Que a presença de Marco Antônio no time do Santa Cruz era certa, tão logo chegasse a sua regularização, todo mundo desconfiava. Mas no treino coletivo de ontem, o técnico Givanildo Oliveira surpreendeu, e ao invés de tirar um homem da posição, manteve Fabrício Ceará e Marcelo Ramos. Desta forma, o Tricolor vai jogar com três atacantes contra o Porto, amanhã, em Caruaru. A outra novidade é a entrada do volante Rodriguinho no meio-de-campo, ao lado de Cleison.
Para o trio de atacantes poder jogar junto, deverá obedecer a uma exigência tática imposta pelo técnico. Marco Antônio ficará mais recuado, cumprindo a função de um meia avançado. Caso ele suba em direção ao gol, Marcelo Ramos ou Fabrício Ceará terá a missão de voltar. “Isso não é inventar. Estamos vivendo um momento de adaptar o grupo”, explicou Givanildo Oliveira.
Da parte dos jogadores, o esquema foi aprovado. Tanto Marcelo Ramos quanto Fabrício Ceará disseram que preferem jogar ao lado de um terceiro atacante. Apenas Marco Antônio afirmou que se sente melhor atuando como um atacante nato. “Ficaria mais fácil, pois é a minha função”, destacou. Mesmo assim, ele disse estar à vontade para jogar no meio-de-campo. “Sem nenhum problema, desde que eu tenha liberdade para avançar”, ressaltou.
Esta não será a primeira vez que o jogador fará a função de um meia. No mesmo Santa Cruz, em 2005, ele jogou diversas vezes no meio-de-campo, subindo para o ataque em alguns lances. “Eu revezava com Carlinhos (Bala), enquanto Paulinho ficava mais na frente”, recordou.
Além da mudança no ataque, o time terá uma alteração no meio-de-campo. Rodriguinho fará sua estréia no Santa Cruz, e, junto com Cleison, formará a dupla de volantes. Como o esquema com três zagueiros será mantido, o Tricolor atuará sem nenhum meia, em uma espécie de 4-4-3. Para as entradas de Rodriguinho e de Marco Antônio, saíram Robson Luiz (machucado) e Elvis.
Segundo comentou o técnico Givanildo Oliveira, o time começará com três zagueiros, mas um deles poderá ser substituído no decorrer da partida. No coletivo de ontem, Alex Pinho deixou a equipe para a entrada do meia Thiago Silva.
No final da tarde de ontem, a direção tricolor confirmou as regularizações do lateral-direito Paulo Ricardo, do atacante Porcellis e do goleiro Gotarddi. Entretanto, nenhum deles foi relacionado para a partida contra o Porto. O lateral-esquerdo Badé e o meia Robson Luiz, ambos contundidos, deverão ficar mais uma semana em tratamento. Ainda ontem, os reforços que vieram do Atlético/MG, o meia César e o volante Renan, se apresentaram no Arruda.
sábado, janeiro 20, 2007
Givanildo Oliveira quer três atacantes contra o Porto
Técnico e fisicultor selam a paz no Ceará
Treinador e fisicultor haviam se estranhado, após a vitória do Ceará contra o Guarani na última quinta-feiraA paz voltou ao Ceará. Ontem, antes da reapresentação dos jogadores no Estádio Carlos de Alencar Pinto, o técnico Dimas Filgueiras e o preparador físico Clovandir Costa reataram o laço de amizade, cessaram qualquer mal-entendido que podia ter ficado entre os dois e voltaram a trabalhar juntos.Após a vitória contra o Guarani, na última quinta-feira, Dimas havia dito que os jogadores estavam cansados e sem condições físicas para atuar, enquanto Clovandir rebateu dizendo que o time precisava de mais treinamento técnico. Ainda nos vestiários do PV, os dois quase partiram para a briga, mas foram contidos pela ´turma do deixa disso´.Ontem, com a cabeça mais tranqüila, o treinador alvinegro disse querer esquecer o passado e focar o time para a partida contra o Uniclinic. ´Estávamos pensando no Ceará, somos profissionais e nosso objetivo é sempre ajudar o clube. Eu nunca duvidei da capacidade do Clovandir que é um profissional da mais alta qualidade. Vamos esquecer isso tudo e dar continuidade ao trabalho, porque já temos uma partida pela frente´ comentou Dimas.O discurso foi corroborado por Clovandir, que confessou também ter exagerado. ´Somos pessoas de mesmo temperamento e, às vezes, falamos algo de cabeça quente. Mas o Ceará é maior que tudo isso e o Dimas é um grande treinador. Nós queremos ver o clube sempre na frente´, afirmou.IndefiniçãoPara a partida contra o Uniclinic, amanhã, no PV, Dimas não quis dar pistas sobre qual equipe irá começar. O certo é que Vanderley estará à disposição. O zagueiro se recuperou de uma fadiga muscular na coxa direita e pode voltar ao time. Ainda ontem, os jogadores entraram em regime de concentração no hotel Laguna Blue, em Aquiraz, e hoje, à tarde, haverá um treino recreativo para descontrair o grupo.
