sábado, novembro 29, 2008

(Cearense) - Voz/ao se despede com derrota ...

O Marília não teve um sábado dos mais felizes. A equipe paulista venceu o Ceará por 2 a 1, no Estádio Bento de Abreu, em Marília, mas não evitou o rebaixamento para a Série C em 2009.

A partida foi válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo começou de maneira positiva, com Bruno Ribeiro abrindo o placar, em cobrança de pênalti.

Na etapa final, o volante Chicão empatou o jogo, em cabeçada certeira. Pressionando, o Marília alcançou a vitória nos acréscimos, em nova cobrança de pênalti de Bruno Ribeiro.

Na tabela, o Marília encerrou sua participação com a quarta pior campanha da segunda divisão deste ano, em 17º lugar. Os paulistas têm 45 pontos. Enquanto isso, o Ceará – que já não corria mais riscos – manteve-se no meio da tabela, em 12º lugar, com 49.

Lá e cá

O Marília entrou disposto a abrir o placar logo nos primeiros minutos. Não conseguiu, mas chegou bem próximo de fazê-lo. No primeiro lance de perigo, Felipe Adão arriscou uma bicicleta de dentro da área. A bola esbarrou na trave esquerda de Adilson e saiu pela linha de fundo, para desespero da torcida do MAC.

A equipe da casa continuou criando as melhores oportunidades, mas também parando nas defesas de Adilson. Aos 13 minutos, Rafael Mineiro recebeu lançamento e chutou de perna esquerda. A bola explodiu no ombro do goleiro cearense e foi para longe.

Mas o Ceará também tinha suas artimanhas para assustar o Marília. Em cobrança de falta, Deives soltou o pé e forçou Alencar a espalmar para longe, afastando o perigo. Como resposta, o Marília quase marcou com Sammuel, em chute de longe. Adilson desviou para escanteio.

A partida era lá e cá. Nos contra-ataques, o Ceará sempre mostrou perigo e quase marcou aos 40 minutos. Cadu recebeu na entrada da área e tentou acertar o ângulo esquerdo de Alencar. A bola raspou a trave, mas saiu pela linha de fundo, para alívio dos torcedores da casa.

Alento no final

Sabendo dos resultados de seus concorrentes diretos, o Marília achou o seu gol aos 44 minutos, quando Felipe Adão invadiu a área e foi empurrado por um dos zagueiros do Ceará. Pênalti! Bruno Ribeiro partiu para a bola e bateu no canto esquerdo. Adilson ainda tocou na bola, mas não evitou que ela parasse dentro das redes.

Nem gol da vitória resolve

Quem teve um melhor começo na etapa final foi o Ceará. Mais disposto e com espaços nas laterais, o time alvinegro quase chegou ao empate aos 17 minutos. Dezinho foi ao ataque e completou cobrança de escanteio de cabeça. A bola raspou o travessão de Alencar, que nem sequer se mexeu debaixo das traves.

O Ceará ainda aprontaria uma surpresa e tanto para o Marília. Mesmo fora de casa, o Vozão se arriscou ao ataque e empatou a partida aos 33 minutos de jogo. Chicão completou cruzamento da direita e, de cabeça, apenas deslocou o goleiro Alencar.

O gol não desanimou o Marília. Com o apoio de sua torcida, a equipe paulista chegou ao gol da vitória aos 46 minutos de partida. Em nova cobrança de pênalti, Bruno Ribeiro usou a paradinha, enganou Adílson e acertou o canto direito.

Ficha Técnica

Marília 2 x 1 Ceará

Local: Estádio Bento de Abreu, em Marília – SP

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique – RJ (FIFA)

Público: 9.415 pagantes

Renda: R$ 33.390,00

Cartões Amarelos: Fábio Vidal e Chicão (Ceará) Cartão Vermelho: Márcio (Ceará)

Gols: Bruno Ribeiro, de pênalti, aos 44/1T e aos 46/2T (Marília); Chicão aos 33/2T (Ceará)

Marília
Alencar; Rafael Mineiro, Renê, Leandro Amaro e Bruno Ribeiro; Fábio Recife, João Marcos, Sammuel (Marcelo Tevez) e Ricardinho (Chiquinho); Betinho e Felipe Adão (Ricardinho Furacão).
Técnico: Gilberto Alves.

Ceará
Adílson; Celso (Deleu), Fabrício, Dezinho e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Cadu e Deives (Márcio); Sérgio Alves (Alexandre Silva) e Lúcio.
Técnico: Lula Pereira.

Fonte: AFI

(Potiguar) - ABC garante permanência com triunfo sobre o CRB.

O ABC derrotou o já rebaixado CRB por 3 a 1, neste sábado, em Alagoas, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo garantiu a permanência do time potiguar na segunda divisão nacional em 2009.

Somando os três pontos, o ABC alcança 48, contra 24 do lanterna CRB, que já havia sido rebaixado há algumas rodadas.

O primeiro gol saiu dos pés de Ivan, aos 22min do primeiro tempo. Já nos acréscimos da etapa inicial, Bosco ampliou para a equipe visitante. Ainda no primeiro tempo, uma situação inusitada.

A partida precisou ser interrompida, já que a ambulância que precisa estar presente em todos os jogos, não estava no local. No entanto, alguns minutos mais tarde tudo voltou ao normal.

Gaibu tentou complicar a vida do time potiguar, diminuindo para o CRB aos 11min do segundo tempo. Mesmo assim, a reação parou por aí mesmo e o ABC ainda conseguiu marcar o terceiro.

Aos 30min, Fabiano Gadelha deixou sua marca e deu números finais ao duelo de despedida da segunda divisão nacional de 2008.

Fonte: Terra.

(Cearense) - Fortaleza vence Brasiliense por 3 a 0 e se livra da Série C.


O Fortaleza fez a sua parte e se livrou do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe do Ceará jogou um primeiro tempo fulminante e bateu o Brasiliense por 3 a 0, no Castelão, neste sábado, e terminou a Série B com 45 pontos, em 16° lugar, uma posição acima da zona da degola.

O Marília, que venceu o Ceará por 2 a 1, também foi aos 45 pontos, mas acabou na 17ª colocação e rebaixado por ter uma vitória a menos que o Fortaleza. Já o Brasiliense, que apenas cumpria tabela, ficou na 14ª posição, com 47 pontos.

Todos os gols da partida saíram antes do intervalo e foram marcados por Nei Paraíba, Gaúcho, em cobrança de falta, e Osvaldo.

O Fortaleza vinha de uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino, em plena Bragança Paulista, que tirou o time da zona da rebaixamento em uma hora decisiva da competição. O Brasiliense também vinha de um triunfo, sobre o Vila Nova, por 2 a 1, em casa.

Para conquistar os três pontos, que bastavam para o time permanecer na Série B, os cearenses apostavam no fator casa, onde tinham vencido oito vezes, empatado quatro e perdido seis, uma média de 51,8% de aproveitamento, que para um time na parte debaixo da tabela não pode ser desconsiderada.

O jogo

Os primeiros 20 minutos de jogo foram de domínio total dos donos da casa, que foram ao ataque e aproveitaram para abrir boa vantagem. Aos 12 minutos, Preto tocou para Zé Eduardo, que bateu cruzado da entrada da área. Guto espalmou, e Nei Paraíba mandou a bola para o gol livre.

A torcida que compareceu em bom número no Castelão fez mais festa ainda quando Gaúcho bateu falta com força próxima da área e marcou o segundo, aos 19.

Os visitantes demoraram para atacar, mas quando chegaram foi com perigo, aos 21. Coquinho recebeu na área e bateu cruzado. A bola passou por todo mundo, e Nei Paraíba salvou quase em cima da linha.

Mas nem a saída de Rogério, com dores na perna, para a entrada de Josimar mudou o ímpeto do Fortaleza. Eusébio deu belo lançamento para Osvaldo, que avançou em velocidade quase do meio de campo e tocou com categoria na saída do goleiro Guto, marcando o terceiro, aos 43.

Na etapa final, o jogo recomeçou sob controle dos cearenses. Tanto que o time da casa teve duas chances de fazer o quarto antes dos dez minutos, com Osvaldo, que foi desarmado pela defesa, e Nei Paraíba, que cabeceou para fora. A partida então ficou burocrática, sem o Fortaleza se arriscar muito, e muito menos os visitantes mostrarem algum poder de reação.

Fortaleza
Tiago Cardoso; Juninho, Gaúcho e Preto; Simão, Erandir, Rogério (Josimar), Zé Eduardo (Flávio Medina) e Eusébio; Osvaldo e Nei Paraíba (Rinaldo)
Técnico: Heriberto da Cunha.

Brasiliense
Guto; Patrick (Paulo Ricardo), Santiago, Junior Baiano e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Iranildo (Thiago Félix); Marcinho (Tonhão) e Leandro Netto
Técnico: Reinaldo Gueldini.

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza - CE
Data: 29/11/2008 (sábado)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça - PE
Cartões amarelos: Osvaldo (F); Santiago (B)
Gols: Nei Paraíba (F), aos 12, Gaúcho (F), aos 19, e Osvaldo (F), aos 43 minutos do primeiro tempo
Fonte: Uol.

(Alagoano) - Rebaixado, derrota por 3 a 1 encerra o péssimo ano do CRB.

Cumprindo tabela nesta última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o CRB recebeu a equipe do ABC, de Natal, no estádio Rei Pelé na tentativa de fechar com honra uma temporada marcada pelo rebaixamento do time para a Série C. Em campo, entretanto, mostrou-se porque o time de Alagoas ocupa a lanterna da tabela. O ABC, sem maiores dificuldades, venceu os anfitriões por 3 a 1, anotando a 24ª derrota do time em 38 partidas na Série B.

O primeiro lance importante da partida foi motivo de preocupação no estádio Rei Pelé. Em uma disputa de bola pelo alto, o zagueiro Plínio, do CRB, e o atacante Fábio Silva se chocam violentamente e caem no chão. Os dois acabam sendo substituídos minutos depois, Plínio com um profundo corte no supercílio e o atacante adversário sentindo tontura.

Sem nada a perder no campeonato e jogando em casa, o CRB toma a iniciativa na partida. Logo depois de aparecer impedido na cara do gol, o meio Alex Gaibu cria outra boa oportunidade aos 14 minutos e acerta a trave do goleiro Paulo Musse.

A postura ofensiva custa caro ao time da casa que aos 23 minutos vê o atacante Ronaldo puxar o contra-ataque pela direita e tocar na cabeça de Ivan, que abre o placar na casa do adversário. O atacante que havia acabado de substituir o lesionado Fábio Silva, mostra estrela ao anotar o primeiro gol minutos depois de entrar na partida.

A resposta do CRB veio em seguida com mais uma bola na trave, desta vez foi o atacante Junior Amorim que assustou o goleiro do ABC. Mas o time visitante não perdoou os gols perdidos do time da casa e voltou a marcar no final do primeiro tempo com o lateral Bosco. O CRB, diante de sua torcida, vai para o vestiário perdendo por 2 a 0.

Atrás no placar, Júlio Espinosa modifica o time para o segundo tempo e põe Carlinhos no lugar de Víctor. O CRB, finalmente, marca e diminui no placar. Alex Gaibu carrega a bola e cava a falta na entrada da grande área. Ele mesmo cobra no ângulo esquerdo, indefensável para o goleiro Paulo Musse.

Após o gol, segue-se o domínio completo do CRB na segunda etapa. O time adversário não consegue manter a posse da bola e limita-se a defender a sua meta. Entretanto, na sua única oportunidade de gol, Alexandre faz bela jogada individual e deixa Fabiano Gadelha em posição de tocar para o fundo do gol do CRB, dando números finais ao placar e encerrando a partida em 3 a 1.

