sábado, julho 05, 2008

(Pernambucano) - Sport vence Cruzeiro e quebra jejum no Brasileiro.


O Sport precisou de um grande incentivo para reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, a equipe recebeu a visita do Cruzeiro e conseguiu a vitória graças a um gol do ídolo Fumagalli, que reestreou pelo clube justamente na vitória por 1 a 0 sobre os mineiros, na Ilha do Retiro, em partida que abre a nona rodada da competição.

O clube rubro-negro não conhecia uma vitória no Brasileiro há exatos 27 dias. O último êxito fora em 8 de junho, nos 2 a 0 sobre o Palmeiras, também na Ilha do Retiro. No período, contudo, o Sport sagrou-se campeão da Copa do Brasil ao bater o Corinthians pelo mesmo placar, no mesmo estádio. Desde então foram três derrotas seguidas, para Figueirense, São Paulo e Flamengo.

O tropeço complica os planos do Cruzeiro de retomar a liderança da competição. A derrota, aliada à vitória por 3 a 0 do Flamengo sobre o Náutico, também neste sábado, deixam os mineiros com 17 pontos, cinco de diferença para o rival carioca.

A situação do time azul pode ficar ainda mais complicada no domingo, quando Grêmio, Palmeiras e Vitória podem ultrapassá-lo em caso de vitória, deixando o clube fora da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América.

Contratado junto ao Al Rayan, do Catar, para entusiasmar ainda mais a torcida - empolgada com a conquista inédita da Copa do Brasil -, Fumagalli não decepcionou em sua estréia e decretou a vitória dos mandantes após uma partida morna, com muitos passes errados e erros de marcação.

Aos 27min do segundo tempo, Fumagalli bateu falta para a área. O meia/lateral Marquinhos Paraná chegou a tocar de cabeça, enganando o goleiro Fábio e desviando o lance para o fundo das redes. Com a vantagem, restou ao Sport administrar o placar diante de um adversário batido, que aceitou a derrota.

A vitória dá novo ânimo para a equipe pernambucana, que chega à 11ª colocação com 11 pontos. Entretanto, com a vaga na Libertadores assegurada, o técnico Nelsinho Baptista deve experimentar opções no time rubro-negro.

Na próxima rodada, o Sport revive a semifinal da Copa do Brasil diante do Vasco, em São Januário, na quinta-feira. No mesmo dia, o Cruzeiro faz o clássico mineiro com o Ipatinga, no Ipatingão. Ambos os jogos serão às 20h30 (de Brasília).

Fonte: TERRA.

(Piauiense) - Campeão piauiense tem três desfalques para estréia.

O Barras-PI, atual Campeão Piauiense, está numa situação delicada para o jogo deste domingo na cidade de São Luis, contra o Sampaio Corrêa, pela estréia das duas equipes no Campeonato Brasileiro da Série C.

Vários problemas apareceram e o treinador Paulo Ricardo Morone terá que refazer seu trabalho para conquistar um resultado possitivo em São Luis no domingo. Com três jogadores fora do jogo contra o time maranhense -Mauricio Pantera, Erivan e Gildásio- a equipe só será definida momentos antes do jogo.

Além de Barras e Sampaio Corrêa, Picos-PI e Horizonte-CE são os outros times do Grupo 04. Os dois se enfrentam também no domingo, no Piauí.
Fonte: AFI

(Cearense) - Horizonte já se encontra em Picos/PI para a estréia na Série C.

Estreante no Campeonato Brasileiro da Série C o Horizonte segundo time representante do Estado do Ceará, fará sua estréia em Picos/PI para o jogo deste fomingo(06/07/08) diante da equipe local, o Picos. A equipe já está na cidade concentrada para a partida. O técnico Argeu dos Santos já definiu a equipe para essa importante partida desta forma:
1 Dida
2 Andrezinho
3 Da Silva
4 Gilmak
5 Franciner
6 Quinho
7 Reginaldo
8 Bismark
9 Carlos Alberto
10 Robson Carioca
11 Stênio
12 Adriano
13 Tiago
14 Puxa
15 Gerônimo
16 Bebeto
17 Preto e
18 Cleiton.

(Cearense) - ICASA: Bagé treina com três zagueiros para a estréia.

O técnico Bagé deverá confirmar um novo esquema a ser usado pelo Icasa no próximo domingo, às 16 horas , quando o time enfrentará o Santa Cruz-RN, no Estádio Iberezão, em Santa Cruz, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Série C. Sem poder contar com o volante Jonas, machucado e a dúvida, também por lesão, de Pio, o treinador realizou um coletivo utilizando o lateral Luiz Fernando como um terceiro zagueiro ao lado de Marcelo Mineiro e Vilmar (foto). Daí por diante o time se torna mais ofensivo com os alas Saulo e Paulinho. No meio, Serginho, Aldair e Flamel e o ataque formado por Marciano e Dudú. O goleiro Claudevan, que não esteve bem no amistoso diante do Barbalha está confirmado na equipe, levando a confiança do treinador. Somente uma recuperação do volante Pio poderia alterar a escalação da equipe, que só será confirmada momentos antes do jogo.
Fonte: VerdãodoCariri

(Baiano) - Em situações opostas, Vitória e Portuguesa enfrentam-se no Canindé.

Vitória e Portuguesa fazem, neste domingo, no estádio Canindé, o confronto dos tabus. Um quer quebrá-lo, e o outro, mantê-lo. Mas o objetivo é o mesmo: somar pontos e subir na tábua de classificação da série A do Campeonato Brasileiro.

A Lusa está invicta na competição jogando em casa. Some-se a isso o fato de não perder há quatro jogos - um empate e três vitórias - e teremos uma verdadeira pedreira para o time rubro-negro. O fator casa será uma das principais armas da equipe paulista para a partida de domingo. O técnico Vagner Benazzi, contudo, também tem as suas. Ele se apega à máxima 'em time que está ganhando não se mexe' e mantém a mesma escalação dos últimos compromissos.

Com o Vitória, o outro lado da moeda vem à tona. O Leão sequer marcou gols como visitante. Os comandandos do técnico Vágner Mancini encaram o jogo contra a Portuguesa como uma oportunidade para derrubar o jejum. A vontade se mistura com ambição quando o Vitória se vê a dois pontos da zona de classificação para a Libertadores, e é preciso somar pontos fora de casa para chegar na frente. Para o confronto, Mancini ainda não definiu se Wallace ou Thiago Gomes entran na vaga do suspenso Leonardo Silva na defesa.

Portuguesa x Vitória
Campeonato Brasileiro - série A - 9ª rodada
Data:
06/07/2008 (domingo), às 16h
Local: Estádio Canindé, São Paulo
Arbitragem: Djalma Jose Beltrami Teixeira (RJ), assistido por Roberto Braatz (PR) e Jair Albano Félix (MG)

 Portuguesa: André Luís; Patrício, Bruno Rodrigo, Hallison e Bruno Recife; Dias, Gavillan, Preto e Edno; Diogo e Washington. Técnico: Vagner Benazzi

 Vitória: Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Wallace (Thiago Gomes) e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Ramon Menezes e Williams; Marcos e Dinei. Técnico: Vágner Mancini

Fonte: Portal do Futebol Baiano.

(Baiano) - Atlético encara o Confiança para afastar 'fantasma' de 2007.

Julho de 2007. O Atlético entrava no Campeonato Brasileiro da Série C credenciado com a bela campanha no Estadual e como um dos favoritos a uma vaga na segunda fase. No entanto, a equipe de Alagoinhas decepcionou seu torcedor e ficou de fora da competição logo nos seis primeiros jogos. Agora, de volta a Série C, o Carcará quer apagar a imagem negativa do ano passado e surpreender logo na estréia, quando enfrenta o Confiança, neste domingo, no Estádio Antônio Carneiro.

Após vários treinamentos realizado nas últimas semanas, o treinador Zanata parece ter encontrado a equipe ideal para a estréia. Com contratações mais modestas do que as do ano passado, a diretoria do Atlético entregou nas mãos do técnico uma equipe com jogadores que se destacaram no Estadual. Casos do lateral Tito, do zagueiro Zé Roberto, do volante Ueider, do meia Gil e do atacante Valdir.

Zanata aposta no tradicional esquema 4-4-2 para conquistar uma das duas vagas no Grupo 7, que ainda conta com ASA-AL e Petrolina-PE. O goleiro Fábio Lima, o lateral direito Rogério e o zagueiro Edy são um dos remanescentes da defesa do Campeonato Baiano. Almir e Waguinho também se mantém no meio campo, enquanto o ataque tem o jovem Bill, revelação do Guanambi em 2007.

Confiança - Considerado o grande favorito à alcançar a segunda fase da Série C, o Confiança chega em Alagoinhas com dois títulos na bagagem, conquistados em 2008. O atual campeão sergipano e da Copa Governador do Estado manteve a base da equipe que fez "cabelo e barba" em Sergipe, mas não terá a equipe completa no confronto contra o Atlético.

Sem contar com o volante Rivaldo e os atacantes Fabinho e Nilson Sergipano, o treinador Maurício Simões adotará um esquema precavido no Carneirão. O goleiro Fábio, o zagueiro Valdson, o volante Lima Sergipano e o meia Juninho Petrolina formam a experiente espinha dorsal do Dragão, que não ficará decepcionado se arrancar um empate no sertão baiano.

Atlético x Confiança-SE
Campeonato Brasileiro - Série C - Grupo 7 - 1ª rodada
Data:
06/07/2008 (domingo), às 15h
Local: Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas
Arbitragem: Suelson de França Medeiros (RN), auxiliado Kleber Moradillo da Silva (BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)

 Atlético: Fábio Lima; Rogério, Edy, Zé Roberto e Gel; Almir, Waguinho, Gil e Elzon; Bill e Ygor. Técnico: Zanata

 Confiança: Fábio; Bira, Valdson e Alexandre; Jorginho, Lima Sergipano, Wilson Surubim, Juninho Petrolina e Serginho; Da Silva e Alisson. Técnico: Maurício Simões

Fointe: Portal fo Futebol Baiano.

(Baiano) - Atlético encara o Confiança para afastar 'fantasma' de 2007.

Julho de 2007. O Atlético entrava no Campeonato Brasileiro da Série C credenciado com a bela campanha no Estadual e como um dos favoritos a uma vaga na segunda fase. No entanto, a equipe de Alagoinhas decepcionou seu torcedor e ficou de fora da competição logo nos seis primeiros jogos. Agora, de volta a Série C, o Carcará quer apagar a imagem negativa do ano passado e surpreender logo na estréia, quando enfrenta o Confiança, neste domingo, no Estádio Antônio Carneiro.

Após vários treinamentos realizado nas últimas semanas, o treinador Zanata parece ter encontrado a equipe ideal para a estréia. Com contratações mais modestas do que as do ano passado, a diretoria do Atlético entregou nas mãos do técnico uma equipe com jogadores que se destacaram no Estadual. Casos do lateral Tito, do zagueiro Zé Roberto, do volante Ueider, do meia Gil e do atacante Valdir.

Zanata aposta no tradicional esquema 4-4-2 para conquistar uma das duas vagas no Grupo 7, que ainda conta com ASA-AL e Petrolina-PE. O goleiro Fábio Lima, o lateral direito Rogério e o zagueiro Edy são um dos remanescentes da defesa do Campeonato Baiano. Almir e Waguinho também se mantém no meio campo, enquanto o ataque tem o jovem Bill, revelação do Guanambi em 2007.

Confiança - Considerado o grande favorito à alcançar a segunda fase da Série C, o Confiança chega em Alagoinhas com dois títulos na bagagem, conquistados em 2008. O atual campeão sergipano e da Copa Governador do Estado manteve a base da equipe que fez "cabelo e barba" em Sergipe, mas não terá a equipe completa no confronto contra o Atlético.