Náutico x Serrano nos Aflitos
Mesmo convivendo com uma série de problemas médicos com seus jogadores, o Náutico segue firme em sua busca pela cabeça do Campeonato Pernambucano. Mas não está sendo fácil. Depois de perder o atacante Danilo Lins, um dos destaques neste início de temporada - vai realizar uma cirurgia no joelho e fica fora dos gramados pelos próximos seis meses -, ontem, no coletivo tático, foi a vez do volante Vágner Rosa torcer o tornozelo e passar a ser dúvida para a partida de hoje contra o Serrano, às 16h, no Estádio dos Aflitos.O técnico Hélio dos Anjos acabou ironizando a situção até para descontrair um pouco. "Parece brincadeira o que está acontecendo com a gente", afirmou, com um leve sorriso, antes de completar: "Temos outras opções aqui no elenco". O fato é que o treinador lamentou bastante perder mais um dos seus titulares para o difícil confronto contra o único representante do Sertão pernambucano. Para aliviar um pouco mais os problemas, Hélio ganhou o reforço do zagueiro Índio, que foi liberado pelo departamento médico e vai jogar. Assim, o volante Walker abandona a zaga e passa a jogar em sua real posição na cabeça-de-área. Caso Vágner Rosa, que fará um teste antes da partida, seja realmente vetado, o técnico timbu deve começar a partida com o ex-flamenguista Felipe Dias. "Essa é a minha única dúvida. Felipe Dias ou Lima na vaga de Vágner", completou Hélio dos Anjos.Já no ataque, o treinador alvirrubro definiu que Fábio Silva fará dupla ao lado de Kuki. "Estou muito feliz com mais uma chance. Agora é agarrá-la e não decepcionar o torcedor do Náutico. Espero fazer uma boa partida e ajudar nossa equipe a conquistar os três pontos, que serão importantíssimos para nós", disse o atacante.Serrano - O Jumento sertanejo chega para enfrentar o Náutico em uma situação delicada. Nos dois primeiros jogos, o time do técnico Everton Goiano só somou um ponto, no empate contra o Santa Cruz, quarta-feira passada, em Serra Talhada. Surpreender o Timbu é necessário para somar pontos e deixar a oitava posição na tabela. "Será umapartida muito difícil. Temos que fazer uma marcação forte sem a bola e, com ela, sair em velocidade", avaliou. O técnico do Serrano manterá praticamente o mesmo time da rodada passada.NáuticoRodolpho; Sidny, Breno, Índio e Jaime; Walker, Vágner Rosa (Felipe Dias), João Victor e Thiago Laranjeira; Kuki e Fábio Silva. Técnico: Hélio dos Anjos.SerranoCharles; Adriano, Adriano Brasília, Jacó e Djalma; Jean, Marcondes, Jamaica e Marquinhos Olinda; Jessuí e Eduardo. Técnico: Everton GoianoLocal: Estádio dos Aflitos. Horário: 16h. Árbitro: Antônio André. Assistentes: Erich Bandeira e Aldir Pereira. Ingressos: R$ 8,00 (crianças, estudantes e sócios e dependentes); R$ 15,00 (arquibancada).
quinta-feira, janeiro 18, 2007
Segurança preocupa a Federação Alagoana de Futebol
A Federação Alagoana de Futebol está preocupada com a segurança dos próximos jogos do Campeonato Alagoano, caso seja aprovado pelos militares a proposta de aquartelamento, a partir de hoje. Ontem, já havia uma preocupação do presidente da entidade, Raimundo Soares, e dos cronistas quanto à possibilidade de a segurança policial não estar presente nos jogos marcados para essa quarta–feira. Entretanto, um contato da FAF com o comando da Policia Militar foi o suficiente para tranqüilizar os torcedores. Contudo, a partir da próxima rodada, o Campeonato Alagoano pode ser prejudicado, caso não haja policiamento em campo, fator que contraria, inclusive o estatuto do torcedor. "Acreditamos que a situação entre os militares possa ser revertida para garantir o continuação do Campeonato Alagoano, com o torcedor participando desta festa do futebol, disse Raimundo Soares.
