sábado, fevereiro 21, 2009

(Baiano) - Colo-Colo anuncia substituto do treinador Laelson Lopes.


Marcos Eugênio/Divulgação Mesmo com a vitória diante do Feirense, por 2 a 1, o treinador interino Beto Oliveira não garantiu-se efetivamente no cargo. A diretoria do Colo-Colo apresentou, nesta quinta-feira, o treinador Sérgio Oliveira, que recentemente comandou o Esporte de Patos-PB.

Com passagens pelo Galícia, Cruzeiro de Cruz das Almas, Jacobina, Sisal Bonfinense, Sport Jacuipense, Atlético de Cajazeiras-PB, Nacional de Patos-PB e Potiguar-RN, Sérgio Oliveira chegou com bastante disposição ao Tigre. "É um grupo muito bom, bem diferente do que se falava. Com certeza iremos reagir no campeonato", declarou ao Portal Futebol Baiano, por telefone.

Sérgio Oliveira é o terceiro treinador efetivo do Colo-Colo no Campeonato Baiano. O time de Ilhéus começou a temporada com Antônio Dumas, que se desligou do clube após deixar o time em último lugar. Em seguida, Laelson Lopes assumiu a equipe, mas depois de cinco jogos no comando do Tigre, pediu demissão do cargo.

O novo técnico do Colo-Colo foi demitido do Esporte de Patos-PB no início de fevereiro, após ser derrotado no clássico contra o Nacional de Patos, pelo primeiro turno do Campeonato Paraibano. Sérgio Soares deixou o time patoense com uma vitória, um empate e três derrotas.

Perdoado - Após sucessivas indisciplinas, o lateral direito Alex Santos pediu perdão à direção do Colo-Colo e está mantido no elenco. O jogador treinou, sozinho, em dois períodos nesta quinta-feira e foi reintegrado ao grupo. A diretoria do Tigre confirmou que o time não terá folga durante o Carnaval.

Para a partida contra o Bahia, na próxima quinta-feira, no Estádio Roberto Santos, o treinador Sérgio Oliveira contará com o retorno dos zagueiros Osmar e Rodrigo, que cumpriram suspensão automática contra o Feirense. O Colo-Colo ocupa a penúltima colocação no Campeonato Baiano, com apenas sete pontos somados.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Fluminense anuncia contratação de ex-volante do Bahia.

A diretoria do Fluminense acertou a contratação do volante Fausto, ex-Bahia, até o final do Campeonato Baiano. O jogador se integra ao elenco no final desta semana e começa os trabalhos sob o comando do treinador Nazareno Silva.

Faustino de Castro Lima Neto - ou simplesmente Fausto - é natural de Salvador e tem 29 anos de idade. Revelado no Guarani-SP, o volante tem passagens por Juventus-SP, União São João-SP, Rio Banco-MG e Baraúnas-RN. No Bahia, conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2007.

O novo contratado é o quarto jogador do Fluminense que vestiu a camisa do Bahia nos últimos anos. Fausto se junta ao volante Dudu e aos atacantes Harley e Amauri, com quem trabalhou no Tricolor de Aço durante o Campeonato Brasileiro da Série C.

O diretor de futebol do Flu, Jodilton Souza, afirmou que deverá anunciar a contratação de mais um lateral direito, já que conta apenas com Arley Conceição no setor. O novo nome deverá ser anunciado até o início da próxima semana.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Após chega de Zanata, Ipitanga dispensa quatro jogadores.

Depois do alívio do fim do jejum de oito jogos consecutivos sem triunfos, quando venceu o Poções por 2 a 1 na última quarta-feira, a diretoria do Ipitanga anunciou as primeiras dispensas da 'era Zanata' no Tucano. Sob a anuência no novo treinador, quatro jogadores deixaram o clube.

Os laterais Edmar e Célio, meia Jairo e o atacante Pagodinho já acertaram suas rescisões e deixaram o Ipitanga esta semana. Dos quatro, apenas o atacante Pagodinho era titular absoluto, mas perdeu a posição na partida contra o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Baiano.

Em contrapartida, o treinador Zanata já poderá contar com um reforço importante na partida contra o Feirense, na próxima quinta-feira, em Senhor do Bonfim. O meia Juninho, revelado no Corumbaense-MT e que estava no Club Destroyers, da Bolívia, já está regularizado e à disposição do técnico.

Quem ainda não possui condições de estrear com a camisa do Ipitanga é o atacante Itacaré. O jogador aguarda sua documentação chegar da Bolívia e segue treinando normalmente com o grupo, que permanecerá em atividades durante o Carnaval.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Cearense) - No Carnaval: Ferrão e Vovô voltam aos treinos.

No time coral houve folga geral. Mas o período de carnaval promete ser de muito trabalho para o elenco alvinegro. Ontem, a diretoria do Vovô divulgou a programação de trabalho nos quatro dias de festa

O dia de ontem foi de descanso para os jogadores do Ceará que atuaram na primeira partida da final do turno frente ao Ferroviário. No time coral houve folga geral. Mas o período de carnaval promete ser de muito trabalho para o elenco alvinegro. Ontem, a diretoria do Vovô divulgou a programação de trabalho nos quatro dias de festa. Só haverá folga para os jogadores no domingo. Há treinos previstos para a segunda e terça-feira. Já o Ferroviário se reapresenta hoje pela manhã na Vila Olímpica Elzir Cabral.

Em Porangabuçu, a idéia do treinador Zé Teodoro é manter os atletas focados na decisão do 1º turno. No primeiro jogo houve vitória de 1 a 0 para o Ceará. No entanto, se o Ferroviário vencer o segundo jogo, a decisão será na prorrogação.

E o Vovô tem dois desfalques importantes para enfrentar o time da Barra do Ceará. Chicão e Michel receberam o terceiro cartão amarelo no jogo da última quinta-feira. Assim, o técnico Zé Teodoro vai aproveitar os treinos para estudar os substitutos, que podem ser Luis Maranhão e Heleno.

Na Barra do Ceará, a derrota na primeira partida abateu o grupo, mas todos acreditam que o time pode reverter a situação. A motivação fica por conta dos retornos do atacante Léo Jaime e do volante Wilson. Quem fica de fora do próximo jogo é Paulo Paraíba, que recebeu o terceiro amarelo.

Fonte: O Povo.

(Cearense) - Ferdinando Teixeira perto de voltar ao Pici.

Novo técnico ainda não foi definido. A diretoria do Fortaleza continua trabalhando no sentido de contratar um novo chefe para a comissão técnica tricolor. A sexta-feira foi de reuniões e contatos em busca de um substituto para Casemiro Mior.

Depois de tentar Lula Pereira, que acabou não dando certo, a bola da vez é Ferdinando Teixeira, atualmente sem clube e com tres passagens pelo Leão do Pici. Teixeira conversou com a reportagem do Artilheiro por telefone no final da tarde e afirmou que realmente estava conversando com o pessoal do Fortaleza. No entanto disse que o acerto ainda dependerá de um novo contato a ser feito.

Ferdinando quer trazer seus auxiliares, e isso pode estar pegando, já que o vice-presidente leonino, Renan Vieira, confirmou que pretende continuar com Mirandinha e Wladimri de Jesus. Até o domingo deveremos ter a confirmação do novo treinador do campeão cearense.

Embora Ferdinando seja o mais cotado no momento, nomes como o de Márcio Fernandes, ex-Santos, e Wagner Benazzi, que estava na Portuguesa de Desportos e que já comandou o tricolor cearense, também aparecem como opções.

Fonte: Artilheiro.

(Alagoano) - CRB dispensa nove jogadores.

O Clube de Regatas Brasil (CRB) divulgou, na tarde desta quinta-feira (19), a lista com os nomes dos nove jogadores que serão dispensados. Irão deixar o time o goleiro David, os laterais Milton e Fabinho, o zagueiro Tiago, o volante Dionísio, os meias Lucas e Abel, os meias-atacantes Ednaldo e o atacante Maurício Pia.

Mas a boa notícia é que o Galo da Pajuçara anunciou a contratação de reforços. Segundo o técnico Júnior Espinosa, seis jogadores deverão ser contratados, sendo dois meias, dois atacantes, um lateral-direito e um zagueiro.

Fonte: Tudo na Hora.

(Alagoano) - Aliança formada no CSA.

Aconteceu a tão esperada reunião com o grupo de Abel Duarte e Cícero Cavalcante. Nela ficou definido que os grupos vão se unir em prol de um CSA mais forte. Nem um membro da atual direção será substituído, permanecendo todos nos seus respectivos cargos.

No encontro também foi discutido sobre o novo técnico e reforços, nada ainda está definido. Nos próximos dias, vai acontecer outra reunião, para aí sim, definir quem será o treinador azulino.

Fonte: Portal Azul

(Paraibano) - Simões pede quatro reforços.

O técnico Maurício Simões após ter feito uma avaliação do elenco que encontrou no Botafogo e de ter elogiado o material humano a sua disposição, não se fez de rogado e já pediu quatro contratações para a equipe. "Fiquei feliz com os jogadores que encontrei no Botafogo".

Foi assim que Simões definiu o elenco botafoguense nos dois primeiros dias de trabalho. Ele requisitou da diretoria a contratação de um lateral-direito, um meia e dois atacantes.

Segundo o comandante do time pessoense, “esses atletas virão para reforçar ainda mais o elenco do Botafogo, pois, algumas posições precisam de pelo menos três jogadores”.

Contundidos – No Departamento Médico do “Belo” estão o atacante Lindoval e o zagueiro Pedrosa. Ambos não participaram dos treinamentos desta semana, devido a contusões musculares.

A contusão de Lindoval é mais leve e ele deve voltar a treinar nesta sexta-feira. Já a lesão do zagueiro Pedrosa é requer um pouco mais de atenção.

Fonte: Agora Esportes.

(Paraibano) - Campinense de olho no clássico.

Depois de conseguir um bom resultado fora de casa na estreia da Copa do Brasil, quarta-feira passada, a equipe do Campinense se reapresenta hoje à tarde, na Bela Vista.

O empate diante do Misto-MS (1 a 1), em pleno estádio ‘Madrugadão’, na cidade de Três Lagoas, fez muito bem ao time, que está ansioso pela classificação inédita na segunda fase da competição nacional.

Mas antes do jogo de volta (dia 4 de março), pela primeira fase da Copa do Brasil, as atenções dos rubro-negros se voltam totalmente para as disputas das finais do primeiro turno do Campeonato Paraibano.

Para o primeiro compromisso frente ao maior rival, o Treze Futebol Clube (pela primeira partida da semifinal), na próxima quinta-feira à noite (26), o técnico Freitas Nascimento poderá contar com o meia Washington, que cumpriu suspensão no jogo diante do Botafogo, pela última rodada da fase de classificação do primeiro turno.

Washington, aliás, ficará de fora da partida de volta diante do Misto, já que foi expulso no jogo de ida.

“Desempenhamos um bom papel na estreia da Copa do Brasil, mas agora temos que focar no clássico da quinta-feira, que valerá uma vaga na final do turno do Campeonato Paraibano.

Com muita determinação, vamos para o jogo contra o Treze em busca da vitória”, declarou Freitas.

Quem também está otimista para o Clássico dos Maiorais é o lateral-direito Fábio Santana, autor do gol da Raposa no Mato Grosso do Sul.

“Depois de conseguirmos um bom resultado na Copa do Brasil, queremos a vitória no clássico diante do Treze, para ficarmos cada vez mais próximos do título do turno.

Sabemos que o jogo será complicado, mas se Deus quiser, conseguiremos o resultado positivo”, declarou Fábio, que é conhecido no Alto da Bela Vista como o “lateral dos gols decisivos”, já que na última Série C, o atleta marcou no jogo de estreia da Raposa contra o Santa Cruz-PE, no Amigão, quando o placar era de 1 a 1; além dos gols decisivos diante de Salgueiro-PE e ASA-AL.

No atual Paraibano, Fábio já deixou sua marca, fazendo o gol da vitória diante do Nacional de Patos, tirando a invencibilidade do alviverde no José Cavalcante.

A programação da comissão técnica elaborada para o time do Campinense neste período de carnaval inclui a realização de treinos amanhã, nos dois períodos.

Fonte: Jornal da Paraiba.

(Paraibano) - Betinho deixa Inter e vai pra Caicó.

O meia Betinho, 42, o principal destaque do Internacional no primeiro turno do Campeonato Paraibano 2009 está se transferindo para o Corintians de Caicó, Rio Grande do Norte. Ele acertou sua transferência ontem.

O time do Rio Grande do Norte está sendo comandado por Washington Lobo e luta para não ser rebaixado. Mas, Betinho admite que vai lutar para ajudar o Corintians.