ABC
Paulo Musse, Bosco, Márcio Santos, Ben-Hur e Panda, Alexandre Oliveira (Alexandre), Márcio Hahn (Elton), Fabiano Gadelha e Everton, Ronaldo e Fábio Silva (Ivan)
Técnico: Arthur Neto

CRB
Jeferson; Marcos, Alex Lima, Samuel (Plínio) e Victor (Carlinhos); Gleidson, Geninho, Jonathan e Alex Gaibu; Júnior Amorim e Edmar (Fábio Costa)
Técnico: Júlio Espinosa

Data: 29/11/2008
Local: estádio Rei Pelé, Maceió (AL)
Hora: 16h20
Árbitros: Cláudio L. Mercante Jr.(PE), Luciano José Coelho Cruz (PE) e José Pedro Wanderlei da Silva (PE)
Cartão Amarelo: Bem-Hur (A), Márcio Santos (A), Alex Lima, Victor (C), Carlinhos (C)
Gols: Ivan, aos 23min, Bosco, aos 45min do primeiro tempo; Alex Gaibu, aos 11min; Fabiano Gadelha, aos 30min
Fonte: Uol.

(Potiguar) - América-RN se safa com vitória sobre reservas do Corinthians.

Natal (RN) - O técnico Mano Menezes postergou as férias dos principais jogadores do Corinthians com a justificativa de não interferir nos rumos da Série B. Neste sábado, no entanto, sua equipe jogou com reservas ao se despedir da competição com uma derrota por 2 a 0 para o América-RN, que se safou do rebaixamento com o resultado. O Marília caiu.

Jogando no estádio Machadão, a equipe de Natal contou com uma boa atuação do ex-corintiano Souza para conseguir a vitória. Aos 5 minutos de partida, o meia levantou a bola na área, e o zagueiro Alves (que provavelmente deixará o Corinthians no final do ano) desviou contra o próprio gol, de cabeça. Aloísio completou o marcador de pênalti, no último lance.

O América-RN, então, encerrou a sua campanha na Segunda Divisão de 2008 com 46 pontos. Campeão, o Corinthians retorna para a Série A na próxima temporada após totalizar 85, sendo 25 vitórias, 10 empates e três derrotas – a última neste sábado, muito menos sentida do que os tropeços diante de Bahia e Vila Nova.

O jogo – O Corinthians estava em campo. Nas arquibancadas do estádio Machadão, torcedores alongavam a empolgação que marcou toda a passagem do clube paulista pela Série B do Campeonato Brasileiro. A situação da partida, no entanto, era incomparável.

Com jogadores desconhecidos por muitos, o Corinthians foi pressionado pelo América-RN nos primeiros minutos. O veterano Souza comandava a equipe nordestina com a classe (e sem a sonolência) dos tempos de Parque São Jorge. O desentrosamento de Nilton e Perdigão ainda facilitava o trabalho do atleta no meio-campo.

Logo aos cinco minutos, Souza conseguiu colocar o América-RN à frente no placar. Levantou a bola na área e contou com um desvio do zagueiro Alves para enganar o jovem goleiro Rafael: 1 a 0. “Não sei se o gol foi meu, mas tive grande contribuição para que ele saísse”, reivindicou no intervalo.

A derrota parcial não intimidou a torcida e os jogadores do Corinthians. Empurrado pela cantoria e até provocações ao América-RN (o público chegou a gritar “ABC”, arqui-rival do adversário), a equipe dirigida por Mano Menezes se soltou em campo. Bebeto nem tanto. O atacante desperdiçou oportunidade quando estava livre de marcação diante do goleiro Fabiano, aos 15.

Já Otacílio Neto esbanjava disposição. Conseguiu ludibriar a defesa do América-RN com dribles de corpo e velocidade, porém pecou nas conclusões. “A falta de ritmo está atrapalhando”, lamentou o centroavante, um dos poucos destaques corintianos no primeiro tempo. Outro foi o meia Diogo, ágil e mais criativo do que seus companheiros – o que não significava muito.

O rendimento ofensivo do América-RN já havia caído quando Souza se cansou no primeiro tempo. No começo do segundo, o meia deixou o campo para a entrada de Aloísio. Saiu ovacionado. “Ei, ei, ei, o Souza é nosso rei”, gritavam os torcedores do time da casa. Do outro lado, Mano Menezes trocou Bebeto por Careca.

Com as equipes modificadas, a velocidade da partida diminuiu. O Corinthians não conseguiu melhorar nem quando Mano substituiu o lateral-direito Denis e Diogo pelos meias Marcel e Rafinha. Pelo contrário. O América-RN era mais perigoso e objetivo quando atacava, principalmente com Cascata.

No último lance do jogo, Aloísio precisou cobrar pênalti duas vezes para ampliar: 2 a 0 e festa em Natal. A torcida do Corinthians também comemorou. Os gritos de “é campeão” e “o Coringão voltou” ecoaram das arquibancadas do estádio Machadão, apesar da terceira derrota na Segunda Divisão na história.
Gazeta Esportiva

(Potiguar) - Emocionado, Scarpino comemora “como se fosse um acesso”

Natal (RN) - O técnico Ruy Scarpino ficou com os olhos marejados depois da vitória do América-RN por 2 a 0 sobre o Corinthians, equipe campeã da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado safou os nordestinos do rebaixamento à Terceira Divisão.

“É como se fosse um acesso. Quando cheguei aqui, estava tudo mal. Agora, a torcida está comemorando muito. Parece um título”, comparou o treinador.

Para Scarpino, o fato de enfrentar um time reserva do Corinthians não desmerece a “conquista” do América-RN. “Nossos jogadores sempre apresentaram brio nos momentos de dificuldade. Quando tudo parecia perdido, eles conquistavam um resultado positivo. Fizemos mais uma partida espetacular nesta reta final maravilhosa”, exaltou o comandante.

O América-RN terminou a Série B na 15ª colocação, com 46 pontos ganhos. Os rebaixados foram Marília, Criciúma, Gama e CRB.
Gazeta Esportiva.

(Cearense) - Para o Leão é: TUDO OU NADA ...



A partida de hoje não vale título algum. Mas quem disse que uma decisão precisa colocar em jogo apenas troféus e medalhas? Para o Fortaleza, por exemplo, o confronto diante do Brasiliense é uma baita final de campeonato. O Tricolor entra em campo a partir das 15h20min, colocando à prova sua permanência na Série B. Se vencer, o time está salvo. Caso perca ou empate vai depender de outros resultados.

Mas apesar da tensão que envolve a disputa, o técnico Heriberto da Cunha até que teve uma semana tranqüila. Depois de vencer o Bragantino, sábado passado, o treinador teve uma semana para pensar em qual formação colocar em campo. E como não teve nenhum desfalque, resolveu escalar exatamente o mesmo time do último jogo. Ou seja, o velho 3-5-2 continuará em cena.

Repetir a formação é um privilégio que Heriberto teve poucas vezes na Série B. "Era o que eu mais queria desde quando eu voltei (na abertura do segunda turno)", lembrou o treinador, que elogiou principalmente a postura do atacante Nei Paraíba. "O Nei deu uma liberdade maior ao Osvaldo, ao próprio Zé Eduardo e foi um homem de referência no jogo contra o Bragantino", explicou.

Como precisa vencer para garantir a permanência (sem depender de ninguém), o Fortaleza deve entrar no jogo para pressionar o Brasiliense. Pelo menos na análise do zagueiro Gaúcho. "Se cair, cai todo mundo. Se tivermos sucesso, todos terão", disse. "A gente sempre tenta jogar seguro e sair em busca da vitória. E a partir do momento que a gente não toma gols, temos mais chance de vencer os jogos", completou o capitão tricolor.

O adversário
O Brasiliense está na cidade sem muitas preocupações. Livre do rebaixamento desde a rodada passada, o time joga contra o Fortaleza apenas para cumprir tabela. E segundo o zagueiro Júnior Baiano a vitória está nos planos. "Acho que não temos que nos preocupar com a situação dos outros. Nossa parte nós já fizemos. Temos é que jogar futebol e jogar pra vencer. Somos profissionais e todos os jogadores gostam de jogar com casa cheia, garantiu o jogador.

BRASILEIRÃO - SÉRIE B

FORTALEZA
Tiago Cardoso, Juninho, Preto e Gaúcho; Simão, Erandir, Rogério, Zé Eduardo e Eusébio; Nei Paraíba e Osvaldo. Técnico: Heriberto da Cunha

BRASILIENSE
Guto; Patrick, Santiago, Junior Baiano e Edinho; Coquinho, Juninho, Adrianinho e Marcinho; Iranildo e Leandro Neto. Técnico: Reinaldo Gueldini

Local: estádio Castelão
Horário: 15h20min (hora de Fortaleza)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça/PE
Auxiliares: Carlos Lustosa Filho/PI e José Nilton da Costa/PI
Ingressos: Cadeiras superiores R$10 e Cadeiras inferiores R$25. Estudantes, mulheres e pessoas com mais de 65 anos pagam meia entrada
O Povo.

(Cearense) - VOZÃO: Ajuda ao Rival ???


O Ceará se despede da Série B de 2008 às 15h20min de hoje diante do Marília, no interior paulista. E um bom resultado fora de casa seria comemorado, acreditem, pelos rivais do Fortaleza

Não é de hoje que os arquirrivais Ceará e Fortaleza não se bicam quando o assunto é futebol. Uma rivalidade cultivada há 90 anos mas que ganha um ar no mínimo insólito nesta última rodada de Série B 2008. Isso tudo porque um resultado positivo dos alvinegros nunca foi tão aguardado pelos tricolores. A partir das 15h20min de hoje, o Vovô pisa no estádio Bento de Abreu, em Marília, para enfrentar os donos da casa podendo auxiliar os leoninos a fugir do rebaixamento para a Série C em 2009.

O Ceará não possui maiores pretensões para a última rodada da competição, tanto que já começou a desmontar o elenco. Livre do rebaixamento e sem chances de acesso para o Brasileirão, a equipe busca apenas colocar fim ao tabu de não ter vencido fora de casa pelo campeonato. E, se o resultado vier, vai ser muito comemorado pela turma do Pici.

O Marília possui os mesmo 42 pontos do Fortaleza - mas o Tricolor aparece fora da zona de rebaixamento por ter uma vitória a mais. O time leonino pega o Brasiliense, no mesmo horário, no Castelão e, caso vença, foge do rebaixamento sem ajuda do Vovô. Porém, se tropeçar, o resultado dos alvinegros em Marília será decisivo para o futuro tricolor.

Em tempo, todos em Porangabuçu rebatem insinuações sobre a possibilidade da equipe jogar "relaxada" para prejudicar o rival. Nem mesmo a conhecida "mala branca" (pagamento que clubes interessados no resultado poderiam oferecem ao Ceará) parece ter aparecido em Porangabuçu. "Vamos jogar com dignidade. Vencer um partida fora de casa é muito importante para a gente", assegura o técnico Lula Pereira.

Para o confronto de hoje ele terá um elenco minguado a disposição. Basta ver que a delegação alvinegra chega a Marília com apenas dois atacantes e dois meias. As ausências no time titular são o lateral direito Dedé, com dores musculares, que será substituído por Celso; e do apoiador Cleisson, liberado pela diretoria. No lugar dele permanece no time o meia Deives. É o Ceará meio remendado para jogar por ele e, acredite, pelo Fortaleza.

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

MARÍLIA
Alencar; Rafael Mineiro, Leandro Amaro, Renê e Bruno Ribeiro; Fábio Recife, João Marcos, Sammuel e Ricardinho; Betinho e Felipe Adão. Técnico: Gil Alves

CEARÁ
Adílson; Celso, Fabrício, Dezinho e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Deives e Cadu; Sérgio Alves e Lúcio. Técnico: Lula Pereira

Local: estádio Bento de Abreu, em Marília (SP)
Horário: 15h20min (de Fortaleza)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Jesmar Miranda (GO) e Cristhian Passos (GO)
O Povo.

(Maranhense) - Sampaio pode acertar parceria com Palmeiras para 2009.

Vinícius Saldanha, técnico do Sampaio para 2009, descansa e ao mesmo tempo alinhava possíveis parcerias para o "Tubarão". O treinador embarca na próxima terça-feira (2) para São Paulo onde conversar com representantes do Palmeiras. Caso a parceria seja concretizada, o Sampaio receberá atletas do alvi-verde, que não são utilizados na equipe principal, enquanto o Sampaio dará prioridade ao Palmeiras em negociações de futuras revelações sampaínas.

LINDOVAL

Sobre reforços, Saldanha limitou-se a dizer que "Lindoval é um bom jogador".

