sexta-feira, novembro 07, 2008

(Cearense) - Sem ambição, Ceará apenas empata com o Bragantino.

Com a derrota do Vila Nova-GO, na última terça-feira, o Bragantino precisava de uma simples vitória diante do Ceará para se igualar ao rival goiano na classificação da Série B e, por causa dos critérios de desempate, assumir provisoriamente a terceira colocação. Mas não reeditou suas últimas apresentações e apenas empatou sem gols, na noite desta sexta-feira, no Castelão.

O resultado é até certo ponto frustrante para o time comandado por Marcelo Veiga. Vinha embalado por uma convincente goleada alcançada sobre o Bahia e atuava contra um rival sem pretensões na competição. Mesmo assim, não conseguiu o resultado positivo, chegou aos 53 pontos e continua fora do G-4 da segunda divisão nacional.

Caso vencesse, ultrapassaria o Vila Nova-GO. Iria dormir na terceira colocação, por causa de um melhor saldo de gols. Agora terá outros quatro jogos para buscar uma das quatro vagas à elite nacional.

Para o Ceará, esse restante da competição é apenas para definir qual será sua posição. Não tem mais pretensões. Com o empate, a equipe treinada por Lula Pereira se mantém na zona intermediária da tabela, com 46 pontos.

"O jogo não foi muito bonito. Nós erramos muito. Mas temos que correr atrás das vitórias para melhorar nossa posição na Série B", comentou o goleiro Adilson, do Ceará.

As duas equipes voltam a jogar na próxima terça-feira. O Bragantino terá pela frente o América-RN, que briga para se livrar no rebaixamento, em Natal. O Ceará tem um adversário mais desanimado --pega o já rebaixado CRB, em Maceió.

O jogo
A expectativa era das melhores para o duelo no Castelão, principalmente porque o Bragantino entrou em campo com a possibilidade real de entrar para a zona de classificação à Série A. Mas foi o Ceará que assustou primeiro, logo a 1min, num lançamento de Lucio, que Gilvan afastou o perigo.

Aos 8min, o time paulista deu a resposta. Após contra-ataque, Pará tocou de calcanhar para Danilo Bueno, que entrou na área e arriscou o chute. A bola passa com perigo por cima do gol de Adilson.

Após isso, o que se viu foi muita vontade das equipes, mas muita falha na finalização. Os goleiros Gilvan e Adilson não foram mais exigidos até o final do primeiro tempo. A torcida do Ceará se irritou com a queda de produção da equipe local e vaiou em alguns momentos. "Precisamos ter mais tranqüilidade. Chegamos ao ataque, mas não conseguimos finalizar", lamentou Jorge Guerra.

Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram mais dispostas. E o Bragantino esteve próximo de abrir o marcador. Aos 2min, Davi entra como espécie de "homem-surpresa" e bate para gol. Adilson apenas torce para que a bola não entre.

Os cearenses não se intimidaram. Não fosse um erro da arbitragem, poderiam marcar primeiro. Aos 8min, Dedé foi derrubado por Adriano dentro da área. O juiz, no entanto, marcou fora da área, prejudicando os donos da casa.

O confronto em Fortaleza continuou movimentado. No entanto, foram poucas oportunidades. E, como ocorreu na etapa inicial, os dois times pecavam nas finalizações. Uma cabeçada de Fabrício, aos 28min, e o chute de Cadu, três minutos depois, comprovaram essa deficiência dos cearenses. Pará, duas vezes, também falhou no arremate e não conseguiu fazer o gol que colocaria o Bragantino no G-4.

Ceará
Adílson; Dedé, Fabrício, Dezinho e Jorge Guerra; Michel, Chicão, Deives (Fábio Lima) e Cadu; Sérgio Alves e Lúcio.
Técnico: Lula Pereira

Bragantino
Gilvan; César Gaúcho, Adriano e Gustavo; Nêgo, Moradei, Danilo Bueno, Malaquias (Diogo) e Pará (Sergio Manoel); Nunes e Davi.
Técnico: Marcelo Veiga

Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE).
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante (PE)
Cartões amarelos: Nêgo e César Gaúcho (Bragantino); Michel (Ceará)
Fonte: Uol.

(Alagoano) - No CRB-AL, Marcos escapa de suspensão.

Maceió (AL) - Lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B e já rebaixado, o CRB-AL tem ao menos uma boa notícia. Expulso contra o Fortaleza, no dia 24 de outubro, Marcos acabou punido com apenas um jogo de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Como já cumpriu a pena, Marcos está liberado para defender o time alagoano neste sábado, quando o CRB-AL recebe o Avaí-SC, equipe que está próxima de conquistar um lugar na primeira divisão do futebol nacional.

A diretoria do CRB ainda baixou os preços dos ingressos, mas a expectativa é de um público pequeno no Estádio Rei Pelé, diante da desastrosa campanha dos alagoanos.
Fonte: Gazeta Esportiva.

(Pernambucano) - Retrospecto de Náutico x Coritiba é favorável ao alvirrubro.

O Coritiba terá um adversário complicado na seqüência do Campeonato Brasileiro. O Alviverde recebe o Náutico, domingo, no Couto Pereira. Os números do duelo mostram ampla vantagem da equipe pernambucana, treinada por Roberto Fernandes.

Em 14 partidas oficiais foram apenas três triunfos do Coxa, dois empates e seis derrotas. Até 1985, as equipes se enfrentaram seis vezes e depois se reencontraram após 20 anos, em 2005. Nos últimos três anos, foram sete encontros com números mais equilibrados: duas vitórias para cada lado e três empates. Em 2005 e 2006, as equipes se encontraram pela Copa do Brasil. O Coxa levou a melhor na primeira, mas perdeu no ano seguinte.

Em Curitiba são cinco jogos. O Alviverde perdeu uma vez, em 1984, venceu duas e empatou outra duas. No primeiro turno do Brasileiro 2008, o Coritiba quebrou um tabu ao vencer o Náutico em Recife pela primeira vez.
Fonte: GloboEsportes.com

(Potiguar) - América-RN não consegue efeito suspensivo para Max.

Natal (RN) - O América-RN terá que se contentar mesmo com o desfalque do atacante Max no duelo da próxima terça-feira, contra o Bragantino, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isto porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recusou o pedido de efeito suspensivo para o atleta. O jogador fora suspenso por cinco partidas, das quais já cumpriu duas.

Sem Max, o time potiguar terá a entrada de Marcelo Nicácio no ataque. Já o volante Luís Maranhão cumprirá suspensão e será substituído por Júlio Terceiro, que estava suspenso e não enfrentou o Gama.

Para atrair a torcida para a partida contra o Bragantino no próximo dia 11, a diretoria do América-RN anunciou que os ingressos custarão R$ 10. O time soma 39 pontos e luta desesperadamente para escapar do rebaixamento para a Série C.
Fonte: Pe360graus.com

(Pernambucano) - Sport tenta táticas novas para tenta supreender Goias.

O técnico Nelsinho Batista segue experimentando formações diferentes com o time do Sport. Na manhã desta quinta-feira (6), ele inovou nos treinamentos, mandando o zagueiro Igor fazer a função de lateral-direito. A novidade, segundo o técnico, não significa que essa será a maneira do Leão atuar.

“Precisamos ter variações táticas para surpreender o adversário durante a partida”, explicou Nelsinho, que disse já ter o time definido para o confronto diante do Goiás, domingo (9), na Ilha do Retiro.

Há oito jogos o Sport não vence, o que vem causando a desconfiança da torcida para a próxima temporada, quando o Leão voltará a disputar a Taça Libertadores da América. Apesar da desconfiança dos torcedores, Nelsinho se mostrou tranqüilo.

“Estamos fazendo nosso trabalho com tranqüilidade. Agora, dizer que estou usando o fim da competição para ver quem fica e quem não fica para o ano que vem não é verdade”, retrucou, quando perguntado sobre uma possível seleção dentro do elenco.