Betinho é um dos jogadores que mais ganhou títulos no Campeonato Paraibano, vestindo a camisa de Confiança de sapé, Santa Cruz de Santa Rita, Botafogo e Auto Esporte. Ele também jogou no Campinense.

Em 1999 defendeu o Fluminense Carioca, na época comandado por Carlos Alberto Parreira, onde ficou cinco meses.

Fonte: Só Esporte.

(Cearense) - Fortaleza demite treinador Mior..

O time do Fortaleza foi dormir sem treinador na noite de ontem. A demissão de Casemiro Mior foi definida após uma reunião entre o presidente Lúcio Bonfim, o vice, Renan Vieira, e o gerente de geral, Paulo Pelaipe. A diretoria trabalha com vários nomes para assumir o comando da equipe.

Apesar da dispensa, Renan Vieira fez questão de elogiar o trabalho do técnico. ´O menos culpado pela má campanha da equipe é ele, mas, infelizmente, tivemos que mudar. Sabemos que ele é um bom profissional, trabalhador, mas futebol é resultado´, explicou o dirigente.

Até a partida da última quarta-feira, Mior estava prestigiado no clube. A paciência dos dirigentes chegou ao fim no jogo contra a Desportiva/ES. ´Avaliamos que o time começou bem, mas deixou cair o rendimento e podíamos ter perdido. Se o time já não vinha bem no Estadual e já começou preocupando na Copa do Brasil, acabamos optando pela mudança´, afirmou Vieira.

Perfil

O vice-presidente do clube disse que a diretoria está trabalhando com diversos nomes, mas não quis entrar em detalhes.

Vieira informou que o treinador procurado deve ser disciplinador, exigente e conhecedor do mercado, mas não deve ser caro. ´Estamos querendo alguém capaz de realizar um trabalho compatível com as condições atuais do clube, pois não podemos gastar muito dinheiro´, ressaltou.

Até que os dirigentes batam o martelo por um novo treinador, quem comanda o Leão é o auxiliar técnico Mirandinha.

SAIBA MAIS

Números
Sob o comando de Casemiro Mior, o Tricolor do Pici obteve 4 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, com 20 gols marcados e 14 sofridos

Desempenho
Nos primeiros 12 jogos do ano, a equipe conseguiu 47,22% dos pontos. Em 2008, desempenho foi pouco superior: 52,77%

Fonte: Diario do Nordeste.

(Potiguar) - Baraúnas cheio de problemas para encarar líder Assu.

Um quebra-cabeça. Com essa resposta o técnico interino do Baraúnas Rocelito Miranda definiu a missão de escalar o tricolor, para enfrentar o Assu, pela décima rodada do estadual.

Após perder Índio e Eraldo, dupla de zaga titular do Leão, Miranda recebeu más notícias vindas do departamento médico do Baraúnas. Leo Marinho voltou a sentir a contusão no tornozelo esquerdo e foi vetado para a partida. O substituto imediato do ala é o lateral-zagueiro Mercinho. No entanto, ele sentiu uma fisgada no músculo da coxa esquerda durante o treino dessa tarde e foi retirado da atividade. O jogador também virou uma incógnita para amanhã (21). Rodrigo deve assumir a camisa 6 do Baraúnas.

Para completar as ausências no sistema defensivo do Baraúnas, Adriano segue tratamento na coxa direita e preocupa a comissão técnica. O jogador está sob os cuidados intensivos do DM tricolor e será reavaliado amanhã para saber se tem condições de jogo. Se não atuar Diego ocupará seu lugar.

Heuber e Maurício Pantera também não participaram da atividade. O volante se recupera de uma pancada no braço esquerdo, sofrida no jogo contra o Santa Cruz, o atleta foi relacionado para a partida e fará testes no vestiário para saber se poderá jogar. Já Pantera sentiu incomodo no músculo adutor da coxa direita e realizou tratamento com o preparador físico João Paulo, o atacante é o que menos preocupa para a partida de amanhã. A única boa notícia da tarde foi a regularização do zagueiro Vinícius. Seu nome já consta no BID da CBF e o atleta está apto para atuar contra o Assu.

Assim o técnico Miranda deverá escalar o Baraúnas com a seguinte formação: Isaías, Diego (Adriano), Moisés, Vinicius e Rodrigo (Mercinho); Ewerton, Mercinho (Heuber), Paulinho e Josicley; Robertinho e Maurício Pantera.

Fonte: Site do Baraúnas.

(Potiguar) - América continua com a novela "Terceiro".

O torcedor americano ainda vive a expectativa pela confirmação oficial do retorno de Júlio Terceiro ao clube. O jogador segue em Bauru, esperando uma liberação do presidente do Noroeste, Damião Garcia.

No CT Abílio Medeiros, os jogadores que participaram da vitória contra o Coríntians, em Caicó, realizaram apenas um trabalho regenerativo.

De acordo com o diretor de futebol do América, Marcus Meira Pires, a diretoria do Noroeste está dificultando a liberação do jogador. “Existe uma multa de rescisão contratual normal, nada fora do comum.

O problema é que o Noroeste não quer liberar o jogador, pois ainda tem interesse em utilizá-lo. Mas o nosso acerto com Júlio (Terceiro) continua.

Falta apenas ele conseguir a liberação por lá”, disse. Marcus Meira espera que o jogador possa retornar ao América depois do Carnaval.

Uma das alternativas pensadas era a de o América assumir o pagamento da multa e, depois, descontar parceladamente do salário do jogador, que já enviou o carro para Natal.

No centro de treinamentos, em Parnamirim, o treinador Tita deixou claro que ainda não é momento para comemorações. “Apresentamos uma considerável melhora nas duas últimas partida, mas ainda não há motivos para comemorar. Vamos continuar trabalhando forte para chegar na última rodada bem contra o Real Independente”.

Segundo Marcus Meira, o elenco do América irá treinar todos os dias durante o carnaval.

Fonte: Tribuna do Norte.

(Sergipano) - Confiança terá três desfalques.

Após a vitória contra o Sete de Junho, o Confiança retornou aos treinamentos ontem, na academia de uma universidade particular, a fim de fazer um trabalho de resistência muscular localizada. Para enfrentar o São Domingos na próxima quinta-feira, o líder do Campeonato Sergipano, até o momento, terá três desfalques. George, Robinho e Éder foram punidos com o terceiro cartão amarelo, contra o Sete de Junho.

Como folga nesse fim-de-semana por conta do feriado, o técnico Luiz Carlos Cruz vai aproveitar os treinamentos para treinar algumas variações táticas. “Quando nos apresentarmos na segunda-feira, começaremos a pensar nos substitutos de George, Robinho e Éder. A partir daí, vamos utilizar alguns esquemas táticos, como por exemplo, o 3-5-2, 4-4-2, 4-3-2-1 e por aí vai. Em seguida, analisaremos o time ideal, para enfrentar o São Domingos”, esclareceu Cruz.

Desde anteontem, o zagueiro Michel Baggio, 27 anos, treina fisicamente. Na tarde de ontem não foi diferente. Ele acompanhou o grupo e fez um trabalho de resistência muscular localizada. “Estou feliz em ter vindo para o Confiança. Vou treinar bastante para ajudar ao grupo”, disse Baggio.

Departamento médico

A comissão técnica do Confiança recebeu ontem duas boas notícias. A primeira, é que o lateral-esquerdo Ramon, não vai precisar mais operar. O atleta vai começar a treinar com bola. A segunda, trata-se do meia Juninho Cearense, que fez uma ultrassonografia e foi liberado pelo Departamento Médico do Dragão.

Há mais de 20 dias, Ramon sofreu uma fratura, nos dois dedos da mão esquerda. De lá para cá, o atleta tem feito fisioterapia e trabalhado fisicamente. “O médico Daniel Bispo me examinou e, disse que não é mais preciso, fazer a cirurgia. Após o Carnaval, ainda vou tirar uma radiografia”, explicou o atleta.

Fonte: Jornal da Cidade.

(Potiguar) - Erandy é o nome da vez no Baraúnas.

O Baraúnas que com a vitória sobre o Macau, aos 51 minutos do segundo tempo, assumiu a quarta colocação do Estadual e manteve vivas as chances de chegar na final do primeiro turno, está perto de fechar um acordo com o treinador Erandy Montenegro. As partes estão conversando e segundo o ex-comandante alecrinense a proposta salarial está próxima do que ele pretende.

Se o acordo for fechado, amanhã Erandy pretende acompanhar a partida em Assu, contra os donos da casa, onde o Tricolor fará uma partida considerada fundamental em termos de classificação. “A conversa está se desenrolando bem e podemos chegar a um acordo.

Caso isso ocorra, já quero de alguma forma estar ao lado da equipe na partida contra o Assu. Se não for para um contato mais direto, quero estar lá para passar alguma orientação ao Miranda e quem sabe até ficar à disposição para aquele papo de vestiário”, disse o técnico.

Optando por deixar a situação sempre no condicional, Erandy Montenegro ressaltou que antes de fechar contrato, pretende saber quais as pretensões da diretoria em relação a equipe no Estadual, onde eles vão querer chegar e qual o objetivo após a competição. “Não sou o tipo de profissional que se me colocarem um salário bom eu assumo qualquer coisa.

Gosto de me aprofundar bastante para saber o que tipo de compromisso eu estarei para assumir. Assim, mais tarde, evita que sejam realizadas cobranças exageradas. Minha conversa com a diretoria está sendo bastante proveitosa e franca”, ressaltou Erandy.

Em Mossoró a conversa dos dirigentes dão conta que o acordo já está sacramentado.

Fonte: DN online.

(Sergipano) - Abalado, o Sergipe tenta esquecer o último empate.

Não é muito bom o clima do Sergipe, depois do empate com o Guarany, quinta-feira, no Estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha. O resultado manteve a equipe numa posição indesejável na tábua de classificação do campeonato e o fato não foi bem recebido por alguns dirigentes rubros que querem, a qualquer custo, que a equipe reencontre o mais rápido possível o que a torcida colorada mais espera: a vitória.

Ontem à tarde, durante a reapresentação do plantel, no Estádio João Hora de Oliveira, após o que pode ser chamado de “fiasco”, frente o Galo do Sertão, principalmente, se medidas as condições materiais dos dois times, os jogadores participaram de uma atividade física regenerativa, orientada pelos professor Claudemir Menezes. O ensaio marcou o início dos preparativos para o difícil compromisso da próxima quinta-feira, contra o Sergipe, no Batistão, quando o técnico Quinto Barbosa vai cobrar da equipe uma postura diferente da apresentada diante dos porto-folhenses.

“O Sergipe não realizou uma grande partida, notadamente, no segundo tempo, quando, mesmo em vantagem no placar, permitiu o adversário exercer uma forte pressão que resultou no gol do empate. Vou conversar com o grupo e expor a forma como o time se comportou do primeiro ao último minuto do jogo, apontando as falhas e os acertos”, disse o técnico do hexacampeão do Estado.

A programação do Sergipe para o clássico com o Itabaiana prossegue, no primeiro expediente deste sábado, quando o elenco realiza outro trabalho físico e folga no segundo. O domingo será livre para todos, mas na segunda-feira acontece uma nova reapresentação para a retomada da preparação rubra para a peleja com o tricolor serrano. No dia seguinte, a comissão técnica trabalha a equipe pela manhã e tarde, ficando para o horário matinal da quarta-feira para o tradicional recreativo, seguido pelo regime de concentração.

Problemas

Para o clássico com o Itabaiana, o técnico Quintino Barbosa conta com problemas de ordem médica. É que Alex Xavier, Jamisson, Alex Fumaça e Diego Patriota, todos contratados como grandes reforços para o ano do centenário do clube, permanecem em processo de recuperação, mas sem data definida para retorno às atividades. Dos quatro profissionais, o que menos preocupa é Diego Patriota, que com uma contratura na coxa direita, segunda-feira, poderá ficar à disposição de Quintino Barbosa.

Fonte: Jornal da Cidade.

(Baiano) - Vitória contrata chileno Saavedra.

A diretoria do Vitória acertou a contratação de mais um reforço para a temporada 2009. Trata-se do zagueiro chileno Nelson Saavedra, de 19 anos, que assinou contrato com o Rubro-negro até o final do ano.

Natural de Santiago, Nelson Saavedra Sanchez começou sua carreira nas categorias de base do Clube Deportivo Palestino, do Uruguai, clube que defendeu até o final de 2008.

Além de ter feito testes no Real Madrid, Saavedra também foi especulado pelo Coritiba no início deste ano, mas a negociação não foi concretizada. O lateral direito Saavedra, como era anunciado no Coxa não fechou sua negociação, pois segundo informações vindas da capital paranaense o atleta teria interesse em jogar no Coritiba e fazer trampolim para a europa, a matéria relata o seguinte: Saavedra é considerado um lateral que chega bem ao ataque, apesar de um pouco afoito nos cruzamentos. No entanto, na defesa, é considerado muito bom e promissor. O maior problema da contratação, caso ela seja concretizada, é que Saavedra pensa em fazer do Coxa um trampolim para a Europa. Matéria publicada no site Parana Online em 10/01/2009 às 02:36:46.

