O técnico Paulo Comelli já finalizou para a diretoria as necessidades da equipe e por isso, mesmo com o recesso por causa do reveillon, o dirigente não mediu esforços para trazer os jogadores.

Segundo Rui Accioly, o Bahia ainda vai trazer um lateral, um atacante e um meia e as negociações estão bem adiantadas para definir as contratações. “Vamos estrear no campeonato baiano no dia 10, já temos uma base, mas sabemos que o time precisa de reforços e por isso, ainda esta semana esperamos definir tudo”.

O time folgou no reveillon e se reapresenta hoje, à tarde, no Fazendão. Depois de uma semana só cuidando da parte física, Paulo Comelli começa a trabalhar com bola para definir a equipe que vai estrear no Baianão.

Vitória já acertou a contratação de Moré

O Vitória se reapresenta hoje, ás 15h, depois de dois dias de folga por causa dos festejos de final de ano e a grande novidade no Barradão vai ser o atacante Moré. O presidente Jorginho Sampaio não confirmou a notícia oficialmente, mas disse que já conversou com o atacante e seu empresário, quando resolveu as pendências que estavam atrapalhando a negociação.

O grande entrave do negócio era que o empresário queria que o Vitória comprasse por R$600 mil, 50% do atestado liberatório do jogador, mas depois de uma longa negociação, esse problema foi resolvido e Moré vai mesmo defender o time rubro-negro na temporada de 2008, assinando contrato até o final do ano.

Jorginho disse que na reapresentação pode ter ainda outra novidade: trata-se de um meia, que jogou a Série B do ano passado, que foi aprovado por Vadão. Ontem, à noite, o supervisor Mário Silva ficou de providenciar a passagem para Moré e este meia.
Jorginho disse que não tem mais nenhum pacotão, mas avisou que a diretoria vai continuar reforçando o time de acordo com as necessidades, mantendo a política de pé no chão. ‘‘Não vai trazer nenhuma estrela. Esse negócio de jogador de seleção, campeão do mundo é mais coisa da mídia. Vamos trazer jogadores dentro de nossas condições, até porque somente a partir de fevereiro começaremos a receber os recursos do Clube dos 13 e ainda não podemos gastar por conta”.

Du Lopes, Evanilson, Alessandro, Michel, Marcelo Moscatelli, Harley e Alex Silva que já foram anunciados também estarão na Barradão hoje à tarde. O Vitória estréia no campeonato no dia 9, contra o Feirense, em Madre de Deus, e durante esta semana, o técnico Vadão, que passou o reveillon aqui em Salvador, vai começar a preparar a equipe para a estréia. O treinador conhece bem o grupo e deve repetir a base que disputou a Série B, só aos poucos os novos reforços serão utilizados.

terça-feira, janeiro 01, 2008

Torcida do Sport dividida sobre a contratação de Nelsinho Baptista




Em enquete realizada pelo Globoesporte, os torcedores do Sport se mostraram divididos em relação à contratação do técnico Nelsinho Baptista para comandar o clube. A votação foi apertada, mas a maioria aprovou o nome do novo treinador.

Ao todo, 5.306 pessoas responderam à pergunta: “Você gostou do anúncio de Nelsinho Baptista como novo técnico do Leão?”. Disseram que sim 53,56% dos votantes, considerando que o treinador tem um bom currículo. Já para 46, 44% dos participantes, o recente rebaixamento do comandante no comando do Corinthians não é um bom prenuncio para o time.

STJD deverá julgar se Náutico tem direitos sobre Acosta

A diretoria do Náutico quer sua fatia por ter ajudado o atacante Acosta a ter sido contratado pelo Corinthians. Alega que o uruguaio tinha pré-contrato assinado com o clube até dezembro de 2008 e por isso não poderia ter ido disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo clube paulista.

Assim, entrou na última sexta-feira com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo indenização de R$ 500 mil para liberar Acosta de suas obrigações com o clube.

Icasa mantém tabu, bate o Guarani e é campeão

A torcida do Icasa está em festa. Ontem, no Estádio Romeirão, o Verdão do Cariri conquistou o título da 2ª Copa da Integração ao vencer o rival Guarani, por 2 a 0, gols de Isac e Wanderlei, ambos no segundo tempo. O triunfo do Icasa, que foi presenciado por 6.048 torcedores, manteve o tabu de quase 12 anos ou 23 partidas sem derrotas para o Guarani e ainda acabou de vez a sina do Verdão de chegar às finais e ser apenas vice.