“Logicamente isso vai ser definido uma hora, mas não agora. Não houve nenhum tipo de contato com a diretoria nesse sentido ainda”, finaliza.
Fonte: Pe360graus.com

(Potiguar) - ABC-RN lança camisa retrô.

Seguindo uma moda já adotada por grandes clubes do Brasil, o ABC-RN também aposta em uma linha de camisas retrô. Nesta sexta-feira, o clube lançará uniformes homenageando os times de 1973 (tetracampeão estadual invicto), 1976 (campeão estadual) e o de 1978 (também campeão estadual).

“Estamos bastante felizes com a continuidade da série ABC 70, mas, principalmente, com o resultado que obtivemos nessas novas peças”, afirmou Eduardo Ramos, diretor da ERK Sports, fornecedora de material esportivo do ABC.

Dentro das quatro linhas, o ABC-RN soma 40 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro e tenta se livrar definitivamente do fantasma do rebaixamento no sábado, quando receberá o Barueri em duelo marcado para o Estádio Frasqueirão.
Fonte: Gazeta Esportiva

(Cearense) - Ceará: Sport pede volta de Michel e permanência de Lula está indefinida.

"Acertamos o salário do jogador, ele quer muito ficar aqui conosco, mas o Sport, que tem contrato com o atleta, não o libera para o ano que vem".

Assim o presidente Evandro Leitão comunicou que o volante Michel não se apresenta ao Ceará para o início da próxima temporada.

O contrato do jogador com a equipe de Recife termina em maio e há chances da volta do jogador, principalmente caso ele não seja aproveitado no Campeonato Pernambucano ou na Libertadores.

"O Michel nos disse que também não tem objetivo de renovar contrato com o Sport", lembrou Evandro Leitão, deixando claro que já existe um volante contratado para o ano que vem. "Não vou falar o nome do jogador porque ele ainda tem contrato com seu atual clube".

Sobre a permanência de Lula Pereira para 2009, Evandro disse que apenas uma conversa inicial foi realizada e que não existe nenhum acerto. "Vamos esperar o fim do campeonato para tomar a decisão".
Fonte: O Povo.

(Baiano) - Modificado, Bahia busca afastar jejum com triunfo ante Brasiliense.

Mudar para vencer. Após três derrotas consecutivas na Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia buscou soluções diferentes dentro do elenco para tentar vencer o Brasiliense na noite desta sexta-feira, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, pela 34ª rodada da competição.

Com 42 pontos, o Tricolor está a apenas seis da temina zona de rebaixamento à Série C, mas pode ampliar em mais três pontos a vantagem para o 17º colocado, se vencer o time candango. Para isto, o treinador Ferdinando Teixeira promoveu nada menos do que sete mudanças no time titular.

Além da alteração do esquema tático, que passa do 3-5-2 para o 4-4-2, o técnico do Bahia escalou o goleiro Fabiano em lugar do suspenso Darci, o lateral direito Rogério Rios substituindo Luciano Baiano, o zagueiro Cléber Carioca na vaga de Alison e o lateral esquerdo Adilson em lugar de Ávine. "A defesa tem sofrido vários gols e sendo muito criticada. Vamos tentar modificar o esquema, colocando quem aguenta sofrer pressão", explica Ferdinando, referindo-se à impaciência da torcida com os últimos resultados.

No meio-campo, serão mais duas mudanças. O volante Fausto, suspenso, cede lugar ao jovem Willames. Com a mudança de esquema, sobrou para o volante Marcone, que será substituído por Ávine, encarregado ao lado de Caio em armar as jogadas do Tricolor. "É uma posição em que já atuei várias vezes este ano, e por isto não terei dificuldades em voltar ao meio-campo", resume o lateral.

A sétima e última mudança acontece no ataque, com Paulo Roberto retornando ao time em lugar de Jones. Aliviado com a decisão do STJD, o jogador vive a expectativa de voltar a vencer na Série B. "O Tribunal acabou fazendo justiça, o que é importante. Agora, é só pensar em tirar o Bahia desta situação".

Brasiliense - Com cinco vitórias consecutivas e seis jogos invictos, o técnico Reinaldo Gueldini não confirmou o time titular que enfrenta o Bahia. Ao que tudo indica, a principal dúvida, o meio-campo, está praticamente solucionada. Sem contar com Iranildo, lesionado na coxa esquerda, Adrianinho é o mais cotado para sair jogando.

Para o treinador, esse é o momento da dupla mostrar que está preparada para jogar os 90 minutos. "Cada jogo é uma história. Precisamos desses dois jogadores. A responsabilidade deles vai aumentar, mas vamos ver o quanto suportam", discursou Gueldini, como se antecipasse a escalação da dupla no meio-campo.

Quem também não enfrenta o Bahia é o atacante Jóbson. O jogador também não foi ao treino na parte da manhã desta quarta-feira, no Serejão, e não avisou ninguém. A poucos minutos do embarque, o técnico Reinaldo Gueldini desabafou. "Não sei (onde ele está). Como vou saber? Você sabe? Não ando atrás dos caras, cuido deles dentro de campo. Tem que esperar pra ver o que aconteceu. Senão, fica ruim".

Com a ausência do atacante, Thiago Félix deve ser o companheiro de Diogo, que se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo e foi confirmado. Eles atuaram juntos no coletivo, quando Félix garantiu a vitória dos titulares por 1 x 0. Apesar de cortado das próximas duas rodadas por contusão, o meia Iranildo viajou com a equipe.
Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Mancini mantém dúvidas no Vitória que enfrenta o Atlético-MG.

Após o treinamento coletivo realizado na tarde desta quinta-feira, no CT da Toca do Leão, o treinador Vágner Mancini manteve o time indefinido para encarar o Atlético-MG no domingo, no Estádio Manoel Barradas. Duas dúvidas ainda permanecem na cabeça do treinador, que só divulga o time momentos antes da bola rolar.

Procurando dar mais velocidade ao time, além de melhor mobilidade no ataque, Mancini testou Jackson e Ramon no meio-campo, além de Muriqui e Adriano no ataque. "Gostei da movimentação do Muriqui, mas esperamos que na partida o time possa ter o mesmo desempenho dos treinamentos", revelou o treinador, dando pistas de como o time poderá atuar contra os mineiros.

O time titular treinou com Viáfara; Rafael, Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans e Jackson (Adriano); Marquinhos e Muriqui (Ramon). Os reservas venceram os titulares por 2 a 1, com gols de Ramon e Leandro Domingues - Leonardo Silva descontou para o time principal.

Nesta sexta-feira, o treinador Vágner Mancini comanda mais um treinamento coletivo antes da partida contra o Atlético-MG.
Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Cearense) - Leão já está em São Paulo.

O elenco do Fortaleza já deixou Itu, onde ficou concentrado desde domingo.

O técnico Heriberto voltou a dizer que o período em São Paulo foi muito proveitoso. "O grupo conversou mais sobre os jogos e sobre a situação que estamos vivendo. Temos cinco jogos decisivos e vamos forte para esses confrontos, começando contra o Santo André, no sábado".

Rinaldo não treinou porque continua com forte dor de garganta. Erandir e Flávio Medina também foram poupados, ambos com dores musculares.

O time não foi definido justamente por causa da possibilidade da ausência de Erandir. Caso o jogador não atue, Flávio Medina ou Raul jogarão improvisados.

Nesta quinta o elenco dorme em São Paulo e o treino desta sexta-feira será no Centro de Treinamento do Palmeiras.

A partida contra o Santo André começa às 15:20h de sábado, horário de Fortaleza
Fonte: O Povo.

(Paraibano) - Diretoria do Campinense espera casa cheia próximo domingo.

Depois de arrancar um empate com “sabor de vitória” diante do Duque de Caxias, já que perdia por 2 a 0 até aos 31 minutos do segundo tempo, o Campinense já está focado para a partida de domingo, contra o Confiança de Sergipe, às 16 horas, no estádio Amigão, em Campina Grande.