O jogador já fez exames médicos no Rubro-negro e está a disposição do treinador Mauro Fernandes. Nelson Saavedra chega ao clube para disputar posição com os zagueiros Anderson Martins, Thiago Gomes, Wallace e Victor Ramos.

Mais um estrangeiro - Saavedra será o terceiro jogador de fora do país que integrará o elenco do Vitória em 2009. Antes do zagueiro, o goleiro Viáfara e o meia Javier Reina, ambos colombianos, já estavam confirmador.

Reina é o próximo a chegar na Toca do Leão. O meia já regularizou a sua situação no Cruzeiro e chega à Salvador no final da manhã deste sábado.

O jogador também assinará contrato com o Leão até o final da temporada.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Potiguar) - ABC tem que vencer hoje e secar pelo menos quatro adversários.

Vencer e secar. É com este pensamento que o ABC entra em campo hoje à tarde, às 16h30, para enfrentar o vice-lanterna e desesperado Real Independente no estádio Frasqueirão. O time de Heriberto da Cunha precisa dos três pontos para atingir 19 na competição e depois torcer contra Santa Cruz, Assu, Baraúnas e Potyguar-CN para chegar a decisão do turno. A grande novidade de hoje pode ser a presença do meia Sandro, iniciando a partida como titular pela primeira vez desde que voltou ao clube, há cerca de 15 dias.

“A nossa intenção é iniciar a partida com o Sandro, até porque o Marcos Paraná ainda está entregue ao DM. O jogador ainda não está no seu ideal físico e reclama de dores musculares, mas se tiver bem no dia do jogo, vamos começar com ele”, adiantou Heriberto. Sem poder contar também com Erandir, Simão e Gaúchos, suspensos, o técnico alvinegro praticamente já definiu os substitutos. Na zaga, Cauê está de volta, enquanto Fabiano segue improvisado na cabeça da área na vaga de Erandir. O restante do time será o mesmo que bateu o Potyguar.

“Estamos na briga e precisamos vencer o Real. Respeitamos o time deles, mesmo sabendo que eles estão na luta para não serem rebaixados e vem de maus resultados. Esse será nosso último jogo e precisamos vencer a todo custo. Vamos buscar o gol do primeiro ao último momento”, disse o meia/atacante Ricardinho, que deve iniciar a partida como opção no banco de reservas. Para dar mais ânimo aos alvinegros, uma vitória do ABC acaba com as do chances do rival América de chegar a final do turno. Se atingir os 19 pontos, o time de Ponta Negra terá que secar Baraúnas, Santa Cruz, Assu e Potyguar-CN.

Assu e Santa Cruz podem tirar ABC e América da final

A dupla da capital está nas mãos dos dois líderes do Estadual. Caso o Santa Cruz bata o antepenúltimo colocado Coríntians de Caico no estádio Bezerrão, e o Assu supere o Baraúnas no Edgarzão, ABC e América estarão independente de qualquer resultado, fora da decisão do primeiro turno. A partida do Assu vai marcar a saída do técnico Hugo Sales do comando. Sales recebeu proposta irrecusável do CSA e viaja nesta segunda para assumir o clube alagoano.

ABC:
Ranieri; Elton, Cauê, Ben-Hur e Delano; Fabiano, Tales, Gabriel e Sandro (Tiago); Paulinho Macaíba e Ivan. Técnico: Heriberto da Cunha

Real:
Ferreira; Sandro, Marcelo, Marcelão e Leléo; Gil, Márcio, Manoel e Paulinho Andrade; Roni e Café. Técnico: Lourenço

Árbitro: João Batista Bezerra
Local: Frasqueirão, às 16h30

Fonte: Site ABC.

(Pernambucano) -Bittencourt muda formação do Santa para brigar por Copa do Brasil.

Atacante Pedro Henrique será titular ao lado de Marcelo Ramos e Márcio Barros.

O Santa Cruz terá uma tarefa difícil para seguir na Copa do Brasil. Para conseguir o resultado que interessa ao Tricolor, uma vitória por três gols de diferença, o técnico Márcio Bittencourt deve fazer mudanças no time.

O treinador já deixou claro que o time terá três atacantes. Pedro Henrique, que há muito tempo vem sendo cobrado para estar entre os titulares, ganhou uma vaga ao lado de Márcio Barros e Marcelo Ramos.

Esta não será a única mudança. O meio-campo Leandro Gobatto, bastante criticado pelo fraco desempenho nos jogos, será substituído por Roger. O jogador tem entrado bem no segundo tempo e também deve estar entre os titulares.

A mudança deve ocorrer antes do jogo de volta contra o Americano, dia 5 de março, no Arruda. A intenção do treinador e armar o time com essa formação já no domingo (01) de março, quando encara o Sete de Setembro, no Arruda, na estreia do returno do Pernambucano.

Fonte: Pe360graus.

(Pernambucano) - Ciro recebe proposta para deixar o Sport.

Panathinaikos, da Grécia, estaria disposto a pagar R$ 10 milhões para ter o atacante no elenco.

Ciro foi decisivo na vitória do Sport na estreia da Libertadores. Por conta da atuação, o atacante começa a despertar interesse em clubes do exterior. O primeiro clube interessado é o Panathinaikos, da Grécia, que estaria disposto a desembolsar R$ 10 milhões para ter o atacante no elenco.

A diretoria do Leão confirma o interesse no atleta, mas de um clube brasileiro. Sobre a oferta dos gregos, não chegou nada de oficial para os rubro-negros.

Antecipando o assédio, o Sport renovou o contrato de Ciro até agosto de 2013. a multa rescisória estipulada no contrato varia de R$ 20 milhões para uma transferência nacional e R$ 40 milhões se o jogador for para um clube do exterior.

Fonte: Pe360graus.

(Pernambucano) - Náutico ganha reforços para a zaga contra Cabense.

Asprilla e Toninho estão liberados pelo departamento médico e devem jogar Quarta-feira de Cinzas.

Nem todas as notícias foram negativas esta semana nos Aflitos. Após perder seis jogadores para a estreia no returno do Campeonato Pernambucano, o técnico Roberto Fernandes acabou ganhando, ao menos, dois reforços. Todos na zaga, setor que preocupava o treinador, já que Gladstone e Galiardo estão suspensos.

Os zagueiros Asprilla e Toninho foram liberados pelo departamento médico e podem entrar no time titular, na Quarta-feira de Cinzas, contra a Cabense, no Estádio Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho.

Asprilla está, inclusive, regularizado e já treinou entre os titulares. Toninho participou dos treinos físicos e também confirmou que está pronto para jogar. “Não senti nada durante os treinos e estou a disposição para o treinador. Vou ganhando ritmo nos treinamentos”, explicou.

OLINDO
Quem também deve ser relacionado para o jogo é o zagueiro Onildo, que estava emprestado ao América-RN. O jogador estava fazendo tratamento nos Aflitos e, por conta dos desfalques, foi convocado para voltar a integrar o elenco timbu.

Fonte: Pe360graus.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

(Paraibano) - Treze oficializa a contratação do lateral-esquerdo Cléber, que estava em Portugal.

Confirmado. O Departamento de Futebol do Treze oficializou esta tarde a contratação do lateral-esquerdo Cléber Manttuy, de 26 anos, com passagens por Santa Cruz, Sport-PE, Ponte Preta, Marília-SP, próprio Treze, em 2006, e que estava no Acadêmica Coimbra, de Portugal, chega nesta quinta como novo reforço do time para o Paraibano.

O jogador iniciou sua carreira nas divisões de base do Santa Cruz-PE, onde se destacou. Além do Santa Cruz, o lateral teve passagens por Sport-PE, Central-PE, Paysandú-PA, Marília-SP, União Barbarense-SP, Atlético Sorocaba-SP e Ponte Preta-SP. No futebol do exterior, jogou também no Villareal (Espanha) e Peñarol (Uruguai).

O atleta teve uma breve passagem pelo Treze no final do ano de 2006, quando o time alvinegro era comandado pelo técnico Paulo Moroni.

De acordo com informações do site oficial do clube, Cléber deve se apresentar ao treinador Marcelo Villar até o final desta quinta-feira.

Ficha do atleta
Posição: Lateral-esquerdo
Idade: 26 anos
Altura: 1,78
Peso: 76
Naturalidade: São Bernardo - SP
Nascimento: 24-03-1982
O clube ainda tenta fechar com mais um zagueiro e um meia de ligação para sequência do Estadual. O último reforço anunciado oficialmente pela diretoria foi o meia Alexandre Silva, ex-Boa Vista-RJ.

Enquanto espera por novas contratações, o técnico Marcelo Vilar segue treinando o time para o clássico contra o Campinense, na próxima semana, que será o primeiro do confronto valendo vaga na final do primeiro turno.

Fonte: Paraiba Online.

(Paraibano) - Campinense, Sousa e Nacional estão desfalcados para primeira rodada.


Oito jogadores estão punidos e não poderão jogar na primeira rodada da fase semifinal do primeiro turno – Campeonato Paraibano 2009, marcada para o próximo dia 26.

O site soesporte.com.br apurou os nomes dos punidos junto ao departamento técnico da Federação Paraibana de Futebol, de acordo com levantamento do assessor, José Araújo.

O Campinense que enfrenta o Treze, no Estádio Amigão, em Campina Grande, fica sem três jogadores para a primeira rodada da fase semifinal e não conta com o lateral Fábio Santana, o volante Charles Wagner e com o ala Fernandes, que receberam o terceiro cartão amarelo.

Já o Nacional de Patos não terá para o jogo contra o Sousa os zagueiros Alisson e Alan Farias, punidos com o terceiro cartão amarelo, e com o volante Marcilio, que foi expulso.

E o Sousa fica sem o meia Miltinho (foto) e o lateral Denis, todos punidos com o terceiro cartão amarelo.

Fonte: Soesporte.com.br

(Maranhense) - Sampaio vence, mas quem dá show é a torcida.

Milhares de torcedores do Sampaio Corrêa foram ao Estádio Municipal Nhozinho Santos na noite da última quarta-feira (18), para vibrar, incentivar, cantar e principalmente saborear a vitória do Tubarão por 3×2 sobre a equipe do Figueirense-SC, em partida realizada pela Copa do Brasil.

Os torcedores da Tubarão da Fiel marcaram presença e simplesmente embelezaram as arquibancadas do Nhozinho Santos com sua alegria e empolgação.

O Sampaio venceu, mas quem deu show foi a torcida boliviana, que com seus bandeirões, faixas e ao ritmo de muitas canções de amor e de provocação ao adversário, transformou o estádio em um verdadeiro ‘caldeirão’ tricolor.

Com uma postura bastante ofensiva, o time comandado pelo técnico Vinicius Saldanha surpreendeu a equipe catarinense logo nos primeiros minutos de bola rolando. O zagueiro Leandro abriu o placar aos 24 do primeiro tempo. Dois minutos depois Tico Mineiro ampliou em cobrança de pênalti.

O time adversário marcou com Bruno Perone aos 36. Na segunda etapa o Tubarão demorou apenas 6 minutos para que Tico Mineiro marcasse mais uma vez, deixando o placar em 3×1. O Figueirense, aproveitando os espaços deixados pelo Sampaio, após expulsão de Tica logo aos 16 minutos, dominou o restante da partida e aos 42 da etapa final, o atacante Marcelo diminui para 3×2.

A partida de volta está marcada para o dia 4 de março na cidade de Florianópolis, e o time maranhense joga por um empate.

Fonte: O Imparcial.

(Pernambucano) - Com show de Ciro, Sport faz 2 a 1 no Colo Colo.

Atacante abriu o placar aos seis minutos do jogo e ainda deixou
Wilson frente a frente com o goleiro para ampliar.

Após 21 anos sem disputar a Copa Libertadores, o Sport volta à competição com uma vitória por 2 a 1 contra o Colo Colo, em pleno Estádio David Arellano, em Santiago. A vitória deixou muito mais do que otimistas os pouco mais de mil torcedores que viajaram ao Chile para acompanhar o jogo e para os que lotaram o salão nobre da Ilha do Retiro. O sentimento era de euforia e de plena confiança na equipe.

O atacante Ciro justificou o assedio da imprensa chilena abrindo o placar logo aos 6 minutos de jogo. No final do primeiro tempo, o Leão ampliou numa outra bela jogada do atacante, que deixou Wilson na frente do gol para fazer 2 a 0.

O Colo Colo descontou aos 25 minutos do segundo tempo, com um chute a queima roupa, na entrada da pequena área, do atacante Lucas Barrios.