O jogador disse à reportagem de O Imparcial Online, semanas atrás, que tinha conversado com um dirigente do Sampaio e que estava interessado em acertar com o clube, mas o treinador preferiu não confirmar, nem descartar a negociação.

"O presidente Sérgio Frota está finalizando o pagamento do pessoal. Esta semana é a única coisa que estamos focados. Depois, entrego ao presidente meu relatório dizendo quem me interessa para o próximo ano. Até agora só o Tiago, ex-Itinga, já pode ser anunciado como atleta do Sampaio", disse o técnico.

Lindoval foi o artilheiro do Campeonato Maranhense 2008, com 11 gols, jogando pelo Imperatriz. Atualmente, o atacante disputa a Série B, pelo JV Lideral.

SALDO

O treinador seguiu dizendo que 2008 foi proveitoso para o Sampaio, mesmo sem a conquista do Estadual.

"O objetivo era o título do Estadual, mas mesmo sem ele, nós tivemos um ano positivo. O Sampaio manteve a base, tem crédito na praça, pois os jogadores que estão indo embora, deixam mensagens boas, querendo voltar. Além de tudo, a equipe manteve-se na Série C e voltou conquistar vaga para a Copa do Brasil", analisou.

PROPOSTA

Uma proposta da Coréia do Sul para o técnico é o único problema que o Sampaio enfrenta neste fim de ano.

"Recebi uma proposta, mas foi simples. Pediram meu currículo e me perguntaram se eu estava interessado em trabalhar no país, eu respondi que estava sim, mas para aceitar tem que ser uma proposta que fuja totalmente da realidade do nosso futebol, pois esta não é a hora de sair do Sampaio e eu ainda quero ficar no Brasil por mais três anos, antes de buscar uma carreira internacional", finalizou.

O Sampaio ainda não tem data certa para a reapresentação dos jogadores visando a pré-temporada.
O Imparcial.

(Alagoano) - CRB convence Júlio Espinosa a ficar no clube.

Na véspera da melancólica despedida do Campeonato Brasileiro da Série B, o CRB dá um presente à sua torcida ao convencer o treinador Júlio Espinosa seguir à frente da equipe profissional na temporada 2009.

Em termos de resultados, o time não rendeu sob o seu comando. Afinal, até aqui apenas uma vitória foi conseguida. Porém, o que pesou para a permanência de Espinosa foi o trabalho de renovação de valores, pois o time encerra o ano com vários jogadores da base entre os titulares.

E mais um deve começar atuando nesse sábado: Victor, na lateral esquerda, que está tendo a preferência da comissão técnica após a saída do titular Anderson Paim e do reserva imediato Bruno Barros.

Victor só não está ainda confirmado porque o zagueiro Alex Tenório, após o episódio da procuração nas mãos de um empresário, corre o risco de ser barrado contra o ABC. Daí, o Galo alagoano pode até ser alterado taticamente.

Inclusive, a provável formação para o compromisso desse sábado, às 15h20 (horário local), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, é com Jeferson; Marcos, Plínio, Alex Tenório (Samuel) e Victor (Emerson); Glaydson, Carlinhos, Geninho, Jonathan e Gaibu; e Júnior Amorim.

À expectativa de uma nova oportunidade, Victor garante estar bem fisicamente e que a ansiedade já não é tão grande. "A minha estréia foi contra o Bahia. Agora, se voltar a acontecer, será diante do torcedor regatiano. Mesmo que eu não comece jogando, para mim este jogo é muito importante, pois pode representar a afirmação do meu futebol para a temporada 2009. E vamos fazer de tudo para concluirmos a nossa participação na Série B com uma vitória", ressaltou o jovem Victor, que é acadêmico de Odontologia na Ufal. Por ora trancou o curso após cursar os três primeiros períodos.

Para esta partida, 1.500 ingressos à venda. E até o meio-dia desse sábado, preços promocionais: R$ 5 a arquibancada e R$ 10 a cadeira, na Pajuçara e na Federação Alagoana de Futebol. Quando as bilheterias do Trapichão abrirem, os valores terão reajuste de 100%.
Gazeta Web.

(Piauiense) - Expulsão de Jarbas vira polêmica e River pode perder troféu.

A expulsão do meia Jarbas, na última segunda-feira, passou a ser a grande polêmica que antecede o decisivo clássico de hoje, entre River e Flamengo. Com informações desencontradas, a necessidade do atleta cumprir suspensão automática ainda é uma incógnita que pode render até a perda do troféu.

Na primeiro jogo, Serginho (Fla), Batata (Fla) e Da Roça (Riv) foram expulsos e cumpriram a suspensão automática no jogo segunte. Com a expulsão de Jarbas, no segundo jogo, a diretoria do River tentou um acordo com os dirigentes do Flamengo no sentido de liberar seu jogador para a final de hoje.

Em contrapartida, o Flamengo poderia colocar qualquer jogador em campo, sem a necessidade de cumprir o que fora acordado anteriormente, exigindo-se o mínimo de cinco atletas de idade sub-23. Muito se falou sobre o assunto, mas a poucas horas do clássico ele ainda é uma incógnita.

No início da noite de ontem (28), os diretores Rubens Lab e Márcio Ferreira, do Flamengo, garantiram à reportagem do Acessepiauí que não houve acordo e Jarbas terá que ficar fora da partida. Em contato com o médico Miguel Angelo, do River, obtivemos a informação de que Jarbas está concentrado e irá atuar.

Na dúvida, o diretor de futebol profissional da FFP, Daniel Gonçalves, foi consultado sobre o assunto e afirmou que o River pode até colocar Jarbas em campo, mas por sua conta e risco, e que a Federação não autoriza sua escalação, uma vez que irar ferir o acorde feito antes do início da disputa.

A Federação de Futebol do Piauí não se manifestou sobre perda de pontos, por se tratar de um torneio de caráter amistoso, mas fontes ligadas ao Flamengo garantiram que, se Jarbas entrar em campo, o Flamengo leva o troféu para a Vila Olímpica.
Acesse Piaui.

(Alagoano) - Campanha Torcedor Azul já está em vigor.

A campanha Torcedor Azul já está em vigor. Afirmativa é do diretor da Solution, Luciano Belo, que no lançamento do projeto, na manhã desta sexta-feira, disse que a partir desta tarde os boletos já estão à disposição de quem deseje se tornar sócio do CSA.

Dois dos principais postos são o balcão Viva Alagoas, no Shopping Iguatemi, e a sede do clube, no Mutange. E quatro são os valores para o torcedor optar por um: R$ 10, R$ 20, R$ 30 e R$ 50 mensais.

Sobre o treinador Luiz Carlos Cruz, que hoje surgiu a notícia de que estaria trocando o CSA pelo Confiança, ele disse que em função de a sua esposa ter acabado de passar por uma cirurgia agora só deve chegar em Maceió na terça ou quarta-feira da próxima semana. Nada que atrapalhe o cronograma do Azulão porque os primeiros dias de atividade são restritos a exames médicos.

Em defesa de Cavalcante - Querendo dar um ponto final à questão, o presidente do CSA, Abel Duarte, voltou a afirmar que não é contra a contribuição do ex-dirigente Cícero Cavalcante. "Todos queremos o CSA forte. E, neste momento, o apoio do prefeito Cavalcante é fundamental. Sou, portanto, favorável à formação de um grupo para tocar o futebol profissional do Azulão e que ele faça parte deste projeto".

Duarte atribui a pessoas que estão torcendo pelo fracasso da sua administração às notícias que ultimamente vêm surgindo na imprensa. "Desde quando assumi o CSA já paguei três folhas e mais uma está saindo na semana que vem, lembrando que em um período de inatividade do clube. Além disso, o gramado do Estádio Gustavo Paiva está pronto e um outro campo, para treinamento e jogos das categorias de base, começa a ser construído. Além disso, já autorizei ao Manoel Nascimento divulgar os nomes dos primeiros reforços. E até a próxima semana mais contratações serão divulgadas. Onde está o erro? Ainda estamos há mais de mês para a temporada 2009 começar", ponderou o alto mandatário azulino.
GazetaWeb.

(Paraibano) - Treze prorroga contratos de três atletas.

O Treze prorrogou a permanência de três atletas, cujos contratos se encerrariam no final deste mês. Os aditivos foram enviados nesta sexta-feira ao Departamento de Registro e Transferência da Federação Paraibana de Futebol.

Trata-se do meia Adriano, o goleiro Laênio e o zagueiro André Lima, que tiveram os contratos prorrogados até o dia 30/11/2009. Com isso os jogadores ficam à disposição do clube para as próximas competições.

Os nomes dos três atletas foram publicados no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol, na tarde de ontem.
Paraiba Online.

(Baiano) - Vitória terá Marquinhos na partida contra o Palmeiras.

Marquinhos vai enfrentar o Palmeiras. O jogador foi reavaliado pelos médicos do clube e treinou normalmente na tarde desta sexta-feira, no CT do Fazendão. Após dividida com Victor Ramos durante o coletivo de quinta-feira, o meia levou uma pancada na perna direita. O local inchou e ele precisou ficar em tratamento.

A dúvida em relação à escalação de Marquinhos para o jogo no Barradão ganhou repercussão devido ao fato de ele já ter sido confirmado como jogador do Verdão para a próxima temporada. No entanto, o jogador garantiu que entrará em campo para vencer o time paulista, independente de possuir um vínculo com a Traffic, parceira do Palmeiras e que colocará o jogador no clube em 2009.

A única certeza de Mancini é que o atacante Robert, suspenso pelo STJD com duas partidas, está fora de combate. Se jogar no ataque, Marquinhos poderá fazer parceria com Adriano ou até mesmo com o meia Ricardinho. A dúvida terminará somente no vestiário, momentos antes da partida.

O zagueiro Leonardo Silva, titular absoluto ao longo do Brasileirão, não poderá atuar por causa de uma cláusula contratual. O Palmeiras, dono dos direitos federativos do atleta, não o deixou entrar em campo. Marcelo Batatais assume a posição. Suspenso, o meia Leandro Domingues também será desfalque e será substituído por Jackson.

Confira a lista de concentrados:

Goleiros: Viáfara e Gléguer;
Zagueiros: Anderson Martins, Wallace, Victor Ramos e Marcelo Batatais;
Laterais: Marco Aurélio e Marcelo Cordeiro;
Volantes: Renan e Vanderson;
Meias: Willans Santana, Jackson, Ricardinho, Marco Antonio, Rafael e Kleiton Domingues;
Atacantes: Marquinhos, Adriano e Muriqui.

Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Em jogo fraco, Bahia empata com o Gama em despedida da Série B.

Sem mais pretensões na Série B, Gama e Bahia fizeram uma partida sem emoções, que terminou empatada sem gols, nesta sexta-feira à noite, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Uma despedida melancólica na última rodada da competição.

O resultado fez com que o Gama somasse mais um ponto na classificação. Já rebaixado, o time da casa chegou aos 35 pontos, na penúltima posição. Enquanto isso, o Bahia é o décimo, com 52, mas pode perder posições ao término da rodada.

Com muitos reservas, o Bahia foi melhor no primeiro tempo, mas não criou grandes chances. Enquanto isso, o Gama apenas fez uma partida segura, se despedindo da temporada 2008 com um empate em casa e sem dar outro vexame diante da sua torcida.

Gama 0 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - Série B - 38ª rodada
Data: 28/11/2008 (sexta-feira), às 19h30 (de Salvador)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), auxiliado por Marco Antônio de Mello Moreira (GO) e João Patrício de Araújo (GO)
Público: 83 pagantes, para uma renda de R$ 500,00

Gama: André Zandoná; Lucas Silva, Anderson, João Victor e Elivelto; Júlio César, Uelliton, Peterson (André) e Thiaguinho; Dendel e Bebeto (Maia e Edmar). Técnico: Jean Cláudio

Bahia: Fabiano; Marcone, Rogério, Douglas e Roberto (Bruno Lopes); Willames (Tiago Nei e Jones), Fausto, Diogo e Ananias; Paulo Roberto e Mário. Técnico: Ferdinando Teixeira
Portal Futebol Baiano.