O resultado da quarta-feira, em Volta Redonda, manteve a Raposa na vice-liderança com 16 pontos. E pelos cálculos da diretoria e de alguns sites especializados, com mais sete pontos, o time chega ao tão sonhado acesso à Série B. Mas para comissão técnica e jogadores, o Campinense vai manter a humildade para tentar alcançar o objetivo.

“O empate contra o Duque de Caxias foi importantíssimo, principalmente depois de um poder de reação de nosso time, pois nos deixou na vice-liderança, dentro da zona de classificação. Mas, temos ainda muito chão pela frente e, por isso, vamos deixar a euforia por conta da torcida e mantermos os pés no chão”, disse o técnico Freitas Nascimento.

O comandante, aliás, aproveitou esse clima de euforia para convocar os torcedores a lotarem as dependências do estádio Amigão, domingo.
“Chegou a hora do torcedor do Campinense sair de casa e nos prestigiar. Temos que transformar o Amigão em nosso caldeirão para que possamos conquistar mais duas vitórias contra Confiança e depois o Guarani de Campinas”, enfatizou Freitas.

A mesma opinião teve o atacante Marquinhos Marabá, o “carrasco” do Duque de Caxias nesta série C. Depois de marcar dois gols na vitória de 3 a 1 sobre o adversário, em Campina, Marabá anotou os tentos do empate nesta quarta e é o principal goleador do rubro-negro, com 11.

“Estamos no caminho certo. Já provamos que temos condições de garantir o acesso e vamos conseguir isso, mas precisamos contar efetivamente com o apoio do nosso torcedor”, disse o atacante.

A diretoria rubro-negro, através de seus colaboradores Zito Buarque, Gustavo Ribeiro, entre outros, quer um público acima de 20 mil torcedores no domingo. E segundo as informações no clube, eles estudam promoção no ingresso, principalmente para mulheres,

A equipe se reapresenta nesta quinta-feira no estádio Renatão, visando ao jogo com o Confiança. Para a partida, Freitas já pode contar com Fernandes (foto) e Jean Alisson, livres de suspensão automática.

Fonte: Paraiba Online.

(Sergipano) - Derrota do Confiança garantiu o acesso do Atletico de maneira mais rápida.

O Atlético-GO entrou em campo para enfrentar o Confiança-SE nesta quinta-feira e, com vitória por 2 a 1, se tornou o primeiro time a garantir o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com mais três pontos, o time chega a 24 pontos no octogonal e, pela configuração da tabela, não pode mais terminar a competição fora do G-4.

Cristiano Alagoano abriu o placar para o anfitrião aos 30 minutos do primeiro tempo, de pênalti, mas Gil empatou o confronto três minutos depois. Já no final do jogo, aos 40 minutos do segundo tempo, Juninho fez o gol que garantiu os três pontos e o acesso do Atlético-GO.

Já o Guarani foi até a região norte do país e acabou tropeçando no Estádio Arena da Floresta, sendo derrotado por 4 a 2 para o Rio Branco-AC, lanterna do octogonal. O time paulista permanece na quarta posição, mas tem agora o Brasil-RS encostado na briga pelo G-4: ambos têm 13 pontos.

Ley abriu o placar para o time acreano em cobrança de falta aos 19 minutos do primeiro tempo, mas Henrique empatou, aos 37. Doca Madureira deixou o anfitrião em vantagem na primeira etapa. De volta após o intervalo, Maicon Sapucaia empatou para os paulistas no primeiro minuto, mas Marcelo Brás, aos 9 e Doca Madureira, aos 37, definiram a vitória do Rio Branco.
Fonte: Gazeta Esportiva

quinta-feira, novembro 06, 2008

(Cearense) - Carta de Renuncia do Presidente do Boa Viagem.

Aos meus amigos diretores, torcida, patrocinadores, e imprensa escrita, falada. Nesta data venho à presença de todos vocês que colaboraram com o BOA VIAGEM ESPORTE CLUBE, durante a nossa administração, para agradecer todo o apoio recebido. Em primeiro lugar aos que não mediram esforços para que tudo corresse da melhor maneira possível desta missão que é cheia de dificuldades, mas que nos enche de orgulho. Em segundo lugar as torcidas que quase sempre, estiveram ao nosso lado, nos apoiando e incentivando mesmo nas horas mais difíceis. Em terceiro lugar aos nossos patrocinadores que nos deram subsídios financeiros e apoio nas operações. Durante este ano à frente da Diretoria, podemos dizer que graças aos esforços de todos os citados anteriormente, chegamos à data de hoje, com um clube, que se não obteve títulos, conquistou Credibilidade, através de um trabalho sério e transparente. Gostaria de continuar a frente do BOA VIAGEM ESPORTE CLUBE, pois tinha em mente que poderia realizar muito mais, mas tenho a plena consciência de que a dependência financeira deste clube do poder Municipal, faz com que as mudanças de direção também aconteça, mas desta vez de forma mais amena, pois o BOA VIAGEM ESPORTE CLUBE esta acima das diferenças políticas dos seus diretores, assim sendo faço um pedido a todos os boaviagenses, que esqueçam as diferenças políticas e tratem o BVEC como ele merece, pois só 8 municipios neste estado tem o privilégio e a dignade de participar do campeonato da 1a divisão DO ESTADO DO CEARÁ, e não devemos medir esforços para continuar aonde estamos, e com certeza almejando títulos. Assim sendo e agradecendo o apoio e compreensão de todos, renuncio ao meu cargo de Presidente, passando este cargo ao meu VICE-PRESIDENTE Sr. Assis Lima, com desejos de glórias e triunfos.

Obrigado a todos.

Boa Viagem, 05 de novembro de 2008.

Arnaldo Cavalcante Lima
Fonte: Show de Futebol.

(Cearense) - CASTELÃO TERÁ DOIS NOVOS PLACARES ELETRÔNICOS EM 60 DIAS.

Representantes da empresa vencedora da Licitação e da secretaria de esportes estarão apresentando os aparelhos em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 7, às 14 horas.

Depois da última reforma que o Estádio Plácido Aderaldo Castelo(Castelão) passou não foi colocado no estádio um placar eletrônico a altura da adaptação aos padrões internacionais que passou a praça de esportes. Mas a espera parece ter sido válida porque a Secretaria de Esportes do Estado do Ceará(Sesporte) está anunciando a colocação de dois placares eletrônicos no Castelão nos próximos dois meses. A empresa Imply Tecnologia Eletrônica Ltda, do Rio Grande do Sul, ganhou a licitação e vai fornecer os equipamentos.


A colocação dos novos placares eletrônicos faz parte das melhorias que serão feitas no Castelão com a intenção de adaptar o estádio ao padrão que o Brasil visa ter para as sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. As especificações dos equipamentos estão dentro dos padrões que a FIFA determina para estádios que abrigam jogos oficiais da entidade.

Representantes da empresa vencedora da Licitação e da secretaria de esportes estarão apresentando, em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 7, às 14 horas, no próprio Castelão, os novos Placares Eletrônicos. Durante a coletiva as partes assinaram o acordo para a instalação dos equipamentos.

O Artilheiro tomou conhecimento que os novos placares eletrônicos é administrado através de um central sem fio. Essa rede wireless é administrada a partir de um microcomputador. O grande destaque do aparelho fornecido pela empresa gaucha é o painel gráfico que simula situações do jogo, como cartões, faltas, alterações de atletas, gols e outras.
Fonte: Artilheiro

quarta-feira, novembro 05, 2008

(Cearense) - Ceará com desfalques contra o Bragantino.


Precisando apenas de um ponto para se livrar de vez do perigo do rebaixamento, o Ceará segue se preparando para o duelo desta sexta-feira contra o Bragantino, no Castelão. Nesta quarta-feira, o técnico Lula Pereira deve comandar um treino coletivo em Porangabuçu.