O próximo confronto do Sport pela Libertadores é no dia 04 de março contra a LDU, atual campeã do torneiro, na Ilha do Retiro.

O JOGO
Aos seis minutos do primeiro tempo, o atacante Ciro justificou o assédio que sofreu da imprensa chilena. Após uma jogada na área, iniciada no cruzamento de Moacir, Ciro abriu o placar, após o desvio de cabeça de Paulo Baier. A bola sobrou para o atacante, que dividiu com o goleiro Muñoz. O zagueiro Mena ainda tentou tirar em cima da linha, mas a bola já tinha entrado.

Minutos depois, o Colo Colo teve uma boa chance de empatar. O atacante Lucas Barrios recebeu com açúcar na entrada da área, invadiu a área sem dar chances para o zagueiro Igor, mas acabou chutando para fora.

Após o gol, o Leão recuou e teve que segurar a pressão do time chileno. Aos 30 minutos, Hamilton parou com falta o meio-campo Salcedo e acabou recebendo o primeiro cartão amarelo do jogo.

Com o recuo, o meio-campo rubro-negro acabou deixando Ciro isolado no ataque, que se esforçou para tentar aproveitar os lançamentos direto da defesa. Apesar de brigar muito, a zaga do Colo Colo levou vantagem nas três tentativas do atacante.

A chance mais clara do Colo Colo veio numa cobrança de escanteio aos 38 minutos. A bola passou por toda a zaga do Sport, na pequena área, e o zagueiro chileno Riquelme cabeceou livre de marcação para fora.

Após o susto, o Leão voltou a levar perigo ao time chileno. Dutra cruzou na área e a bola atravessou toda a pequena área até sobrar como Moacir, na direita. Mas o lateral improvisado não conseguiu bater em gol.

A jogada animou os rubro-negros, que aos 42 minutos trabalhou bem a bola na intermediária até Wilson arriscar o chute. A bola saiu sem força, facilitando a defesa de Muñoz.

Dois minutos depois, o alerta leonino surtiu efeito. Num passe errado de Moya, Ciro aproveitou para passar com um lindo drible por Delgado e deixar Wilson de frente para o gol. O camisa 17 do Sport entrou na área e bateu na saída do goleiro Muñoz para fazer 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO
Para tentar reverter a desvantagem, o técnico Marcelo Barticciotto tirou o volante para a entrada do atacante Carranza. E logo nos primeiros minutos, o atacante recebeu um cartão amarelo por simular um pênalti.

Após muita correria e bastante isolado no ataque, Nelsinho Batista tirou, aos 20 minutos, Ciro para a entrada de Weldon. O Colo Colo também mudou. Jará deixou o campo para a entrada de Opazo.

A pressão chilena aumentou e a zaga do Leão acabou sofrendo com a marcação. Tanto, que César e Igor tomaram cartão amarelo em lances muito próximos.

De tanto insistir, aos 25 minutos o Colo Colo conseguiu diminuir o placar. O gol veio numa bola cruzada pela direita. A bola sobrou na entrada da pequena área para Lucas Barrios dominar e chutar. Magrão ainda tentou a defesa, mas a bola acabou entrando.

Um minuto depois, Carranza arriscou de fora da área e Magrão fez uma ótima defesa, evitando a bola entrar no ângulo. Após o lance, Nelsinho decidiu fazer mais uma mudança. Ele tirou Paulo Baier para a entrada de Fumagalli e, em seguida, Wilson por Sandro Goiano, para reforçar a marcação.

A mudança deu mais fôlego ao Sport que conseguiu sair mais para o ataque. Mesmo assim, foram poucas as oportunidades de marcar até o árbitro argentino Saúl Laverni apitar o final do jogo.

Fonte: Pe360graus.

(Pernambucano) - Copa do brasil: Santa não resiste e perde por 2 a 0 para o Americano.

Tricolor precisa agora vencer por três gols de diferença para seguir na Copa do Brasil.

O Santa Cruz não resistiu e acabou derrotado por 2 a 0 pelo Americano na estreia da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (18), no estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Éberson marcou os dois gols do jogo, ambos na primeira etapa.

O jogo de volta entre as duas equipes está marcado para o dia 5 de março, às 20h30, no Arruda. Para se classificar, o Tricolor precisa agora vencer por três gols de diferença, isto se não tomar gol no Arruda.

Caso sofra gol em casa, o Tricolor terá que vencer por quatro gols de vantagem. O placar de 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Já o clube do Rio de Janeiro pode perder por um gol de diferença, ou até dois, desde marque um no Recife.

O JOGO
O time de Campos não perdeu tempo, partiu para cima e abriu o placar logo aos dois minutos. Diego tocou para Éberson invadir a área e marcar. A zaga pernambucana parou reclamando impedimento.

Aos 15, após uma falha na intermediária do Santa, Kiesa se aproveitou e lançou Éberson, que de novo, não desperdiçou e marcou. O time alvinegro poderia ter marcado o terceiro com Ernani, que driblou três jogadores e acertou a trave aos 40 do primeiro tempo.

O time coral estréia no segundo turno do Campeonato Pernambucano na segunda-feira, dia 2, recebendo o Sete de Setembro. O Americano só joga pelo Carioca no próximo dia 7 ou 8, contra o Volta Redonda, fora de casa.

Fonte: Pe360graus.

(Potiguar) - Potiguar deverá ter retorno e estréias contra o Assu nesta quinta.

Mudanças a vista para o importante jogo do Potiguar, contra o Assu, nesta quinta-feira (19), no Nogueirão.

Na manhã desta quarta-feira (18), durante o treino de apronto no campo da Ufersa, o treinador Miluir escalou entre os titulares o volante Ricardo Lima, regresso de uma contusão, Marcelo Lopes, também volante, e o atacante Biula, ratificando a posição anunciada no dia anterior.

O rendimento agradou ao treinador que já havia revelado o desejo de contar com ambos para a partida contra o Camaleão.

Sobre os novatos Marcelo Lopes e Biura, a dúvida é sobre suas regularizações. Como o registro de ambos foi feito dentro do prazo legal, é provável que Miluir espere até o início da noite desta quinta, quando sai o último relatório do BID, para poder confirmar sua escalações.

Ainda paira a dúvida sobre o aproveitamento do meia Paulinho Assu, que por problemas estomacais não participou do coletivo de apronto. Outro que ficou de fora do coletivo foi o meia/ala Flavinho, poupado por conta de um cansaço muscular. Nesta manhã o jogador se limitou a fazer uma leve corrida ao redor do campo. Fábio Gomes ocupou seu lugar. Quem também continua fora, com dores na virilha, é o laterl Hugo. Por outro lado, Miluir teve o retorno de Marcelo Dias, companheiro de ataque do artilheiro Helinho.

De certo mesmo, o técnico príncipe só sabe que não poderá contar com Max, suspenso pelo acúmulo de cartões.

Fonte: Site do Potiguar.

(Potiguar) - Com gol aos 50 minutos, Baraúnas bate o Macau de virada.

Com um gol de Índio aos 50 minutos do segundo tempo, o Baraúnas bateu o lanterna Macau por 2 a 1 jogando em casa nesta quarta-feira, no estádio Nogueirão.

O time macauense abriu a contagem com Diego, enquanto Maurício Pantera e Índio viraram para os mossoroenses. Com o resultado, o Baru atingiu 14 pontos e roubou a sexta colocação rival Baraúnas. Já o Macau segue na lanterna com apenas três pontos.

Na rodada seguinte, o Baraúnas terá pela frente o Assu fora de casa, no Edgarzão, enquanto o Macau recebe o Potiguar-M no Walter Bichão. Os jogos serão no sábado de Carnaval, no Machadão.

Fonte: DN Online.

(Potiguar) - Com um a menos, ABC bate o Potyguar-CN e assume vice-liderança.

Num jogo em que atuou com um a menos durante todo o segundo tempo, o ABC bateu o perigoso Potyguar-CN no sufoco por 2 a 1 e se recuperou da derrota para o rival América, no último final de semana. Com o resultado, o alvinegro superou os curraisnovenses na tabela, subiu duas e assumiu a vice-liderança, com 16 pontos, um a menos que o líder Santa Cruz, que tem um jogo a menos. Os gols do alvinegro foram marcados por Paulinho Macaíba e Ivan, enquanto Roquete descontou para os visitantes, agora 5º colocado com 14 pontos.

Atuando com dois homens de contenção no meio e praticamente três zagueiros, o ABC começou a partida levando o susto. Aos dois minutos, Ivan deu um passe errado e a bola caiu no pé de Gil, que acionou Quirino e este bateu com perigo para Ranieri fazer grande defesa.

Após cinco minutos de pane, o ABC botou os nervos no lugar e começou a esboçar uma reação. No entanto, o time comandado por Heriberto da Cunha se ressentia de um poder maior de criação pelo meio-campo, setor em que apenas o jovem Gabriel era armador de ofício. Apesar disso, mais na base da vontade do que propriamente da técnica e das jogadas criativas, o ABC chegou com perigo a meta de Nílson.

Antes de abrir a contagem, a equipe de Ponta Negra desperdiçou pelo menos três boas chances, sendo duas com o xodó da torcida, o atacante Ivan Terrível. Aos 30 minutos, o ala Delano fez bela jogada pela esquerda, driblou dois adversários e cruzou. Simão bateu e a bola resvalou na zaga, sobrando para Paulinho Macaíba marcar com tranquilidade seu quinto gol na competição.

A vantagem alvinegra durou até os 38 minutos, quando os seridoenses chegaram ao empate. Depois de uma cobrança de escanteio, Quirino cabeceou, Ranieri pegou bem, mas no rebote Roquete marcou. O gol sofrido desestabilizou o ABC, que nos minutos finais vacilou em dois lances e quase cedeu a virada. Numa deles, de novo Roquete cabeceou livre com perigo.

Na volta para o segundo tempo o ABC sofreu logo uma baixa. O volante Simão, que já tinha amarelo, foi expulso após um carrinho violento no jogador adversário logo aos 30 segundos. Sob protestos da torcida e gritos de burro, o volante deixou o campo de cabeça baixa. Para sorte dele, mesmo com um homem a menos o ABC chegou ao gol. Aos 10 minutos, Ivan recebeu em profundidade, driblou o zagueiro e bateu forte para recolocar o alvinegro em vantagem.

Dois minutos depois, o técnico Heriberto da Cunha promoveu o reecontro do meia Sandro com a Frasqueira depois de seis anos. O meia entrou no lugar de Paulinho Macaíba, para fechar mais o meio-campo. Com a modificação, Gabriel passou a fazer ora as vezes de quarto homem de meio, ora a de atacante ao lado de Ivan, que passou a ter a função de desafogo, puxando os contragolpes.

Com a vantagem numérica no placar, mas sem conseguir escapar da marcação alvinegra, o técnico Neto Matias mexeu no Potyguar, sacando o zagueiro Maceió e colocando em campo o atacante Alvinho, abrindo mão do sistema com três defensores e passando a atuar no tradicional 4-4-2. Ainda na tentativa de mudar o panorama, Tiago entrou para o lugar de Alberto.

Aos 32 minutos, o time seridoense quase empatou numa cobrança de falta frontal batida com perigo por Leandro. Depois daí, Netoi Matias lançou sua ultima cartada, colocando o atacante Gilcley no lugar de Leandro, passando a atuar com três atacantes. Apesar disso, os curraisnovenses não conseguiram furar o forte bloqueio armado por Heriberto da Cunha e o ABC conseguiu segurar o importante resultado. Na próxima rodada, o ABC recebe o Real, enquanto Potyguar joga em casa contra o Alecrim. Os dois jogos serão no sábado de carnaval.

FICHA:

ABC: Ranieri; Fabiano, Gaúcho e Ben-Hur; Simão, Erandir (Cauê), Tales, Gabriel e Delano; Ivan (João Paulo) e Paulinho Macaíba (Sandro). Técnico: Heriberto da Cunha.

Potyguar: Nílson; Maceió (Alvinho), Jefersson e Roquete; Leandro (Gicley), Emerson, Alberto (Tiago), Roberto e Nininho; Gil e Quirino. Técnico: Neto Matias.

Árbitro: Adonai Nagib
Cartões amarelos: Maceió, Jefersson (POT); Gaúcho, Delano, Erandir, Simão, Fabiano e Ben-Hur (ABC)
Cartão vermelho: Simão (ABC)
Renda: R$ 18.113,00
Público: 1.520
Local: Frasqueirão, às 20h30

Fonte: DN Online.

(Potiguar) - Com show de Lúcio, América goleia o Coríntians em Caicó.