Sem contar com o volante Rivaldo e os atacantes Fabinho e Nilson Sergipano, o treinador Maurício Simões adotará um esquema precavido no Carneirão. O goleiro Fábio, o zagueiro Valdson, o volante Lima Sergipano e o meia Juninho Petrolina formam a experiente espinha dorsal do Dragão, que não ficará decepcionado se arrancar um empate no sertão baiano.

Atlético x Confiança-SE
Campeonato Brasileiro - Série C - Grupo 7 - 1ª rodada
Data:
06/07/2008 (domingo), às 15h
Local: Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas
Arbitragem: Suelson de França Medeiros (RN), auxiliado Kleber Moradillo da Silva (BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)

 Atlético: Fábio Lima; Rogério, Edy, Zé Roberto e Gel; Almir, Waguinho, Gil e Elzon; Bill e Ygor. Técnico: Zanata

 Confiança: Fábio; Bira, Valdson e Alexandre; Jorginho, Lima Sergipano, Wilson Surubim, Juninho Petrolina e Serginho; Da Silva e Alisson. Técnico: Maurício Simões

Fointe: Portal fo Futebol Baiano.

(Cearense) - CEARÁ TERÁ DESFALQUES CONTRA O CRICIÚMA.

Atletas do Ceará se concentram para o jogo contra o Criciúma já neste domingo, 6.

O técnico Lula Pereira não vai poder contar com o zagueiro Dezinho e com o goleiro Marcelo Bonan na partida da próxima quinta-feira, 8, no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão). Dezinho completou a série de três cartões amarelos na partida diante do ABC/RN, quando o Vovô empatou em 3 x 3. Enquanto o goleiro Marcelo Bonan foi expulso e por isso ambos cumprem suspensão diante do Criciúma.

A delegação Alvinegra retorna a Capital Cearense na tarde deste domingo, 6. Os atletas deixam o Hotel Blue Marlin Resort às 13h deste domingo e a previsão é de que o vôo 3301 parta às 15h30min de Natal/RN e chegue às 16h30min ao Aeroporto Pinto Martins. Os jogadores estarão liberados até às 21h, quando retornam a concentração. A delegação Alvinegra vai se concentrar no Ponta Mar Hotel. no Miereles.
Fonte: Artilheiro.com.br

(Cearense) - ABC 3 X 3 CEARÁ, A MELHOR PARTIDA DA NONA RODADA DA SÉRIE-B.



Em um dos melhores jogos da Série B 2008, o Ceará empatou em 3 a 3 com o ABC na cidade de Natal. O jogo estava equilibrado até o goleiro Marcelo Bonan ser expulso, aos 18min do primeiro tempo, por haver tocado com as mãos na bola no lado de fora da área. O Ceará tomou uma postura defensiva, mas em um cruzamento do lateral Bosco, Valdir Papel fez o gol de cabeça aos 27min do primeiro tempo. O placar era justo para o ABC, que dominava o jogo inteiramente. Mas aos 42 minutos do primeiro tempo, em um cruzamento do lateral Fábio Vidal, o Ceará empatou o jogo.
O segundo tempo começou de forma equilibrada e logo se tornou favorável ao Ceará quando Jean foi expulso, pelo ABC, aos 7min do segundo tempo. Com 10 homens de cada lado o jogo ganhou em emoção, e aos 11min do segundo tempo Chicão acertou um belo chute e virou o placar para o Ceará. O Ceará passou a dominar o jogo e aos 14min do segundo tempo o excelente atacante Luiz Carlos fez o segundo gol dele no jogo e o terceiro do Ceará. Logo em seguida o ABC foi pra cima do Ceará e achou o segundo gol com Valdir Papel, em um pênalti cometido por Dezinho.

O jogo estava franco, mas quem chegou ao gol foi o ABC, novamente com Valdir Papel aos 28min, novamente utilizando a bola aérea. No final do segundo tempo, aos 41 minutos, Ciel, que havia entrado no lugar de Vavá, driblou o zagueiro do ABC e o goleiro, mas foi infeliz na conclusão da jogada e chutou na trave. Final de jogo, ABC 3 x 3 Ceará.
Fonte: Atilheiro.com.br

(Paraibano) - Campinense aposta na base para estrear bem contra o Santa.

Mantido no cargo deste o início da temporada, razão do sucesso do clube na conquista do Campeonato Paraibano, o técnico do Campinense, Freitas Nascimento, aposta na base do grupo mantida para a campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, onde estréia neste domingo, contra o Santa Cruz do Recife, às 16 horas, no estádio Amigão, em Campina Grande pelo grupo 5, que tem ainda Potiguar de Mossoró-RN e Central-PE.

“Acredito que esse pode ser nosso diferencial, mesmo porque alguns clubes como os do nosso clube, por exemplo, tiveram que começar do zero depois dos estaduais. Mas, é claro que todos são fortes concorrentes na luta por um lugar na Série B, ou na melhor da hipótese figurar entre os 16 melhores da competição”, disse Freitas.

Sobre o time da estréia, o comandante como sempre não divulgou a formação, no entanto, ela é sempre a que inicia os coletivos: Pantera, Fábio, Ricardo, Jádson e Evaldo Bahia; Charles Wagner, Marquinhos Mossoró, Jean Alisson e Washington; Paulinho Marília e Wanderlei.

Além dos 11 prováveis titulares, foram relacionados neste sábado para a partida, os seguintes jogadores: Anderson (goleiro), Jânio, Cícero, Paulinho Macaíba, Tiago Bastos e Joilson. O zagueiro Maurício Gaúcho e o meia Élvis, vão cumprir suspensão imposta pelo STJD por infrações cometidas em seus antigos clubes no ano passado.
Fonte: ParaibaOnLine.

(Paraibano) - Galo seguiu confiante para encarar o debutante Salgueiro na Terceirona.

Segundo representante da Paraíba no Brasileiro da Série C, o Treze finalizou neste sábado pela manhã no estádio Presidente Vargas, com um descontraído treino recreativo, a preparação para a estréia contra o debutante Salgueiro Atlético Clube, neste domingo, às 16 horas, no estádio Cornélio de Barros, na cidade de Salgueiro, interior de Pernambuco.

Para o primeiro desafio na competição nacional, na qual volta depois de chegar em duas finais – em 2005 e 2006 -, o técnico Luiz Carlos Cruz praticamente definiu o time, que terá muitas caras novas, em relação ao que foi vice-campeão estadual desta temporada. LCC, que assim como o seu colega do Campinense, não revela o time antes das partidas, já tem o time em mente e que deve ser o que começou o coletivo-apronto da sexta-feira, ou seja: André Zandoná, Celso, Selmo Lima, Gilvan e Eduardo; Anderson, Jefferson, Cosme e Evérton; Washington e Hugo Henrique.

A dúvida do comandante está entre Cosme ou Leandro Sena, único remanescente da campanha do Estadual. Luis Carlos Cruz relacionou 18 jogadores: Alcir, Anderson, Araújo, Celso, Cosme, Eduardo, Everton, Fábio Silva, Flavinho, Gaibú, Gilvan, Hugo Henrique, Jefferson, Selmo Lima, Leandro Sena, Washington e os goleiros Ricardo Vilar e André Zandoná.

“O time está pronto e agora é espera pela estréia para que possamos trazer um grande resultado contra o Salgueiro, que participa pela primeira vez da Série C, mas tem um bom elenco", disse LCC.
Após o recreativo, o elenco viajou por volta do meio para a cidade de Salgueiro confiante em fazer uma boa estréia amanhã. O Galo terá além do Carcará do Sertão pernambucano no grupo 6, o Santa Cruz do Rio Grande do Norte e o Icasa de Juazeiro do Norte-CE.
Fonte: ParaibaOnLine.

(Potiguar) - Em jogo movimentado, Frasqueirão se impõe a ABC e Ceará.

O jogo foi cheio de alternativas, chances perdidas e movimentações no placar. Contudo, a quantidade de emoções que os torcedores vivenciaram no estádio Frasqueirão, em Natal, não resultou em festa para ABC ou Ceará. Os dois clubes empataram por 3 a 3 neste sábado, mantiveram a opressão que o mando de campo lhes representou e perderam a chance de encostar na zona de ascensão à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Com o empate deste sábado, ABC e Ceará continuam com campanhas muito parecidas na Série B da competição nacional. O time potiguar tem 13 pontos e aparece na sétima colocação da tabela, enquanto os cearenses chegaram a 12 pontos e ocupam o nono posto.

Além do equilíbrio, ABC e Ceará ratificaram sinas negativas neste sábado. O time potiguar só venceu um jogo como mandante na Série B do Campeonato Brasileiro, na primeira rodada, e acumulou uma derrota e três empates em casa desde então. Os cearenses, jogando longe de seus domínios, amealharam três derrotas e dois empates na segunda divisão nacional.

Disposto a aproveitar o fato de atuar em seus domínios, o ABC apostou em um sistema de jogo com forte marcação sobre a saída de bola do Ceará e muita velocidade na transição entre meio-campo e ataque. Essa estratégia surtiu efeito logo aos 17min, quando o centroavante Valdir Papel recebeu lançamento em velocidade em um contragolpe. O goleiro Marcelo Bonan saiu da área para cortar o passe, mas usou as mãos e acabou expulso.

A superioridade numérica serviu como argumento para a proposta do ABC, que intensificou a pressão sobre a saída de bola do Ceará na intermediária ofensiva e dominou os primeiros minutos do confronto. Em meio a esse panorama, Bosco cruzou da direita aos 27min e Valdir Papel se antecipou à defesa dos visitantes para abrir o placar no Frasqueirão. "Nós começamos muito bem e o gol premiou a postura da nossa equipe", disse o zagueiro Fabiano, do time potiguar, ao Premiere FC.

Contudo, o ABC não conseguiu sustentar por muito tempo a postura compacta dos minutos iniciais. A despeito de ter um homem a menos, o Ceará cresceu na reta final do primeiro tempo e chegou ao empate aos 42min. O estreante Fábio Vidal carregou a bola até o fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Luiz Carlos, que finalizou sem qualquer chance de defesa para Paulo Musse.

"Nós erramos muito no começo porque estava faltando movimentação. As coisas melhoraram depois, quando acertamos o posicionamento", analisou Luiz Carlos durante o intervalo.

O crescimento do Ceará na partida ficou ainda mais evidente no período complementar, sobretudo depois que o volante Jean cometeu falta dura em Cleisson, levou seu segundo cartão amarelo e também deixou o ABC com dez homens. A igualdade numérica equilibrou o confronto e tornou o jogo mais aberto em Natal.

Prova disso é que o Ceará chegou à virada logo aos 10min, pouco depois da expulsão. Chicão conduziu a bola pela meia, com liberdade, e arriscou um chute forte de pé direito. A conclusão entrou no canto direito baixo de Paulo Musse, que nada pôde fazer.

Aos 15min, Luiz Carlos ratificou o bom momento do Ceará no jogo e marcou o terceiro dos donos da casa. O centroavante recebeu dentro da área, limpou um marcador para a direita e finalizou com categoria, no canto esquerdo do goleiro adversário.

Só que a situação do primeiro tempo se inverteu depois do terceiro gol do Ceará. Em vantagem, o time visitante se retraiu. Assim, o ABC aproveitou os espaços e cresceu em campo, sobretudo pelo lado esquerdo de seu ataque.

A evolução do ABC começou a ser premiada aos 18min, quando Valdir Papel bateu pênalti sofrido por Alexandre e diminuiu a vantagem dos visitantes. E aos 28min, após cruzamento da direita, o mesmo Valdir Papel subiu com liberdade para tocar de cabeça e fazer seu terceiro gol no jogo.

Curiosamente, Valdir Papel havia sido o grande nome do último coletivo do ABC antes de encarar o Ceará. O centroavante, que ainda não havia anotado gols na Série B do Brasileiro, marcou duas vezes no treino, uma delas de bicicleta, e foi aplaudido pelos torcedores.

"Eu sempre acreditei que um bom treino é o caminho para um bom jogo. Trabalhei demais para poder ajudar minha equipe e fico feliz que os gols tenham saído", comemorou o camisa 9 dao time potiguar.
Fonte: UOL.