Para essa partida, o treinador Lula Pereira, que já não poderia contar com os atacantes Charles Chad, suspenso pelo terceiro amarelo, e com Éderson, com suspeita de ter rompido os ligamentos do joelho direito, ainda ficará sem mais dois jogadores.

São eles o atacante Vavá, que se recupera de uma fisgada na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico, e o volante Cleisson. O capitão foi liberado pelo presidente Evandro Leitão para ir a Minas Gerais, onde seu pai está hospitalizado em estado grave e só deve retornar na próxima semana.

O único alento para Lula Pereira são os retornos do volante Michel, do zagueiro Fabrício e do meia-atacante Lúcio, que estava cumprindo suspensão automática. Por sinal, o trio já está confirmado na equipe titular.
Fonte: Lance.

(Cearense) - Fortaleza treina sem Rinaldo e Osvaldo.

Fortaleza (CE) - Preparando-se para o duelo de sábado contra o Santo André, o Fortaleza realizou mais um treinamento na manhã desta quarta-feira, em Itu. Na atividade, o técnico Heriberto da Cunha não pôde contar com os atacantes Rinaldo e Osvaldo.

Depois de sofrer com uma forte febre durante a madrugada, Rinaldo foi poupado pela comissão técnica. Osvaldo, por sua vez, reclamou de dores no púbis e foi entregue ao departamento médico do tricolor cearense.

Mesmo sem os atacantes, Heriberto da Cunha aproveitou a quarta-feira para treinar jogadas de bola parada. O objetivo é não ser surpreendido na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro.

“Nós vamos disputar cinco decisões e não pudemos mais sofrer gols em jogadas deste tipo”, afirmou o treinador, preocupado com o fantasma do rebaixamento – o Leão está na 18ª colocação da Série B, com 36 pontos.
Fonte: Gazeta Esportiva.

(Alagoano) - Lanterna e rebaixado, CRB-AL pode perder jogadores para o rival.

Maceió (AL) - Nem mesmo terminou a sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro, onde já está rebaixado, e o CRB-AL corre o risco de ficar desfalcado para a próxima temporada. De acordo com a imprensa alagoana, o CSA-AL estaria disposto a tirar Júnior Amorim e Geninho do seu maior rival.

A diretoria do CRB, no entanto, prefere tratar o caso com ironia e não acredita na transferência dos dois jogadores para o CSA.

Enquanto isso, o clube aproveitará os últimos cinco jogos que ainda tem na Série B para testar jovens que poderão ser aproveitados no elenco para a temporada de 2009, quando o CRB disputará a Série C e o Campeonato Alagoano.

Com uma campanha pífia, o time alagoano foi rebaixado na última rodada, quando empatou sem gols com o América-RN fora de casa. Com 20 pontos em 33 jogos, o CRB conquistou apenas quatro vitórias ao longo da Série B.
Fonte: Gazeta Esportiva.

(Pernambucano) - Clima de harmonia no Santa não é mais o mesmo.

Apesar de ainda continuar vivendo uma bela lua-de-mel com a torcida, a nova gestão do Santa Cruz começa a dar sinais de que o casamento interno dos dirigentes não é mais o mesmo e já demonstra estar perdendo aquela harmonia e felicidade demonstrada no dia 7 do mês passado, quando Fernando Bezerra Coelho tomou posse do cargo de presidente executivo do clube. Após Célio Avelino ter solicitado seu desligamento da diretoria jurídica, alegando problemas para conciliar seus compromissos pessoais com os da Cobra Coral, um episódio envolvendo o presidente do Conselho Deliberativo, Bartolomeu Bueno, demonstra que o conto de fadas vivido pelos dirigentes está ameaçado.
De acordo com informações vindas dos bastidores do clube, o homem-forte do Deliberativo não teria gostado da escolha de Bezerra Coelho pelo nome de Miguel Moura, que também integra a sua equipe do Porto de Suape, para assumir a direção jurídica do Tricolor, quando Eduardo Lopes era o preferido de Bueno e de outros integrantes da direção coral.
Além disso, o mandatário da Cobra Coral teria repassado a Moura o caso em que o Santa Cruz tenta cancelar a criação da Série D e assegurar a sua participação na Série C do próximo ano, fato que teria chateado Bueno, que fez todo o estudo da situação e estava à frente desta ação desde o início. Procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco, o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Bartolomeu Bueno, negou qualquer mal-estar na sua relação com Fernando Bezerra Coelho, porém, anunciou algumas medidas que demonstram o contrário. “Não houve qualquer problema meu com o Fernando, só que, a partir de agora, vou me pôr no meu lugar e responder apenas o que diz respeito ao Conselho Deliberativo, onde recebi a função de presidi-lo. Não vou responder mais nada sobre o Executivo. Em relação ao cancelamento da criação da Série D não é mais comigo, existe uma pessoa para falar sobre isso e não sou eu”, disse Bueno.
Sobre a sua ausência na reunião semanal realizada toda segunda-feira com os integrantes da diretoria coral, onde o desembargador sempre foi uma das vozes mais importantes, uma pessoa ligada ao clube, que preferiu não ter seu nome divulgado, revelou que Bueno sequer foi chamado por Bezerra Coelho para o último encontro. “Eu não pude comparecer por um problema pessoal que tive que resolver, mas a partir de agora, não irei mais a nenhuma dessas reuniões”, finalizou o desembargador.
O presidente Fernando Bezerra Coelho embarcou ontem para Dubai, onde irá cumprir sua agenda de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, retornando ao Recife daqui a 15 dias.
Fonte: Folha do Pernambuco.

(Pernambucano) - Após um mês afastado, garoto Ciro volta ao Sport.

A revelação do Sport neste Campeonato Brasileiro está de volta à equipe. O atacante Ciro se recuperou de uma lesão no tornozelo e voltou a treinar nesta quarta-feira ao lado do companheiro de posição Roger no coletivo comandado por Nelsinho Baptista.

Há um mês afastado dos gramados, Ciro, 18 anos, volta na reta final do Brasileirão na Ilha do Retiro, onde o Sport recebe o Goiás às 16 horas (Brasília) neste domingo. Com isto, o meia-atacante Carlinhos Bala perdeu espaço no setor ofensivo e deverá ser deslocado para a lateral direita.

Bala, por sua vez, também volta ao time após ser poupado na derrota para o Atlético-PR na última rodada. O jogador estava entregue ao departamento médico devido a dores no calcanhar.

O Sport está em má fase no Brasileirão. O Leão não vence uma partida há oito jogos. Por isso, os pernambucanos estacionaram no meio da tabela e ocupam agora a 11ª colocação com 42 pontos.
Fonte: Gazeta Esportiva.

(Pernambucano) - Sem muitas chances no Náutico, Reinaldo pode ser titular domingo.

Emprestado pelo Palmeiras ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o volante Reinaldo não teve muitas chances no Náutico no torneio. No entanto, com a dupla titular Hamilton e Ticão de fora por suspensão, o jogador deverá compor o meio-campo do Timbu com Derley.

A chance de Reinaldo será neste domingo, quando os pernambucanos vão ao Paraná enfrentar o Coritiba no Couto Pereira. A um ponto da zona do rebaixamento, o jogador sabe que este confronto pode definir a permanência da equipe na elite do futebol brasileiro.

'É uma partida importante. Nós sabemos a importância de sair de campo com uma vitória. Na nossa carreira, todo jogador tem que estar motivado, pois ele faz o que gosta, que é jogar futebol. Agora, em uma partida difícil, o jogador tem que estar motivado até nos treinamentos durante a semana', declarou Reinaldo.

Com 36 pontos, o Náutico em está 14º lugar com um tento na frente do 17º colocado Figueirense. Os pernambucanos lideram o grupo, de sete equipes, que lutam para não cair.
Fonte: Gazeta Esportiva.

(Paraibano) - Na raça, Campinense arranca empate.