(Sergipano) - Ubirajara Veiga na lista do Dragão.

Apesar da prioridade na contratação do técnico Luiz Carlos Cruz, o Confiança colocou na lista o nome de Ubirajara Veiga, outro profissional que teve passagem no Sergipe.

Veiga pegou o Sergipe, neste ano, numa situação difícil e mesmo assim conseguiu dar a volta por cima e levar a equipe rubra na conquista do vice-campeonato, o que lhe deu direito de disputar a Série C do Campeonato Brasileiro.

Justiça - Recentemente, Ubirajara Veiga teve que colocar o Sergipe na justiça isto porque o seu cheque foi sustado. A divida que era de R$ 5.000,00 passou para R$ 30.000,00.
Portal Futebol Sergipano.

(Pernambucano) - Presidente garante 1,5 milhão de reais para Santa Cruz S/A já em dezembro.

O presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, pronunciou-se nessa quinta-feira, na reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do clube, sobre diversos assuntos relativos ao Mais Querido. Entre os temas abordados pelo presidente junto aos conselheiros estavam as novidades sobre o fundo de investimentos Santa Cruz S/A.

“Essa foi uma semana muito importante para a viabilização do projeto da Santa Cruz S/A. Nós conseguimos confirmar uma grande instituição financeira, de primeira linha no mercado financeiro brasileiro, que será gestora do fundo de investimentos. Nós não vamos anunciar o nome dessa instituição agora por que eles nos pediram para que esse anúncio só fosse feito a partir de terça-feira, pois eles estão dando entrada nos registros da Santa Cruz S/A na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)”, explicou.

O presidente também garantiu que o primeiro aporte de investimentos já está garantido. “Os sócios fundadores da Santa S/A já estão definidos, o primeiro aporte de capital no fundo, de 1,5 milhão de reais, está confirmado e será integralizado até o dia 20 de dezembro. Portanto, antes do lançamento das cotas, o Santa S/A já vai dispor de um capital de 1,5 milhão de reais que vai nos ajudar no processo de contratação de jogadores e nas reformas no estádio, para que possamos estar com a nossa casa pronta para receber a torcida coral a partir do início do campeonato”, afirmou FBC.

O presidente coral também enalteceu a importância das doações recebidas e garantiu que dentro em breve a torcida tricolor saberá o nome daqueles que ajudaram a viabilizar as primeiras ações da atual gestão. “Em meados da próxima semana devemos publicar a relação dos doadores que ajudaram o Santa Cruz nesse projeto de reforma, que vai exigir quase quatro milhões de reais em investimentos. Já arrecadamos mais de 1,3 milhão. O desafio é grande, são muitas contas para pagar e estamos dependendo das contribuições para que possamos dar esse passo inicial que é a recuperação física do nosso patrimônio”, disse.

Para não depender apenas das doações, a diretoria sabe que precisará incrementar suas receitas. Em relação a isso, FBC falou sobre as campanhas que dentro em breve serão lançadas. “Lançaremos a campanha da escolha do padrão, já na próxima semana, além de outras campanhas que estão sendo contratadas com o intuito de resgatar o sócio do Santa Cruz e ampliar o quadro de associados. A partir de janeiro devemos entrar com anúncios no rádio, TV, outdoors. Esperamos com isso aumentar nossa receita para manter o patrimônio e para o departamento de futebol profissional”, afirmou.

Por fim, FBC falou sobre as contratações e adiantou que pelo menos seis nomes de peso serão contratados. “O Márcio e o Capella estão trabalhando para que possamos começar a anunciar as primeiras contratações, acredito que faremos isso nos próximos dias. Queremos fazer seis grandes contratações. Tenho certeza que o trabalho de Márcio e Capella será reconhecido”, concluiu o presidente tricolor.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

(Potiguar) - ABC vai fazer seu ultimo jogo em Maceió.

Precisando de apenas um ponto para eliminar qualquer possibilidade de rebaixamento à Série B, o ABC entra em campo logo mais, às 15h20, no estádio Rei Pelé, para enfrentar o lanterna e rebaixado CRB na despedida das duas equipes da temporada 2008, com apenas um pensamento: vencer. Os comandados de Artur Neto respeitam o adversário, mas querem voltar para Natal com os três pontos na bagagem e uma posição honrosa na tabela.

“Existe ainda um pequeno e remoto risco de cair, mas existe. Por isso, temos que encarar este jogo com uma decisão. São os nossos nomes e o do clube que estão em jogo”, afirmou o atacante Ronaldo Capixaba. “Apesar da situação do CRB será um jogo difícil e teremos que ter muita atenção. É marcar forte, sair rápido e buscar o gol desde o primeiro minuto. Queremos os pontos para eliminar qualquer chance de cair e fechar o ano de forma honrosa, mantido na Série B”, completou o volante Márcio Hahn.

Com 45 pontos na 14ªposição, só uma catástrofe rebaixa o ABC de divisão. Para isso, os natalenses terão que perder e o Marília aplicar uma goleada histórica sobre o Ceará. Em 17º lugar na zona de rebaixamento com 42 pontos, o Marília tem um saldo de gols de -14, enquanto o ABC está com -4. Além disso, o rival América e o Fortaleza precisam vencer.

Artur Neto se despede hoje

Mesmo após o treino de ontem no CT do Corintíans de Alagoas, o ABC ainda não está definido. Artur Neto somente escalará a equipe nos vestiários. As dúvidas estão na zaga, setor em que Márcio Santos e Fabiano disputam uma posição, e no ataque, onde Ivan e Fábio Silva duelam para jogar ao lado de Ronaldo Capixaba. O time terá ainda a volta de Everton no meio-campo. O técnico Artur Neto defende a determinação e inteligência para triunfar hoje. “Eles são franco atiradores e não tem mais pretensões, o que torna o jogar muito perigoso. Por isso, temos que ter mais determinação, vontade e atuar com inteligência, sabendo dosar o jogo e poupar energia no forte calor que estará fazendo em Alagoas”, ensinou o técnico, que faz sua despedida do comando. Na terça, ele já embarca para Ribeirão Preto, onde vai assumir o Botafogo-SP no paulistão 2009. Esse pode ser o jogo de despedida também de boa parte do plantel, que devido ao assédio deve ser bem modificado para o primeiro semestre de 2009.

CRB contará com Júnior Amorim

Mesmo já fadado a disputar a Série C, a diretoria do CRB anunciou, por meio do diretor de futebol, Valter do Valle, que o técnico Júlio Espinosa permanecerá no comando da equipe para a disputa do Estadual. Em sua despedida, o volante Glaydson, que foi julgado e punido com um jogo de suspensão, desfalcará o time alagoano. O atacante Júnior Amorim está confirmado, mas deve deixar o clube ao final da competição.

CRB: Jéferson, Marcos, Plínio, Alex Tenório e Victor; Glaydson, Jonnatas, Geninho e Gaibu; Júnior Amorim e Edmar. Técnico: Júlio Espinosa.

Paulo Musse, Bosco, Márcio Santos (Fabiano), Ben-Hur e Panda; Everton, Alexandre Oliveira, Márcio Hahn e Gadelha; Ivan (Fábio Silva) e Ronaldo
Capixaba. Técnico: Arthur Neto.

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Estádio: Rei Pelé (AL), às 15h20
Diario de Natal.

(Potiguar) - Declarações de Corintianos deica time do América mais confiante.

Jovens e inexperientes, o time do Corinthians que vai enfrentar o Améric ano próximo sábado (29) pode ter dado um "gás" novo ao adversário, que precisa vencer para escapar de vez da zona de rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.

"Ouvimos algumas tolices de alguns do Corinthians que é até chata para quem é jogador, mas isso deve nos dar uma força maior para buscar uma boa vitória no sábado, que é importante para alcançarmos nossos objetivos", afirma o atacante Marcelo Nicácio, que ficará como opção no banco de reservas. Max e Cascata vão para o jogo.

"Tem muita gente falando que o time do Corinthians vem para cá vencer o América. Nós vamos respeitar o adversário, mas buscar a vitória dentro de campo", afirma outro jogador, o lateral-esquerdo Vandinho, confirmado no time que começa o jogo.

Para Nicácio, a partida tem que ser encarada como uma decisão. "Temos que encarar isso como uma final de Série C. Um jogo que vai garantir a nossa Série B no próximo ano", afirma o jogador.
Dez na Rede.

(Pernambucano) - Bala perde a cabeça com Ciro.

Durante o coletivo desta sexta-feira (28) o atacante Carlinhos Bala se mostrou bastante nervoso com o jovem atacante Ciro.

Numa jogada pelo flanco direito na grande área, Ciro estava conduzindo a bola e Bala estava logo atrás dele. Tentando fazer a jogada individual (que era a mais adequada) o centroavante perdeu a bola e ela foi para escanteio, mas quando Carlinhos foi bater o esquinado, mostrou-se altamente transtornado.

O atleta lançou uma “trovoada” de palavrões para o seu companheiro e ainda diminuiu seu estilo de jogo. Ele estava azarado, porque logo depois Ciro marcou o único gol do treino.
Sportnet.com.br

(Pernambucano) - Náutico trabalha duro para jogo decisivo no domingo.

Uma vitória contra o Atlético-PR, no domingo (30), deixa o Náutico praticamente garantido na Séfrie A do ano que vem. Por isso, o técnico Roberto Fernandes não tem dado moleza aos jogadores. Os treinamentos da semana vêm ocorrendo na parte da tarde e se concentram principalmente na parte de posicionamento tático.

Para o jogo, o time dos Aflitos conta com um desfalque: o zagueiro Adriano, que tomou o terceiro cartão amarelo e não joga. Por outro lado, o volante Derley tem retorno garantido, depois de cumprir suspensão. O time titular, como de hábito, ainda não foi divulgado.

O Náutico pode garantir a permanência na Série A no próprio domingo, dependendo de outros resultados da rodada, como possíveis derrotas de Vasco e Portuguesa. Mesmo em caso de derrota contra o Atlético-PR, a equipe ainda mantém boas chances de permanência, mas briga pela vaga no último jogo do campeonato, contra o Santos, fora de casa.
Fonte: Globoesporte.com

sexta-feira, novembro 28, 2008

(Paraibano) - Treze pode anunciar dois reforços.

O Treze renovou sua Diretoria Executiva para os próximos dois anos, mas não a filosofia de trabalho, no que diz respeito às contratações para o Campeonato Paraibano de 2009, que é de somente anunciar os reforços quando da assinatura dos contratos.

No entanto, como é de praxe nessa época de montagem dos elencos, a bolsa de especulações nas emissoras de rádio, começa em alta com nomes de possíveis reforços.

Nesta quinta-feira, por exemplo, as rádios Cidade de Esperança e a Clube Borborema, anunciaram que o zagueiro Breno, de 22 anos, com passagens por Náutico e Vasco-RJ, e o volante Antonio Carlos, campeão da Segunda Divisão do Paraibano de 2007 pela Queimadense, estão praticamente acertados com o Galo.

De acordo com as informações das emissoras, além dos dois jogadores, outros reforços deverão se apresentar ao técnico Quintino Barbosa a partir do dia 8 de dezembro no estádio Presidente Vargas, para o início dos trabalhos. O Galo estréia no Estadual, dia 18 de janeiro, contra o Sousa, no Marizão.

Fonte: Paraiba Online

(Pernambucano) - Santa com promoção do "volta".

O Santa Cruz está disposto a trazer de volta os proprietários de cadeiras e camarotes do Arruda. Campanha lançada pelo Tricolor dará descontos de até 30% para quem for regularizar o atraso do pagamento das taxas no clube.

Segundo o presidente da Comissão Patrimonial coral, José Augusto de Paula, o torcedor poderá desfrutar dos novos e modernos mecanismos para liquidar a dívida.

“Queremos ter de volta as pessoas que estavam sem contribuir com o clube. Assumimos a culpa de que realmente não tínhamos mecanismos eficientes de cobrança.

Mas agora estamos com uma empresa responsável e criamos novas formas de pagamento. Até janeiro vamos manter esse desconto. Depois disso, iremos dar outra condução ao processo”, explicou.