Erandir vira prioridade esta semana no Pici


A novela Erandir deve, enfim, ter seu último capítulo escrito nesta semana no Fortaleza. Apesar de não ter confirmado, o presidente do Tricolor, Marcello Desidério, deve viajar a Curitiba, amanhã, para resolver pessoalmente o empréstimo do volante, por um ano, com o Atlético-PR, dono do passe do atleta. Desidério pode confirmar no seu retorno do Paraná a contratação de um meia-esquerda.

Diretoria do Ceará faz mistério para trazer 5 reforços



O técnico Heriberto da Cunha já listou o nome de cinco jogadores para a diretoria do Ceará contratar visando ao Estadual. No entanto, segundo o próprio treinador e o vice-presidente do clube, Evandro Leitão, não é possível adiantar nada. “Só vamos anunciar, quando os atletas tiverem assinado o contrato. Não queremos ser surpreendidos”, disse Evandro, que prioriza um zagueiro, um meia e o atacante.

CRB deixa boa impressão em jogo-treino

Com destaques para o volante Éder, os meias Jonnathan e Edílson, Marcel e Marcos, além do atacante Pedro Paulo (os dois primeiros crias das divisões de base do Galo e os quatro últimos do Atlético-MG), o CRB bateu a seleção de Marial por 3x0, sábado, com gols de Jean, Bugrão e Cristiano, que entrou na etapa final. O Galo ainda se deu ao luxo de perder um pênalti por meio do atacante Júnior Amorim.
A partida foi prestigiada por um bom número de torcedores, que lotaram a arquibancada localizada na parte da sombra do Estádio Severiano Gomes Filho e contribuíram para arrecadar alimentos, que valeram como ingresso.

CSA vence partida contra a seleção de Paulo Jacinto



O Azulão, que teve um início de pré-temporada tumultuado, realizou, domingo passado, o primeiro teste com bola na cidade de Paulo Jacinto, onde a equipe passou a semana concentrada.
Com uma vitória de 3x0 sobre a seleção de Paulo Jacinto, o técnico do CSA, Celso Teixeira, teve a oportunidade de avaliar o desempenho de cada atleta.
“Foi o nosso primeiro jogo-treino. Mas, ainda é prematuro afirmar quais foram os aspectos positivos e negativos da partida. Alguns jogadores tiveram um desempenho melhor que outros. Mesclei ao máximo a equipe, para poder ver todos os atletas em campo”, acrescentou o treinador do Azulão, afirmando que os gols foram marcados pelo zagueiro Cristiano e pelos meias Luciano e Ricardo.


Carlinhos Bala está nos planos do Vitória/BA

A diretoria do Vitória não confirma, mas empresário do atacante Carlinhos Bala, Robério Lopes, revelou que foi procurado pela diretoria rubro-negra, que pretende ter o jogador no Barradão. Além do time baiano, Sport e Náutico brigam pelo futebol de Bala. Se for contratado, Carlinhos Bala será o segundo reforço do time para o setor ofensivo. Há 15 dias, a diretoria do Vitória anunciou o atacante Michel, ex-Internacional e Juventude. Na ocasião, antecipou que está em busca de outro jogador de frente.

Robério Lopes afirmou, entretanto, que a prioridade para a contratação de Bala permanece com o Sport, clube pelo qual o atacante disputou o último Campeonato Brasileiro. O empresário deverá se reunir com dirigentes do Leão nos próximos dias. Carlinhos Bala, que foi revelado pelo Santa Cruz, tem passe preso ao Cruzeiro, mas já declarou que quer continuar no Sport.

A esperança do Vitória é envolver Carlinhos Bala numa transação que Índio iria para o Cruzeiro. Uma questão que atrapalha a negociação é o alto salário de Carlinhos Bala, por isso o negócio seria feito em termos de empréstimo, com o time mineiro pagando 50% dos vencimentos do jogador.

O presidente Jorginho Sampaio passou o feriadão de final de ano fazendo contatos. Ele conversou várias vezes com o técnico Vadão porque o objetivo é contratar pelo menos mais quatro reforços. Segundo o dirigente rubro-negro, agora ele pessoalmente está fazendo os contatos, porque quer blindar o diretor de futebol Renato Braz, que armou o maior “circo” para anunciar o pacotão do Natal e por isso foi bastante criticado.