Numa reação sensacional no segundo tempo, o Campinense conseguiu um grande resultado na partida diante do Duque de Caxias nesta quarta-feira, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, ao empatar por 2 a 2, após estar perdendo até aos 31 minutos. Silva marcou para o time fluminense, enquanto que o “matador” Marquinhos Marabá fez os tentos da Raposa, um deles de pênalti.

Com o resultado, a Raposa segue firme e forte em busca do acesso para Série B do Campeonato Brasileiro, pois se manteve na vice-liderança isolada do Octogonal Final da Terceirona, com 16 pontos. Já o Duque permanece na terceira colocação com 14, mas pode sair do G-4 dependendo dos resultados do complemento da rodada nesta quarta e quinta.

Próximo jogos

O Campinense volta a jogar domingo, quando enfrenta o Confiança de Sergipe, às 16 horas, no estádio Amigão, em Campina Grande, enquanto que o Duque de Caxias recebe o Atlético-GO, novamente no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Fonte: Paraiba Online.

(Sergipano) - Gilmar Carvalho diz que presidente do Confiança liderou cachaçada dos jogadores.

O treinador do Confiança, Maurício Simões, e boa parte dos jogadores do time, sentiram o peso da revolta da torcida proletária.

Ao desembarcar no Aeropoto Santa Maria, por volta das 14h30 desta terça-feira, 4, o time foi recebido por torcedores, que não esconderam sua revolta com as goleadas sofridas na Série C.

Aos gritos de "vergonha", os torcedores chamaram jogadores e o treinador Maurício Simões de "cachaceiros".

Nervoso, o zagueiro Valdson acusou a imprensa de ser responsável pelo protesto: "essa imprensa nojenta é quem incentiva esse clima".

Para que a situação não ficasse mais delicada, o major Rollmeberg, comandante do Batalhão de Choque, ameaçou algemar quem fosse responsável pelo acirramento de ânimos.

Logo depois, o elenco foi para um hotel, onde fica hospedado até o jogo desta quinta-feira, 6, no Baptistão, contra o Atlético-GO, líder da Série C.

A Companhia de Choque mantém policiais em em frente ao hotel para evitar manifestações violentas.


"Mílton Dantas liderou a cachaçada"

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSB) acusou hoje (4), em seu programa na TV Cidade, o presidente do Confiança, Mílton Dantas, de ter liderado, no campeonaro sergipano deste ano, "a cachaçada dos jogadores, o que levou o time a perder três partidas seguidas".

A informação foi passada ao parlamentar na manhã desta terça-feira por um empresário que vem investindo financeiramente no Confiança.

Segundo o deputado, o mesmo empresário chegou a dizer que, "com a diretoria agindo dessa maneira", não investirá no time em 2009.

Fonte: Ne Noticias

(Baiano) - Marcelo Ramos, machucado, não treina e Fausto, suspenso, não joga.

O técnico Ferdinando Teixeira comandou o primeiro treino coletivo da semana e conforme havia anunciado, realizou várias substituições. O treinador não pôde contar com o atacante Marcelo Ramos, que sente dores musculares e ainda está com um desconforto intestinal. O jogador ficou repousando em sua residência para participar do treino a ser realizado nesta quarta-feira.

As principais mudanças foram a improvisação do lateral-esquerdo Ávine no meio-de-campo e do volante Marcone na lateral direita. Mas depois Marcone cedeu lugar ao lateral direito Rogério Rios. Cléber Carioca retornou à zaga após cumprir suspensão e o zagueiro Alison voltou para o banco de reservas.

O volante Willames foi testado no lugar de Fausto, antes mesmo de confirmada sua punição no julgamento ocorrido à noite no Superior Tribunal Justiça Desportiva (STJD). Fausto pegou três jogos de suspensão e por isso não poderá enfrentar o Brasiliense, nesta sexta-feira, em Feira de Santana.

Willames levou uma pancada na parte posterior da coxa e deixou o treinamento com dores na região. O atleta fica em tratamento intensivo e se as dores persistirem nesta quarta-feira ele será submetido a um exame de imagem para diagnosticar se há alguma lesão. O exame também irá mostrar se o jogador terá ou não condição de se recuperar a tempo para o jogo.

O time titular jogou com a seguinte formação: Fabiano, Marcone (Rogério Rios), Cléber Carioca, Rogério e Adílson; Willames (Diogo), Emerson Cris, Caio e Ávine; Paulo Roberto e Charles (Jones). Os reservas treinaram com: Paulo César, Rogério Rios (Luciano Baiano), Alison (Ramon), Douglas(Rafael Vaz) e Bruno Lopes(Roberto); Diogo, Fausto, Ananias e Danilo Cruz(Tiago Neiva); Mário(Raphael Macena) e Jones(Bruno Cazarine).

Os titulares venceram a atividade por 1 a 0, gol do atacante Charles. Nesta quarta-feira, o elenco volta a treinar apenas no período da tarde.
Fonte: Uol.

(Baiano) - Mancini abre mão de centroavante e titulares goleiam em coletivo.

O elenco do Vitória trabalhou durante os dois períodos nesta terça-feira e o técnico Vágner Mancini aproveitou para comandar um coletivo durante à tarde, quando começou a montar a equipe. A julgar pelos testes feitos durante o treino, o torcedor verá o time rubro-negro bastante ofensivo na partida contra o Atlético-MG, neste domingo, às 19h10 (horário de Brasília), no Barradão.

Os titulares venceram os reservas por 5 a 0, gols de Rafael, Marcelo Cordeiro, Marquinhos, Adriano e Tripodi. Rafael ocupou a lateral direita durante todo o coletivo na equipe titular, em substituição a Marco Aurélio, que vai cumprir suspensão. Carlos Alberto também é opção, mas o atleta sequer foi testado no time principal. O meia Willans voltou normalmente à equipe titular e no finalzinho do treino cedeu lugar ao atacante Adriano, que ultimamente nem vem sendo relacionado.

A principal briga por vaga será no meio-de-campo. No treino desta terça-feira, o meia Jackson começou a primeira parte da atividade no time principal formando dupla com Willans, mas na segunda etapa Ramon entrou no lugar de Jackson. O meia Leandro Domingues está totalmente recuperado, mas ainda não treinou entre os titulares.

Apesar das modificações citadas, a maior surpresa foi a presença do atacante Guilherme Muriqui formando dupla de ataque titular com Marquinhos. Guilherme entrou no segundo tempo da partida contra o Náutico e se movimentou bastante agradando o treinador, que abriu mão de ter um centroavante no coletivo desta terça-feira.

Rodrigão e Robert sequer foram testados no time principal. O esquecido Trípodi ainda substituiu Guilherme no finalzinho do treino e acabou marcando um gol.

A equipe titular treinou com a seguinte formação: Viáfara; Rafael, Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans (Adriano), Jackson (Ramon), Marquinhos e Guilherme Muriqui (Trípodi).

Pela manhã, os atletas foram submetidos a testes físicos e segundo os preparadores físicos, os resultados foram positivos, apesar de se estar em final de temporada. Nesta quarta-feira o elenco volta aos treinamentos, mas somente durante o período da tarde.
Fonte: Uol.

(Potiguar) - América-RN empata com Gama e continua ameaçado.

O Gama fez 2 a 0, mas cedeu o empate para o América-RN no duelo que terminou 2 a 2 nesta terça-feira, no Distrito Federal, por um dos jogos de abertura da 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, o time Brasília segue na vice-lanterna, agora com 34 pontos. Já o também ameaçado de rebaixamento América-RN soma 39, em 16° lugar.

Adriano Magrão fez dois gols de cabeça para o Gama, mas o América-RN empatou com gol de Marcelo Nicácio, também de cabeça, e outro de Saulo, de falta. Depois destes gols, Luís Maranhão foi expulso, e o Gama jogou com um atleta a mais por quase todo o segundo tempo.

As duas equipes vinham de empate. O Gama havia segurado o Vila Nova, que está no G4, com um empate por 1 a 1 fora de casa. Porém, havia perdido o quatro jogos anteriores. Já o time de Natal havia ficado no 0 a 0 com o lanterna CRB, em jogo que a vitória era computada como certa.