(Cearense) - Leão perde de novo.

O Tricolor do Pici perdeu a segunda partida consecuitiva em casa e agora está à beira de entrar na zona de rebaixamento.


Um resultado desastroso. O Fortaleza perdeu mais um jogo em casa pelo Campeonato Brasileiro - Série B. Desta vez, de virada, para o Vila Nova por 2 a 1, no estádio Castelão. A derrota deixou o time perto da zona de rebaixamento para a Série C de 2009. O Leão continua com nove pontos na incômoda 16ª posição.

O Fortaleza teve um bom início de partida. Gilberto Matuto deu um susto no goleiro Max numa cobrança de falta da lateral do campo. A bola raspou o ângulo do gol do Vila Nova. Um minuto depois foi Raul que também arriscou um chute de fora da área.

As entradas de Léo Jaime e Raul na equipe titular deram mais velocidade ao Tricolor do Pici, que dominava as ações de ataque em campo. Aos 28 minutos, a melhor chance de gol do Fortaleza até então. Mazinho Lima mandou uma bola no travessão após a cobrança de escanteio.

Pelo mesmo lado, Léo Jaime chutou novamente na trave do Vila Nova, aos 32 minutos. As oportunidades para o Fortaleza foram se repetindo, sem nenhuma reação do time goiano que apenas se defendia. Ainda no primeiro tempo, Raul cabeceou forte de dentro da área do Vila Nova. Max salvou.

No início do segundo tempo, Rômulo avançou para dentro da área do Vila Nova. Carlinhos segurou na camisa do atacante do Fortaleza. O árbitro sergipano Antônio Hora Filho não vacilou e marcou pênalti. Rômulo bateu no canto e o goleiro Max pulou na bola mandando para escanteio.

O time goiano respondeu em seguida com um chute de Túlio, onde Tiago Cardoso se esticou todo para defender. Mas quando o Vila Nova ameaçava melhorar na partida, saiu o gol do Fortaleza, aos 11 minutos. Em jogada na linha de fundo, Eusébio lançou na cabeça de Raul. Max, desta vez, não alcançou.

Não deu muito tempo para comemorar. No minuto seguinte, a bola foi lançada na área por Fernandinho. A bola sobrou para Carlinhos, que empatou o jogo em 1 a 1. O gol não arrefeceu os ânimos do Tricolor. A iniciativa da partida e o maior domínio continuaram com o Fortaleza, que abusava de perder gols. Numa jogada de contra-ataque, Reinaldo impôs velocidade e a defesa do Leão não acompanhou. Ele chutou no canto de Tiago Cardoso e desempatou a partida, aos 31 minutos. A vitória do Vila Nova estava consolidada para desespero da torcida leonina que foi ao Castelão.


Campeonato Brasileiro - Série B

FORTALEZA 1
Tiago Cardoso; Gilberto Matuto (Lúcio), Juninho, Preto e Eusébio; Rogério, Erandir, Raul (Oswaldo) e Mazinho Lima (Guto); Léo Jaime e Rômulo. Técnico: Barbieri.

VILA NOVA 2
Max; Carlinhos, Kleber Romero (Alex Oliveira) e Luis Carlos; Osmar, Allison, Soares, Reinaldo (Leandro) e Fernandinho; Wando (Bruno) e Túlio. Técnico: Givanildo Oliveira.

Local: estádio Castelão
Árbitro: Antônio Hora Filho/SE
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto/SE e Ailton Farias da Silva /SE
Renda: R$ 43.935,00
Público: 4.754 pagantes (1.038 não pagantes)
Cartões amarelos: Kleber Romero (V), Carlinhos (V) e Bruno (V)
Gols: Raul, aos 11min, Carlinhos, aos 12min, e Reinaldo, aos 31min do 2º tempo.
Fonte: O Povo.

(Potiguar) - Com gol polêmico nos acréscimos, América volta a perder.

Com um gol sofrido aos 49 minutos do segundo tempo, o América perdeu por 1 a 0 para o Juventude, na noite desta sexta-feira (04), em Caxia do Sul. Prejudicados pelo árbitro catarinense João Fernando da Silva, que marcou um pênalti inexistente em favor do time de Caxias, mas que foi defendido por Fabiano, e depois acrescentando cinco quatro minutos no final do segundo tempo, quando saiu o gol adversário, os jogadores alvirrubros partiram para cima do juiz ao término da partida, ocasionando as expulsões de Souza e Jefferson.

Com o resultado, o América permanece com seis pontos, mantendo-se na 19º colocação na tabela, à frente apenas do lanterna CRB. O ponto fora de casa seria mais imporante levando em conta os próximos três jogos que o alvirrubro faz em Natal. Na terça-feira, recebe o Fortaleza no Machadão; no sábado faz o clássico contra o ABC no Frasqueirão; e no dia 19 volta a jogar no Machadão, contra o Marília.

O jogo começou equilibrado, mas sem jogadas de perigo por parte das duas equipes. Os lances que mais movimentaram os goleiros partiram de bola parada. Primeiro foi o América, numa falta aos oito minutos. Em cobrança ensaiada, Souza mandou no canto, mas o goleiro Michel Alves conseguiu afastar com a ponta do pé. Aos 14 minutos, foi a vez do Juventude. Márcio Alemão cobrou uma falta rasteira e o goleiro Fabiano afastou para escanteio.

Apesar de jogar em casa, o Juventude não conseguiu impor pressão aos visitantes de Natal. Com Souza não tão inspirado como no jogo de reestréia, o América não aproveitou a deficiência do time gaúcho. No lance de maior perigo do primeiro tempo, Fabiano evitou o gol dos gaúchos ao defender uma cabeçada de Mendes no ângulo esquerdo. Depois disso, as duas equipes praticamente não passaram das intermediárias e foram para o intervalo no empate.

No segundo tempo, o América volta mais efetivo. Mas a partir dos cinco minutos, os donos da casa passaram a pressionar, chegando a ter três escanteios seguidos, mas também não conseguiram converter as jogadas em gol. Na chance que teve, o Juventude desperdiçou. Após uma bola cruzada da direita, o árbitro marcou pênalti de Anderson Bill em cima de Bruno. Na cobrança, o goleiro Fabiano salvou o América defendendo a bomba cobrada por Márcio Alemão.

Em pouco tempo, novamente os donos da casa quase abriram o placar. Num ataque logo depois do pênalti, Leandro aproveitou uma sobra mandou a bola da trave de Fabiano. Com o Juventude pressionando com mais intensidade, a situação americana piorou quando o zagueiro Anderson Bill recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso de campo. De uma só vez, o técnico Ruy Scarpino sacou Souza e colocou Saulo e trocou Nicácio por Márcio Rosário.

No final do jogo, com um homem a menos, o América suou para segurar a pressão dos donos da casa. Aos 37 minutos, a zaga americana afastou uma bola perigosa batida por Márcio Rosário. Um minuto depois, foi Fabiano quem salvou o perigo, espalmando um chute de Luiz. Em seguida, Fabiano bateu roupa e Márcio Rosário chutou para livrar o perigo. No entanto, com os quatro minutos de acréscimo dado pelo árbitro, o Juventude conseguiu marcar aos 49 com Renan subindo no meio da zaga americana. O árbitro ainda deu mais um minuto depois do gol.

Juventude
Michel Alves; Elvis, Márcio Alemão, Diego e Danilo; Renan, Ruan Perez (Walter), Bruno e Leandro Cruz (Maicon); Mendes (Luiz) e Ivo.

América
Fabiano; Emerson, Anderson Bill e Robson; Maizena, Jefferson, Rodrigo Santos, Souza (Saulo) e Rai; Max (Paulo Matos) e Nicácio (Márcio Rosário).

Local: Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)
Horário 20h30
Árbitro: João Fernandes da Silva
Cartões amarelos: Max, Maizena e Anderson Bill (América); Renan, Bruno, Luiz e Elvis (Juventude)
Cartõe vermelhos: Anderson Bill, Souza e Jefferson
Publico pagante: 4.711
Renda: R$ 37.543,00
Fonte: Diario de Natal.

(Potiguar) - ABC vende ingressos para o duelo com o "amigo" Ceará.

O ABC promete fazer uma grande festa no estádio Frasqueirão, neste sábado, no duelo com o Ceará. Com as torcidas organizadas dos dois clubes sendo "amigas", o clima deverá ser de paz nas arquibancadas. No campo, o time potiguar quer voltar a vencer em casa - só ganhou na estréia, quando bateu o Vila Nova por 3 a 2. O jogo tem início às 16h10.


Mesmo sabendo da pressão que os torcedores alvinegros farão na partida - o ABC, na seqüência do campeonato em Natal, perdeu para o Corinthians e empatou com Criciúma e Juventude -, o técnico Ferdinando Teixeira está tranqüilo porque a equipe tem correspondido e se superado longe de casa. Até agora, foram duas vitórias - sobre Gama e Fortaleza -, um empate - com o Avaí -, e uma derrota - diante do Paraná.

Os ingressos para ABC x Ceará começaram a ser vendidos na manhã desta sexta-feira. Os preços continuam os mesmos: R$ 20 (arquibancadas) e R$ 60 (cadeiras). Estudantes e idosos têm 50% de desconto. A diretoria alvinegra lembra que os ingressos para estudantes estarão à venda apenas nas bilheterias do estádio Frasqueirão e na bilheteria central do estádio Machadão.

Os outros pontos de venda são: Lojinha da Sam's; Conveniência do Posto São Luiz (Salgado Filho); Ster Bom (Zona Norte); Livraria Câmara Cascudo (Natal e Parnamirim); Casa Norte Varejo (Cidade da Esperança); Panificadora Estrela D'alva (Rocas); Bazar São Paulo (Alecrim); Casa das Festas (Alecrim); e Agronorte (Alecrim e Emaús).

FERDINANDO DEFINE TIME
Sem fazer mistério, Ferdinando Teixeira anunciou Fabiano e Adelmo como substitutos de Márcio Santos e Márcio Hahn, suspensos. A dupla atuou bem contra o Fortaleza e terá nova oportunidade entre os titulares.

Outro que segue no time é o meia Rodriguinho, que, segundo o treinador, terá uma seqüência de jogos para mostrar seu futebol e se firmar com a camisa 10 alvinegra. Contra o Fortaleza, o garoto de 20 anos já apresentou seu potencial, mas sabe que pode render mais, pois ainda está sem ritmo de jogo. A novidade é o retorno do zagueiro Paulo César, recuperado de lesão. Ele participou do treinamento coletivo de ontem à tarde e garantiu que vai a campo.
O ABC vai jogar com Paulo Musse; Fabiano, Paulo César e Ben-Hur; Bosco, Adelmo, Jean, Rodriguinho e Alysson; Valdir Papel e Alexandre.

Fonte: O Jornal de Hoje.

(Cearense) - Ceará muda para tentar reação.

Os pontos conquistados em casa já não são suficientes para manter o Ceará na ponta da Série B. Após seguidos insucessos como visitante o time precisa da recuperação diante do ABC, em Natal.

Fazer o "dever de casa" está longe de ser o suficiente para quem deseja uma vaga na Série A do Brasileiro em 2009. E, mesmo tardiamente, parece que o Ceará começa a perceber a realidade. O bom retrospecto jogando no Castelão não é suficiente para manter a equipe no G-4, devido aos seguidos insucessos fora de casa. Portanto, se quiser voltar a brigar entre os primeiros os alvinegros precisam começar a vencer como visitantes. A tarefa começa hoje, às 16h10min, diante do ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal.

A campanha do Vovô é marcada por contrastes nas oito primeiras rodadas da Segundona. Ao mesmo tempo que aparece como um dos melhores atuando em casa, o time de Lula Pereira ostenta retrospecto desastroso como visitante. Conquistou apenas um dos doze pontos disputados - foram três derrotas e um empate em quatro partidas longe da capital. Com isso, figurou na oitava posição ao término da última rodada - quatro pontos abaixo do Juventude, que abre o G-4.