Bahia festeja mais um aniversário sem ter o que comemorar

O médico Waldemar Costa não sabia, mas acabara de se tornar o primeiro presidente do primeiro clube campeão nacional de futebol. A façanha aconteceu 27 anos depois, em março de 1960, sobre o Santos de Pelé, no Maracanã. Conquista creditada ao talento e esforço dos atletas do treinador Geninho, que, antes, haviam ganho na Vila Belmiro e perdido na Fonte Nova duas outras partidas da final da Taça Brasil de 1959.

A fundação do Esporte Clube Bahia aconteceu após baile comemorativo e ainda na madrugada de entrada do ano de 1931, na Rua Carlos Gomes, número 57, antiga sede do Jóquei Clube. Tinha por objetivo dar seguimento às disputas de ex-atletas de Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis, decepcionados com a extinção dos respectivos departamentos de futebol. Carlos Koch, Eugênio Walter, Fernando Tude, Júlio Almeida e Waldemar de Azevedo cumpriam acordo selado no Cabaré do Jokey, em 8 de dezembro. As cores estavam definidas desde dia 12: azul, vermelha e branca. A sede, na Avenida Princesa Isabel, número 142.

O Santos era considerado mais forte. E era. Mesmo assim, deveria ter aprendido a lição. Em 1946, o advogado, jornalista, professor e teatrólogo Adroaldo Ribeiro Costa, aos 28 anos, já havia extrapolado a condição de torcedor tricolor ao escrever a letra e compor a melodia do hino do Bahia. E Adroaldo, ao longo dos anos 40, fez-se mito através de meninos e meninas com o programa educacional Hora da Criança ao colocar a arte a serviço da educação. Com ele, a turma se tornou a voz do campeão, e do povo o clamor.

O presidente Petrônio Barradas, 33º na cronologia, talvez não saiba, mas vai ser o primeiro presidente a completar um ciclo sem disputar a elite do futebol nacional. A façanha acontecerá no segundo semestre de 2008, quando completará três anos no cargo, o Bahia estará a cinco fora da Seria A, e haverá nova eleição, segundo determina o estatuto, atualizado pela última vez em 1981. Reflexo dos sucessivos erros administrativos da diretoria, que, desde maio de 2002 sem montar um time vencedor, amplia ano a ano o maior jejum de títulos da história.

A sina recente distorce tradição de sucesso iniciada antes mesmo de o Bahia disputar seu primeiro Campeonato Baiano. Naquela época, o torneio início antecedia o estadual. Tiro curtíssimo. No domingo 1º de março, os atletas do treinador João Barbosa ganharam por 2x0 do Ypiranga, primeiro rival e então maior vencedor do futebol baiano, e, horas depois, por 3x0 do Royal. Abria-se a galeria de troféus. Teixeira Gomes; Leônidas e Gueguê; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarrota, Romeu e Pega-Pinto reviviam a lembrança do futebol popular e apaixonado de Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis.

O Bahia venceu 43 vezes o Campeonato Baiano em 76 participações. É o maior vencedor. Mesmo assim, precisa aprender a lição. Nos últimos 20 anos, desde o título de campeão brasileiro em 1988, segunda grande façanha, o rival Vitória ganhou 14 estaduais, ele, seis; e o Colo-Colo, um. A conta soma 21, pois o campeonato de 1999 foi dividido após lamentável episódio de um time estar no Barradão e outro na Fonte Nova.

Também por isso, a diretoria refutou acintosamente a idéia de mandar partidas no Barradão após a interdição da Fonte Nova, decorrente do desabamento de parte do lance de arquibancada que resultou em sete mortes, dia 25 de novembro. Era engolir o orgulho e assumir o erro passado. Nada feito, sobrou para Bobô, o craque de 1988, agora administrador da Sudesb, driblar os problemas pessoais e alheios para arrumar o Estádio Metropolitano de Pituaçu até o início da Série B.

Em 2008, aos 77 anos, o Esporte Clube Bahia precisa atuar com a maturidade de um senhor do tempo. Não como um velho mal-acabado. Ser místico como a terra de todos os santos. Intrínseco à torcida que nunca o abandonou. Renascer para vencer e sair da Série B no campo. Ser arisco como Marito e Jésum, valente como Roberto Rebouças e Baiaco, ter Douglas na alma. Ser o Bahia de Adroaldo Ribeiro Costa. A voz do campeão. Do povo, o clamor. Acima de tudo. E todos.