O jogo

O América-RN foi o primeiro criar chances. Na mais perigosa, Marcelo Nicácio recuou para Saulo, que tocou para Tony. O atacante chutou forte, e a bola bateu no travessão do goleiro André Zandoná.

O Gama respondeu em um contra-ataque no lance seguinte. Bebeto cruzou para Adriano Magrão, que subiu sozinho e cabeceou por cima do gol. Em avanço de Bebeto para dentro da área, Robson chegou firme, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Aos 19, em escanteio cobrado da direita, Adriano Magrão marcou de cabeça o primeiro gol anfitrião. O goleiro Fabiano tentou tirar, mas arbitragem já havia dado o tento. O Gama chegou novamente em cabeçada de Edylton, que Fabiano espalmou para escanteio.

Bem na partida, a equipe do técnico Jean Cláudio ampliou com outra cabeçada de Adriano Magrão. Thiaguinho cruzou na segunda trave, e o atacante mandou no canto, aos 38. Mas o América-RN não se deu por entregue. Saulo bateu de fora da área, a bola bateu no travessão, e Marcelo Nicácio sozinho cabeceou para as redes, aos 40.

Depois do intervalo, os visitantes empataram em cobrança de falta de Saulo, aos quatro minutos. A bola desviou no zagueiro Pedro Paulo, e enganou a Zandoná. Mas se chegou ao empate, o América-RN teve Luís Maranhão expulso, por falta dura pouco depois.

Mesmo com um a menos o time do treinador Ruy Scarpino mantinha a partida equilibrada e ainda assustava em alguns lances. Já o Gama não conseguia pressionar. Nos 15 minutos finais, o volume de ataque do time da casa até aumentou, mas o gol não saiu.

Na próxima rodada, o Gama recebe o Paraná, e o América-RN enfrenta o Bragantino em Natal. Ambos os jogos serão na terça-feira.
Fonte: Uol.

terça-feira, novembro 04, 2008

(Alagoano) - Depois de 15 anos, CRB deixa Série B.

Agora nada mais resta ao CRB além de aceitar a realidade e cumprir tabela. Depois de 15 anos ininterruptos na Série B, sábado, no empate por 0x0 em Natal, contra o América-RN, foi jogada a “pá de cal” e o clube alagoano está matematicamente rebaixado para a Série C de 2009, muito embora a imensa maioria já o considerasse sem chances.
A explicação matemática é de que, com apenas 20 pontos até agora, restam ao Galo cinco rodadas e 15 pontos em disputa. Se vencer todas, o CRB faz 35 pontos, insuficiente para alcançar a primeira equipe fora da zona de degola, hoje é o Marília, que soma 37 pontos. Por ironia do destino, em 2004, foi o CRB que oficialmente rebaixou o mesmo América com quem empatou no sábado.
Fonte: GazetaWeb.

(Baiana) - Vitória entra com ações contra Náutico, árbitro e Polícia Militar.

Através da FBF - Federação Bahiana de Futebol, como determina o protocolo, o Departamento Jurídico do Vitória entrou com representações junto ao STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra o Náutico de Recife, pelos incidentes durante o jogo de sábado passado, no estádio dos Aflitos, em Recife e o árbitro paulista João Henrique de Carvalho, por omissão no seu relatório na súmula da partida. Além disso, o clube entra também com uma representação junto ao Comando da Polícia Militar de Pernambuco, denunciando a ação dos policiais, que agrediram verbalmente, coagiram e intimidaram a delegação do clube baiano na capital pernambucana.

A diretoria do clube entregou ontem ao presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, uma carta onde relata toda a confusão ocorrida no Estádio dos Aflitos. “Durante o intervalo da partida, no momento em que o nosso treinador Vagner Mancini iniciava a preleção, um grupo de PMs do Batalhão de Choque, liderado pelo oficial Washington, invadiu o nosso vestiário aos gritos, dizendo: ‘Cadê o seu goleiro, cadê ele?’. Na condição de supervisor e representante do clube, o Sr. Mário Silva, juntamente com o treinador Wagner Mancini, dirigiram-se ao oficial para inteirar-se do que estava ocorrendo. O mesmo, porém, sem prestar qualquer esclarecimento e de forma desequilibrada e grosseira, começou a xingar o nosso goleiro Viáfara, nos seguintes termos: ‘vagabundo, moleque, você é um merda, diga alguma coisa e lhe prendo agora, por desacato à autoridade’. Viaáfara não esboçou qualquer reação, e o policial negou-se a dar explicação do ocorrido, passando a ameaçar os prepostos do Vitória de prisão por desacato, afirmando que nada queria ouvir deles. Em seguida, retirou-se aos berros”, afirma o texto.

O documento, assinado pelo presidente do Vitória S/A, Jorge Sampaio, reafirma a denúncia do spray de pimenta contra o meia Jackson, o médico Ivan Carilo e o massagista Anderson Purificação. O presidente do clube encerra a carta pedindo que seja encaminhada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Tribuna da Bahia.

(Baiano) - Volante Fausto, do Bahia, será julgado pelo STJD.

O volante Fausto será julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a partir das 17h30 desta terça-feira (4). De acordo com o site do STJD, o jogador não irá comparecer à sessão por volta de verbas para realizar a viagem.

Fausto foi expulso contra o ABC de Natal em 3 de outubro, quando o tricolor perdeu por 5 a 1. Ele pode ser suspenso por até seis partidas. De acordo com a advogada do clube, Vera Otero, a defesa levará uma prova em vídeo para demonstrar que a falta cometida não merecia cartão vermelho. O atleta é reincidente - ele já foi julgado outras duas vezes e em uma delas foi suspenso por duas partidas.

A denúncia contra ele é baseada no artigo 254 (Praticar jogada Violência), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena é de duas a seis partidas de suspensão.

O Bahia está em 12º lugar na Série B e enfrenta o Brasiliense nesta sexta-feira (7). Caso seja punido, Fausto não poderá participar do jogo.

Fonte: Correio da Bahia.


(Baiano) - Bahia está com alerta Série C ligado, a 4 rodadas do final.

Quem recorda 2006 e 2007? Viagens para Rio Branco, Manaus, Patos e Propriá; arbitragem do Piauí, Pará e Amazonas; contêiner adaptado como vestiário no estádio do Linhares; sobretudo, ausência de televisão, patrocínio, publicidade ou visibilidade. A temporada 2008 insiste em manter o Bahia na Série B, mas o clube parece se esforçar para reviver a 'era das trevas' na Série C 2009.

O time passou o Brasileiro 'pregado' no miolo da tabela. Com alguma variação, foi 10º colocado a maior parte das 33 rodadas disputadas até aqui. Caiu para 12º apenas ao custo de três derrotas consecutivas: Corinthians, São Caetano e Bragantino - os paulistas não são mesmo o forte tricolor. Mas engana-se quem acredita que a situação está sob controle.

'O alerta está ligado e só vamos desligar quando o time sair dessa', garante o volante Fausto, ciente de que os seis pontos à frente da zona de rebaixamento não transmitem a tranqüilidade necessária. Na verdade, outros três ou quatro pontos nas últimas cinco rodadas colocam o clube fora do risco de queda, mas a experiência traumática nas terceironas 2006 e 2007 fala mais alto que os números. 'A Série C é a desvalorização de todo mundo. Do profissional, do clube e do torcedor. Poucos jogadores têm mercado para sair da Série C', anuncia o volante, última temporada da competição pelo Bahia, ano passado.

SEM RETORNO- Aos desavisados, um alerta: dinheiro na Série C, nem pensar. Não há cota de televisão. Aliás, a TV sequer se arrisca por lá antes da fase decisiva. Este ano, o Sportv acertou pagar R$240 mil, a serem divididos entre os oito finalistas. Mais nada. Os patrocinadores resistema associar sua marca a clube decadente. Nem adianta reclamar de salário atrasado.