Num jogo de dois tempos distintos, o América venceu o Coríntians de Caicó por 5 a 2, na noite desta quarta-feira, no estádio Marizão. A equipe de Natal chegou a fazer 3 a 0 no primeiro tempo, mas teve uma queda de rendimento e quase cedeu o empate. Graças ao artilheiro Lúcio, que marcou três vezes e chegou ao nono gol no campeonato, o alvirrubo saiu de campo com o placar positivo. Os outros dois gols do time foram marcados por Cleisson e Frede, enquanto Márcio Silva anotou duas vezes para os donos da casa. Com o resultado, o América chegou a 15 pontos e subiu para a terceira posição, atrás de ABC e Santa Cruz.

O América não precisou fazer muito esforço para tomar as rédeas do jogo logo após o apito do árbitro. Com um meio de campo superior em relação ao adversário, o alvirrubro precisou apenas tocar a bola para criar as primeiras chances e abrir o placar aos 10 minutos. Numa cobrança de falta pelo lado esquerdo, Fábio Neves alçou a bola na área e o zagueiro Frede desviou para o gol, sem chance para o goleiro Marco Aurélio.

Nas poucas oportunidades que teve de avançar, o Coríntians não conseguia armar jogadas ofensivas e sempre acabava perdendo a bola e praticamente armando as jogadas do América. A primeira oportunidade veio apenas aos 15, mesmo assim sem perigo para o goleiro americano. Caquinho recebeu na área, avançou e chutou fraco para a defesa de Rodolfo. O América, por sua vez, passou a explorar os contra ataques e continou levando perigo.

Não demorou muito e os natalenses ampliaram, aos 31. Numa jogada pela direita, Marcelinho cruzou para a área e o artilheiro Lúcio pegou de voleio com categoria e marcou seu sétimo gol no campeonato. O Coríntinans partiu para cima no final do primeiro tempo e chegou a ter oportunidades, mas em outro contra-ataque, o América ampliou com Cleisson, aos 39. O capitão americano penetrou na área, driblou o goleiro e chegou a perder o ângulo, mas conseguiu colocar entre a trave e as mãos de Marco Aurélio.

O Coríntians voltou do intervalo para o tudo ou nada e mostrando mais disposição e entrosamento em campo. Depois de algumas boas jogadas, aos 4 minutos os donos da casa desperdiçaram a melhor oportunidade para diminuir. Após cruzamento da direita, Tequinha furou e a bola sobrou livre para Caquinho, que acabou isolando para fora. A resposta do América veio aos 13, com uma bola no travessão chutada por Wendis.

No momento em que o América voltava a ameaçar, o Coríntians coseguiu diminuir. Aos 17, Damião recebeu uma bola enfiada na área, tocou na saída de Rodolfo e acabou sofrendo pênalti. Márcio Silva cobrou e marcou. O gol deu ânimo ao Galo, que se aproveitou da queda de rendimento do adversário e começou a encontrar os espaços. Tanto que aos 24 diminuiu com uma cobrança de falta de Márcio Silva, anotando seu segundo na partida.

Mesmo no sufoco, o América conseguiu aliviar a pressão com um gol aos 40. E foi novamente o artilheiro Lúcio, que recebeu cruzamento sozinho e cabeceou no canto esquerdo de Marco Aurélio para macar seu oitavo gol. A bola ainda bateu caprichosamente na trave antes de entrar. Para fechar com chave de ouro, Lúcio ainda marcou de pênalti, aos 48, e marcou seu nono no torneio.

Ficha técnica

Coríntians
Marco Aurélio; Raul (Everton), Tiago, Júlio e Caquinho; Márcio Silva, Nino Paraíba, Tequinha e Douglas (Nildo); Denilson e Serginho (Damião).
Técnico: Sérgio Maria.

América
Rodolfo; Carlos Alberto, Frede, Adalberto e Tiago Gasparino; Diego (Carlinhos), Alexandre, Cleisson e Marcelinho (Alisson); Fábio Neves (Wendis) e Lúcio.
Técnico: Tita.

Local: Marizão
Horário: 20h30
Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo
Cartões amarelos: Diego, Rodolfo e Adalberto (América); Nino Paraíba, Tiago e Júlio (Coríntians)
Cartões vermelhos: Júlio (Coríntians).

Fonte: DN Online.

(Cearense) - Ceará aposta na experiencia.

O Ceará Sporting conta em seu elenco com jogadores experientes e bem mais ´rodados´ no futebol brasileiro.

Contrastando com a jovialidade do seu adversário, o Ferroviário, o Ceará tem vários atletas acima dos 30 anos de idade. O que poderia ser considerado uma desvantagem por alguns é encarado como positivo pelos alvinegros.

O mais experiente do elenco é o atacante Sérgio Alves. Para quem duvidava da sua condição física, o carrasco surpreendeu no jogo passado. O atleta, que completa 39 anos em abril, não só deu grande trabalho à defensiva adversária, como ajudou na marcação.

Edu Sales

O técnico Zé Teodoro, embora não tenha confirmado oficialmente a escalação da sua equipe, parece ter optado por Edu Sales, 31 anos, no posto de Misael (22 anos). O restante do time é o mesmo que derrotou o Fortaleza no último domingo, no Castelão. O meio de campo do Alvinegro conta na armação de jogadas com Alex Gaibu (32) e Geraldo (35). Os dois, no entanto, têm um preparo físico invejável e que vem sendo elogiado por todos.

´O que vale é a condição física do jogador no momento. Cito como exemplo o time do Sport/PE, que fez uma bela campanha no Brasileiro e ganhou a Copa do Brasil com um elenco cheio de jogadores de idade elevada. Sempre me cuidei bem fora de campo, por isso jogo até hoje com vontade e empolgação´, garantiu o meia Geraldo, destaque do último Clássico-Rei e autor do gol que classificou o Ceará.

FERNANDO MAIA
Repórter

FICHA TÉCNICA

Ferroviário
Jéfferson; Rodrigo, Paulo Paraíba, Meneses e Leonardo; Válter, Diones, Róbson Simplício e Diego; Clebson e João Neto. Técnico: Arnaldo Lira.

Ceará
Adilson; Boiadeiro, Erivélton, Fabrício e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Alex Gaibú e Geraldo; Edu Sales e Sérgio Alves. Técnico: Zé Teodoro.

Competição - Campeonato Cearense. Estádio - Castelão, em Fortaleza (CE). Data - 19 de fevereiro de 2009. Horário - 20h30. Árbitro - Heber Roberto Lopes/PR. Assistentes - Emerson Augusto de Carvalho/SP e Márcio Eustáquio Santiago /MG. Ingressos - Cadeira superior: R$ 15,00 e cadeira inferior: R$ 30,00.

Fonte: Diario do Nordeste.

(Cearense) - Copa do Brasil: Minoria apaixonada.

Sobrou espaço no Castelão no jogo entre Icasa e Portuguesa (SP). Mas quem foi ao estádio fez questão de mostrar o amor pelo time do coração. No final, empate por 1 a 1. Apenas 263 torcedores pagaram para acompanhar o empate por 1 a 1 entre Icasa e Portuguesa, ontem, no Castelão.

Atenção para a pegadinha do dia. O que é um pontinho verde em uma imensidão de concreto? Acertou quem respondeu a torcida do Icasa, ontem, no confronto da equipe contra a Portuguesa, no Castelão, pela 1ªfase da Copa do Brasil.

A noite de quarta-feira foi insólita para a história de um dos maiores estádios do Brasil, que receberá, dias antes, mais de 30 mil pessoas no Clássico-Rei. A visão de ontem era bem diferente. Espaços vazios e pouca movimentação de torcedores deram a tônica da jornada.

Tudo porque o Icasa perdeu um mando de campo por indisciplina de sua torcida em partida contra o Criciúma, pela Copa do Brasil de 2008. Com isso, a solução foi deixar o aconchegante Romeirão, em Juazeiro do Norte, e atuar no gigante Castelão.

Quem gostou da decisão foi a colônia caririense na Capital. Famílias aproveitaram para matar saudade da cidade natal e reencontrar amigos. “Eu acompanhava todos os jogos lá e aqui não posso deixar de ir. Já até encontrei alguns conhecidos”, afirmou o programador de sistemas Guilherme Moraes, juazeirense que reside há quatro meses na Capital. Ele levou a namorada Jaqueline ao estádio. “Sou torcedora do Fortaleza mas estou até trocando de camisa”, revelou ela.

Quem também provou o amor ao clube foi a turma que viajou até Fortaleza apenas para acompanhar a partida. “Foram nove horas de ônibus mas vale a pena”, destacou Carlos César, da torcida Força Icasiana - as organizadas do Verdão trouxeram dois ônibus para Fortaleza.

Luso-cearense
Até mesmo a Portuguesa teve representantes no Castelão - cerca de trinta torcedores. Entre eles o cearense Wagner Ribeiro, 30. “Já fui a um jogo contra o Ceará (vitória por 2 a 1, em 2005) e não pude comemorar por que fiquei na torcida do Ceará. O pessoal quebrando as cadeiras e eu lá, calado”, lembra.

A impressão ontem era a de que, para os presentes ao Castelão, o resultado pouco importava. Em um jogo inusitado, a ordem era demonstrar paixão pelo time do coração. No final, empate por 1 a 1, com 263 pagantes e renda de R$ 3.247,50. As equipes voltam a se encontrar dia 4 de março, em São Paulo.

Fonte: O Povo.

(Cearense) - Copa do Brasil: Empate Suado.

O Fortaleza empatou de 1 a 1 com a Desportiva e agora joga por um vitória simples ou por um empate de 0 a 0, no estádio Castelão. A vitória parecia fácil pelo que se viu no primeiro tempo, mas o Fortaleza pecou nas finalizações e conseguiu apenas um empate de 1 a 1 com a Desportiva, ontem à noite, pela Copa do Brasil. A partida foi disputada no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica (ES). Gilmak marcou o gol tricolor, enquanto Rafael Paraná empatou pelos capixabas. Um vitória simples ou um empate de 0 a 0 na próxima partida, em Fortaleza, dará a vaga na fase seguinte ao Tricolor.

O Fortaleza começou mais ofensivo. Nos primeiros minutos, Marcelo Nicácio e Wanderley levaram perigo ao gol de Walter com chutes de fora da área. Melhor em campo, o Tricolor do Pici chegou ao primeiro gol aos 17 minutos. Eusébio lançou bola na área da Desportiva, a defesa cortou o cruzamento parcialmente e Gilmak arrematou de primeira. O goleiro da equipe capixaba pulou na bola, mas nada encontrou.

Depois do gol, a Desportiva passou a ganhar mais espaço em campo. As oportunidades foram surgindo. mas o empate aconteceu de bola parada. Rafael Paraná cobrou falta no canto esquerdo de Douglas, aos 32 minutos. Apesar do chute ter sido distante, de fora da área, a bola fez uma curva durante a trajetória e entrou, enganando o goleiro do Fortaleza.

O time do Espírito Santo ainda teve a chance de virar a partida. O Fortaleza recuou e perdeu o domínio do meio-campo. Na segunda etapa, o Tricolor passou a ter mais a posse de bola. O problema era as descidas no contra-ataque da equipe capixaba.

Nos últimos minutos da partida de ontem, o Leão ainda tentou o segundo gol com boas ações no ataque, mas com finalizações defeituosas. Aos 45 minutos, Coutinho trocou sopapos com Júnior, da Desportiva, e recebeu cartão vermelho.

COPA DO BRASIL

DESPORTIVA
Walter; Amaral (Edmar), Edézio, Cristiano e Matheus; Gilmar, Rodrigão (Júnior), Rafael Paraná e Thiago Keller; Paulinho Pimentel e Flávio (Pedro Lucas). Técnico: Cosme Eduardo

FORTALEZA
Douglas; Gilmak, Silvio, Edson e Guto; Álvaro, Coutinho, Marllon (Bismarck) e Eusébio; Wanderley e Marcelo Nicácio (Bambam). Técnico: Casemiro Mior

Local: Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica (ES)
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider (RJ)
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos e Rodrigo Pereira (RJ)
Renda: Não divulgada
Público: Não divulgado
Cartões amarelos: Gilmak (F), Eusébio (F), Sílvio (F), Álvaro (F), Wanderley (F), Júnior (D)
Cartão vermelho: Coutinho (F)
Gols: Gilmak, aos 17min; Rafael Paraná, aos 32min do 1º tempo.

Fonte: O Povo.

(Baiano) - Colo-Colo vence o Feirense, mas se mantém perto da 'degola'.

Com um segundo tempo de muita raça e disposição, o Colo-Colo teve forças para virar o placar e vencer o Feirense por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Estádio Jóia da Princesa, pela 10ª rodada do Campeonato Baiano. Com o resultado, o time de Feira de Santana permanece com 9 pontos, na nona colocação na tabela. Já o Colo-Colo ameniza a crise, chega aos sete pontos mas se mantém 11º lugar na classificação.