O fraco desempenho longe de casa se explica. O Ceará sofre uma espécie de mutação quando deixa seus domínios. A equipe que costuma pressionar os adversários no Castelão, acaba se tornando extremamente passiva como visitante. A opção do treinador por um meio-campo recheado por volantes também não demonstrou efeito, como na derrota para o Avaí, na última rodada.

O treinador Lula Pereira, novamente, promete uma equipe jogando "em busca da vitória". A principal novidade no time é a escalação da dupla de frente Vavá e Luiz Carlos. "São dois atacantes de ofício. Precisamos deles porque o jogo tende a ser de muito contato ali na frente", justificou Lula.

Outras mudanças são as estréias do zagueiro André Rancharia e do lateral Fábio Vidal, contratados recentemente. Marcos Paraná começa entre os titulares, reforçando o setor de criação do Vovô. Já o meia-atacante Ciel virou opção entre os reservas, após novo envolvimento em indisciplina. Independente de quem entre em campo, o certo é que, até o momento, jogar retrancado fora de casa foi sinônimo de derrota nesta Série B.


CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

ABC
Paulo Musse; Fabiano, Glauco e Paulo César; Serginho, Alysson, Adelmo, Rodriguinho e Panda; Alexandre e Valdir Papel. Técnico: Ferdinando Teixeira

CEARÁ
Marcelo Bonan; Dedé, Dezinho, André Rancharia e Fábio Vidal; Chicão, Michel, Cleisson e Marcos Paraná; Luiz Carlos e Vavá. Técnico: Lula Pereira

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Horário: 16h10min
Árbitro: Rogério Lima da Rocha (SE)
Assistentes: Alcides Augusto de Lira e José Pedro da Silva (ambos de PE)

(Cearense) - Horizonte e Icasa são patrocinado pelo Governo do Estado.

As equipes que vão representar o estado do Ceará no Campeonato Brasileiro da Série C de 2008 estão ganhando um reforço do Governo do Estado do Ceará. Através da Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte), o Icasa e o Horizonte, respectivamente segundo e terceiro colocados do último estadual, vão receber R$ 100 mil de patrocínio. Os dois clubes estréiam na competição nacional nesse final de semana.

A equipe do Horizonte vai à Picos enfrentar o time da casa no Estádio Helvídio Nunes neste domingo (6), às 17h. Já o Icasa estréia na cidade de Santa Cruz, também contra o time que leva o nome da cidade, às 16h, no Estádio Iberezão. "É uma forma de fortalecer o futebol cearense e ver esses times tentarem galgar vôos mais altos", declarou o secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa.

Os Clubes da Série B, Ceará e Fortaleza, já estão recebendo o patrocínio da Sesporte. O valor repassado para os Clubes que disputam a Série B é de R$ 300 mil. Como acontecem com as equipes da Capital, os Clubes do interior devem receber o valor de forma parcelada.
Fonte: Foco Esportivo.

(Maranhense) - Sampaio Corrêa contrata jogadores "fujões" do ASA-AL.

Dois novos reforços do Sampaio Corrêa estão sendo procurados até agora pelo ex-clube, o ASA-AL. Rodrigo e Hernandes, que estrearam no “Tricolor” nesta quinta-feira (4), na vitória contra o Itinga, saíram do clube alagoano sem dar nenhuma explicação.

Celso Marcos, presidente do ASA, disse em entrevista ao site Lancenet! que quando chegou na concentração do clube não encontrou mais os atletas.

Os jogadores foram indicados pelo técnico Arnaldo Lira, que assumiu a equipe recentemente. Os dois formam o meio-campo titular da “Bolívia Querida”.

Sérgio Frota, presidente do Sampaio, foi procurado pela reportagem de O Imparcial Online, mas o portal não obteve sucesso.

O certo é que os jogadores estão dependendo da regularização na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para estrearem no domingo (6), contra o Barras-PI, no estádio Nhozinho Santos.

Fonte: O Imparcial.

(Maranhense) - Ingressos do jogo entre Sampaio e Barras sofrem acréscimo.

A partida entre Sampaio e Barras-PI, pela abertura do Campeonato Brasileiro Série C, terá um pequeno acréscimo nos valores dos ingressos.

Emanuel, tesoureiro da Federação Maranhense de Futebol (FMF), disse a reportagem de O Imparcial Online que serão colocadas 7.150 ingressos à disposição da torcida.

500 ingressos para as cadeiras ao valor de R$ 25 e 150 pela metade do preço, R$ 12,50. Já as arquibancadas são 5.000 a R$ 10 e 1.500 para estudantes e idosos pela metade do preço, R$ 5.

A venda acontece nas bilheterias do Nhozinho Santos a partir das 9h deste sábado (5), véspera do jogo, indo até às 17h. No domingo, as vendas também começam às 9h.

Caso consiga vender todos os ingressos, a renda do Sampaio deve ser de R$ 76.375.

Outro ponto que o torcedor deve atentar é a hora da partida, uma hora mais cedo do que o habitual. Sampaio e Barras jogam às 16h, no Nhozinho Santos.

Fonte: O Imparcial.

(Praibano) - LCC ainda está com uma dúvida para escalar o Treze.

Após 32 dias e 44 trabalhos oficias, chegou ao fim todos os preparativos do time trezeano, na tarde desta sexta-feira no Estádio Presidente Vargas, visando uma grande participação na Série C.

Torcida, diretoria, comissão técnica e jogadores, todos cientes da união necessária, para que no final de novembro, o principal intuito (ascenso a Série B/09), seja alcançado.

Pela manhã aconteceu folga geral, mas de tarde no PV, com a presença de muitos torcedores, ratificou-se um excelente coletivo apronto com 59 minutos de duração. O técnico Luis Carlos Cruz e todos presentes gostaram do que viram e parecia mais um jogo que treino.

Zero a zero foi o placar final. O técnico galista está apenas com uma dúvida para enfrentar o perigoso Salgueiro em seus domínios, no esquema 1.4.3.1.2 ou 1.4.4.2. A delegação segue na tarde deste sábado com os seguintes atletas:

André Zandoná, Celso, Selmo Lima, Gilvan e Eduardo; Anderson, Jefferson, Cosme ou Leandro Sena e Evérton; Washington e Hugo Henrique. Relacionados ainda: Vilar, Vovô, Alcir, Gaibú, Flavinho e Fábio Silva.
Fonte: Futebol da Paraiba.

(Paraibano) - Técnico do Campinense não divulga, mas time da estréia terá três caras novas.

Assim como aconteceu durante o Campeonato Paraibano, conquistado pelo clube com méritos, o técnico do Campinense, Freitas Nascimento, mantém a sua filosofia de trabalho de somente divulgar o time nos vestiários, mas sempre acaba anunciando a formação que começa o coletivo.

Assim, com a base mantida que faturou o título, a equipe que vai estrear na Série C do Brasileiro, domingo, contra o Santa Cruz do Recife, às 16 horas, no estádio Amigão, em Campina Grande, terá três caras novas.

No treino desta tarde realizado no local da partida, e que apontou a vitória dos titulares sobre os reservas por 3 a 2, com gols de Paulinho Marília, Washington e Jean Alisson, o treinador rubro utilizou o zagueiro Ricardo e na frente o atacante Paulinho Marília e o meia-atacante Vanderlei.

Nas demais posições, jogadores remanescentes da conquista do Estadual. O time começou com: Pantera, Fábio, Ricardo, Jádson e Evaldo Bahia; Charles Wagner, Marquinhos Mossoró, Jean Alisson e Washington; Paulinho Marília e Vanderlei. No decorrer do treino entraram o zagueiro Cícero, que formou dupla titular na reta final do campeonato com Jádson; o meio-campista Barata e o atacante Derlei, recuperado de uma contusão.

Estes atletas serão relacionados para a partida diante do Tricolor do Arruda. O mesmo não acontecerá com o zagueiro Maurício Gaúcho e o meia Élvis, que vão cumprir suspensão imposta pelo STJD por infrações cometidas em seus antigos clubes no ano passado.

O elenco faz um treino recreativo neste sábado e em seguida, Freitas relaciona os jogadores para a estréia. O Campinense terá como adversários, além do Santa Cruz, o Potiguar de Mossoró-RN e Central de Caruaru-PE, que se enfrentam no outro jogo do grupo 5 da Terceirona neste domingo.

INGRESSOS

Os ingressos para o jogo de domingo, custam R$ 10,00 na arquibancada geral, R$ 20,00 na principal (sombra) e R$ 40,00 nas cadeiras. Estudante e idoso pagarão a metade com apresentação da carteira e documento.

De acordo com o diretor de comunicação, Tiago Melo, os ingressos começam a ser vendidos a partir do meio dia deste sábado na Lojinha do clube, no Calçadão da Cardoso Vieira, centro de Campina Grande.

O clube solicitou carga de 23 mil ingressos, capacidade estabelecida pelo Ministério Público quando da liberação do estádio Amigão, na quarta-feira.
Fonte: ParaibaOnLine.

(Pernambucano) - Contra o Flamengo, Timbu tenta retornar ao G4.

Enfrentar o líder do campeonato nunca é uma tarefa fácil. Pior ainda se o confronto for na casa do adversário, num Maracanã provavelmente com um bom público. Para dificultar só mais um pouquinho, o Náutico, que vem de uma derrota, não poderá contar com quatro titulares para a partida de logo mais, às 18h20, contra o Flamengo, que está na ponta da tabela, com 19 pontos, pela nona rodada do Brasileirão. Um resultado positivo poderá recolocar o Timbu no G4. Caso contrário, corre sério risco de terminar o final de semana em nono lugar.
Fora todos os ingredientes que credenciam o confronto contra os cariocas como muito difícil, a postura da equipe alvirrubra contra o Palmeiras, no domingo anterior, deixou os torcedores temerosos. Para tentar surpreender o adversário, o técnico Leandro Machado escalou, naquela partida, um time bastante retrancado, com apenas Wellington na frente, dois volantes e três zagueiros. O resultado todos já sabem: derrota por 2x0 e muitas críticas, que deixaram o clima no clube meio tenso durante a semana.
Mesmo sem poder contar com os zagueiros Everaldo e Negretti, e os volantes Ticão e Alceu (todos suspensos), o treinador deverá voltar para o esquema 4-4-2. Como na formação antiga o time tinha Everaldo na lateral esquerda, quem fará sua função agora é um especialista da posição: Itaqui. Os outros substitutos serão Luizão, que fará a sua estréia pelo Timbu, Paulo Almeida e Radamés, respectivamente. Além dos quatro desfalques, Warley também não poderá ser aproveitado. O atacante sofreu uma luxação no ombro direito e ficará de molho por, no mínimo, três semanas. E olhe que a lista dos desfalques poderia aumentar, caso Vagner não se recuperasse de uma entorse no tornozelo direito.
Em relação ao adversário, os jogadores já estão preparados para as dificuldades que enfrentarão. Geraldo, que completará 50 partidas com a camisa alvirrubra, sabe que a equipe não poderá repetir a mesma atuação pífia que teve contra o Palmeiras, caso queira deixar o Maracanã com algum ponto. “Sem a bola, temos que marcar, como o professor nos pede. E com a posse dela, temos que atacar, sem medo de errar”, disse o meia. Confiança pelo menos é o que não faltará. “Jogar contra uma equipe grande já é, por si só, uma motivação a mais”, acredita Wellington que, na última vez que esteve no Maracanã, marcou um gol e ajudou na única vitória alvirrubra fora de casa.
Flamengo
Bruno; Leo Moura, Dininho, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Kleberson e Renato Augusto; Marcinho e Obina
Técnico: Caio Júnior

Náutico
Eduardo; Ruy, Vagner, Luizão e Itaqui; Paulo Almeida, Radamés, Helton e Geraldo; Felipe e Wellington
Técnico: Leandro Machado

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Horário: 18h20
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (asp. Fifa/BA)
Assistentes: Alessando Álvaro Rocha de Matos (Fifa) e Adson Márcio Lopes Leal (ambos da BA).
Fonte: Folha de Pernambuco.