Essa é mais uma novidade da administração Fernando Bezerra Coelho. Esta semana, já havia sido anunciado que os próprios torcedores serão os responsáveis por escolher o novo escudo da camisa tricolor, através de votação pela internet e celular.

Fonte: Diario de Pernambuco

(Potiguar) - América pronto pra guerra da vaga.

SSalvo algum problema de ordem clínica que surgir de última hora, o América está definido para enfrentar o Corinthians, neste sábado, no Machadão.

Após treino realizado na tarde desta quinta-feira, o técnico Ruy Scarpino confirmou a volta de meia Souza e do volante Júlio Terceiro, dois importantes reforços para o último e decisivo jogo do alvirrubro na Série B.

Embora tenham deixado o treino antes dos demais, os dois atletas estão confirmados para a partida.

Souza atuou durante 30 minutos e deixou o campo sentindo um pouco de dores musculares. "Mas foi só por precaução, estou pronto para ir para o pau", assegurou o ídolo americano. Já Terceiro treinou 25 minutos antes de sair do gramado sentido cansaço muscular.

Para substituir Souza e Júlio Terceiro, Scaprino colocou Fábio Neves e Elias, respectivamente. Uma novidade para o jogo é a escalação de Gonçalves na zaga.

Ele substitui Adalberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Na lateral direita, Maizena está de volta à equipe.

Os titulares foram escalados com Fabiano; Maizena, Robson, Golçalves e Vandinho; Júlio Terceiro (Elias), Luís Maranhão, Saulo e Souza (Fábio Neves); Cascata e Max.

A torcida compareceu ao treino em bom número e apoiou o time, que precisa vencer o Corinthians para não depender de outros resultados na luta para fugir do rebaixamento. Na manhã desta sexta-feira, Scarpino comanda o coletivo de apronto para a partida crucial para a permanência do Mecão na Série B em 2009.

Fonte: DN Online

(Paraibano) - Campinense renova com Fábio Júnior.

Passadas as comemorações pela conquista do acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, todas as atenções da diretoria do Campinense estão voltadas para o planejamento com vistas à "super temporada" que o clube terá no próximo ano, em que disputará também a Copa do Brasil e o Campeonato Paraibano.

E a primeira providência da direção rubro-negra é manter a comissão técnica, encabeçada pelo competente e vitorioso técnico Freitas Nascimento, que está no clube desde final de 2007.

"Entre Freitas e o Campinense está praticamente acertada a permanência, como também de todos os demais membros da comissão técnica", disse o supervisor Dorgival Pereira.

No que diz respeito ao elenco vencedor, sabe-se que alguns jogadores não estarão nos planos, e outros, vão continuar. É o caso do atacante Fábio Júnior, o primeiro a ser procurado pelos dirigentes.

Além de Fábio Júnior, o também atacante Marquinhos Marabá, artilheiro do time na temporada com 25 gols, o meia Washington, o zagueiro Ricardo Oliveira, os laterais Fábio e Rai, são alguns que deverão ficar.

Fonte: Paraiba Online

(Pernambucano) - Timbu com poucos coletivos.

A decisão do técnico Roberto Fernandes em não realizar treinamento coletivo esta semana foi recebida naturalmente pelo elenco alvirrubro.

A ansiedade fica por conta do decisivo jogo contra o Atlético-PR, domingo, nos Aflitos. O zagueiro Vágner minimizou a ausência do trabalho que simula uma partida.

“Nesta reta final todo mundo já se conhece, estamos no ápice. A gente queria mesmo é que hoje já fosse domingo para começar logo a partida. A vontade de entrar em campo é muito grande. Sabemos da qualidade do Atlético-PR, mas dentro de casa temos que fazer acontecer”, afirmou.

Esta semana, a prioridade do técnico alvirrubro tem sido trabalhos táticos de posicionamento. “O Roberto conhece bem o time deles e está passando o necessário pra gente.

Por ser uma decisão, qualquer detalhe a mais pode ser uma arma contra o adversário”, disse Vagner. Vale ressaltar que, além do Náutico, Fernandes comandou o Furacão neste Campeonato Brasileiro.

O atacante Felipe não foge à responsabilidade. Artilheiro do Náutico no Campeonato Brasileiro, com 13 gols, ele tem consciência da sua importância na decisão contra o Atlético-PR, domingo, nos Aflitos.

Nunca é demais lembrar que o jogo será determinante para decidir a permanência do Timbu na elite. Uma posição e dois pontos acima da zona de rebaixamento, o Alvirrubro está em 16º lugar, com 40 pontos. Já o Furacão é o 15º, com 42.

Decisivo nos últimos jogos, Felipe sabe: não pode vacilar. “Para nós esse jogo é como se fosse a disputa de um título. Todos sabem que trata-se de uma partida que pode mudar a vida do Náutico.

Vamos entrar totalmente focados. Nós que jogamos ali na frente, perto do gol adversário, não podemos errar”, afirmou.

Depois de ser preterido durante boa parte da campanha pelo técnico Roberto Fernandes, o atacante enfim voltou a ser titular absoluto. As atuações destacadas nas últimas rodadas têm chamado a atenção.

Alguns rumores apontam na direção de que Felipe estaria nos planos do Sport para 2009. O jogador inclusive já declarou que não descarta a transferência para o maior rival.

A diretoria timbu, no entanto, já deixou claro que não vai entrar em leilão.

Na próxima semana, caso o Náutico sacramente a permanência na Série A, domingo, os dirigentes devem conversar com Felipe. O contrato do atacante se encerra no final do ano.

Fonte: Diario de Pernambuco

(Baiano) - Bahia treinou e depois viajou.

Na manhã desta quinta-feira, o elenco do Bahia realizou o último treino da temporada 2008, em preparação para o confronto contra o Gama, que será realizado na sexta-feira, em Brasília.

O técnico Ferdinando Teixeira aplicou um recreativo e em seguida, ensaiou cobranças de faltas e escanteios.

Sem mistérios, o treinador tricolor confirmou a equipe com vários atletas da base. O Tricolor enfrenta o Gama com: Fabiano, Marcone, Rogério, Douglas e Roberto; Fausto, Willames, Diogo e Ananias; Paulo Roberto e Mário.

A delegação do Bahia embarcou para Brasília às 16h30, desta quinta-feira.

Fonte: Site Oficial do Clube

quinta-feira, novembro 27, 2008

(Alagoano) - CRB-AL perde preparador físico para o rival.

Maceió (AL) - O Campeonato Brasileiro da Série B nem terminou e o CRB-AL já começa a sofrer uma debandada. Nesta semana, o preparador físico Artur Santiago deixou o clube e acertou com o principal rival, o CSA.

Quem está de malas prontas e pode nem enfrentar o ABC-RN no sábado é o lateral-esquerdo Anderson Paim, que disse não ter motivação para participar da última partida na Série B do Campeonato Brasileiro.

Na última segunda-feira, o próprio técnico Júlio Espinosa confirmara que irá deixar o CRB após o jogo de sábado, já que não pretende continuar no cargo para a próxima temporada, quando o time disputará a Série C.
Gazeta Esportiva.

(Paraibano) - Meta é a permanencia do técnico Freitas.

Campina Grande (PB) - A diretoria do Campinense-PB já definiu a prioridade na renovação de contrato para a próxima temporada. Trata-se do técnico Freitas Nascimento, que vem se reunindo constantemente com os dirigentes paraibanos.

Somente após o acerto com o comandante no acesso para a Série B que o clube vai começar a pensar na permanência da base que disputou a Série C deste ano.

A disputa da Série B será a prioridade em 2009 e, para isso, é possível que o Campeonato Paraibano seja usado como uma espécie de laboratório, uma pré-temporada de luxo.
Gazeta Esportiva.

(Cearense) - Definições no Ceará a partir de segunda-feira.

Somente na próxima semana, Ceará acertará ou não a renovação da atual comissão técnica e anunciará reforços

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, garantiu ontem que, a partir da próxima segunda-feira, conversará com o técnico Lula Pereira para acertar ou não sua permanência em Porangabuçu na próxima temporada. O mandatário do Alvinegro negou qualquer conversa com o atual treinador do Bragantino, Marcelo Veiga. Por outro lado, o clube acertou as rescisões contratuais dos atacantes Vavá e Charles Chad.

Sobre as especulações acerca de Marcelo Veiga, Leitão revelou que houve o seu oferecimento por parte de um empresário. ´Dissemos a ele que só trataremos desse assunto se não renovarmos com o Lula que, na minha avaliação, é um grande profissional e um amigo que fiz dentro do futebol´.

Rescisões

Sobre rescisões e renovações, ele explicou que nos últimos dois dias apenas dois atletas deixaram o Ceará — Charles Chad e Vavá— e que está conversando com todo o elenco para dar férias a quem vai ficar e liberar quem não volta mais a Porangabuçu. ´É um assunto que está sendo tratado internamente. Na segunda-feira, estará tudo definido em relação a essa questão. Não podemos nos precipitarmos agora, pois o Ceará tem um jogo importante a cumprir no sábado, contra o Marília´, lembrou Evandro.

No rol dos atletas que vestirão mais uma vez a camisa alvinegra em 2009 está inserido o volante Chicão, que renovou seu contrato. Já em relação a Cleisson, Evandro pela primeira vez veio a público para dizer que o acerto, nesse instante, é bastante difícil. ´Dois obstáculos tornam inviável a permanência do Cleisson: sua pedida financeira, fora da nossa realidade, e a exigência de um contrato de dois anos´.

O retorno do atleta, entretanto, não está descartado e vai depender também da permanência de Lula Pereira ou do outro treinador que for contratado para seu lugar.

Sobre o planejamento para 2009, Evandro ressaltou que a atual diretoria conquistou credibilidade e um ambiente favorável no cenário esportivo nacional. Tanto é verdade que, além de muitos oferecimentos de atletas, segundo ele, alguns jogadores do atual elenco aceitaram renovar o contrato por um valor inferior ao que vinham recebendo.

O Ceará trabalha com vistas ao Campeonato Cearense com recursos da ordem de R$ 200 mil mensais, afora a arrecadação da bilheteria. ´Vamos manter a mesma política de responsabilidade na aquisição de jogadores. Entretanto, com a base que foi formada, contrataremos bem menos, ou seja, priorizaremos a qualidade´.

Um contratado

Outros pontos destacados por Evandro: um volante é o único reforço certo, haja vista que já assinou seu contrato. O lateral-direito Celso, que pediu rescisão ontem, não será liberado e fica no clube. O atacante Finazzi está fora da realidade financeira.
Diario do Nordeste

(Cearense) - Completo: Heriberto não mexe e time deve ser o mesmo.


Treinamento coletivo de ontem, no palco da ´decisão´ de sábado, teve os mesmos 11 atletas, que venceram o Bragantino.

Ainda faltam dois treinamentos, mas se depender do coletivo de ontem, no Estádio Castelão, o Fortaleza deverá repetir a escalação, que iniciou a partida contra o Bragantino no último fim de semana, para o seu jogo mais importante da temporada.

“Acho que repetir a equipe é muito bom, porque entrosa mais e o grupo fica forte. Fizemos uma boa partida contra o Bragantino e temos tudo para repetir esse desempenho no próximo sábado”, comentou o volante Rogério.

O técnico Heriberto da Cunha não concedeu entrevista coletiva ontem, mas em conversas reservadas acabou dando pistas de que realmente não deverá mexer no time. Hoje à tarde, ele comanda mais um treino no Castelão, e a assessoria de imprensa do Fortaleza informou que o treinador falará com os repórteres.

Emoção

O centroavante Nei Paraíba, que debutou ontem no Estádio, não escondeu a emoção de ter pisado pela primeira vez no gramado do Castelão. “Sempre tinha ouvido falar de grandes jogos aqui de Ceará e Fortaleza. Então, a gente acaba sentindo uma alegria muito grande. Espero que sábado, com nossa torcida enchendo o estádio a felicidade seja maior ainda”, diz o centroavante, que não soube descrever o sentimento se fizer o gol da vitória, que pode garantir a permanência do clube na Série B. “Não sei nem o que pensar, seria o grande sonho da minha vida”, revela Nei, que saiu febril do treino de ontem.