Santa Cruz contrata garotos do Atlético/MG
Enganou-se quem imaginava que o ciclo de contratações no Santa Cruz havia se encerrado. Dois jovens jogadores ligados ao Atlético/MG virão para o Arruda por empréstimo. O volante Renan e o meia atacante César, ambos de 20 anos, vestirão a camisa coral durante o Campeonato Pernambucano e poderão ficar para o Brasileiro da Série B, caso haja interesse por parte do clube coral. Os reforços chegarão ao Recife às 2h de amanhã e se apresentarão na tarde do mesmo dia.
O diretor de futebol Rosemberg Rafael explicou que o Atlético/MG disponibilizou uma lista de atletas para o Santa Cruz. Foi o primeiro passo de uma parceria estabelecida entre os dois clubes. “Em contrapartida, depois nós vamos colocar jogadores nossos à disposição deles”, afirmou o dirigente. “Se César e Renan se destacarem no Pernambucano, a preferência é do Santa Cruz para o Brasileiro”, acrescentou.
Ainda de acordo com a direção tricolor, Renan e César chegam ao Recife com o aval do técnico do Galo, Levir Culpi. “Ele nos deu as melhores referências a respeito dos dois atletas. Inclusive, César, que joga tanto como meia quanto como atacante, fez 16 gols no Campeonato Sub-20, jogando pelo Atlético/MG”, afirmou.
Com a chegada dos novos reforços, o Tricolor passará a ter 36 jogadores no elenco. Com tanta gente para poucas vagas, o clube já anunciou que vai emprestar alguns atletas das divisões de base. “Até porque nós ainda podemos trazer mais alguém. Afinal, o futebol é muito dinâmico”, finalizou.
Central se mantém na liderança após a segunda rodada
O Central aproveitou mais uma vez o mando de campo e venceu a segunda partida consecutiva, nesse começo de Campeonato Pernambucano. A Patativa, que continua assim na liderança da competição (com seis pontos e um saldo de quatro gols), derrotou ontem à noite, em Caruaru, o Belo jardim, por 1 x 0. Embora tenha havido um certo equilíbrio durante o jogo, os caruaruenses foram melhores. E ainda tiveram dois gols anulados pelo árbitro Gilberto Castro Junior. Na primeira rodada do Estadual, a Patativa havia goleado o Serrano por 3 x 0, também jogando em Caruaru. O Belo Jardim perdeu na estréia para o Santa Cruz: 2 x 0, no Arruda. A primeira jogada de perigo foi exatamente o gol anulado do Central, aos 20 minutos. O estreante zagueiro Batata (um dos vários nomes conhecidos que a diretoria da Patativa trouxe para reforçar a equipe nesta temporada) marcou, após cobrança de falta, mas o árbitro anulou a jogada, alegando impedimento do atleta. O Central ainda demoraria para conseguir marcar, o que só aconteceu aos 46, com o também zagueiro Márcio. No segundo tempo, de importante, apenas mais um gol anulado, dessa vez do atacante Rocha. No próximo domingo, o Central fará sua primeira partida fora de casa. A Patativa enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro. Já o Belo Jardim finalmente estreará na Vila Olímpica do Sesc, onde mandará seus jogos neste Estadual. O adversário será o Vera Cruz.1 CentralSouza; Russo, Batata, Márcio e Marciano; Edu Chiquita (Neto), Gaspar (Róbson Baiano), Djalma e Clébson (Róbson Goiano); João Neto e Rocha. Técnico: Maurício Simões0 Belo JardimVantuir; Eduardo, Róbson Caruaru e Joécio; Fia, Thor, Lourinho, Renatinho (Preto) e Alex Aguiar (Índio); Alex Pesqueira (Roni) e Jean.Técnico: José IvanLocal: Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Árbitro: Gilberto Castro Júnior.Assistentes: Erich Bandeira e Jossemmar Diniz. Gol: Márcio (Central); Vantuir, Eduardo, Róbson Caruaru, Joécio e Renatinho. Cartões amarelos: Márcio, Gaspar e Batata (Central). Público total: 2.237. Renda: R$: 20.216.