Com mais volume de jogo no primeiro tempo, o Feirense pressionou o Colo-Colo desde o início da partida e foi premiado aos 20 minutos, através do atacante Biriguidi. O time gameleiro ainda teve boas chances de ampliar o marcador, mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Rodrigues.

Porém, o time da casa recuou excessivamente no segundo tempo e sofreu o gol de empate aos 11', com Fábio Santos, que entrou minutos antes. Na base da superação, o Colo-Colo se atirou ao ataque e marcou aos 17 minutos, com o meia Almir Sergipano.

As duas equipes voltam à campo apenas após o Carnaval. Na próxima quinta-feira, o Feirense visita o Ipitanga no Estádio Pedro Amorim, na cidade de Senhor do Bonfim, enquanto o Colo-Colo viaja até Salvador para encarar o Bahia no Estádio Roberto Santos.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Ipitanga 'renasce' no Baianão e vence o Poções em Jequié.

Mesmo com os 2.625 espectadores presentes ao Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, o Poções não teve forças para vencer o lanterna Ipitanga e acabou sendo derrotado por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Baiano.

A derrota deixa o time do sudoeste com 11 pontos, na oitava colocação. Já o Ipitanga consegue quebrar a série de oito derrotas consecutivas, vence a primeira fora de casa e chega aos seis pontos, mas mantém-se na lanterna da competição.

Os gols da partida saíram ainda no primeiro tempo. Aos 14' Pelezinho recebeu passe em profundidade e abriu o placar. Mesmo com o empate do Poções, aos 21', através de Oliveira, o Ipitanga reagiu e aos 41' fechou o placar, novamente com Pelezinho.

Na próxima quinta-feira, as duas equipes voltam à campo. Enquanto o Poções visita o Atlético, em Alagoinhas, o Ipitanga recebe o Feirense, em Senhor do Bonfim.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Itabuna vence o Fluminense e se reaproxima do G4..

Num jogo bastante disputado, o Itabuna venceu com dificuldades o Fluminense por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Estádio Luiz Viana Filho, pela 10ª rodada do Campeonato Baiano. O resultado coloca o Itabuna na quinta colocação, com 15 pontos - dois à menos que o Flu, que soma 17 na quarta colocação.

O time da casa abriu o marcador aos 14 minutos, através do meia Lei. O Fluminense reagiu aos 47', com o volante "artilheiro" Dudu, mas aos 50 minutos o meia Wenkley decretou números finais ao confronto em Itabuna.

Após a folga de Carnaval, as duas equipes voltam à campo na quinta-feira, 26. O Itabuna recebe o Vitória no Estádio Luiz Viana Filho, e o Fluminense encara o Madre de Deus no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Com um à menos, Atlético sai na frente, mas empata com Madre de Deus.

O Atlético visitou o Madre de Deus em busca de três pontos e quase consegue seu objetivo no Recôncavo. Mesmo com um à menos, saiu na frente do placar, mas não segurou o resultado e saiu de campo com um empate por 1 a 1, na noite desta quata-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Baiano.

Com um primeiro tempo bastante equilibrado, o destaque da partida acabou sendo o goleiro Jean, do Madre de Deus. O time da casa criou boas oportunidades, mas a pontaria dos atacantes deixou a desejar.

Na etapa final, mesmo com a expulsão do zagueiro Clériston, o Atlético abriu o marcador. Aos 27 minutos, o esperto atacante Robert aproveitou cochilo da zaga anfitriã e colocou o Carcará em vantagem no Estádio Municipal do Madre de Deus. Porém, a pressão do time da casa surtiu efeito e o Auriceleste empatou aos 35 minutos, através do volante Mantena.

Na próxima quinta-feira, enquanto o Atlético recebe o Poções no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, o Madre de Deus visita o Fluminense no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Bahia toma sufoco, mas vence outra.

Contando com a força da defesa, o Bahia segurou a pressão do Conquista, fez 2x0, e conseguiu sua oitava vitória consecutiva garantindo a liderança isolada e a invencibilidade do Baianão. Como o treinador Alexandre Gallo havia previsto, a partida foi a mais complicada do Tricolor até aqui, por méritos do adversário, que marcou a saída de bola durante os 90 minutos e pressionou bastante. O Bahia começou torto, com Elton sofrendo na lateral esquerda fazendo com que o time não tivesse saída de bola nem pelo meio, nem pelas laterais, já que Patrício também estava amarrado. O primeiro tempo foi marcado pela pressão do time da casa e das seguidas faltas cometidas pelo Tricolor.

No segundo tempo, Gallo consertou a lateral esquerda colocando Ávine no lugar de Patrício, puxando Elton para o meio. Mas, se organizou um lado, abriu o outro. As melhores chances do Conquista saíram de jogadas pelo lado direito da defesa do Bahia, que estava sendo ocupado pelo meia atacante Ananias. Entretanto, a pressão do Primeiro Passe não surtia efeito e o time da capital achou um gol aos 8 minutos. Alison pegou a sobra de uma falta e lançou na entrada da área, Beto ajeitou, com categoria, deixando Elton na cara do goleiro. O volante, com calma, tocou para o fundo das redes. A pressão continuou e quando a zaga não livrava, o goleiro Fernando salvava. Quando o Conquista estava apertando em busca do empate, veio o golpe de misericórdia.

Aos 45 min, Elton deu a chamada assistência para Rychely, que invadiu livre e tocou na saída do goleiro Gessé. O Tricolor ainda levou duas bolas na trave no mesmo lance, mas o caixão já estava selado. Na próxima quinta-feira (26), o Bahia recebe o Colo Colo, em Pituaçu.

Fonte: BN Esportes.

(Baiano) - Bahia anuncia contratação de Tarrafa.

Após dispensar meia Jean Carlo, o Bahia tinha ficado de anunciar um jogador para substituí-lo. E o novo reforço, pelo menos em termos de prestígio, está no mesmo patamar do que foi embora.

Márcio Tarrafa, revelado pelo Icasa, do Ceará, e que estava no Boavista, de Portugal, chega para ser observado pelo treinador Alexandre Gallo e tentar conquistar seu espaço. João Márcio Arrais da Silva tem 23 anos e é conhecido como Tarrafa, por ter nascido na cidade do mesmo nome, no estado do Ceará. O jogador será apresentado nesta quinta-feira (19), no Fazendão.

Fonte: BN Esportes.

(Baiano) - Vitória atropela com goleada o Camaçari.

Vitória atropelou o Camaçari, nesta quarta-feira (18), no estádio Manoel Barradas. Com 7 x 0, o Rubro-negro iguala a maior goleada do campeonato, que aconteceu, também no Barradão, entre Vitória e Poções. O Leão não teve dificuldades para aplicar a goleada, após o terceiro gol, o time de Camaçari parece ter desistido da partida. Mesmo com o placar elástico, a equipe Rubro-negra perdeu muitas chances de marcar. Aos 23 minutos do primeiro tempo, o Leão abriu o placar. Em falta cobrada por Luciano Almeida, a bola chegou precisa na cabeça de Thiago Gomes, que conseguiu concluir. Não demorou muito para o segundo gol sair. Aos 40 minutos, ainda do primeiro tempo, Neto Baiano fez seu primeiro gol do jogo, de novo em falta cobrada por Luciano Almeida.

No segundo tempo a cara do jogo continuou a mesma: Vitória atacando e perdendo muitos gols. Aos 16 minutos, Neto Baiano marcou de novo. Nadson entrou na área aplicando um drible cinematográfico no zagueiro e tocou a bola para Neto, que aproveitou e colocou para dentro. A partir daí o Camaçari parece ter desistido de jogar. Não demorou muito para o quarto gol Rubro-negro, que saiu dos pés de Rafael Bastos, após bate rebate na área, a bola sobrou para o meia, que acertou o canto do goleiro Welington. A goleada continuou e aos 31 minutos Nadson fez festa na área do Camaçari e foi derrubado, recebendo pênalti. Ele mesmo cobrou e mudou o placar para 5 x 0 a favor do Leão.

Os jogadores do Camaçari ainda estavam descansando, quando Nadson invadiu a área, novamente e, de bico, fez o sexto gol do Vitória. Com o caixão fechado, Neto Baiano ainda achou tempo para ampliar o placar. Aos 37, o artilheiro recebeu bola de Bosco e definiu o jogo.

Agora o Leão vai a 24 pontos, mas continua na vice-liderança do Baianão, com um ponto a menos que o rival Tricolor. O Camaçari continua na 10º colocação, agora com 8 pontos.

Fonte: BN Esportes.

(Alagoano) - Definidas as semifinais do 1º turno do Alagoano.

Com a definição que o Murici é o último classificado para as semifinais do 1º turno, estão confirmados os confrontos semifinais do Alagoano 2009. No primeiro confronto o ASA – 1º lugar no grupo B – disputará a condição de decidir o turno em dois jogos contra o Ipanema.

No outro confronto, o Corinthians Alagoano irá encarar o Murici em duas partidas, tendo o direito de decidir a vaga para a final em casa.

A Federação Alagoana de Futebol já confirmou as datas das semifinais. Os jogos de ida serão disputados na 5ª feira (26). Em Santana do Ipanema, sertão alagoano, o Ipanema enfrentará o ASA, no Estádio Arnon de Mello, ás 15h. Já o Murici receberá o Corinthians Alagoano a partir das 20h30 no Estádio José Gomes da Costa.

Os jogos de volta acontecem no domingo, dia 01 de março. Em Arapiraca, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o ASA receberá o Ipanema. Já o Corinthians Alagoano receberá o Murici no Estádio Nelson Peixoto Feijó.

Os vencedores destes dois confrontos decidirão 1º turno do Campeonato Alagoano.

Fonte: Futebolalagoano.com.

(Alagoano) - CSA contrata técnico, mas não revela nome.

Mesmo com um importante compromisso na Copa do Brasil, no dia 4 de março, contra a equipe do Serra-ES, a direção do CSA não anunciou reforços nem o nome do novo técnico do Azulão. A torcida do clube está aflita com as negociações nos bastidores do clube, pois, segundo eles, o período de 15 dias é muito pouco para o treinamento da equipe, além da desgastante viagem para a cidade de Serra, no Espírito Santo.

Para o vice-presidente de Futebol, Alberto Bonfim, os trabalhos estão sendo realizados e a torcida pode esperar uma grande partida. "Estamos fazendo tudo conforme foi planejado, e a torcida pode ficar tranqüila, pois estamos unidos, dando o nosso melhor, mas não podemos anunciar nada antes da apresentação dos atletas", disse Bonfim.

Contratação - Alberto Bonfim confirmou a contratação do técnico azulino, mas não divulgou o seu nome. "Já contratamos o técnico, e os cinco jogadores estão praticamente acertados. Os novos atletas, assim como o treinador, estavam realizando atividades em outros clubes. Estamos contratando jogadores que estão empregados, por isso não podemos anunciar, mas todos devem chegar no próximo final de semana", garantiu o vice de Futebol do CSA.

O treinador estava no futebol nordestino, e a sua apresentação está marcada para a tarde do próximo domingo, no Mutange. Segundo informações da diretoria do Azulão, dos cinco jogadores que serão apresentados, três são destaques no futebol nacional. "Estamos contratando um goleiro, um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meio-campo e um atacante", comentou Bonfim.

Fonte: O Jornal.

(Alagoano) - ASA tem a melhor campanha da 1a fase.

O ASA terminou a fase de classificação do Primeiro Turno na liderança. Na disputa particular com o Corinthians-AL pelo posto de melhor time do Estadual até agora, o Alvinegro soma os mesmos 18 pontos do rival, mas ganha no número de vitórias: 6 x 5.

Ontem, o time de Arapiraca folgou na rodada e já direciona o foco para a sua estreia nas semifinais, dia 26, às 15h, contra o Ipanema, em Santana.

No último domingo, o técnico Vica fez observações no elenco, escalando um time quase todo reserva contra o CRB, e conseguiu derrotar o adversário por 3 x 1, em pleno Rei Pelé.

Para a partida da próxima semana, o treinador vai poder contar com o retorno dos zagueiros Rodrigo Antonelli e Paulão, do lateral Augusto, e dos meio-campistas Henrique e Jota, que cumpriram suspensão contra o Galo. O goleiro Branco sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho e não deve mais atuar no Campeonato Alagoano. Por enquanto, Santos vai ser o titular da equipe. Os dirigentes alvinegros estão buscando no mercado mais um goleiro e um zagueiro. O meia Nilson, ex-CSA, foi sondado, mas seu número de jogos pelo Azulão ultrapassou o limite para transferências dentro do Estado e o negócio não evoluiu.

Fonte: O Jornal.

(Piauiense) - Vasco goleia o Flamengo no Albertão.