Sereno

Diferentemente do colega, o goleiro Tiago Cardoso é um dos mais comedidos do elenco e acredita que o momento é de focar ainda mais no jogo. “Acho que o momento é de concentração. Temos mais um trabalho amanhã, pela frente em que tentaremos melhorar em busca do máximo de cada um para conquistarmos essa vitória no sábado”, afirma.

A diretoria do Fortaleza informou, ontem à noite, que foram vendidos no primeiro dia de comercialização dos ingressos 10.200 bilhetes.

Na sede do clube, no Estádio Alcides Santos, não há mais ingressos. Assim, o torcedor leonino deverá procurar nos outros postos de venda (Lojas da TUF, Fortaleza Store, Lojão do Fortaleza, Fortaleza Shopping, Jovem Garra Tricolor, Tricolaço e Bafo do Leão). Ainda restam bilhetes de meia-entrada.

SAIBA MAIS

Dificuldades
Heriberto, Joélton Urtiga, Gaúcho e Preto se reuniram após o treino para debaterem sobre mais um dia sem salários

Entretenimento
Vários jogadores se divertiram com algumas revistas Placar trazidas pelo colecionador Roquinho, da Rádio Globo

Novo ídolo
Osvaldo foi o mais saudado pelos torcedores no Castelão

ANDAIMES NO MEIO
Reforma vai dificultar quebra de novo recorde de público

A diretoria do Fortaleza fez promoção, baixou o preço dos ingressos, convocou a torcida e colocou a carga máxima de ingressos para o jogo contra o Brasiliense, no próximo sábado.

O Estádio Castelão deverá estar cheio, mas não completamente lotado. Ontem, a administração do estádio informou que as obras de reparo na cobertura não serão paralisadas e com isso, os andaimes instalados no anel superior, justamente no local onde a TUF assiste aos jogos, não serão retirados. “Temos um prazo para entregar essa obra e não podemos atrasar”, argumenta o administrado do Castelão, José Menezes.

O espaço, que ocupa aproximadamente 5 mil lugares, deverá reduzir para 35 mil torcedores a capacidade máxima do anel superior.

Assim, o Fortaleza, que também buscava bater o recorde de público da Série B, que pertence ao Ceará, 47.308, na partida contra o Corinthians, terá de lotar o anel inferior, que possui 15 mil ingressos à venda.

JOGADORES IRRITADOS
Salários provavelmente amanhã

A promessa da diretoria do Fortaleza de quitar os salários atrasados dos jogadores ontem, mais uma vez não foi cumprida. Em entrevista à Rádio Clube, na tarde passada, o presidente do Tricolor, Lúcio Bomfim, confirmou que ainda está buscando recursos e aumentou o prazo para amanhã. “O clima está tranqüilo. Estamos buscando recursos para resolvermos essa situação até a sexta”, declarou o mandatário, que ontem estava ao lado do diretor de futebol, Edilson José.

Alguns jogadores, entretanto, não gostaram de um novo adiamento por parte dos dirigentes leoninos. O meia Simão não quis conversar com a imprensa alegando problemas. Já o zagueiro Gaúcho se mostrou bastante irritado ao final do treino, após saber da notícia pelo técnico Heriberto.
Diario do Nordeste

(Pernambucano) - Sidny admite viver má fase no Sport.

Recife (PE) - Contratado no meio da temporada para reforçar a lateral direita do Sport, Sidny chegou para vestir a camisa do Leão pela segunda vez com status de ídolo. No entanto, o jogador não vem fazendo boas atuações e está sendo cogitada uma dispensa do atleta pela diretoria no final do ano.

Humilde, Sidny assume que não vem rendendo o esperado nos últimos jogos. “Não consegui render um bom futebol neste Campeonato Brasileiro. Mas acredito que posso crescer de produção nestes dois últimos jogos que faltam”, declarou o lateral ao Diário de Pernambuco.

Como os jogadores titulares entrarão em férias com uma rodada de antecedência devido à falta de ambição do Sport no Brasileirão, Sidny terá a chance de voltar ao time principal. Com isto, o lateral espera mostrar um bom futebol para garantir sua permanência no clube pernambucano.

“Para mim vai ser melhor. Até porque cheguei depois da maioria dos companheiros. Quero muito fazer duas boas exibições nessas partidas”, desejou Sidny.
Gazeta Esportiva.

quarta-feira, novembro 26, 2008

(Baiano) - Coritiba mantém interesse na contratação de Vágner Mancini.

Vágner Mancini encabeça a lista de possíveis técnicos do Coritiba em 2009. A presença do atual treinador do Vitória na relação da diretoria coxa-branca não é novidade, porém é com ele que o diretor de futebol, Homero Halila, pode se reunir até o fim desta semana, em Curitiba, para tratar de uma proposta oficial do Verdão para contratar Mancini. A informação foi confirmada pelo procurador do técnico, Fábio Mello, e pelo presidente do Alviverde, Jair Cirino.

"O Homero enviou para o Vágner, na noite de sábado, uma mensagem de texto no celular, dizendo que queria conversar com ele. Como ele viajou ao exterior, nós ainda tentamos retornar a ligação, mas não conseguimos. Respondemos a mensagem e estamos aguardando o contato dele", revelou Mello, por telefone, à Gazeta do Povo Online.

O procurador de Vagner Mancini terá uma reunião no próximo sábado em Salvador, com o presidente do Leão baiano, Jorge Sampaio. Porém, Fábio Mello pode vir a Curitiba um dia antes. "Não falamos em proposta, mas estou aberto para ouvir o Coritiba. Estou voltando para São Paulo hoje (segunda-feira) e o Homero deve voltar ao Brasil na quinta, então é possível que ocorra um encontro até o fim da semana", declarou o empresário.

Já o presidente Jair Cirino reiterou o interesse já declarado pelo treinador, e confirmou que o clube deve fazer uma proposta nos próximos dias. "Ele está na nossa lista, e é complicado falar abertamente, já que o Vágner ainda está empregado. Mas como a informação vazou, nós pretendemos conversar com ele e o seu representante", garantiu o mandatário coxa-branca.

Além de ter o perfil desejado pela diretoria do Coxa, Vágner Mancini também afirmou, na semana passada à Gazeta do Povo Online, que quer abraçar um projeto a médio e longo prazo, como o Verdão planeja montar para o ano do centenário. "O Vágner não vai se expor, já que a prioridade é o Vitória. Mas se o Coritiba tiver interesse, ótimo, vamos nos reunir e ver o que o clube tem a oferecer", concluiu Mello.

* Com informações do Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba-PR
Portal Futebol Baiano

(Baiano) - Um ano após tragédia da Fonte Nova, culpados seguem impunes.

(Um ano depois, uma das maiores tragédias do futebol brasileiro ainda não tem culpados. O desabamento de parte da arquibancada da Fonte Nova, em Salvador, em novembro de 2007, provocou sete mortes e deixou 87 torcedores feridos.

ArquivoAté agora, apenas duas famílias de vítimas recebem pensões mensais - e que não chegam a R$ 500. O acidente ocorreu durante jogo do Bahia pela Série C, com público de 60.007.

Após investigar o caso, a Polícia Civil indiciou por homicídio culposo (sem intenção de matar) cinco pessoas, mas a Justiça acatou só dois nomes - Raimundo Nonato Tavares, o ex-jogador Bobô, diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, que administrava o estádio, e o engenheiro Nilo Santos Júnior, à época funcionário do órgão. Não há previsão para julgamento.

O governo estadual aprovou uma lei para pagar pensão especial às famílias dos mortos. Duas famílias já foram contempladas, enquanto as outras cinco esperam a Justiça definir quem são os herdeiros legais.

Pela lei, o Estado pagará aos beneficiários das três mulheres que morreram uma pensão até o 76º aniversário da vítima. Os herdeiros dos quatro homens mortos terão direito à pensão até o 68º aniversário do morto.

Retroativa a dezembro de 2007, a mãe de Milena Vasquez, que morreu no acidente aos 27 anos, está recebendo uma pensão de R$ 493,54 por mês. A mãe do torcedor Joselito Lima, morto aos 26, ganha R$ 492,59. A CBF também pagou um seguro de R$ 25 mil para cada família das vítimas.

A promotora Joseane Suzart, responsável pela ação civil sobre o caso, disse que o Estado também deverá ser condenado a pagar outra indenização. "O valor não pode ser igual para todas as famílias. Independentemente da pensão, o Estado vai arcar com mais dinheiro porque é o responsável pela Fonte Nova", disse Joseane. Ela acrescentou que os feridos também serão indenizados.

Responsável pela parte criminal do processo, o promotor Maurício Cerqueira não acredita na prisão de Bobô e de Nilo Santos. "A pena não deve chegar a dois anos, e eles terão direito aos benefícios da lei, em caso de condenação". Cerqueira afirmou, porém, que acredita na condenação dos dois. "As provas são suficientes."

Após o acidente, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), anunciou a demolição da Fonte Nova. Neste ano, porém, o governo disse que o estádio, interditado atualmente, será remodelado para a Copa-2014, ao custo inicial de R$ 230 milhões.
Portal Futebol Baiano

(Pernambucano) - Meia diz estar pronto para recomeçar.

O meio-campista Rosembrick já treina normalmente com o elenco do Santa Cruz. Na semana passada, o jogador não participou de boa parte das atividades por conta de problemas médicos.


Hoje, ele esteve presente normalmente no coletivo dirigido pelo técnico Márcio Bittencourt, em Paulista. “Eu tive alguns problemas estomacais, mas tô de volta, tô treinando e correndo. O treinador gostou, ele até brincou comigo. Eu fico feliz em receber elogio e espero demonstrar meu futebol”, disse Rosembrick.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

(Cearense) - Ferroviário poderá mudar e não assinar com a FINTA.

O que parecia ser certeza, poderá mudar. O presidente do Ferrão está em São Paulo, e irá assinar contrato com a nova empresa fornecedora de material esportivo, que a princípio seria a FINTA. Depois de uma proposta recebida pela diretoria coral, tudo pode mudar. O presidente Paulo Wagner, vai analisar qual a melhor proposta para o clube e definirá pela melhor, a que vai atender melhor os anseios do clube e do torcedor coral.
Artilheiro.com.br

(Pernambucano) - Presidente reclama por Sport não ser escolhido como cabeça-de-chave

Os dirigentes do Sport, que acompanharam o sorteio dos grupos da Taça Libertadores de 2009, no Paraguai, comentaram o resultado. Em entrevista ao site oficial do clube, o presidente só não se contentou com o fato de o clube não ter sido cabeça-de-chave.

- Vamos lá, vamos disputar. Na Copa do Brasil foi difícil e nós passamos por adversários complicados. Fico chateado mesmo é porque o Sport não foi cabeça-de-chave, com isso eu não concordo. Mas as coisa para o Sport sempre são difíceis, vamos pra cima - afirma o presidente Milton Bivar.

- Caímos provavelmente no mesmo grupo de um time do Brasil. Agora é fazer valer a Ilha do Retiro, cumprir o dever de casa e buscarmos pontos fora - comenta o vice-presidente de futebol, Guilherme Beltrão.

O vice-presidente de marketing do Sport, Carlos Frederico de Melo, também lamenta o fato de o Sport não ter sido escolhido como cabeça-de-chave. Ele ainda aproveitou para questionar caso o Corinthians tivesse sido o campeão.

- Ficamos tristes pela desvalorização que a CBF deu à Copa do Brasil. Será que se o Corinthians tivesse sido campeão, não teria sido cabeça-de-chave? - questiona.
GloboEsportes.com

(Pernambucano) - Tenso, Náutico treina a duas rodadas do fim da Série A.

Semana de muita tensão nos Aflitos, na expectativa de Náutico x Atlético/PR, no próximo domingo (30), às 16h (horário de Recife). O time, que estaria garantindo se chegasse aos 43 pontos, realiza treino na tarde desta terça-feira (25) em ritmo de decisão.

Para o jogador Ruy, semanas como esta parecem deixar os dias mais longos. “Demora a passar, mas vamos trabalhar forte. Parece que a gente encontrou a forma de jogar dentro de casa, que é de frente para a nossa torcida”, disse em entrevista à Rádio JC/CBN.