Treinador aposta nos experientes

Ferdinando Teixeira anunciou a 'falência do modelo'. 'Não deu certo. Vou mexer nos três setores. Agora é hora das cobras criadas'. Série C batendo à porta, jogam os mais rodados. Mas como lidar com o segundo mês de salário atrasado vencendo dia 5, sem perspectiva de pagamento? 'Já subi time da B para A assim, mas tinha bicho gordo para segurar as pontas', recorda. Mas admite: 'Fico mais à vontade para cobrar quando o salário está em dia'.

Fonte: Correio da Bahia.

(Piauiense) - Dirigentes começam a definir como será o Campeonato 2009.

Na segunda reunião do Conselho Arbitral convocada pela presidência da Federação de Futebol do Piauí, visando o Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais, os dirigentes dos clubes que irão jogar o Estadual do próximo ano começam a definir, na noite de hoje (04), como será a competição e com quantos clubes ela será disputada.

Cerca de onze associações deverão fazer parte do certame, uma vez que Oeiras está praticamente fora da disputa, devido a perda da Prefeitura da cidade pelo grupo político que criou o time há 11 anos. Os demais clubes - River, Flamengo, Piauí, Caiçara, Comercial, Barras, 4 de Julho, Parnahyba, Picos, Cori-Sabbá e Princesa do Sul -, estão praticamente confirmados.

A fórmula de disputa e a duração do campeonato serão dois pontos importantes que devem ser definidos na reunião desta noite. Existem opiniões divergentes sobre o assunto, inclusive com relação a obrigatoriedade de se disputar, paralelamente, o certame da categoria sub-18.

Apesar da possibilidade de vários pontos serem aprovados já na reunião de hoje, representantes da crônica esportiva também deverão encaminhar sugestões aos dirigentes dos clubes e da Federação para que, num denominador comum, se faça o campeonato que todos estão a esperar.

Fonte: AcessePiaui.


(Sergipano) - Confiança perde de 5 do Guarani.

O que parecia ser uma partida na qual o Confiança brigaria pela sua primeira vitória na fase final da Série C, acabou virando um pesadelo para os torcedores proletários. Especialmente para os milhares que puderam acompanhar a partida por meio do canal Sport TV, que transmitiu a partida.


No início o Dragão até apresentava um bom futebol, e mesmo quando aos 18 minutos de jogo, o jogador Nunes aproveitou a cobrança de escanteio para abrir o placar em um bonito chute indefensável para o goleiro Fabio. A equipe não mostrou ficar abatida e logo buscou empatar a partida.

Entre as chances perdidas de um lado e de outro, o jogo ganhava em emoção, até nos acréscimos da primeira etapa, quando Da Silva passou para Ramon cruzar de forma perfeita para o artilheiro Cristiano Alagoano aparecer entre a zaga e cabecear sem defesa para o goleiro Gesiel.

Quando o segundo tempo começou, o Guarani veio arrasador e logo aos dois minutos a equipe campineira perdi a primeira chance com Fernando Gaúcho que recebe ótimo cruzamento de Maicon Sapucaia, mas a cabeça esbarra na trave. Aos cinco, a pressão funciona, e novamente de uma cobrança de escanteio, o Guarani amplia o placar. Bola lançada na área a zaga proletária assiste o zagueiro Xandão subir e de cabeça colocar nos fundos da rede do goleiro Fabio.

Fonte: Correio de Sergipe.

(Paraibano) - Raposa se prepara no Rio.

Descanso só dentro do avião. Após a vitória diante do Brasil/RS na tarde deste domingo, a equipe do Campinense deixou a Paraíba em direção ao interior fluminense.

O grupo embarcou na manhã desta segunda-feira com destino a Recife, de onde partiu para Volta Redonda, local do próximo confronto. Por lá, um treino será realizado na tarde da terça-feira, ainda em local a ser definido.

O técnico Freitas Nascimento não poderá contar com dois jogadores, ambos cumprindo suspensão automática. Fernandes e Jean Alison receberam o terceiro cartão amarelo e o vermelho, respectivamente, no embate de ontem.

Os substitutos não foram escolhidos, mas Tiago Bastos e Ricardo Maranhão viajaram com o elenco e podem ser os escolhidos do treinador para os postos vagos.

O rubro negro tem pela frente um time suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Duque de Caxias/RJ. A equipe não poderá atuar em competições nacionais em 2009 e, portanto, mesmo que conquiste uma vaga para a Série B não subirá.

Mas o clube está confiante numa reviravolta. Por este motivo, já avisou que não fará “corpo mole” dentro de campo e que pretende obter uma vitória dentro de casa para se manter entre os quatro primeiros colocados.

Já o clube de Campina Grande quer repetir a dose e derrotar novamente o time. No primeiro turno do octogonal final, a equipe paraibana venceu por 3 a 1, no Estádio Ernani Sátiro, O Amigão, em bela apresentação, com direito até a gol legitimo não assinalado pela arbitragem.

Vencendo este confronto, dependendo dos outros resultados, o time pode conquistar sua classificação para a Série B já no próximo domingo, com a ajuda de sua torcida, posto que chegaria aos 21 pontos com as duas vitórias.

No Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador Paulinho Macaíba, foi apenas advertido nesta segunda-feira, pela Primeira Comissão Disciplinar, após decisão unânime de desclassificar a infração para o artigo 170 parágrado primeiro do CBJD.

O atacante foi denunciado após a expulsão na partida contra o Rio Branco/AC, no dia 11 de outubro, em rodada válida pelo octogonal final do Campeonato Brasileiro da Série C, motivada por tirar a camisa na comemoração do terceiro gol do time paraibano na vitória por 3 a 0.

Com o resultado do julgamento, e após ter cumprido a suspensão automática, o jogador está liberado para enfrentar o Duque de Caxias/RJ no dia 5 de novembro.

O Campinense enfrenta o Duque de Caxias na quarta-feira, às 15h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro. A partida será válida pela 10ª rodada do octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Futebol Nordeste.

(Pernambucano) - Nelsinho reclama da falta de atenção do Sport.

O gol sofrido neste domingo não foi o primeiro que o Sport levou nos minutos finais. O mesmo já havia acontecido contra o Flamengo, no Maracanã, e contra o Atlético-MG, no Mineirão. O técnico Nelsinho Baptista lamentou o resultado deste domingo e acha que o time precisa melhorar é a cabeça.

- Precisamos ter mais atenção. Não é o primeiro jogo que a gente perde por causa de um gol no fim. Estamos tendo essas desatenções e acabamos saindo no prejuízo - reclama o treinador, em entrevista à Rádio Clube.

O sistema defensivo ficou 91 minutos sem sofrer gol. Mas a derrota no fim fez com que o zagueiro Igor pedisse um fim de campeonato decente para o Sport. O próximo desafio é o Goiás, na Ilha de Retiro.

- Temos que lutar dignamente para terminar bem o campeonato. Ainda disputaremos três jogos contra times que lutam contra o rebaixamento e todos serão assim (como foi contra o Atlético-PR), pegados.
Fonte: GloboEsportes.com

(Maranhense) - Nacional pode não participar do Estadual de 2009 por causa do cai-cai.

O procurador da comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Arlindo Barbosa, está preparando a denúncia que será feita contra a equipe do Nacional, em razão do suposto “cai-cai” ocorrido na partida contra o Sampaio pela semifinal do segundo turno do Campeonato Maranhense. O trabalho será concluído na tarde de hoje e protocolado na secretaria. Em caso de punição, a equipe do interior do estado pode até ficar de fora do Estadual do ano que vem.

Na tarde desta segunda-feira, o procurador disse à reportagem de O IMPARCIAL, que estava finalizando o processo. Ele tinha em mãos a súmula da partida assinada pelo árbitro Josivan Ribeiro, com auxilio dos assistentes Antônio Fernando e Simas Júnior. Mas ainda ia assistir ao video de toda a confusão para entender melhor o episódio.