Com uma bela atuação do meia Jéferson, pivô da eliminação do Vasco da Taça Guanabara por ter sido escalado de forma irregular na estréia do time no Estadual, contra o Americano, no dia 24 de janeiro, o Vasco deu a volta por cima e fez o seu papel no Albertão, em Teresina. Jogando com os seus titulares, os cariocas venceram o Flamengo-PI por 4 a 1, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Com o resultado, o time da Colina eliminou a necessidade de realizar a partida de volta, no dia 4, em São Januário. Na próxima fase, o adversário vai ser o Ceará ou o Central-PE.

Na última quinta-feira, o pleno do Tribunal de Justiça Desportiva confirmou a perda dos seis pontos na Taça Guanabara. Com isso, o Vasco foi eliminado da competição. Mesmo assim, o departamento jurídico do clube carioca promete entrar com um recurso nesta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Visivelmente abalados com a situação, os jogadores do time cruzmaltino aproveitaram a chuva que caiu no Albertão para lavar a alma e golear o Flamengo-PI.

Jéferson e Elton marcam, mas cariocas relaxam no fim da etapa inicial

O jogo começou movimentado. Logo com um minuto, o lateral-direito Tote foi advertido com um cartão amarelo por fazer falta dura em Carlos Alberto. Dois minutos depois, o Vasco perdeu a sua primeira chance de abrir o marcador. Rodrigo Pimpão fez bela jogada pelo lado direito e cruzou para Elton. O atacante se antecipou ao zagueiro e tocou de leve tentando tirar do goleiro Robson, que fez uma bela defesa.

Não demorou para o Vasco abrir o marcador. Aos nove minutos, Jéferson acertou uma bomba da intermediária e acertou o ângulo do goleiro Robson, que nada pôde fazer para evitar o gol. Elton quase fez o segundo aos 22. O atacante recebeu a bola dentro da área e chutou. A bola passou à esquerda da meta do Flamengo-PI.

Aos 25, Elton não desperdiçou uma segunda oportunidade. Paulo Sérgio fez um belo lançamento em profundidade para o atacante, que driblou o goleiro e empurrou para a rede para ampliar o marcador. Rodrigo Pimpão perdeu uma ótima chance de marcar o terceiro. Aos 33, após receber ótimo cruzamento de Carlos Alberto, o jogador cabeceou fraco para Robson defender.

Dois minutos depois, Amaral arriscou de fora da área e o goleiro Robson quase engoliu um frango, espalmando a bola para escanteio. Aos 38, Pimpão cruzou da direita na cabeça de Jéferson, que apenas tocou para desviar do camisa 1 rubro-negro. A bola passou à esquerda da trave. No último minuto da etapa inicial, Joniel fez uma bela jogada e diminuiu o marcador.

Paulo Sérgio garante a vaga antecipada dos cariocas em Teresina

O segundo tempo começou igual, com as duas equipes buscando o gol. O Vasco tentava acertar os contra-ataques, e o Flamengo-PI queria se organizar para buscar o empate. A primeira chance clara da etapa final aconteceu aos quatro minutos. Após uma rebatida da zaga, Ramon acertou uma bomba, mas a bola passou por cima do gol de Robson.

O jogo ficou tenso logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Carlos Alberto levou o cartão amarelo por reclamação. Minutos depois, Michel foi advertido por causa de uma entrada dura no zagueiro Titi. Aos 19, o técnico Dorival Júnior optou sacar o camisa 19 e apostar na entrada de Alex Teixeira.

Aos 24, o Vasco voltou a abrir dois gols de vantagem. Paulo Sérgio cobrou falta da entrada da área com perfeição e ampliou o marcador para o time carioca. No lance seguinte, aos 25, Pimpão recebeu pelo lado direito da grande área e soltou uma bomba. A bola estourou na trave do goleiro Robson.

A partir do terceiro gol, o time vascaíno voltou a dominar a partida, pressionando para marcar mais gols. O time piauiense tentava de forma desordenada diminuir o marcador para forçar o jogo de volta, em São Januário, no dia 4.

Aos 43, Elton deu três pedalas na frente do zagueiro, deu um tapa para o lado e acertou um belo chute para marcar o quarto gol e selar a vitória vascaína. Após garantir o triunfo, o time carioca tocou a bola e deixou o tempo passar.

Fonte: Globoesporte.com

(Sergipano) - Fórum debate melhorias para o esporte sergipano.

Projetos de inclusão, parcerias para promoção de apoio aos atletas, criação de competições, planejamento de eventos. Ainda que as temáticas fossem diversas, todas foram debatidas sob um mesmo fim: garantir o desenvolvimento social a partir do esporte. Dessa forma foi conduzido o I Fórum de Secretários e Gestores de Esportes e Lazer do Estado de Sergipe, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL) destinada a prefeitos, secretários municipais e gestores das diversas federações esportivas atuantes no estado. Realizado no auditório do hotel Real Classic, em Aracaju, durante o dia de ontem, o evento reuniu representantes de 65 municípios e gestores de 29 modalidades esportivas.

A abertura do evento coube ao vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, que convocou os participantes a se integrar ainda mais ao projeto de expansão e desenvolvimento do esporte sergipano.

Antes das explanações e dos debates acerca do esporte sergipano, o secretário da SEEL, Maurício Pimentel, promoveu a palestra ‘Como ser um vitorioso’. Em tom motivacional, o secretário sintetizou ações promovidas pela secretaria e ressaltou a importância do evento para alinhar as metas do Governo e das Prefeituras. “Não podemos trabalhar isolados, pois não existe estado sem o município. Para alcançar o sucesso, precisamos trabalhar unidos”, declarou o secretário.

Jogos Abertos

Na seqüência, o gerente de esportes da Seel, Gilvan Costa, anunciou a edição 2009 dos Jogos Abertos do Interior e apresentou uma proposta de calendário unificado para as competições esportivas de 2009. “A idéia é que cada federação programe seus eventos para que não se choque com nenhuma outra. Se um município, por exemplo, promove uma grande competição, não é interessante que outro também o faça em período parecido”, observou.

O fórum de secretários contou também com a participação de um grande número de gestores de federações esportivas. Presidente da Federação Sergipana de Ginástica, Mércia Guimarães declarou ter ficado muito satisfeita com o ânimo integrador exposto durante todo encontro. “Sou gestora de uma federação e não conhecia muitos dos projetos que eram desenvolvidos pelos outros”, finalizou.

Fonte: Jornal da Cidade.

(Sergipano) - Confiança enfrenta hoje a equipe do Sete de Junho.

O Confiança enfrenta a equipe do Sete de Junho, hoje, às 20h30, no Estádio Batistão, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Estadual. O duelo marca a disputa pela vice-liderança da competição, visto que o time proletário, terceiro colocado, está a apenas um ponto do time de Tobias Barreto. O Itabaiana, que folga hoje, é líder do Sergipano, com 16 pontos somados.

Para esta partida, o treinador Luiz Carlos Cruz poderá contar com o lateral-direito Fabiano, que foi regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o treinador, Fabiano é mais um reforço para o Campeonato Sergipano, Copa Governador do Estado e Brasileiro da Série C. “Antes de vir para o Confiança, já tinha visto Fabiano jogar. É um grande jogador e vai nos ajudar bastante”, explicou Cruz.

Outro reforço da equipe proletária é a contratação do zagueiro Michael Baggio, 28 anos. O atleta é bastante experiente e já jogou no futebol pernambucano. Antes, estava no Albacete, da Espanha.

O treinador Luiz Carlos Cruz ficou feliz com a contratação de Baggio. “É um jogador de 1,88 de altura e que vai se encaixar bem no bom grupo do Confiança”, disse.

Quem continua fora do jogo é o ala-esquerdo Ramon, que continua esperando o dia da cirurgia. Enquanto isso, o atleta segue treinando separado do grupo, com o preparador físico Junior Cruz e com o auxiliar Wendell Bastos.

A boa notícia para a torcida proletária é que a diretoria baixou o valor dos ingressos da arquibancada. O objetivo é fazer com que a torcida do Confiança compareça em grande número. O preço da arquibancada desceu de R$ 10 para R$ 8,00. A meia- entrada custará R$ 4,00.

Outros jogos

A rodada contará ainda com mais três jogos, todos com início às 15h30. O Sergipe, sexto colocado, vai até Porto da Folha enfrentar o Guarany, no Estádio Caio Feitosa. O América, o sétimo colocado, recebe o Canindé, no Estádio Durval Feitosa. O São Cristóvão, quinto colocado, mede forças com o São Domingos, no Campo do Limão. A nona rodada será completada no próximo sábado, entre Olímpico e Itabaiana, às 15h30, no Souzão.

Fonte: Jornal da Cidade.

(Paraibano) - Campinense empata por 1 a 1 com o Misto-MS em sua estreia.

O Campinense estreou bem na Copa do Brasil ao arrancar um empate por 1 a 1 com o Misto nesta quarta-feira à noite, no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas, interior do Mato Grosso do Sul. Fábio Santana marcou para o rubro-negro, aos três minutos, enquanto que Odirley anotou o gol do time sul-matogrossense, aos 27 minutos, ambos no segundo tempo.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 4 de março, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Para se classificar, basta o Campinense não levar gol. Um empate em 1 a 1 leva a disputa da vaga para os pênaltis. Placares a partir de 2 a 2 dão a vaga ao time visitante.

Para este jogo, a Raposa não terá Washington e o Misto fica sem Ekton, que foram expulsos na partida desta quarta-feira.

O vencedor do confronto entre Misto e Campinense enfrenta na próxima fase da Copa do Brasil o ganhador do duelo entre o Corinthians e Itumbiara, de Goiás.

Fonte: Paraiba Online.

(Paraibano) - Maurício Simões chega ao Botafogo falando em título.

O treinador Mauricio Simões se apresentou ao Botafogo nesta quarta-feira falando na conquista do título estadual.

Ele terá quase um mês para preparar o time, devido o Botafogo ter ficado fora das finais do primeiro turno do Campeonato Paraibano afirmou que um clube como o Botafogo não pode disputar um certame estadual sem lutar pela primeira colocação.

Os trabalhos comandados por ele começaram nesta quarta-feira à tarde, no CT Oceania e a proposta inicial é observar o atual elenco e se possível contratar novos reforços.

Fonte: Soesporte.com.br

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

(Cearense) - Copa do Brasil: Dia de estréia.


O Fortaleza joga pela Copa do Brasil contra a Desportiva, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica (ES). Se vencer por dois ou mais gols, o Tricolor evita o segundo jogo na Capital Cearense.

O Fortaleza viajou definido para a estréia, hoje, na Copa do Brasil diante da Desportiva (ES), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica (ES). O técnico Casemiro Mior fez duas alterações em relação ao time que foi eliminado nas semifinais do 1º turno do Campeonato Cearense contra o Ceará, no domingo passado. Gilmak vai substituir Élvis na lateral-direita e Marcelo Nicácio ganha a vaga de Bambam no ataque. O restante dos titulares é o mesmo que começou jogando frente ao Vovô no Castelão.

A delegação tricolor viajou ontem. Ainda abatidos por não estarem na final do turno do Estadual, os jogadores só querem esquecer a derrota para o Ceará e buscar uma vitória sobre a Desportiva. Como a partida será na casa do adversário, uma vitória do Leão por dois ou mais gols tira a necessidade da realização do jogo de volta na Capital Cearense.

Mas o objetivo é conquistar os três pontos a qualquer custo, até para levantar o astral do grupo. A partida terá início às 21h50min e será transmitida pela TV Verdes Mares. A principal ausência do Fortaleza é o atacante Adailton, que tenta a liberação do seus passe alegando atraso salarial por parte do Leão. O jogador não treinou ontem no estádio Alcides Santos e está afastado do elenco. A dupla de ataque será Wanderley e Marcelo Nicácio. No banco de reservas, Casemiro Mior terá Bambam e Cleiton.

Após a eliminação do 1º turno, a diretoria tricolor volta a pensar em reforços. Principalmente, para o setor de ataque. Mauro Guerreiro foi confirmado como o novo reforço da equipe. O jogador foi indicado pelo ex-atleta Wescley “Bacharel”, que agora atua como empresário. Ainda não há previsão de estréia porque a sua transferência vem do futebol chinês, onde ele atuou.

Fonte: O Povo.

(Cearense) - Jogo decisivo será após o Carnaval.

Dirigentes do Ceará, do Ferroviário e da federação atenderam ao pedido da Polícia Militar e a decisão ficou mesmo para o primeiro domingo depois da folia de Carnaval.

Quem pensou em comemorar a conquista do primeiro turno do Campeonato Estadual, em plena folia de Carnaval, vai ter que esperar um pouco mais. O segundo e decisivo jogo entre as equipes do Ceará e do Ferroviário ficou mesmo para o primeiro domingo após a maior festa do País.