terça-feira, janeiro 16, 2007
Técnico do Ceará desabafa e pede ajuda
Treinador Alvinegro pede providência radical da diretoria do clube e diz que problema acontece desde o ano passadoO momento de desabafo do técnico Dimas Filgueiras, após a partida contra o Maranguape, no último sábado, quando reclamou dos jogadores, que chegaram atrasados à reapresentação e não se cuidaram fisicamente, teve uma nova sessão ontem, após o treino no Estádio Vovozão .Com seu ímpeto de sempre, o técnico alvinegro não poupou críticas: ´ Tem esse problema finaceiro que está se agravando dia a dia e nós já estamos no limite. Eu acho que a direção tem que tomar uma providência radical para que nós possamos continuar administrando esse problema, que está ficando impossível - disse Dimas.O comandante do Alvinegro revelou ainda como e quando o clube chegou a esse ponto: ´Eu acho que esse erro começou no ano passado. Faltou organização e contratações vieram sem critérios. Temos pouco dinheiro e temos que saber adminsitrar´ concluiu Dimas.A diretoria, contudo, conseguiu ainda ontem uma liminar para que o limite dos descontos de causas trabalhistas das rendas dos jogos seja de 15%. Conforme o Diário do Nordeste publicou em sua edição de ontem, o Ceará teve descontado de sua cota liquida do jogo contra o Maranguape mais de 50% em pendências judiciais.AcademiaSeis jogadores do Ceará fizeram ontem à tarde, um trabalho específico em uma academia da cidade. O lateral Arlindo, os atacantes Reinaldo Aleluia e Vinícius, o meia Mazinho Lima, o volante Marcelo Lopes e o novo reforço, o meia Márcio Santos suaram a camisa para entrarem em forma. Eles podem ser as novidades na próxima quinta, contra o Guarani. Ainda ontem, A CEAF divulgou a arbitragem da partida: Paulo Ferreira será o árbitro e os seus auxiliares serão Armando Lopes e Thiago Brígido.
Wilson Souza estréia no Campeonato Pernambucano
Após superar alguns atritos com o presidente da Ceaf, Aristóteles Cantalice, que quase o deixou de fora do Estadual, Wilson Souza estréia no Campeonato Pernambucano 2007 nesta segunda rodada, na partida entre Ypiranga e Sport, às 20h45, em Santa Cruz do Capibaribe. O árbitro, único do Estado a pertencer ao quadro da Fifa, teve seu nome sorteado ontem na sede da Federação Pernambucana de Futebol. Ele será auxiliado por Paulo Sérgio Steffanello e Ricardo Menezes. O juiz reserva é Adriano Siebra.
Além do juiz do jogo de Santa Cruz do Capibaribe, o sorteio de ontem definiu também a escala de arbitragem de toda a segunda rodada, que será realizada amanhã, às 20h30. Em Serra Talhada, Patrício Souza apitará Serrano e Santa Cruz. O trio é composto ainda por Irani Pinto e Albert Júnior - Antônio André ficará como quarto árbitro.
No único jogo que acontecerá na Capital pernambucana, o Náutico enfrentará o Porto, nos Aflitos, com arbitragem de Emerson Sobral, auxiliado por Júlio César e Elan Vieira. Ricardo Tavares completa o quarteto. Já em Caruaru, Gilberto Castro Júnior vai apitar a partida do líder Central diante do Belo Jardim. Erick Bandeira, da Fifa, e Jossemmar Diniz serão os bandeirinhas. Salmo Valentim ficará como quarto árbitro.
Em Vitória de Santo Antão, Carlos Costa apitará Vera Cruz e Cabense. Ubirajara Ferraz e Wilton Lins serão os auxiliares, enquanto Sebastião Rufino Filho ficará como quarto árbitro.
segunda-feira, janeiro 15, 2007
Carlinhos Bala será recebido com protesto na Ilha
Central bate o Serrano e lidera o Pernambucano 2007
CARUARU - Cercada por muita expectativa, a estréia do Central no Campeonato Pernambucano acabou causando uma boa impressão aos torcedores que compareceram em bom número ontem à tarde ao estádio Luiz Lacerda. Mesmo sem contar com a maioria dos principais reforços, a Patativa não decepcionou e derrotou o Serrano por 3x0. Por ter conseguido o placar mais elástico entre as cinco equipes que venceram na rodada de abertura do Estadual, o time, atualmente, ocupa a liderança do Primeiro Turno, com três pontos e saldo de três gols.
Logo no primeiro minuto de jogo, o árbitro Ricardo Tavares enganou-se e mostrou o cartão vermelho para o meia Jean, do Serrano. Em seguida, ele aplicou de forma correta o cartão amarelo. Empurrado pela torcida, a Patativa soltou-se no gramado aproveitando principalmente a experiência dos veteranos jogadores Djalma, o melhor em campo, e do lateral-direito Russo.