Enquanto Alessandro segue em recuperação, Anderson Santana está ansioso para voltar logo ao gramado. “Dependendo de mim, eu queria estar desde o jogo contra o cruzeiro. O tratamento está sendo intensivo e a hora é de recuperação. A minha confiança é grande e o Náutico é guerreiro”, avalia o jogador.

E o Globoesporte.com quer saber: quem é o Craque da Galera no Brasileirão 2008? Para eleger o atacante Felilpe como o melhor jogador do campeonato, clique aqui. Os três mais votados vão para a eleição final. O vencedor será premiado no dia 8 de dezembro

RISCO
Novos cálculos feitos pelo matemático Oswald de Souza apontam qual a possibilidade do Náutico cair no rebaixamento, faltando apenas duas rodadas para o fim do Brasileirão. Confira a tabela:

RISCO DE REBAIXAMENTO

Ipatinga 99,9 %
Portuguesa 95,0 %
Vasco 83,0 %
Figueirense 82,0 %
Náutico 30,0 %
Atlético/PR 7,0 %
Santos 2,0 %
Fluminense 1,1 %

(Cearense) - Leão do Pici, terá sua força máxima.


O técnico Heriberto da Cunha tem o que comemorar. Para o jogo de sábado, contra o Brasiliense, o treinador não terá nenhum desfalque na próxima partida. Assim, o Fortaleza poderá entrar em campo no sábado, com a mesma formação que venceu o Bragantino na rodada passada.

Durante boa parte da Série B, o técnico Heriberto da Cunha reclamou que vivia cheio de desfalques e que era complicado escalar o time. Eram jogadores fora de forma, machucados ou suspensos. Pois bem. No momento em que o Fortaleza mais precisa do seu elenco para tentar manter-se na Segundona, o comandante tricolor pode comemorar. Para a partida de sábado, contra o Brasiliense, no Castelão, ele pode se dar ao luxo de repetir a equipe que venceu o Bragantino na última rodada.

Tirando alguns jogadores que se recuperam de antigas contusões e ainda tentam entrar em forma, como Gilberto Matuto e Paulo Isidoro, todo o elenco está à disposição de Heriberto da Cunha. Ninguém está machucado e muito menos suspenso por conta de cartões amarelos ou vermelhos. O último a ser liberado para o jogo foi o volante Thiago Almeida, que havia sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD.

Ontem, no Pici, Heriberto da Cunha não deu entrevista. Porém, na ausência do treinador nos microfones, foram os jogadores que acabaram dando a pista: o Fortaleza não vai ter mudança para o jogo decisivo contra o Brasiliense. "Em todo o campeonato o Heriberto não teve uma oportunidade como essa. E já que a equipe correspondeu e ele tem a chance de repetir a escalação...", disse o zagueiro Preto.

O volante Erandir foi outro que não escondeu a preferência pela manutenção do time. "Acho que o momento não é de mexer muito. E o próprio Heriberto sabe disso. A gente não pode depender de outros resultados. Precisamos buscar a vitória desde o começo do jogo", explicou o jogador, que ainda aproveitou para convocar a torcida para o Castelão. "Esse ano, vi o estádio lotado poucas vezes", lembrou.

Até mesmo quem está no banco de reservas, admite que a escalação deve ser mantida pelo bem da equipe. "Pela minha visão, não tem como mudar a equipe. O time fez um grande jogo contra o Bragantino", afirmou Rinaldo, sem esconder a frustração. "O que todo jogador mais gosta de fazer é jogar com o estádio lotado. Mas num momento como esse, você não pode pensar só em você. Vou ficar ali no banco, doidinho para entrar", confessou o atacante.

E-MAIS

- Amanhã, no Restaurante Sirigado, na avenida Barão de Studart, um jantar organizado pelo Conselho Deliberativo do Fortaleza tentará arrecadar mais receita para o time. O evento começa às 19 horas.

- Os ingressos para o jogo de sábado, que começariam a ser vendidos ontem, somente hoje estarão à disposição dos torcedores.

- O time faz um coletivo hoje à tarde, no estádio Castelão, que foi liberado pelo Governo do Estado para o treino do Tricolor.

- Osvaldo e Simão foram poupados do treino de ontem.
O Povo.

(Cearense) - Permanencia de Lula, técnico do Vovô é incerto.

O presidente do Ceará Evandro Leitão só deve anunciar na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, se o treinador Lula Pereira vai continuar ou não à frente da comissão técnica do Alvinegro. A informação foi confirmada ontem pelo assessor de imprensa do Ceará, Edmilson Maciel. De acordo com o assessor, Evandro quer esperar o fim do Campeonato Brasileiro - Série B para definir os rumos da equipe para a temporada 2009 do Campeonato Cearense. E a principal dúvida é quanto ao nome que vai dirigir o time.

A diretoria alvinegra, no entanto, trabalha nos bastidores para renovar o contrato de alguns atletas que interessam para o próximo ano. Dois deles - Cleisson e Chicão - já fizeram até proposta, mas Evandro Leitão negocia os valores salariais. A meta do Alvinegro é estipular um teto salarial para os atletas, a fim de evitar que a folha de pagamento fique muito elevada, principalmente, na disputa do Estadual 2009.

De acordo com o volante Chicão, ele está conversando com Evandro Leitão para buscar um acerto ainda em dezembro. "Tem evoluído a negociação. Acredito muito no Ceará para o ano que vem, por isso quero chegar a um acordo com o presidente Evandro Leitão", confirmou o jogador.

Ontem à tarde, os jogadores participaram de um treino de dois toques com o campo reduzido. O Volante Michel fez tratamento fisioterápico na perna, no local onde sofreu uma pancada no último jogo frente ao Gama, mas não deve ser problema para enfrentar o Marília, próximo sábado. O atacante Charles Chad, entregue ao departamento Médico, não participou do trabalho no Vovozão.

Para hoje, o técnico Lula Pereira prevê a realização de um coletivo à tarde. Será o treino onde o treinador alvinegro deverá apontar os titulares que enfrentam o Marília, no interior paulista. Como é comum em dias de coletivo em Porangabuçu, o treinador Lula Pereira deve conceder hoje uma entrevista coletiva. Será mais uma oportunidade de a imprensa questionar o técnico sobre a sua renovação ou não com o Alvinegro para 2009.
O Povo

terça-feira, novembro 25, 2008

(Baiano) - Garotos da base do Bahia terão oportunidade contra o Gama.

O elenco do Bahia retornou aos treinamentos na manhã desta segunda-feira, visando a última partida na Série B 2008 contra o Gama, na sexta-feira, no Distrito Federal. Conforme havia prometido, o treinador Ferdinando Teixeira deverá escalar um time com a maioria dos jogadores revelados na divisão de base do clube.

Sem nenhuma pretensão na competição, o Bahia cumprirá tabela contra um time matematicamente rebaixado para a terceira divisão, e por isto dará férias antecipadas para a maioria do elenco. "Os garotos merecem uma oportunidade, e por isto vamos escalar quatro ou cinco como titulares na sexta-feira", revelou Ferdinando Teixeira.

Além dos zagueiros Ramon Rodrigues e Diogo, o lateral esquerdo Roberto e o atacante Mário deverão começar como titulares. O goleiro Paulo César, o zagueiro Douglas e o volante Bruno Lopes também brigarão por uma vaga no time principal. O volante Willames, o meia Ananias e o atacante Paulo Roberto, titulares absolutos nos últimos jogos, serão mantidos contra o time candango.

Ferdinando Teixeira deverá começar a definir a equipe no treinamento que será realizado na tarde desta terça-feira, no CT do Fazendão. O treinador do Bahia não poderá contar com o lateral direito Rogério Rios, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Luciano Baiano e Fábio, que ainda não sabem se continuarão no clube, brigam pela vaga.
Portal Futebol Baiano.

(Maranhense) - Moto vence o Sampaio de virada e conquista titulo.

Neste domingo, o último Campeonato Estadual de 2008 foi conhecido. O Moto Club sagrou-se Campeão do Campeonato Maranhense de futebol, onde na tarde deste domingo venceu o Sampaio Correa por 2 a 1 e conquistou o caneco.

Jogando com a vantagem do empate por já ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o Moto administrou a partida e esperou o ápito final do árbitro para comemorar o seu 24 título estadual. Jogo

O Sampaio começou com tudo e fazendo uma grande pressão desde o início conseguiu abrir o marcador apenas aos 25 minutos, quando Zé Augusto bate por cima, na saída do goleiro Flaubert.

Mas o Sampaio sofreu o empate logo em seguida. Aos 29 minutos, Kelson bateu para o gol, Rodrigo Ramos deu rebote e Lucas foi esperto e conseguiu empatar o jogo.

Como só a vitória interessava, o Sampaio pressionou o jogo inteiro, mas barrando no goleiro Flaubert, o melhor em campo, o time aos 45 minutos do segundo tempo levou o golpe final.

Misael puxou um rápido contra-ataque e foi derrubado na área, na cobrança do pênalti, Gabriel bateu com categoria e comemou muito a conquista do título do Moto Club.
Maranhao Esportes

(Alagoano) - CSA busca ajuda de torcedores para bancar folha de jogadores.

A necessidade de compor um time competitivo para a temporada 2009 e que não seja uma equipe fora da realidade financeira do CSA não está sendo uma tarefa fácil. Ontem, o presidente do Azulão, Abel Duarte, declarou que a diretoria iniciou contatos com representantes da Mancha Azul, demais torcedores e conselheiros, para ajudar o clube, mensalmente, com a doação de recursos para o pagamento da folha dos atletas.

“A gente está tentando juntar forças com estes grupos azulinos no sentido de viabilizar recursos que seriam utilizados para bancar salários de jogadores. Quanto mais doações a gente conseguir, melhor. Já começamos a fazer contatos”, frisou o presidente do Azulão.
GazetaWeb

(Alagoano) - Obrigado, não!

O técnico Júlio Espinosa conversou ontem com a diretoria do CRB e informou que não vai continuar no clube. O último jogo do treinador à frente do Galo está marcado para sábado, contra o ABC, no Estádio Rei Pelé. O vice de futebol do clube, Walter Du Valle, chegou a dizer há duas semanas que Júlio iria renovar o contrato, mas o quadro mudou.

"O CRB vive um momento de dificuldade financeira, mas é um clube que vai se reestruturar. Expliquei à diretoria que não tenho interesse de permanecer, mas vou procurar fazer o melhor trabalho possível nesses últimos dias. Falei com os diretores para escolherem rápido uma nova comissão técnica para passarmos algumas informações sobre o trabalho que foi iniciado", explicou o técnico.

Trabalho - "Por onde eu passo, deixo o clube bem encaminhado. O CRB tem uma diretoria firme e isso é importante, porque o clube vai passar por um processo de reestruturação. Estou justificando a minha saída pelo lado profissional mesmo, mas não acertei com ninguém", completou.
O Jornal.

(Segipano) - Lopes Junior pode ser o novo técnico do Dragão

Embora a diretoria não tenha ainda confirmado, tudo indica que Antonio Lopes Junior será anunciado novo técnico do Confiança. O novo comandante proletário é filho de Antonio Lopes, treinador campeão pelo Vasco da Gama e também campeão brasileiro pelo Corinthians em 2005.

Segundo o vice-presidente do clube, Luiz Roberto, na manhã desta segunda-feira, a diretoria prestará uma entrevista coletiva, onde vai divulgar quem será o substituto de Mauricio Simões para a temporada 2009.

Futebol Sergipano.

(Piauiense) - River vence o clássico e adia decisão para o sábado.

Com um gol do zagueiro Índio ainda no 1º tempo, o River venceu o segundo clássico contra o Flamengo, por 1 a 0, e adiou a decisão do troféu 60 Anos do Rivengo para o próximo sábado. Com a vitória desta noite, o time tricolor igualou-se ao adversário, que venceu a primeira partida.

Ao contrário do que se viu no jogo de abertura do play-off, quando o Flamengo dominou a maior parte do jogo, hoje (24) o equilíbrio foi bastante evidente, com cada time mandando nas ações em cada tempo. Se o River foi melhor nos primeiros 45 minutos, a fase final teve amplo domínio rubro-negro.