Em reunião na manhã de ontem, na Federação Cearense de Futebol (FCF), dirigentes alvinegros e corais, além da própria federação, chegaram ao consenso que a melhor data para a última e decisiva partida do turno seria o primeiro dia de março.

A data atendeu a uma solicitação da Polícia Militar, que não havia como garantir policiamento para o jogo que poderia ser realizado no sábado, conforme previa o regulamento. Segundo o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Sérgio Costa, centenas de policiais serão deslocados para o Interior do Estado, para a Operação Carnaval.

O comandante também alertou contra a realização do jogo para a quarta-feira de Cinzas, como queriam os dirigentes. “Só posso assegurar policiamento na quinta-feira, após o Carnaval”, ressaltou.

O primeiro jogo acontece amanhã, às 20h30min, no Castelão. Os dirigentes dos clubes finalistas solicitaram arbitragem de outro Estado e a Comissão Nacional de Arbitragem sorteou o paranaense Héber Roberto Lopes (Fifa). A outra opção era o gaúcho Carlos Eugênio Simon.

Os clubes e a Federação voltaram atrás no sorteio que definiu o mando de campo nos dois jogos decisivos. O Ceará havia sido sorteado, mas o mando ficará com o Ferroviário, de acordo com o regulamento. O Alvinegro, por ter melhor campanha terá o mando na segunda partida.

Outro problema a ser resolvido é com relação ao calendário da competição. O segundo turno tinha início previsto para o primeiro domingo de março. Porém, com a definição deste dia para a final do turno, a abertura do returno ficou sem data.

O Povo.

(Pernambucano) - Náutico aproveita pausa de 10 dias para testar e melhorar parte física.

Equipe alvirrubra só volta a jogar partida oficial na quarta-feira de cinzas

Depois da derrota para o Sport no último sábado, o time do Náutico se reapresentou nos Aflitos nesta segunda-feira já de olho no segundo turno da competição. O elenco alvirrubro fez intenso treino físico com o preparador Guilherme Bergamo e o fisiologista Cléber Queiroga. A comissão técnica pretende aproveitar a pausa de 10 dias sem jogos para melhorar o condicionamento físico da equipe.

- Vamos aproveitar ao máximo estes dias de trabalho que teremos, antes do início do segundo turno. Estamos fazendo uma avaliação física com os atletas, que é dividida em três partes - velocidade, força e resistência – declara Queiroga ao site oficial do clube.

Nesta segunda, o time testou a velocidade. O mais rápido foi o atacante Gilmar. Na terça, o elenco continuará as avaliações e os treinos físicos.

Fonte: Pe360graus.

(Pernambucano) - Santa com dois reforços para estreia na Copa do Brasil.

Parral e Sandro são liberados pelo departamento médico e jogam contra o Americano

A um dia da estreia na Copa do Brasil, o Santa Cruz recebeu uma boa notícia. Parral, que era dúvida devido a uma possível lesão foi liberado pelo departamento médico e embarca na tarde desta terça para o Rio de Janeiro, onde a equipe enfrenta o Americano.

“Fiz o exame de imagem e não acusou nada. Isso é muito bom e espero entrar em campo contra o Americano. Essa é uma competição onde poderemos enfrentar equipes da elite do futebol nacional”, disse o jogador.

Além de Parral, que é o único lateral-direito de origem da equipe, o técnico Márcio Bittencourt também poderá contar com o zagueiro Sandro, que retorna ao grupo recuperado de problemas musculares.

Para o treinador coral, em uma competição como a Copa do Brasil, atuar bem é importante, mas não é o suficiente.

“Tem que ter sorte. Será um jogo difícil e, com os pés no chão, mas espero que a gente possa atuar bem e voltar de lá com alguma vantagem”, explica o comandante.

A única dúvida do treinador é justamente no meio de campo. Leandro Gobatto e Anderson brigam por uma vaga para o jogo desta quarta-feira.

Fonte: Pe360graus.

(Cearense) - Novo time: Icasa pega a Portuguesa no Castelão.

O jogo será em Fortaleza, por causa da punição imposta ao clube juazeirense, pela invasão de um torcedor, no estádio Romeirão, na competição do ano passado, na partida contra o Criciúma

Com um time bastante diferente do que disputou o primeiro turno do Campeonato Cearense, o Icasa estréia na Copa do Brasil, hoje, às 20h30min, no Castelão, contra a Portuguesa de Desportos/SP. O jogo será em Fortaleza, por causa da punição imposta ao clube juazeirense, pela invasão de um torcedor, no estádio Romeirão, na competição do ano passado, na partida contra o Criciúma.

E o local da partida é o menor dos problemas do Icasa. Além da fraca campanha no Estadual, quando encerrou a fase em penúltimo lugar, a equipe juazeirense ainda encara um time em ascensão e bastante motivado após entrar no último fim de semana no G-4 do Paulistão. Como não bastasse, os reforços alviverdes não convenceram aos torcedores juazeirenses que acompanharam os últimos treinos do time.

Mesmo reconhecendo as dificuldades, os jogadores do Icasa acreditam que podem surpreender o adversário, como aconteceu no ano passado, quando o time eliminou o Bahia.

A Lusa chegou a Fortaleza, na última segunda-feira, e na noite de ontem o técnico Mário Sérgio realizou o treino de apronto, no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu.

Os atletas da equipe paulista não escondem a expectativa de vencer o Icasa, por uma diferença de dois ou mais, para evitar a realização do segundo jogo, com data prevista para o dia 4 de março, no estádio Canindé.

Copa do Brasil 2009

Icasa
Rodrigues; Luiz Carlos, Tiago e Líger; Roberto Baiano, João Neto, Dodô ou Reinaldo, Esquerdinha e Rubens; Serginho ou Celsinho e Leozinho.
Técnico: Fito Neves.

Portuguesa
Fábio; César Prates, Alex, Ediglê e Athirson; Ygor, Fellype Gabriel, Marco Antônio e Preto; Christian e Edno ou Alex Terra.
Técnico: Mário Sérgio.

Local: Estádio Castelão
Horário: 20h30min
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Auxiliares: Carlos Jorge Titara e Adeilton Guimarães, ambos de Alagoas
Preço do ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia).

Fonte: O Povo.

(Baiano) - Em clima de 'vingança', Vitória da Conquista recebe o Bahia.

"Engasgado" com a goleada de 5 a 0 sofrida na última partida do Baianão do ano passado, o Vitória da Conquista abre as portas do Estádio Lomanto Junior para o Bahia, na noite desta quarta-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Baiano.

Na época, o Alviverde jogava por um simples triunfo para conquistar o título estadual. No entanto, com um futebol irreconhecível, o Bode foi massacrado no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, e perdeu a chance de entrar para a história. A goleada também não adiantou ao Bahia, que ficou com o vice-campeonato.

Para enfrentar o Tricolor, o treinador Ferreira deverá manter o esquema de três zagueiros, utilizados na partida contra o Colo-Colo. O meia Raul, utilizado na ala esquerda, agradou ao treinador, e com isto Thiago e Carlinhos seguem fora do time titular.

No Bahia, o treinador Alexandre Gallo sinalizou com duas novidades. Na lateral esquerda, Ávine substitui Rubens Cardoso, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Já no meio-campo, o volante Elton volta ao time após cumprir a automática contra o Feirense e assume a vaga de Rogério.

Vitória da Conquista x Bahia
Campeonato Baiano - 1ª fase - 10ª rodada
Data: 18/02/2009 (quarta-feira), às 20h40
Local: Estádio Lomanto Junior, em Vitória da Conquista
Arbitragem: Manoel Nunes Lopo Garrido, auxiliado por Raimundo Carneiro Oliveira e Mick Santos de Jesus

Vitória da Conquista: Gessé; Ricardo Braz, Sílvio e Fernando Belém; Carlos Magno, Diego Aragão, Alessandro Azevedo, Narcísio e Raul; Muller e Diogo. Técnico: Ferreira

Bahia: Fernando; Patrício, Alison, Nen e Ávine; Leandro, Elton, Léo Medeiros e Ananias; Beto e Reinaldo Alagoano. Técnico: Alexandre Gallo

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Baiano) - Desfalcado, Itabuna enfrenta o Fluminense de olho nos líderes.

O Itabuna entrará em campo desfalcado na apresentação desta quarta-feira, diante do Fluminense, às 20h30, no Estádio Luiz Viana Filho. O técnico Alberto Leguelé não poderá contar com o artilheiro do Campeonato Baiano, Neto Berola, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate contra o Camacari, por 1 a 1, no último domingo e cumprirá suspensão automática. Pelo mesmo motivo, o zagueiro Cléverton não estara em campo contra o Touro do Sertão.

O treinador azulino já tem os substitutos dos dois jogadores. Na vaga de Cléverton entra Wallace, enquanto que Amauri será o substituto de Berola e formará dupla de ataque com Nem.

O goleiro Paulo Rogério, que está voltando de uma contusão na coxa esquerda, ficará no banco de reservas. Com isto, Badio permanece no gol. Alfredo, que estava ameaçado de perder a posicão, continuará como titular na lateral direita.

No Fluminense, a novidade é o retorno do zagueiro Renato Melo, recuperado de contusão. O atacante Amauri, que cumpriu suspensão automática contra o Poções, retorna ao grupo, mas ficará no banco de reservas. O treinador Nazareno Silva ainda não definiu se iniciará a partida com Harley ou Souza fazendo dupla de ataque com Nino.

Itabuna x Fluminense
Campeonato Baiano - 1ª fase - 10ª rodada
Data: 18/02/2009 (quarta-feira), às 20h30
Local: Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas, auxiliado por Ednei Costa Oliveira Brito e Gilson Silva Santos

Itabuna: Badio; Alfredo, Leandro Souza, Wallace e Wescley; Nenenzinho, Rondinelli, Lei e Wenkley; Nem e Amauri. Técnico: Alberto Leguelé

Fluminense: Jair; Lima, Tiago Souza e Renato Melo; Lê, Gil, Tácio, Dudu e Deca; Nino e Souza (Harley). Técnico: Nazareno Silva

Fonte: Portal Futebol Baiano.

(Piauiense) - Flamengo, com desfalque de última hora, enfrenta o Vasco no Albertão.

Desfalcado do goleiro Beto, que terá de cumprir suspensão imposta pelo TJD da CBF, o Esporte Clube Flamengo estréia hoje (18) à noite em mais uma edição da Copa do Brasil, tendo pela frente a equipe carioca do Clube de Regatas Vasco da Gama. De última hora, o time piauiense sofreu o impacto da perda do seu goleiro titular.

A diretoria rubronegra não sabia que Beto estava suspenso pelo Tribunal da CBF, em face de expulsão ocorrida na Série C do Campeonato Brasileiro de 2007, quando era atleta do Ananindeua, do Pará. A informação pegou de surpresa o técnico Paulo Moroni que, como única alternativa, terá de lançar o reserva Robson. Mas se o fator psicológico pode ser afetado com a súbita saída de Beto, o adversário também tem problema.

A eliminação da Taça Guanabara, confirmada com o julgamento que ratificou a perda dos 6 pontos na competição carioca, pode se transformar em fator psicológico de influência negativa na atuação dos jogadores, embora a ordem no grêmio cruzmaltino seja uma só: vencer por diferença de 2 gols e eliminar o jogo de volta.

O jogo no Estádio Albertão tem início programado para 19h30, e a expectativa é de público na faixa de 20 a 30 mil pessoas. Até ontem, já estavam vendidos cerca de 15 mil ingressos. A venda continua por todo o dia de hoje, nos postos autorizados (Sportiva, Banca da Rua Climatizada, Comercial Carlos, Banca do Joel, Bar do Popó Cabeça de Pato, na FFP) e no próprio Estádio Albertão.

Os preços dos ingressos: R$ 5,00 (estudante), R$ 10,00 (geral), R$ 15,00 (arquibancada do placar), R$ 20,00 (arquibancada das cabines de imprensa) e R$ 30,00 (cadeira). Francisco de Assis Almeida Filho será o árbitro, auxiliado por Marco Antonio da Silva Brígido e Francisco Carlos Feitosa da Silva, todos do Ceará. O quarto árbitro, do Piauí, será Antonio José Lopes Trindade de Sousa. Times prováveis:

Flamengo - Robson; Serginho Matogrossense, Joubert e Wildinhyo; Tote, Niel, Alessandro, Michel e Belkior; Joniel e Roni. Técnico: Paulo Ricardo Moroni.

Vasco da Gama - Tiago, Fágner, Vilson (Fernando), Titi e Edu Pina (Ramon); Nilton, Mateus, Enrico e Alex Teixeira (Carlos Alberto); Alan Kardec e Faioli. Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Acesse Piaui.