(Pernambucano) - Em casa, Sport busca a reação.

Definitivamente, o Sport precisa reagir no Campeonato Brasileiro. O saldo de três derrotas nos três últimos jogos já começa a incomodar o torcedor rubro-negro, principalmente porque o time é hoje o 15° colocado - apenas duas posições e dois pontos acima da zona de rebaixamento. O fato é que a era pós-título da Copa do Brasil vem sendo amarga para os leoninos e a necessidade de uma vitória diante do Cruzeiro, hoje à tarde, na Ilha do Retiro, é algo iminente.
Além da força do seu estádio, os rubro-negros confiam num time reforçado em relação ao que perdeu para o Flamengo, na última rodada. Estão de volta peças do quilate do zagueiro Durval e do meia Luciano Henrique, mas a principal novidade é, sem dúvida, a reestréia do ídolo Fumagalli. Um ano depois da sua despedida, na derrota para o Goiás, no Serra Dourada, no dia 7 de julho de 2007, o meia volta a reencontrar o torcedor leonino.
O período de um ano longe de casa, ele passou bem distante do Recife, no Oriente Médio, vestindo a camisa do Al Rayan, do Catar. Há praticamente um mês se condicionando fisicamente, Fumagalli não esconde a alegria em poder reencontrar a torcida que aprendeu a reverenciá-lo. “É uma felicidade poder voltar a defender as cores do Sport novamente. Durante este ano fora, estive longe fisicamente, mas presente de alma. Sempre fiz questão de acompanhar tudo o que se passava no clube. Agora chegou a hora e vou procurar dar o máximo enquanto estiver em campo. Vai ser muito bom reestrear em casa, diante do nosso torcedor”, afirmou.
Além das novidades já citadas, o técnico Nelsinho Batista promoveu outras duas mudanças em relação à última partida. No meio-campo, Sandro Goiano reassume a vaga no lugar de Everton, e na lateral esquerda, o meia Francisco Alex será improvisado no posto do titular Dutra, suspenso com o terceiro cartão amarelo. O substituto natural de Dutra seria Márcio Goiano, jogador da posição contratado recentemente. No entanto, sua má atuação no amistoso da última terça-feira, contra o Central (empate em 1x1), fez Nelsinho optar por Alex. “Eu acho que o Márcio ainda não está pronto para assumir esta responsabilidade. Conversei com ele e expliquei a situação, até mesmo citando o caso de Francisco Alex, que demorou um pouco para entrar em forma e hoje vive o seu melhor momento desde que chegou ao Sport”, disse.
O entusiasmo pelos reforços contagiou também o comandante rubro-negro. Com o reforço da parceria entre Luciano Henrique e Fumagalli no setor de criação, Nelsinho está confiante numa boa atuação do seu time. “Espero uma partida bem criativa por parte da nossa equipe. A possibilidade da bola chegar com qualidade na frente aumentou bastante para esse jogo, porém, temos que estar atentos, pois o Cruzeiro é um dos três times mais fortes deste Campeonato”, avaliou.
Sport
Magrão, Luisinho, Igor, Durval e Francisco Alex; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Fumagalli e Luciano Henrique; Carlinhos Bala e Enílton
Técnico: Nelsinho Batista

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná,Thiago Heleno, Espinoza e Jadílson; Fabrício, Charles, Ramires e Wagner; Guilherme e Weldon
Técnico: Adílson Batista

Local: Ilha do Retiro (Recife)
Horário: 18h20
Árbitro: Giulliano Bozzano (DF)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Ricardo Mauricio Ferreira de Almeida (RJ)
Ingressos: R$ 30,00 (arquibancada), R$ 15,00 (sócio e meia entrada), R$ 35,00 (assento de aluguel, cadeira da ampliação e cadeira sócio), R$ 60,00 (cadeira não-sócio)
Fonte: Folha de Pernambuco.

(Baiano) - Dúvida do Vitória se concentra na meta.

O goleiro Viáfara deixou o coletivo-apronto do Vitória, nesta sexta-feira (4), como preocupação do departamento médico para o jogo de domingo (6), contra a Portuguesa, em São Paulo. Durante o treino, o colombiano foi atingido no abdome com uma cotovelada involuntária do zagueiro Wallace, ao sair da meta para interceptar bola cruzada na área. Ele esperou o final do treino, chamou o médico Rodrigo Vasco da Gama e foi atendido no fundo da meta.

Viáfara fez, em seguida, tratamento com o fisioterapeuta Clício Alves e hoje cedo será reavaliado. “O atleta está com dor, portanto vamos esperar a reação dele nas próximas horas. Qualquer diagnóstico hoje (ontem) é precipitação”, avaliou o médico. O jogador, no entanto, saiu da enfermaria bastante esperançoso na recuperação. Mais otimista estava o técnico Vágner Mancini. “Já conversei com o médico. Foi só uma pancada nas costas”, minimizou.

Amanhã, no Estádio do Canindé, o Leão vai buscar o primeiro triunfo na condição de visitante e também o primeiro gol fora de casa no Brasileiro. O jogador que quebrar o jejum entrará na história do clube, marcando o gol de nº 800 em jogos pelo certame nacional.

A estréia do zagueiro Thiago Gomes, no lugar do suspenso e também lesionado Leonardo Silva, é bastante provável. Pelo menos foi o que deixou transparecer Vágner Mancini. Emprestado pelo Palmeiras no mês passado, a experiência do grandalhão defensor, que conhece bastante o principal atacante da Portuguesa, Washington, deverá prevalecer em relação ao ex-júnior Santos.

“É uma guerra sadia”, brincou o treinador, despistando para não antecipar quem vai sair jogando. Thiago Gomes começou no time titular e só nos instantes finais trocou de lado com Wallace, sendo esta a única alteração no coletivo. Os reservas venceram por 3x2, com gols de Jackson (2) e Ricardinho. Para os titulares marcaram Willans e Ramon Menezes. Os jogadores treinam esta manhã, no CT do Barradão, e viajam às 13h30 com destino a São Paulo.

O meia Bida deve ser emprestado até o final do ano ao Atlético-PR. Os entendimentos nesse sentido estão bem encaminhados e só falta o jogador definir as bases de contrato com o time paranaense. Outro que pode sair é Muriqui, que está sendo pretendido pelo Paraná. O Vitória libera o jogador. Kleiton, irmão de Leandro Domingues, tem grandes chances de ser cedido ao América, de Natal. Segunda-feira, haverá uma reunião da diretoria com o procurador de Nadson, Antonio “Guga” Gustavo, e pode ficar acertado o reforço do atacante para o Brasileiro, finalizando a novela que foi refilmada quinta-feira (3).

Fonte: IBahia.com.

(Baiano) - Bahia acaba a invencibilidade do Avaí.

O Bahia provou que a lógica dos números não se aplica ao futebol. O time que não vencia no Jóia da Princesa, em Feira de Santana, há seis partidas bateu o vice-líder da Série B, invicto nas oito primeiras rodadas do Brasileirão. Depois de três vitórias consecutivas, o embalo do Avaí foi freado na derrota por 2x1.

Direto ao interesse imediato da torcida tricolor: o time está livre da zona de rebaixamento, pulou da 17ª para a nona posição, com 12 pontos. Terá apenas três dias para se preparar para o reencontro com o ABC, adversário trabalhoso na Série C 2007, às 20h30 de terça-feira, novamente em Feira de Santana.

Ontem, o time mostrou maior organização com Rafael no meio. O armador deu qualidade ao passe e recompôs bem a marcação, mas o destaque tricolor foi mesmo Ávine. Apoio constante ao ataque, cavou a expulsão de dois adversários - um atuando como ala canhoto, outro como meia. Só que faltou atenção com o ponto forte do Avaí: a bola aérea. Logo aos seis minutos, o zagueiro Emerson raspou a cobrança de falta e Marcus Vinícius escorou, livre, de cabeça.

Em desvantagem, o Bahia acordou e armou verdadeira blitz ofensiva iniciada no chute perigoso de Emerson Cris, da entrada da área. Rafael brigou na área, rolou para trás, mas Charles errou o alvo; Ávine acertou drible desconcertante, cruzou, mas a cabeçada de Galvão parou na defesa do goleiro. Eduardo Martini venceu a primeira, mas não foi páreo na segunda.

Persistente, Galvão aproveitou a bola escorada no meio da área e dessa vez tocou na saída do goleiro aos 14. Placar empatado, Bahia em vantagem numérica em campo ainda antes dos 30 minutos. Ozéia se enroscou com Ávine na lateral e recebeu o segundo amarelo. “Temos que acioná-lo, ele está muito bem”, analisou Arturzinho, no intervalo.

Mas o gol da vitória tricolor veio de onde menos se esperava. Com dois minutos, Emerson Cris ganhou do zagueiro na força e tocou de direita quando a canhota seria mais aconselhável. Pouco importa, valeu a virada! Tão importante quanto as defesas de Darci, com os pés, duas vezes cara a cara com Vandinho – artilheiro do país na temporada.

Ávine voltou a aprontar das suas e arrumou a saída de Marquinhos. O árbitro ainda encontrou tempo para mostrar o segundo cartão amarelo a Fausto, terceiro expulso do jogo. O volante acusou o alagoano Fernando Assunção de tê-lo chamado de “negão” e prometeu requisitar à diretoria que entre com representação contra o árbitro por racismo.

***

Bahia 2x1 Avaí

Bahia: Darci; Luciano Baiano, Marcone, Rogério e Ávine; Fausto, Emerson Cris, Rafael (Ananias) e Elias (Bruno Lopes); Charles (Juca) e Galvão.
Técnico: Arturzinho.
Avaí: Eduardo Martini; Ferdinando (Odair), Ozéia, Emerson e Zé Rodolpho (Juliano); Marcus Vinícius, Batista, Marquinhos e Válber; Abuda (Jeff Silva) e Vandinho.
Técnico: Silas.

Local: Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.
Gols: Marcus Vinícius, aos 6min, e Galvão, aos 14min do 1º tempo Emerson Cris, aos 2min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Ávine, Fausto, Ozéia, Marquinhos e Vandinho.
Cartões vermelhos: Ozéia, Marquinhos e Fausto.
Público: 3.217 pagantes.
Renda: R$32.580,00.
Fonte: Correio da Bahia.

(Sergipano) - Novo goleiro do Sergipe chega motivado.

Motivado e com vontade de adquirir, logo cedo, a condição de titular, Danilo, a mais recente contratação do Sergipe para a campanha do Campeonato Brasileiro - Série C, participou na manhã de ontem de um puxado treino específico voltado mais para chutes a gol, com o treinador de goleiro João José e o auxiliar Freitas.

Nascido para o futebol no Sport Clube do Recife, onde esteve vinculado de 1997 a 2005, o novo reforço do Mais Querido, que teve por última equipe a do Porto, da cidade pernambucana de Caruaru, declarou que chegou para se somar aos seus novos companheiros de equipe, na difícil tarefa de levar o Sergipe à Segunda Divisão do futebol brasileiro em 2008, mas também com a proposta de brigar pela posição de titular que defende oficialmente há 11 anos.

“O Sergipe, pelo que tenho observado, possui três bons goleiros, Rudson, Max e Márcio. Mas isso não é o suficiente para me desanimar. Muito pelo contrário, pois estou aqui para fazer o melhor pelo meu novo clube e isso espero que ocorra o mais rápido possível”.

Aos 26 anos de idade, com passe-livre na mão e com contrato por assinar nesta quinta-feira pelo período de três meses, Danilo, desde que se investiu na qualidade de jogador de futebol profissional, disse que atuou pelo Campinense da Paraíba (2004), Asa de Arapiraca (2005/2006), Nacional, de Patos, da Paraíba (2007), e Porto, de Caruaru (2008).

Em relação a títulos, o novo futebolista do colorado sergipano revelou que no seu currículo constam os estaduais de 2000 e 2003 pelo Sport, 2005 pelo Asa, de Arapiraca, e 2007 defendendo a equipe do Nacional, de Patos.