O gol que selou a sorte do jogo foi assinalado logo aos 16 minutos. Após levantamento da esquerda, do lateral Ricardo, o zagueiro Índio foi com a cabeça e testou firme para colocar 1 a 0 no placar do Estádio Lindolfo Monteiro. Foi o melhor lance do River durante o período em que foi superior ao adversário.

Já o Flamengo, que foi mais time na fase final, não soube aproveitar a vantagem numérica com a expulsão de Jarbas e muito menos a penalidade máxima que teve a seu favor, cometida pelo goleiro Fagner sobre Joniel. O próprio Joniel se encarregou da cobrança e chutou para fácil defesa do goleiro. Como o Flamengo havia vencido o primeiro clássico, a vitória tricolor garantiu a decisão no terceiro jogo, sábado próximo.

A princípio, o River sofreu três baixas para o próximo compromisso. Além da expulsão de Jarbas, o zagueiro Cláudio deixou o jogo com uma torsão no joelho e o lateral direito Jorginho com outra no tornozelo.

FICHA TÉCNICA

RIVER 1x0 FLAMENGO (Troféu 60 Anos do Rivengo - 2º jogo); Data: 24/11/2008 (segunda-feira à noite); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Afonso Amorim de Sousa, auxiliado por Rogério de Oliveira Braga e Antonio de Oliveira Macedo.

Gol: Índio (cabeça) 16 do 1º tempo.

Cartões amarelos: Zuza (FLA), Índio e Jarbas (RIV).

Expulsão: Jarbas, aos 29 do 2º, por jogo brusco.

River - Fagner; Jorginho (Thomas), Cláudio (Paolo Rossi), Índio e Ricardo; Lúcio, Alberto, Cleitinho (Fábio) e Jarbas; Curiri (Luiz Eduardo) e Maranhão (Geone). Técnico: José Liberato Castelo Branco Filho (Nelinho).

Flamengo - Robson; Niel, Marcelo, Wildinho e Tote; Zuza (Marcelo Sá), Luciano (Klesson), Alessandro e Thiago Maia (Joniel); Ronim e Antonio Carlos (Igor). Técnico: Valter Lima Vieira (Valter Maranhão).

Acesse Piaui.


(Cearense) - Ceará encara com seriedade jogo contra MAC.

Os jogadores do Ceará descartam o comodismo e garantem que vão em busca da primeira vitória fora de casa na Série B

A última chance de vencer fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro para o Ceará Sporting será no próximo sábado, diante do Marília, no Estádio Bento de Abreu, na 38ª rodada da competição. Essa possibilidade é encarada pelos jogadores como a maior motivação na despedida do Alvinegro do certame. Para alguns atletas, uma possível ´mala branca´ não deve ser determinante para incentivar o grupo a superar seu adversário.

´Essa coisa de mala preta ou mala branca não me interessa´, garante o volante Michel, que deve atuar contra o MAC, mesmo tendo saído contundido diante do Gama, na última sexta-feira. ´Para mim, o importante é o salário que recebo do Ceará mensalmente. É para fazer jus a ele que entro em campo pensando em vencer todos os jogos, inclusive o do próximo sábado, diante do Marília´, assegura o volante, que não ficará em Porangabuçu na próxima temporada, haja vista que será devolvido ao Sport de Recife, detentor dos seus direitos federativos.

Outro que encara a partida com toda seriedade é o atacante Sérgio Alves. ´Para mim, não se trata de um jogo de despedida, pelo fato de ser o último da temporada. Temos que nos empenhar da mesma forma´, diz o Carrasco.

Evitou o 3º amarelo

O goleador e ídolo do Alvinegro confessou que vinha fazendo de tudo para evitar receber o terceiro cartão amarelo para não desfalcar a equipe até o final do campeoanto. Indagado se pensaria duas vezes em fazer um gol que poderia beneficiar o Fortaleza, principal rival, Sérgio Alves respondeu que ´durmo, sonho e acordo pensando em ajudar o Ceará. Se a vitória beneficiar outras equipes, não temos nada a ver com isso´, finalizou.

Outro objetivo confesso do atleta é marcar o maior número de gols possíveis. Atualmente, ele tem cinco tentos assinalados, três a menos do que seu companheiro Vavá que, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, desfalca o time no próximo sábado, assim como Charles Chad, que continua entregue ao Departamento Médico.

O goleiro Adílson, que está há cinco anos em Porangabuçu, também compartilha do mesmo ponto de vista de seus colegas. ´Temos que honrar o nome do Ceará e terminar o melhor possível a competição, independentemente de qualquer coisa. Infelizmente, caímos muito no returno e hoje poderíamos ocupar uma posição melhor´, lembra o Paredão.

Cleisson se despediu

O meia Cleisson não atuará diante do Marília. O jogador teve ontem o seu pedido para viajar a Belo Horizonte, onde o seu pai se encontra internado em um hospital, aceito pela diretoria. Ele esteve à tarde em Porangabuçu e se despediu dos demais companheiros e comissão técnica.

O jogador revelou que continuará a negociar sua renovação contratual com o Ceará em contatos telefônicos. ´Estou conversando com o Evandro Leitão. Faltam alguns detalhes para o acerto´, confessa o maior destaque do Vozão em 2008. Ele garante, no entanto, que o problema não é financeiro e depende muito mais do projeto do clube para 2009.
Diario do Nordeste.

(Cearense) - Lúcio Bomfim: ‘‘Não fomos competentes’’

Presidente do Tricolor declara que não soube gerir o clube para sanar as dívidas, mas afirma que não é o único culpado

Em meio ao momento mais importante do clube neste século, o presidente do Fortaleza, Lúcio Bomfim, concedeu entrevista coletiva ontem, na sala de imprensa, do Estádio Alcides Santos, e convocou a torcida para o jogo contra o Brasiliense, sábado, às 15h20 (horário cearense), no Castelão, que pode garantir a permanência do time na Série B na próxima temporada.

Além disso, o mandatário tricolor fez um apelo aos torcedores para que contribuíssem, não apenas com o ingresso da partida (ver matéria ao lado), mas também com a quantia de R$ 5,00, que será pago na hora da compra do ingresso. Esse valor será todo investido para o pagamento do bicho prometido aos jogadores, caso eles realmente evitem a queda do time para Série C do Brasileiro.

Culpados

No entanto, quando deu oportunidade para as perguntas dos jornalistas, Lúcio Bomfim, de forma surpreendente, admitiu que foi incompetente por ter deixado o Fortaleza chegar à atual situação e por isso está pedindo o apoio financeiro do torcedor. “Nós não fomos competentes para resolver o problema do clube. Eu não sou o culpado sozinho por essa situação financeira em que o clube se encontra, mas eu tenho minha parcela de culpa. E estou colocando claramente isso para o torcedor”, revelou o presidente, que confessou ainda que está ´em dias´ com os jogadores. “Eu, quando assumi a presidência em julho, o clube estava com dois meses de salários atrasados. Até hoje, paguei quatro meses de salários ao elenco, mas continuam dois de débito, e eu estou buscando junto ao nosso torcedor uma ajuda para resolver o que não conseguimos”, completou.

Isenção

O presidente do Fortaleza também fez questão de isentar os jogadores pela fase difícil em que o time se encontra e pediu a compreensão dos torcedores. “Se a torcida acha, com razão, que nós pisamos na bola, mas o jogadores não tem culpa disso não, agora nesse momento. Nós temos é que ajudar a pagar nossas contas”.

Confiança

A expectativa é tão grande do mandatário leonino para um grande público e consequentemente uma boa receita aos cofres do clube, que ele pediu a carga máxima de ingressos. “Eu tenho certeza que a torcida do Fortaleza vai estar presente no Castelão. Por isso, mandei fazer 55 mil ingressos e sei que ela vai nos ajudar. Tenho confiança nisso. Chegou a hora de todos darem sua contribuição com o Fortaleza”, comentou Lúcio Bomfim.

FEMINISMO EM ALTA
Mulher pagará apenas R$ 5 em todos os setores no sábado

A venda dos ingressos para o duelo decisivo contra o Brasiliense, começa hoje à tarde, em diversos pontos de vendas autorizados pela diretoria do clube (Lojas da TUF, Fortaleza Store, Lojão do Fortaleza, Fortaleza Shopping, Jovem Garra Tricolor, Tricolaço e Bafo do Leão e Estádio Alcides Santos).

Os valores e quantidade dos bilhetes, definidos ontem pelo presidente Lúcio Bomfim, são os seguintes: cadeira superior R$ 10,00 - 40 mil disponíveis - cadeira inferior R$ 25,00 - 15 mil disponíveis. 30% da carga será de meia-entrada. Mulher, em qualquer setor, pagará apenas R$ 5,00. São cinco mil ingressos disponíveis para a torcida feminina leonina.

Além disso, o torcedor poderá ajudar o clube na hora da compra do ingreso com R$ 5 para pagar o ´bicho´ dos jogadores, em caso de o time escapar do rebaixamento.

Caso o Leão seja rebaixado, o valor será utilizado no próximo jogo do Fortaleza, no Estádio Castelão, provavelmente, pelo Campeonato Cearense.

Salários

Ainda na entrevista coletiva de ontem, o presidente Lúcio Bomfim afirmou que o pagamento dos salários atrasados dos jogadores deverá ser parcialmente quitado amanhã. E a segunda parte na próxima semana. Sobre o assunto, o zagueiro Gaúcho, capitão e líder do grupo, preferiu se esquivar. “Eu, aqui, na qualidade de representante do grupo, posso dizer a vocês que a nossa opinião é a de se preocupar exclusivamente com o jogo. Num momento como esse, temos de esquecer tudo o que passou e nos concentrar para essa partida”, comentou o defensor tricolor.
Diario do Nordeste.

(Pernambucano) - No Timbu, p verbo agora é FOCAR.

Com toda a penúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro confirmada para o próximo domingo, o Náutico terá mais cinco dias de preparação até o jogo mais importante do ano. Vencendo o Atlético/PR, no próximo domingo, às 16h, nos Aflitos, sua permanência na elite do futebol brasileiro estará praticamente garantida. Caso contrário, sua sorte será decidida diante do Santos, na Vila Belmiro. Pensando nisso, o professor Roberto Fernandes está pregando um verbo que já está na ponta da língua de todos os jogadores. Vez ou outra, nas entrevistas, os atletas sempre mencionam o famoso “focar”.

A concentração é tanta que os jogadores citam a palavra em praticamente todas as frases. “Será mais uma decisão, uma partida mais importante do que final de Copa do Mundo. Por isso precisamos estar focados no nosso objetivo, que é sair de campo com os três pontos da vitória”, disse Gilmar. “Tenho certeza que iremos ganhar mais essa guerra. É foco no Atlético (Paranaense). Só a vitória nos interessa”, completou Derley, que voltará ao time após cumprir suspensão automática.

Ontem, antes de iniciar os trabalhos da semana mais importante do ano, o treinador exibiu um vídeo com alguns lances do adversário. “O negócio dele (Roberto Fernandes) é foco, mentalizar e concentrar”, afirmou Ruy, um dos mais experientes do elenco alvirrubro. Mas apesar de ter rodado por grandes equipes de todo o Brasil, o lateral garantiu que a partida contra o Atlético/PR terá um gostinho especial. “A ansiedade é grande. Será uma semana tensa, longa, que demorará a passar. Está sendo até difícil de dormir”, confessou o jogador, que não vê a hora do sufoco passar. “Decidir em casa é sempre bom. Espero que Papai do Céu nos ajude a escapar do rebaixamento já na próxima rodada. Assim, poderei curtir tranqüilo as minhas férias em Minas Gerais, só focando na minha família”, brincou.

DOAÇÃO


Uma cota de R$ 5.622,00 feita por um grupo de torcedores do Náutico para servir como estímulo “extra” no jogo contra o Cruzeiro, na goleada de 5x2, foi entregue, ontem à tarde, aos atletas. Porém, em uma atitude nobre, os jogadores, liderados pelo zagueiro Vagner, preferiram doar o valor total para uma instituição de caridade do Recife. Por falar em dinheiro, a pretensão da diretoria timbu é de pagar os salários referentes ao mês de outubro até quinta-feira.
Folha de Pernambuco.