Deu a “lógica” no estádio Pacaembu, em São Paulo, neste sábado (30). Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians fez 4 a 0 no ABC, na 3ª rodada do returno e está cada vez perto do título antecipado da competição. Para o time de Natal, o resultado negativo deixou a equipe nos mesmo 27 pontos, mas o fez perder uma posição, para o Gama, e agora ocupa 13ª.
Com a pressão corintiana durante quase todo o jogo, o ABC não conseguiu levar perigo para a meta do goleiro adversário, Felipe. Mesmo com um jogador a mais durante o segundo tempo inteiro (Nilton foi expulso ainda na etapa inicial), o time criou pouco e ainda sofreu quatro gols, com Elias, Douglas, André Santos e Chicão, de pênalti. Com mais essa vitória, o Corinthians chegou aos 48 pontos, sete a mais que o vice-lider, o Vila Nova (GO).
Na próxima rodada, o ABC recebe no estádio Frasqueirão, o Gama, na disputa direta na classificação. Com os mesmos 27 pontos do próximo adversário, o alvinegro leva desvantagem no número de vitórias. O jogo será na terça-feira (1). No sábado (6), é a vez do Corinthians enfrentar o Fortaleza, na cidade do adversário.
Sufoco no primeiro tempo
O primeiro tempo do jogo entre Corinthians e ABC pode ser considerado um treino de ataque contra defesa, em que o setor ofensivo do time paulista pressionou durante quase todo os 45 minutos a retranca abcedista. Aos 11, bola trabalhada pelo Corinthians e Elias recebe fora da área para mandar um chute forte, que bate na trave do goleiro Ranieri. No lance seguinte, Herreira perde um gol incrível após passar pelo goleiro abcedista e, sozinho, chutar para fora.
Com essa pressão toda, o placar não demora muito a ser aberto. Aos 21 minutos, ABC perde bola no meio de campo, e Herreira lança para Elias, que invade a grande área e chuta forte, sem chance para o goleiro Ranieri. O segundo sai seis minutos depois, quando Herreira recebe lançamento e toca, dentro da área, para Douglas, sozinho, chutar rasteiro e marcar o segundo gol.
Antes do primeiro tempo acabar, disputa dura de bola e Nilton acerta as traves da chuteira na perna do zagueiro Paulo César. Os dois jogadores saem de campo: o abcedista sem condições de jogo é substituído por Valnei; enquanto o corintiano recebe o cartão vermelho e é expulso.
Dois vira, quatro acaba
O ABC volta para o segundo tempo mais ofensivo. Ferdinando Teixeira tira Márcio Santos, com cartão amarelo, e coloca em campo o meia Leandro Sena. O time até melhora a marcação, e consegue aumentar o volume de jogo, mas o Corinthians continua dominando a partida.
A vantagem de dois gols é ampliada aos 21 minutos, após uma bela jogada do time paulista. Passe de Morais, Douglas deixa passar e André Santos recebe, invade a área em velocidade, sai de frente para o goleiro Ranieri e chuta forte, sem chance de defesa. Com a entrada de Ivan no lugar de Jean Carioca, o time abcedista cria seu primeiro lance de perigo: Vainer cruza da esquerda e Warley disputa bola de cabeça com o zagueiro Willian, a bola vai perigosa para o gol e Felipe faz bola defesa.
Aos 42 minutos do segundo tempo, o Corinthians tem a oportunidade de transformar a vitória em goleada. Satisfeito com o placar, o time paulista lança bola para Lulinha, que é derrubado por Jean Paraibano. Dentro da área, é pênalti. Quem vai para a cobrança é o zagueiro Chicão, e bola para um lado e goleiro para o outro no quarto gol do time paulista.
No final do jogo, Ferdinando Teixeira afirma que perder acontece, mas não por goleada. “A derrota é normal, mas não do jeito que foi. Nós não jogamos nada no primeiro tempo e o time cometeu muitas falhas na marcação e na saída de bola”, afirma o treinador, que espera melhores resultados nos próximos jogos: “Luisinho Netto terá condição de jogo e deve jogar. Fabiano Gadelha ainda não. Mas nós estamos confiantes, porque enfrentamos os três líderes da competição, mas agora vamos jogar contra os que estão iguais a nos”.
Ficha técnica:
Corinthians (4): Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Nilton, Elias (Perdigão), Douglas e Lulinha; Morais e Herrera (Bebeto). Técnico: Mano Menezes.
ABC (0): Ranieri; Márcio Santos (Leandro Sena), Paulo César (Valnei) e Ben-Hur; Márcio Santos, Jean Paraibano, Márcio Hahn, Jean Carioca e Vainer; Alexandre e Warley. Técnico: Ferdinando Teixeira.
Estádio: Pacaembu
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Cartão vermelho: Nilton
Cartão amarelo: Márcio Santos, Jean Paraibano, Marcelinho e Valnei, para ABC; Herreira e Felipe para Corinthians
Público: 20.456
Fonte: Dez na Rede.