No primeiro expediente de ontem, à exceção dos goleiros Max, Rudson, Márcio e o novato Danilo, os demais jogadores não treinaram, mas no período da tarde, no Estádio João Hora de Oliveira, lá estavam eles retomando os preparativos para o jogo de estréia, no Campeonato Brasileiro Série C, domingo à tarde, no Batistão, contra o Atlético de Alagoinhas.

Os trabalhos para enfrentar o time do interior baiano prosseguem hoje à tarde, com o coletivo-apronto, seguido de um treino recreativo na manhã deste sábado e no período da noite o regime de concentração.
Fonte: Jornal da Cidade.

(Sergipano) - Série C vira prioridade do campeão

Passada a Copa Governo do Estado, na qual sagrou-se campeão, o Confiança volta agora suas atenções somente para a série C do Campeonato Brasileiro, que começa neste domingo, com a primeira rodada da primeira fase. O time proletário faz parte do grupo 7, juntamente com Atlético de Alagoinhas (BA), ASA (AL) e Petrolina (PE). O time será comandado pelo técnico Maurício Simões e estréia na competição jogando fora de casa diante do Atlético (BA). O jogo acontece às 15h, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.

Simões já vinha preparando uma parte da equipe, mas com o fim da copa tem todos os jogadores à sua disposição. Dentre os novatos, apenas os atacantes Cristiano Alagoano e Nilson Sergipano ainda não estrearam jogando pelo time. Como parte da preparação, o treinador comandou um treino técnico com quem não jogou na última quarta-feira e um regenerativo com quem jogou. Hoje, será realizado um coletivo no campo da Unit e amanhã um recreativo antes de o time viajar para Alagoinhas e entrar em concentração antes do jogo. Nadélio Rocha, que treinou a equipe durante a Copa Governo, estará como auxiliar técnico na série C.

O Sergipe, que já vinha treinando há mais tempo por ter saído antes da Copa, está no grupo 8, junto com Itabuna (BA), Vitória da Conquista (BA) e CSA (AL). O “Mais Querido” estréia diante do Vitória da Conquista, às 16h, no Batistão. O time treinou ontem nos dois expedientes. Hoje haverá um coletivo apronto.

O técnico Ubirajara Veiga tem algumas dúvidas quanto à escalação da equipe. Na lateral, a dúvida está entre George ou Vinicius. No meio de campo, entre Lulinha, Edson e Guego. No ataque, Gavião está em tratamento, mas ainda não foi confirmado se ele joga ou não e Luciano Dias está sem condições de jogo. Além disso, o goleiro Danilo, que estava no Porto de Caruaru, chegou na quarta e já começou a treinar com o grupo alvirrubro.
Fonte: Jornal da Cidade.

(Pernambucano) - Santa Cruz faz últimos reparos antes da estréia.

A apenas um dia de estrear no Brasileirão da Série C, o Santa Cruz faz os seus últimos reparos para a partida de amanhã, contra o Campinense, em Campina Grande. Com todo o elenco coral concentrado no Centro de Treinamento do Porto, o Ninho do Gavião, desde a última quinta-feira, o treinador Fito Neves recebeu uma grande notícia ontem, em Caruaru. Correndo contra o tempo, a diretoria coral conseguiu regularizar a documentação do meia Juninho a tempo da estréia de amanhã. O nome do atleta foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID), ontem mesmo.
Destaque da Cobra Coral na Copa Pernambuco, juntamente com o atacante Edmundo, Juninho também confirmou estar recuperado da dores na coxa esquerda, lesão que o deixou de fora da partida decisiva da Copa Pernambuco, vencida pelos tricolores. “Estou bem para atuar contra o Campinense. Treinei o dia inteiro (ontem) e não senti a contusão”, disse Juninho.
Além do ex-atleta do Porto, o zagueiro Wescley e os meias Rafael Oliveira e Uésclei também tiveram as situações regularizadas e estão liberados para atuar pelo Mais Querido. No coletivo realizado ontem, no Ninho do Gavião, houve empate em 2x2 entre titulares e reservas. O time principal foi formado pelos mesmos atletas que iniciaram a partida contra o Atlético Pernambucano, na última quarta-feira. No decorrer da movimentação, o treinador Fito Neves recebeu a notícia da liberação de Juninho e colocou o meia no lugar de Miller. A delegação coral embarca para Campina Grande amanhã.
Preocupado com o número alto de torcedores que sairão de Pernambuco para acompanhar a partida do Santa contra a Raposa da Borborema - só de ônibus já foram contabilizados 35 veículos, com quase 90% das vagas já preenchidas -, o presidente tricolor, Édson Nogueira, o Edinho, acionou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para garantir que seja cumprido o Estatuto do Torcedor, que prevê a disponibilização de, ao menos, 10% do total de ingressos para a torcida visitante. Foram colocados à venda cerca de 23 mil ingressos, com o Mais Querido tendo direito a 2.300 desses bilhetes.

TODOS COM A NOTA
A reserva de ingressos do programa Todos Com a Nota para a primeira partida do Santa Cruz em casa, quarta-feira, diante do Central, que só aconteceria ontem, foi prorrogada até a próxima segunda-feira, até as 14h. O motivo da decisão de aumentar o prazo para a solicitação dos bilhetes foi a baixa procura dos torcedores, que dos 30 mil ingressos disponibilizados para a ação governamental, apenas 12 mil foram reservados para a troca, que acontecerá na véspera do jogo diante da Patativa.
Fonte: Folha de Pernambuco.

sexta-feira, julho 04, 2008

(Pernambucano) - Fito Neves relaciona 25 para viagem.

A delegação do Santa Cruz embarca nessa noite para a cidade de Caruaru, aonde ficará hospedada até o domingo, dia da estréia no Campeonato Brasileiro. No Agreste o Tricolor pretende fazer os seus preparativos finais para o jogo diante do Campinense.

Amanhã o treinador Fito Neves comandará dois expedientes de treinamento no CT do Porto e no sábado pela manhã repetirá a dose.

Vinte e cinco jogadores foram relacionados para a viagem. Os atletas se apresentam às 18h no Mundão e seguem às 19h para Caruaru. Confira a lista completa:

Goleiros: Gledson e Jaílson
Zagueiros: Gonçalves, Stanley e Wescley
Laterais Direitos: Rafael Mineiro e Marcos Vinícius
Laterais Esquerdos: Neílton e Esquerdinha
Volantes: Alexandre Oliveira, Garrincinha, Memo, Leandro, Gedeil e Reinaldo
Meias: Juninho, Miller, Rafael Oliveira, Ribinha e Uecslei
Atacantes: Thomas Anderson, Edmundo, Cléo, Gilberto, Patrick

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

(Pernambucano) - Geraldo completa 50 partidas pelo Náutico contra o Flamengo.

A próxima partida do Náutico no Brasileirão terá um sabor especial para o meia-atacante Geraldo. Ele completará 50 jogos com a camisa alvirrubra, justamente contra o Flamengo, seu time do coração, neste sábado.

- Nunca escondi que meu time é o Flamengo e que não consegui concretizar meu sonho de jogar lá. Uma vez o clube quis me contratar, mas preferi fazer meu pé-de-meia e me transferi para os Emirados Árabes. Será uma partida difícil por ser meu time de infância, mas sou profissional e quero vencer - afirma Geraldo.

Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Geraldo atuou em 49 partidas pelo Timbu, com 27 vitórias, sete empates e 15 derrotas, e fez 21 gols. Ele chegou ao Náutico no dia 6 de agosto do ano passado, com um contrato de risco, mas se firmou e virou o capitão do time.

- Meu saldo contra o Flamengo é bom. Tenho um empate por 1 a 1 quando jogava no Bahia em 2002. No Náutico, tenho uma derrota no ano passado no Maracanã, por 2 a 1, e uma vitória nos Aflitos por 1 a 0. Não fiz gols em nenhuma destas partidas, mas quero fazer agora - garante.
Fonte: Globoesporte.com

(Pernambucano) - Fumagalli está liberado pela CBF e pode estrear neste sábado.

O meio-campo Fumagalli já pode atuar normalmente pelo Sport. Nesta quarta-feira, o jogador teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. O atleta saiu do Leão há quase um ano para atuar no futebol do Catar, mas seu vínculo com o Al Rayyan terminou em maio. Em junho deste ano, ele se apresentou na Ilha novamente como jogador rubro-negro e ficou treinando à espera da regularização. As informações são do site oficial do clube.

Na noite da última terça-feira, Fumagalli disputou um amistoso diante da equipe do Central, em Caruaru. Nesta quarta, o apoiador treinou no time titular do Rubro-Negro. Liberado, o meia está à disposição do técnico Nelsinho Batista para a seqüência da disputa do Campeonato Brasileiro de 2008.

O Leão volta a jogar neste sábado, às 18h20m, na Ilha do Retiro, diante do Cruzeiro. Fumagalli tem boa schances de começar jogando.
Fonte: Globoesporte.com

(Potiguar) - Papel marca de bicicleta e se destaca no treino do ABC.

O treino de apronto do ABC nesta quinta no estádio Frasqueirão visando a partida de sábado à tarde contra o Ceará teve um destaque. O atacante Waldir Papel, marcou dois gols, sendo um de bicicleta e foi muito aplaudido pelos torcedores que compareceram em bom número. Outra boa notícia para a torcida é que Ferdinando, com exceções de Márcio Hahn e Márcio Santos, suspensos, terá força máxima. Paulo César e Vainer, que deixaram o campo no treino da quarta sentindo lesões, treinaram normalmente e estão à disposição, enquanto os últimos reforços, Ronaldo Capixaba e Marcelo Silva, estão regularizados.

Empolgado pela boa atuação no treino, o atacante Waldir Papel está motivado para a partida contra os cearenses. Sem marcar há quase quatro meses - seu último gol foi na derrota do ABC para o Assu por 3 a 2 ainda pelo estadual - o jogador diz que o belo gol de bicicleta marcado no treino foi só um ensaio. "Sou daqueles que acredita que treinar bem é sinônimo de jogar bem. Espero que agora eu posso concretizar no jogo", disse Papel, frisando não se preocupar com a marca. "Nem me lembro a última vez que marquei, para não ter essa preocupação e deixar com que isso atrapalhe meu rendimento. Acho que fiz um bom jogo contra o Fortaleza e espero repetir aqui, agora acrescentando os gols".

Além da boa performance de Papel, Ferdinando também pode comemorar a liberação do zagueiro Paulo César e do ala Vainer. O primeiro está confirmado na equipe titular e o segundo pode ficar como opção para o segundo tempo. Quem também treinou nesta quinta foram o meia Marcelo Silva e o atacante Ronaldo Capixaba. Os dois treinaram no time reserva e podem aparecer na lista de relacionados para o jogo, que será definida após o recreativo desta sexta. "Fiquei sabendo da liberação dos dois agora e vou analisar com calma para ver se a gente já conta com um deles para esta partida".

Ferdinando feliz com a movimentação

A dinâmica que o time do ABC ganhou com as entradas de Rodriguinho no meio e Alexandre no ataque, vem agradando o técnico Ferdinando Teixeira. No entanto, o treinador cobra a cada treinamento mais valorização da posse de bola ao grupo. "Estou batendo nessa tecla para que o time tenha mais posse de bola e evite de rifá-la. Isso nos fará cada vez mais ofensivo, chegando com pelo menos cinco ou seis homens de frente", afirmou o treinador, que quer o ataque voltando a marcar. "Estamos muito bem na defesa e evoluindo no ataque com essa mobilidade. Estou incentivando o Papel e torcendo, pois precisamos de gols. Quando começarmos a marcar com mais frênqüência, vamos brigar bem na tabela", disse o treinador. O time que vai a campo está definido com Paulo Musse; Fabiano.

Fonte: Diario de Natal.


(Potiguar) - América embarca confiante para encarar o Juventude.