O primeiro lance com perigo de gol foi do Serrano e aconteceu aos 27 minutos, quando, numa cobrança de falta próxima à entrada da área, o meia Djalma largou o chute para a boa defesa do goleiro Souza. Aos 43 minutos, numa jogada bem trabalhada do ataque alvinegro, Djalma tocou para João Neto, que devolveu, deixando o jogador na cara do gol, para num chute indefensável, abrir o marcador. Já nos descontos, aos 46 minutos, o atacante Jessuí desperdiçou a chance do empate para o Jumento sertanejo.
Aos três minutos da etapa complementar, Russo foi derrubado pelo atacante Didiu próximo à entrada da área e o árbitro assinalou a falta. Como o jogador do Serrano já tinha sido advertido com o cartão amarelo, acabou expulso de campo. Na cobrança de Marciano, a bola caprichosamente acertou no travessão.
Aos 16 minutos, foi a vez de Givaldo derrubar Djalma na entrada da área para o árbitro assinalar o pênalti e expulsar o zagueiro do Serrano. O atacante João Neto foi para a cobrança e com categoria, num belo chute no ângulo, ampliou o marcador para o Central, aos 19 minutos.
Aos 24, no lance mais belo do jogo, João Neto saiu costurando a marcação, mas na hora do conclusão o chute saiu fraco e para fora. Mas o atacante não desistiu e aos 38, após a bola tocar no travessão numa cobrança de falta do lateral-esquerdo Marciano, no rebote, escorou de cabeça, fazendo o terceiro e último gol centralino.
Ficha TécnicaCentral - 3Souza; Russo (Moacir), Róbson Baiano, Márcio Alagoano (Sidnei) e Marciano; Edu Chiquita, Gaspar, Clébson (Róbson Goiano) e Djalma; Rocha e João Neto. Técnico: Maurício SimõesSerrano - 0Charles; Adriano, Givaldo, Jacó e Djalma (Eliélton); Marcondes (Adílson Silva); Jean, Jamaica e Sandrinho (Eduardo); Jessuí e Didiu. Téc. Everton GoianoLocal: Estádio Luiz Lacerda (Caruaru); Árbitro: Ricardo Tavares; Assistentes: Élan Vieira e Júlio César; Gols: Djalma (aos 43 minutos do primeiro tempo) e João Neto (aos 19 e aos 38 do segundo tempo); Cartões amarelos: Rocha (Central); Givaldo, Gean, Jessuí e Didiu (Serrano); Cartões vermelhos: Didiu e Givaldo (Serrano); Público: 2.720 (2.473 pagantes); Renda: R$ 26.028,00.
Preliminar: Central 0x0 Serrano (Juniores).
Hélio dos Anjos critica equipe do Náutico
Decepção. O clima nos vestiários do Náutico, ontem, após a derrota para o Ypiranga, não poderia ter outra definição. Tanto os jogadores quanto o treinador Hélio dos Anjos admitiram que a equipe alvirrubra fez uma partida ruim e que o adversário mereceu a vitória. O comandante, inclusive, foi o mais enfático nas declarações, chegando a classificar o nível técnico da partida como “horrível”.
“Respeito o trabalho feito nos dez dias de pré-temporada, mas o que apresentamos hoje (ontem) é muito pouco perto daquilo que eu pretendo. Não podemos perder uma partida com um nível técnico desses”, avaliou o treinador alvirrubro que apontou falhas em diversos setores do Náutico. “No primeiro gol, nosso lado direito estava totalmente desprotegido, pois o lateral (Sidny) havia abandonado a sua posição. Não gostei também da marcação no meio-campo. Os dois volantes levaram cartões amarelos bobos. Além disso, não tivemos força ofensiva. No segundo tempo, os atacantes estavam descordenados”, completou Hélio dos Anjos.
Duramente criticado pelo treinador, o lateral-direito Sidny, que inclusive foi substituído pelo estreante Ivan por conta das suas falhas de marcação, fez uma autocrítica. “Rendi muito abaixo do esperado, assim como toda a equipe. Vacilamos demais na marcação e acabamos tomando dois gols em dois minutos” disse.
O Náutico, que se reapresenta hoje pela manhã, mas folga à tade, volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Porto, no estádio dos Aflitos. Para essa partida, Hélio dos Anjos espera poder contar com o zagueiro Índio e o atacante Kuki, que não atuaram devido a lesões. “Mas se for para começar o jogo de quarta com essa mesma equipe, só basta jogar, porque hoje (ontem) não jogamos nada”, criticou novamente o treinador.