Barbosa não quis adiantar sobre o caso, mas disse que será rigoroso quanto ao pedido de punição. “Os novos auditores do TJD estão sendo rigorosos e essa tendência deve se estender ao caso do Nacional”, declarou.

No caso específico do Nacional, o procurador pode denunciar, além do clube, os atletas e até o treinador. O clube responderá pelo suposto “cai-cai” no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “Dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por simulação de contusão, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma”.

Pena: O clube pode levar multa que varia de R$ 10 mil a R$ 200 mil, além da proibição de participar do subseqüente campeonato, torneio ou equivalente da mesma modalidade. Já os atletas podem responder ao artigo 256 do CBJD que se refere a desistência em disputar partida, depois de iniciada, por abandono de campo, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento.

Em se comprovando tal prática, a pena estabelecida varia de 120 a 360 dias de suspensão. Em se comprovando, também, ordens aos atletas para a prática do “cai-cai”, a pena é mais severa. No parágrafo único desse mesmo artigo diz: Se a infração for praticada em virtude de cumprimento de ordem superior, ficará o autor da ordem sujeito à pena de suspensão de um a quatro anos.

O atacante Gil Matinha, pode ainda responder por vários artigos. Reclamar por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem, ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares. Após a expulsão, o atleta saiu de campo gesticulado com as mãos assinalando um possível favorecimento ao Sampaio.

Fonte: O Imparcial.

(Pernambucano) - Súmula de árbitro de Náutico x Vitória relata incidentes do intervalo.

O árbitro José Henrique de Carvalho, que apitou o jogo Náutico x Vitória-BA, disse na súmula do jogo que a polícia de fato entrou no vestiário do time baiano no fim do primeiro tempo para pedir calma ao goleiro Viáfra.

No documento, o árbitro salienta que o próprio comandante Washington, da Polícia Militar de Pernambuco, o procurou no fim da partida para contar o que ocorreu. José Henrique, na súmula, classificou o policiamento e o gramado de “bom”, duas das maiores queixas do clube visitante.

Segundo a polícia, o goleiro Viáfra teria xingado a torcida na passagem para o vestiário e por isso teria ido falar com o jogador. A delegação do Vitória alega que a PM deu voz de prisão ao jogador, o que teria deixado o elenco desconcentrado.

“Não demos voz de prisão, até porque, se tivéssemos feito isso, ele teria sido preso”, alegou capitão Washington. No fim da partida, ocorreu outra confusão com a polícia, mas essa não apareceu na súmula do árbitro.

SPRAY DE PIMENTA

Ao fim da partida, o presidente do Vitória, Alexi Portela, disse que a PM havia jogado spray de pimenta no vestiário do Vitória e que vários jogadores teriam precisado de atendimento médico.

A polícia negou o uso do spray. Poucos minutos após as denúncias do dirigente, no entanto, câmeras de televisão mostraram, ao vivo, jogadores do Leão trocando de roupa normalmente.

Alexi Portela prometeu entrar com uma representação na Confederação Brasileira de Futebol para pedir a interdição do estádio dos Aflitos.
Fonte: Pe360graus.com

(Cearense) - Ederson com suspeita de lesão no ligamento.


O atacante Ederson pode ser o terceiro jogador do Ceará a se operar do joelho na presente temporada.

O departamento médico do Ceará já vetou o atacante Ederson para a partida do próximo sábado contra o Bragantino, no Castelão. O atleta deixou o jogo passado diante do São Caetano, no último sábado, com suspeita de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Caso o diagnóstico se confirme, o jogador passará por uma cirurgia que pode tirá-lo dos gramados por até seis meses. O médico Roberto Rodrigues disse ontem que é prematuro fazer um diagnóstico sem o exame.

´Somente na sexta-feira, quando o edema ceder, ele será submetido a uma ressonância magnética. Então saberemos se foi uma lesão mais simples ou se houve realmente ruptura do ligamento´, explicou Roberto.

O Alvinegro já perdeu dois jogadores na atual temporada por esse mesmo motivo, os zagueiros Zé Adriano e Reginaldo, que se encontram em processo de recuperação. Em relação ao atacante Vavá, o caso parece não ser tão grave. ´Ele sofreu uma lesão simples no músculo adutor da coxa direita. Será reavaliado amanhã e há a possibilidade de que possa ser liberado para jogar´, assegurou Roberto Rodrigues.

Na apresentação de ontem à tarde, o zagueiro Fabrício e o volante Michel, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, treinaram entre os que não jogaram no ABC paulista. O atacante Lúcio, que cumpriu a terceira partida de suspensão imposta pelo STJD, também treinou. Os três têm retorno garantido contra o time do Bragantino.

ATLETA VIAJOU
Cleisson liberado pela diretoria

A diretoria do Ceará deu folga de três dias para o meia Cleisson. É que o pai do jogador encontra-se internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Minas Gerais com problemas renais. O atleta manterá um contato com o treinador Lula Pereira amanhã para saber se terá condições de enfrentar o Bragantino, na próxima sexta-feira, no Estádio Castelão. Cleisson desfalcou o Alvinegro na partida passada diante do São Caetano, com uma leve tendinite no joelho esquerdo. Uma ressonância magnética realizada na última semana descartou qualquer lesão mais grave.

A expectativa era de que o jogador treinasse ontem à tarde. Ele até participou de parte do treino. No entanto, teve que sair mais cedo após receber o consentimento da diretoria para viajar para Minas.
Fonte: Diario do Nordeste.

(Cearense) - Isolamento estratégico !!


O Fortaleza está em Itu (SP), procurando soluções para melhorar o desempenho. Isolados e longe da pressão, o elenco quer usar as últimas cinco rodadas para sair de vez para fora da zona do rebaixamento.

O Fortaleza está numa redoma. E ela é rodeada de plantas, conforto e muita tranquilidade. Em Itu, interior de São Paulo, o Tricolor foi para longe da pressão e com as atenções voltadas apenas em sair da zona do rebaixamento. Desde de domingo, o time está hospedado no Spa Sport Resort à procura de forças para uma arrancada nas últimas cinco rodadas da Série B.

"Temos que jogar essas cinco partidas como se fossem cinco decisões. Se a gente pensar assim vamos sair dessa", garantiu o atacante Osvaldo, em entrevista ao site oficial do clube. A teoria é compartilhada também pelo zagueiro Gaúcho. "Agora é um novo campeonato, Esses cinco jogos valem o destino do clube e temos que tá preparados para isso", disse.

A certeza de que os próximos cinco jogos (o primeiro deles é sábado que vem, contra o Santo André) devem ser tensos, no entanto, parece não ter deixado os jogadores nervosos. E é ai que entra a viagem para Itu. "O clima aqui é de tranquilidade. O lugar é fabuloso para trabalho e concentração. Aqui eles não lêem e não ouvem nada sobre o campeonato", explicou o supervisor de futebol do Fortaleza, Júlio Manso.

Por enquanto, o isolamento encravado no interior paulista vem agradando todo mundo. E um dos aspectos positivos apontados pelo jogadores é a aproximação que o elenco experimeta. "Dificuldades todos vão encontrar na vida. Mas vai ser o poder de reação desse grupo que vai determinar o sucesso de cada um", disse o meia Rodrigo. "Aqui a gente aproveita para se conhecer mais, estar mais junto e criar uma amizade maior", completou.

E isso é o que pensa também o técnico Heriberto da Cunha. O treinador está bem satisfeito em ver seus comandados concentrados em uma coisa só. "Isso aqui é muito importante porque todos os jogadores ficam mais juntos, conversam mais e ficam mais focados no jogo", lembrou.

Treino
No treino de ontem, apenas o lateral Michel não participou. Ele está com dores na coxa e ficou fazendo fisioterapia. Já o volante Erandir voltou a treinar normalmente. O jogador teve uma lesão muscular no último clássico contra o Ceará, há três semanas. Para sábado, contra o Santo André, ele deve entrar em campo.
FDonte: Jornal O Povo.