A delegação do América embarcou no início desta tarde (03) rumo a Caxias do Sul, onde enfrenta o Juventude, nesta sexta-feira, às 20h30, pelo nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar da dificuldade do jogo, o time viajou com o objetivo de trazer pelo menos um ponto para embalar uma arrancada na tabela. O alvirrubro está na penúltima colocação, com seis pontos.

A confiança da equipe está reforçada desde o úlitmo jogo, na sexta passada, quando derrotou o Paraná por 3 a 2 no Machadão. A intenção do técnico Ruy Scarpino é somar pontos para deixar a zona de rebaixamento e depois se concolidar na zona intermediária da tabela. "Não podemos voltar de mãos abanando", disse o comandante da equipe rubra, enfatizando que é preciso somar pontos.

Outro que mostra bastante confiança é o meia Souza, que reestreou na equipe na vitória sobre o Paraná e marcou um gol de pênalti. "Apesar da situação, o time está empolgado com a vitória conquistada. O Juventude deve ir para cima, por isso o América tem que jogar com inteligência para diminuir os espaços e marcar forte", declarou o ídolo da torcida americana.

Apesar da confiança e empolgação, a parada não será fácil para o Mecão. Além de jogar em casa, o Juventude vem de uma goleada de 4 a 1 sobre o Bahia e luta para voltar às primeiras posições. A equipe gaúcha está na quarta posição, com 15 pontos, e uma vitória sobre o América pode alçar o clube à vice-liderança e aproximá-lo ainda mais do líder Corínthians. O Juventude tem apenas um derrota no campeonato.

Fonte: Diario de Natal.

(Sergipano) - Tinho: tudo certo com o Sergipe.

O meio-campista Tinho acertou todos os detalhes para jogar no Sergipe na Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador teve uma conversa com o vice-presidente Ramon Barbosa e o presidente Antonio Soares, onde definiu valores do seu contrato. No entanto, o atleta viajou a Recife para resolver pendências financeiras com o Sport e conseguir a sua liberação para jogar no Sergipe durante o Campeonato Nacional.
Fonte: Futebol Sergipano.

(Baiano) - Wallace e Thiago Gomes brigam por vaga na defesa do Leão.

O Vitória, enfim, posicionou-se sobre o aluguel do Barradão ao Bahia: 'não'. A reação já era esperada, mas só depois de consultas ao conselho e torcedores o clube resolveu dar o parecer. A principal alegação são os prejuízos físicos que a torcida tricolor trariam ao estádio. No entanto, representantes do governo do estado pretendem reunir-se com a direção do Vitória para uma última tentativa.

Fora da birra entre os clubes rivais, o técnico Vágner Mancini segue preparando a equipe para o confronto contra a Portuguesa, no próximo domingo, 6, fora de casa. Ele ainda não definiu o substituto de Leonardo Silva na zaga, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No treino desta quinta-feira, 3, Mancini testou Wallace e Thiago Gomes.

As incertezas arrastam-se até o meio de campo, onde o volante Vanderson, com dores na coxa, virou dúvida. O atleta será avaliado amanhã pelo Departamento Médico. Confirmada a sua ausência para o jogo diante da Lusa, Marco Antônio deve retornar ao time.

Para conseguir o primeiro triunfo fora de casa, e permanecer entres os primeiros colocados na série A, Mancini insiste no aprimoramento das finalizações do setor ofensivo. O objetivo é melhorar a marca de 10 gols em 8 partidas, o nono melhor ataque da competição.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Pressionado, Bahia recebe o Avaí no Jóia da Princesa.

Nem quando entrou em campo pela Copa do Brasil deste ano precisando vencer o Icasa para se classificar, o Bahia esteve tão pressionado quanto na noite desta sexta-feira, quando encara o Avaí, no Estádio Jóia da Princesa, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ocupando a 17ª colocação, na zona de rebaixamento, o Tricolor precisa vencer os catarinense para não trazer à tona o pesadelo da Série C.

Sabendo da necessidade do triunfo, o treinador Arturzinho pretende escalar um time mais ofensivo do que o habitual. Talvez, não por vontade própria, mas pelos desfalques que o elenco proporcionou ao técnico. Com a contusão do lateral esquerdo Adilson, Ávine será deslocado do meio-campo para sua posição original e abriu espaço para o meia Rafael, que fará sua estréia com a camisa do Bahia. "Desde ontem [quarta-feira] que eu tinha certeza de que iria jogar, pois comecei o coletivo como titular. Estou preparado para mais este desafio na minha carreira", confessa o estreante.

Na zaga, Arturzinho surpreendeu e escalou Marcone em lugar de Alison. Fábio, vetado pelo departamento médico, será substituído por Luciano Baiano na lateral-direita. No ataque, Bruno Cazarine não se recuperou da contusão no tornozelo e cede lugar ao "talismã" Charles.

Para o treinador Tricolor, o Bahia entrará em campo com o melhor time disponível que possui. "Espero ter optado pelas melhores alternativas, pois as contusõe atrapalharam na escalação da equipe", explica Arturzinho, que tentará o primeiro triunfo do Bahia como mandante na Série B deste ano.

Avaí - Desta vez não teve mistério no Avaí. Apesar de Silas ter fechado o treino coletivo desta quarta-feira à imprensa, o treinador confirmou a equipe que enfrenta o Bahia. O técnico repete o mesmo time da partida anterior, com Ferdinando improvisado na lateral-direita.

Vice-líder da competição, com 16 pontos ganhos, o time catarinense ainda não conheceu derrota na Série B. Como visitante, o Avaí fez quatro jogos, vencendo dois e empatando outros dois - marcou dez gols e sofreu cinco -, e tem o terceiro melhor aproveitamento fora de casa.

Bahia x Avaí
Campeonato Brasileiro - Série B - 9ª rodada
Data:
04/07/2008 (sexta-feira), às 20h30
Local: Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana
Arbitragem: Fernando Rogério de Oliveira Assunção (AL), auxiliado por Otávio Correia de Araújo Neto (AL) e Julian Ferino dos Santos (AL)

 Bahia: Darci; Luciano Baiano, Marcone, Rogério e Ávine; Fausto, Emerson Cris, Rafael e Elias; Charles e Galvão. Técnico: Arturzinho

 Avaí: Eduardo Martini; Ferdinando, Ozéia, Émerson e Zé Rodolpho; Marcus Vinícius, Batista, Marquinhos e Válber; Abuda e Vandinho. Técnico: Paulo Silas


Fonte: Futebol Baiano.

(Paraibano) - Campinense ajusta time no coletivo desta sexta para estréia.

Está chegando o dia. Com 90 por cento do elenco que conquistou o Campeonato Paraibano em suas mãos, somando-se a isso alguns reforços experientes, o técnico do Campinense, Freitas Nascimento, não tem muita dor de cabeça para armar o time que mandará a campo neste domingo, contra o Santa Cruz do Recife, às 16 horas, no estádio Amigão, em Campina Grande, na estréia de ambos no Brasileiro da Série C.

Para o primeiro duelo na competição nacional, na qual volta à disputa depois de dois anos, o comandante rubro-negro deve confirmar no coletivo-apronto que realiza nesta sexta-feira no local da partida, basicamente a mesma equipe que utilizou durante o Estadual e nos últimos amistosos na fase de preparação.

As novidades, em relação ao time que faturou o título paraibano em cima do rival Treze, serão na lateral-esquerda e no ataque, devido às saídas de Fernandes, negociado com a Traffic, Fábio Júnior e Marquinhos Mossoró, que se transferiram para outras agremiações, além de Almir, reserva de luxo e que também deixou o clube pelo futebol coreano.

Para lateral-esquerda, Evaldo Bahia, que começou a temporada como titular, volta a herdar a vaga, enquanto que no ataque, Freitas vai escalar os dois Paulinhos, o Macaíba e Marília.

Assim, tomando como base a formação que iniciou o coletivo da quarta-feira e o técnico e tático de hoje, o time que vai encarar o Tricolor do Arruda será: Pantera, Fábio, Jádson, Cícero e Evaldo Bahia; Charles Wagner, Marquinhos Mossoró, Jean Alisson e Washington; Paulinho Macaíba e Paulinho Marília.

“O time não deve sofrer muitas mudanças, mesmo porque conseguimos manter a base e, além do mais, trouxemos jogadores do mesmo nível para substituírem aquelas peças importantes dentro do nosso esquema de jogo”, disse Freitas Nascimento, que está à frente do comando rubro-negro deste o início do ano, motivo principal do sucesso na conquista do Paraibano.

O Campinense terá como adversários, além do Santa Cruz, o Potiguar de Mossoró-RN e Central de Caruaru-PE, que se enfrentam no outro jogo do grupo 5 da Terceirona neste domingo.

INGRESSOS

Os ingressos para o jogo de domingo, conforme o Paraibaonline divulgou desde ontem à tarde, são mesmo R$ 10,00 na arquibanca geral, R$ 20,00 na principal (sombra) e R$ 40,00 nas cadeiras. Estudante e idoso pagarão a metade com apresentação da carteira e documento.

De acordo com o diretor de comunicação, Tiago Melo, os ingressos começam a ser vendidos a partir do meio dia deste sábado na Lojinha do clube, no Calçadão da Cardoso Vieira, centro de Campina Grande.
Fonte: ParaibaOnLine.

(Alagoano) - CSA viaja para interior baiano com time indefinido.

Em Ilhéus (BA), onde a delegação vai ficar hospedada até o dia da partida contra o Itabuna, o técnico Roberval Davino disse que vai realizar mais três treinamentos quando só então definirá a formação do CSA para a estréia no Campeonato Brasileiro da Série C.

Na manhã desta quinta-feira, no Estádio Rei Pelé, Davino testou o Azulão com dois padrões táticos: o 4-4-2 e o 3-5-2. "Preciso colher mais informações sobre o adversário bem como ainda dependo da regularização de alguns jogadores. Inclusive, por conta disso estou levando 20 atletas", justificou o treinador azulino.

Na última manobra antes da viagem o time considerado titular formou com Gilberto; Buiu, Moacri, Rodrigo e Marciano; Matteus, Du, Fabiano Souza e Márcio Diogo; Tozin e Anderson Lobão. No decorrer do treino, Roberval tirou Buiu e colocou Samuel. Promoveu ainda as entradas de Claudinho, no lugar de Fabiano Souza; e de Celsinho, no de Tozin. O zagueiro Cleberson também teve oportunidade no quadro de cima. Aliás, quando Samuel e Cleberson entraram a formação passou a ser o 3-5-2. Complementam a delegação os atletas Veloso, goleiro; Hugo, atacante; além de Magno, Gil Baiano e Carlos Renato - jogadores estes para o meio de campo. O atacante Hevandro também pode viajar, mas ainda depende de chegar em Maceió uma documentação do Anápolis (GO), clube de origem deste jogador.

Além de Hevandro, outros atletas ainda não foram regularizados, como o próprio Celsinho. O lateral-esquerdo Igor, que já está em Maceió há umas duas semanas, ainda não recebeu a rescisão de contrato do Linense (SP). A estréia do CSA é no domingo, às 16h, contra o Itabuna, no Estádio Luiz Viana Filho.

E para dar uma motivação especial ao elenco, no fim desta tarde a direção azulina liberou um mês de salário para os jogadores.
Fonte: GazetaWeb.

(Alagoano) - CRB divulga o cronograma da chegada de reforços.

Após o anúncio dos reforços, divulgado na noite dessa quarta-feira e fruto da parceria do clube com o empresário João Feijó e os ex-jogadores Alexandre Torres e Ricardo Rocha, o CRB divulga, agora, o cronograma da chegada deles na Pajuçara.

Nesta quinta-feira se apresentam o zagueiro Nem e o atacante Ítalo. Amanhã são esperados o goleiro Gatti, o volante Aldo, os laterais Erivelton e Anderson Panti, e os meias Lucas e Thales. Até domingo o meia Emerson e outro lateral, também com o nome de Anderson. E na próxima segunda-feira chega o zagueiro Eric.

