Com um futebol de alta velocidade e eficiente, o Fortaleza goleou o gama, por 5 a 1, nesta sexta-feira à noite, no Castelão, assumindo provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B.
O tricolor cearense chegou aos sete pontos, um a mais do que o Corinthians que, neste sábado, enfrenta o ABC, em Natal. O Gama sofreu a sua terceira derrota e continua na lanterna ainda sem pontuar.
O resultado se deve mais ao bom futebol do Fortaleza do que ao fraco desempenho do Gama, que pelo menos se mostrou esforçado. O tricolor envolveu o adversário com o avanço dos seus alas – Simão e Márcio Azevedo – e principalmente na velocidade do baixinho Osvaldo, o melhor em campo disparado.
Gol rápido abriu o caminho. Para facilitar a vida do Fortaleza, o primeiro gol saiu bem rápido. Aos três minutos, Osvaldo entrou em velocidade pelo lado esquerdo da área e acabou derrubado pelo afoito Émerson: pênalti.
Na cobrança, com paradinha, o experiente Paulo Isidoro “matou” o goleiro Luis Henrique. Ele caiu do lado direito e a bola entrou do lado esquerdo, aos quatro minutos.
Num descuido, o Gama empatou. Bebeto fez o cruzamento pelo alto e Adriano Magrão pegou de primeira com o pé esquerdo. O zagueiro Vitor falhou e o goleiro Tiago Cardoso não teve culpa no empate, aos 15 minutos.
Mas o ritmo do time da casa era bem mais forte e, dessa forma, logo chegou ao segundo gol. Num rápido contra-ataque, Osvaldo foi lançado em velocidade e apareceu livre na grande área. Ele parou, viu o goleiro e bateu no alto e cruzado. Um golaço: 2 a 1, aos 22 minutos.
Aos 31 minutos, depois de avançar pelo lado esquerdo, a bola chegou nos pés de Paulo Isidoro, na frente da grande área. Ele ajeitou e bateu firme, seco, no canto direito de Luis Henrique. Um belo gol.
Gama melhora, mas não chega. No começo do segundo tempo, o Gama voltou melhor. O técnico Ademir Fonseca diminuiu o espaço e acertou a marcação. Mas não conseguiu chegar com perigo na meta defendida por Tiago Cardoso.
O Fortaleza não conseguia aproveitar os contra-ataques, isso até os 19 minutos, quando Osvaldo deu um toque por cima de Pedro Paulo e sofreu outro pênalti. Paulo Isidoro, de novo, cobrou, dessa vez com força e do lado direito do goleiro.
Este foi o seu quinto gol na competição, superando o artilheiro Dimba, do Brasiliense, que tem quatro. O Gama estava morto e o Fortaleza passou a se preservar até o final do jogo.
E nos acréscimos, Rômulo fez o passe para Léo Jaime, que entre os zagueiros bateu firme de fora da área e fechou a goleada por 5 a 1.
Pedreira na próxima rodada. Na quarta rodada, o Fortaleza vai ter uma pedreira pela frente. Vai enfrentar o Corinthians, sábado, dia 31, no Pacaembu, em São Paulo. O Gama vai fechar a rodada, na noite de sábado, em casa, diante do ABC.
Ficha Técnica
Fortaleza 5 x 1 Gama
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza – CE
Data: 23/05/2008
Árbitro: Arilson Bispoda Anunciação - BA
Cartões amarelos: Leandro, Dude, Preto (Fortaleza). Émerson, Luis Henrique, Pedro Paulo, João Vitor, Thiago Bezerra e Neto (Gama).
Gols: Paulo Isidoro aos 4, aos 31, Adriano Magrão, aos 15 e Osvaldo, aos 22 minutos do 1.º tempo. Paulo Isidoro, aos 20 e Léo Jaime, aos 46 minutos do 2.º tempo.
Fortaleza
Tiago Cardoso; Vitor, Erandir e Preto (Juninho); Simão, Dude (Rogério), Leandro, Paulo Isidoro e Márcio Azevedo; Osvaldo (Léo Jaime) e Rômulo.
Técnico: Heriberto Cunha.
Gama
Luiz Henrique; Lucas Silva (Jonas), Pedro Paulo, João Vítor e Rodrigo Ítalo; Émerson (João Paulo), Neto, Reginaldo (Ludemar) e Thiago Bezerra; Bebeto e Adriano Magrão.
Técnico: Ademir Fonseca.