Foram apenas três vezes em dez rodadas que a dupla Luiz Carlos e Vavá atuou lado a lado. E nessas três oportunidades, o Vovô se saiu bem no ataque. Com os dois em campo, o Ceará marcou oito vezes - o que significa 40% das bolas na rede. "Eu gosto de jogar ao lado do Vavá. Ele é um cara esforçado e nós nos saímos bem", disse o "Imperador".
E esse percentual vai mais além se forem contabilizadas as partidas em que só um atuou. Luiz Carlos foi titular sozinho em seis oportunidades. E Vavá, em uma. Somando os gols, eles marcaram 15 vezes, quase a totalidade de gols do Alvinegro de Porangabuçu (20). Fazendo as contas, o percentual sobe dos já considerados altos 40% para 75%. Os outros cinco gols do Ceará (responsáveis pelos 25% restantes) foram marcados por cinco jogadores diferentes.
O meia-atacante Ciel - preferido de Lula Pereira - só marcou uma única vez. E se Ciel não marcar hoje, completará 49 dias sem gols. O atleta não se diz preocupado. "Eu conversei até com o Luiz Carlos e com o Vavá. Eu não sou um jogador de fazer muitos gols. Na hora certa, eu sei que Deus vai me ajudar e balançarei as redes de novo." Mas quem tem visto Ciel entrar no segundo tempo, nota a sua ansiedade em marcar. A ponto de não passar para a dupla artilheira do Vovô, muitas vezes em melhorposição.
Justiça seja feita. Luiz Carlos é o artilheiro da Série B, com oito gols. E Vavá é o vice, com sete. Isso sem computar os resultados da rodada de ontem. Na verdade, com eles em campo há dois jogos seguidos, a média de gols do Ceará subiu para dois por partida. Eles só não marcaram diante do Vila Nova, quando o Vozão não fez nenhum gol. Mas se a bola entrar hoje, no jogo com o Fortaleza, os dois já sabem o que vão fazer. "Temos uma dança aí pra repetir. É um forró. O arrocha", brincou Vavá.
RETROSPECTO
Ceará sem Luiz Carlos/Vavá
7 jogos (2v, 2e, 3d)
12 gols
1,71 gols por partida
38,09% de aproveitamento
Apenas um deles atuou como titular
Ceará com Luiz Carlos/Vavá
3 jogos (2v, 1e)
8 gols
2,66 gols por partida
77,77% de aproveitamento
Os dois formaram o ataque titular
Fonte: O Povo.