A quantidade dos novos reforços não devem parar nesses onze, pois a parceria ainda deve trazer mais um meia e um lateral. Este novo elenco tem por finalidade reabilitar o Galo alagoano no Campeonato Brasileiro da Série B, que após nove rodadas ocupa a última posição, com 5 pontos positivos.

Estes jogadores vêm para o CRB a custo zero e a expectativa, agora, fica por conta da nova lista de dispensas. O primeiro a ficar fora dos planos foi o atacante Cristiano.

Outras mudanças estão na direção. O presidente executivo, Wilton Figueroa, vai se licenciar. O seu substituto, porém, ainda não está definido. Quem também está saindo do CRB é o presidente do Conselho Deliberativo, Kennedy Calheiros, que aponta até o motivo: um curso na Itália. E o seu substituto já está definido: Cícero Amélio.

Clima quente - No fim desta tarde o presidente executivo Wilton Figueroa oficializou o seu licenciamento do clube. Para o seu lugar deve assumir o conselheiro Paulo Trindade.

E na Pajuçara o clima hoje foi quente. Conforme prometido, um grupo de torcedores foi protestar e os principais alvos foram, além do dirigente Wilton Figueroa, os jogadores Júnior Amorim, Jean Carlo, Márcio e Juliano. Ovos e fogos de artifício foram jogados em direção aos diretores e jogadores presentes. Um dos atingidos foi o atleta Júnior Amorim.
Fonte: GazetaWeb.

(Piauiense) - Picos tem mais dois reforços a disposição do técnico Manta.

O técnico Pedro de Siqueira Manta, da Sociedade Esportiva de Picos, já poderá utilizar mais dois reforços para a estréia na Série C, domingo próximo, diante do Horizonte, na cidade de Picos. O goleiro Isaías e o zagueiro Sinval já tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF nesta quinta-feira (03).

Tanto Isaías quanto Sinval já são conhecidos da torcida piauiense. Isaías foi titular do Barras na Série C de 2007 e este ano defendeu o 4 de Julho no Campeonato Piauiense. Sinval, por sua vez, foi campeão da 2ª Divisão de 2007 pela Sociedade Esportiva de Picos, formando a dupla de zaga titular com Emerson.

Entre as muitas opções que terá para escalar sua equipe, o técnico Pedro Manta já conta com a grande maioria dos jogadores regularizados, dentre eles Adriano, Niel, Lano, Boni, Carlinhos, Cristiano, Val, Nal, Emerson, Fabián, Fábio, Fredson, Gefferson, Guarilha, Isaías, Sueyde, Savoca, Marcinho, Marquinhos (meia), Marquinhos (goleiro), Jamaica, Rigoberto, Rodolfo, Sinval, Rubens, Sílvio e Wellington.

Fonte: AcessePiaui.

(Maranhense) - Zagueiro do Moto Club não passará mais por cirurgia.

O Moto recebeu uma ótima notícia nesta quinta-feira (3). O zagueiro Tilão não fará mais a cirurgia no saco escrotal, pelo menos por enquanto. Com a nova tomada de decisão quanto a cirurgia do jogador, o “Papão” conta com mais esse reforço para o jogo contra o Maranhão Atlético.

O outro jogador entregue ao departamento médico do clube, o lateral direito Roni, ainda mantém os trabalhos de recuperação e só retorna a equipe nas semifinais.

O Moto, além de já está classificado, não perde mais a primeira posição desta fase inicial do primeiro turno para nenhuma equipe. O time está com 20 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, o próprio Bacabal, 15 pontos.

A última partida do Moto é contra o Maranhão, na próxima segunda-feira (7), no estádio Nhozinho Santos, às 20h30. Somente o Moto já está classificado, assim o Maranhão e as outras equipes brigam pela classificação nestas últimas rodadas.

CLASSIFICAÇÃO DO PRIMEIRO TURNO

1 - Moto – 20 pontos (mais um jogo)
2 - Bacabal - 15 pontos (finalizou os jogos)
3 - Sampaio - 15 pontos (mais um jogo)
4 - Maranhão - 13 pontos (mais um jogo)
5 - Imperatriz - 10 pontos (mais dois jogos)
6 - Itinga – 8 pontos (mais dois jogos)
7 - Santa Quitéria – 7 pontos (mais dois jogos)

Sem chances de classificação

8 - São José – 6 pontos (mais dois jogos)
9 - Nacional – 6 pontos (mais um jogo)
10 - Chapadinha – 5 pontos (mais dois jogos)

Fonte: O Imparcial.

(Maranhense) - Kléo tem nova chance de "deslanchar" no Sampaio.

O meia-atacante Kléo ganhou uma nova chance no time do Sampaio. Com a chegada do técnico Arnaldo Lira, o jogador saiu da “geladeira de Celso Teixeira” e foi escaldo para o time titular para o jogo contra o Itinga, na noite desta quinta-feira (3), às 20h30, no Nhozinho Santos.

Segundo informações do site oficial do Sampaio (www.sampaiocorreafc.com.br), Arnaldo Lira disse que não entende essa falta de confiança que os clubes do Maranhão tem em seus jogadores.

“No futebol do Maranhão acontece uma coisa que não entendo, que é a falta de confiança dos clubes no jogador da casa. É incrível isso, porque eu, quando quero reforçar os times que assumo aí fora, ou quando me pedem a indicação de um bom jogador, venho buscar aqui. Se o atleta maranhense serve para times de outros centros, claro que serve também para os daqui”, explicou.

Kléo teve passagem pelo Bragantino-SP, quando o time paulista era treinado por Lira.

“Já faz algum tempo que Kléo é visto como uma promessa. É um grande jogador. Só depende dele sair do estágio de promessa. Tem que treinar com mais afinco”, frisou.

O Sampaio entra em campo com Rodrigo Ramos; Fernandinho, Mimica, Robinho e Tica; Marcelo Mendes, Robson, Rodrigo e Ernandes; Kléo e Ivanzinho. Técnico: Arnaldo Lira.

Já o Itinga, que dispensou o meia Arilson (ex-Grêmio e seleção brasileira) entra em campo com Rafael; Alexandre, Josenilson, Rodrigo Ramos e Flávio; Everson, André, Anderson e Flávio Luís; Guto e Leandro. Técnico: Catê.

Fonte: O Imparcial.

(Cearense) - Vavá e Luiz Carlos no ataque.

O técnico Lula Pereira definiu a dupla de ataque do Ceará para enfrentar o ABC, amanhã, em Natal. Vavá e Luiz Carlos vão começar jogando no time titular. Ciel, que esteve envolvido na semana em outra polêmica, vai ficar como opção no banco de reservas. Lula quer um time atuando de forma ofensiva na capital potiguar. Até porque, o Alvinegro perdeu posições com os jogos já realizados esta semana pela nona rodada da competição e, atualmente, encontra-se em 9º lugar com 11 pontos.

O Vovô embarca para Natal nesta sexta-feira, às 13h30min. A delegação do Ceará ficará hospedada no hotel Blue Marlin Resort, na Praia do Cotovelo. Ontem, no último coletivo antes do jogo, Lula Pereira confirmou algumas mudanças na equipe. Dedé será mantido na lateral-esquerda, pois Izaquiel irá para o banco de reservas. Outra alteração é que André Rancharia sai jogando na zaga e Fábio Vidal na lateral-esquerda, enquanto Marcos Paraná também começa no time titular.

Durante o treino, os titulares formaram com Marcelo Bonan, Dedé, André Rancharia, Chicão, Cleisson e Marcos Paraná; Vavá e Luiz Carlos. Apesar de não ter escalado Ciel no time de cima, Lula Pereira salienta que deve utilizar o atleta ao longo da partida. Para o técnico alvinegro, Ciel é uma peça importante no esquema tático. "Ele pode entrar a qualquer hora", reforçou Lula.

Ontem, no hotel Praia Centro, a direção do Ceará lançou o projeto para conquistar 20 mil sócio-torcedores. Em parceria com a empresa Fan Clube, o Vovô apresentou aos jornalistas o plano de mídia com a intenção de aumentar de quatro mil para 20 mil adesões até o fim deste ano.
Fonte: O Povo.

(Cearense) - Em busca das vitórias perdidas.

O Fortaleza joga, hoje à noite, na tentativa de sair do jejum. Contra o Vila Nova, no Castelão, a equipe tenta voltar a vencer na Série B, o que já não acontece há cinco partidas. A última vez que o time ganhou foi na longínqua terceira rodada.

Cinco jogos bastaram para derrubar o Fortaleza do G-4 e encostá-lo à beira da zona de rebaixamento. Desde a terceira rodada que o time não sabe o que é vencer nesta Série B. De lá para cá foram três derrotas e dois empates. Ou seja, dois pontos conquistados em 15 possíveis. Hoje à noite, no estádio Castelão, o Tricolor tentará encerrar o jejum, que já começa a deixar o Pici sob alerta. O adversário da vez é o Vila Nova/GO.

A partida ganhou ares de decisão para o recém-contratado Barbieri. O treinador, que chegou debaixo de incertezas por parte da torcida, estreou sábado passado no comando da equipe com uma derrota em casa diante do ABC/RN. E com o Fortaleza estacionado nos nove pontos, uma derrota pode colocar o time entre os quatro últimos da Série B.

O técnico sabe que o Tricolor não atuou bem na última rodada. Assim, por desfalques e rendimentos, a escalação vai mudar. Na zaga, Juninho volta no lugar de Romário Mendes e será o companheiro de Preto. No meio, sem Simão, suspenso, Raúl ganhará sua primeira chance como titular da equipe. Contra o ABC, foi ele o autor dos dois gols do Fortaleza.

E outras mudanças estão em vista. Barbieri tem três dúvidas para montar o Tricolor. A primeira é na lateral-esquerda, onde Guto pode sair para a entrada de Eusébio. No meio, Leandro tem chances de perder lugar para Rogério. Já no ataque, Léo Jaime ameaça a vaga do experiente Lúcio. "As duas formações testadas foram bem. Uma foi mais cadenciada que a outra. Então, vou ver o que é melhor para a ocasião", explicou o treinador.

Mais do mesmo
A "seca" de vitórias do Fortaleza não tem sido novidade para o clube nos últimos campeonatos por pontos corridos. Se nesta Série B já são cinco partidas seguidas que o time não ganha, em 2007 e 2006 a situação chegou a ser bem pior.

Ano passado, por exemplo, o Tricolor chegou a ficar sete partidas sem vencer ninguém. Entre a sexta e 12º rodadas, o time amargou cinco derrotas e dois empates. Os resultados deixaram o time na zona do rebaixamento e provocaram inclusive duas mudanças de comando na equipe (Marco Aurélio foi demitido e logo depois Amauri Knevitz).

Já na Série A de 2006, o rendimento foi ainda pior (e bota pior nisso!). O Fortaleza ficou nada menos que 13 jogos em seqüência sem vencer. Foram cinco derrotas e oito empates. No final da competição o resultado não poderia ser outro: rebaixamento.

Mas em 2008 o Fortaleza ainda tem tempo para entrar nos eixos. Até mesmo Barbieri, que chegou planejando ganhar dez pontos em quatro partidas, reviu os conceitos e diminuiu as pretensões. "Nós vamos trabalhar jogo por jogo", filosofou o técnico.

BRASILEIRÃO - SÉRIE B

FORTALEZA
Tiago Cardoso; Gilberto Matuto, Juninho, Preto e Guto (ou Eusébio); Leandro (ou Rogério), Erandir, Raul e Mazinho Lima; Lúcio (Léo Jaime) e Rômulo. Técnico: Barbieri.

VILA NOVA
Max; Carlinhos, Kleber Romero e Luis Carlos; Osmar, Allison, Soares, Reinaldo e Fernandinho; Wando e Túlio. Técnico: Givanildo Oliveira.

Local: estádio Castelão
Horário: 20h30min
Árbitro: Antônio Hora Filho/SE
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto/SE e Ailton Farias da Silva /SE
Fonte: O Povo.