A informação de que a Santana Textiles não iria renovar contrato no próximo ano foi repassada pelo presidente Raimundo Delfino Filho, que está em viagem para o exterior, ao diretor de Futebol, Edilson José. O motivo alegado para a desistência da Santana estaria relacionado à crise econômica mundial que fez a empresa rever alguns investimentos para o próximo ano.
O fato do patrocinador do clube não continuar para 2009 pode ter influência direta nas eleições para presidente do Fortaleza no próximo dia 19. O atual presidente Lúcio Bomfim ainda não confirmou se vai ser candidato à reeleição. Mas, ontem, conselheiros do clube garantiram a articulação de uma chapa entre Bomfim e Renan Vieira, conselheiro e que já ocupou o cargo de diretor de Futebol em outras gestões.
Lúcio Bomfim estava condicionando a sua permanência no cargo à renovação do patrocinador para a próxima temporada. Agora, sem a marca da Santana Textiles, o dirigente deve repensar a sua decisão. O próprio Bomfim já declarou que só deve dar uma resposta definitiva até o dia 12 de dezembro.
De acordo com um conselheiro, que pediu para não ser identificado, a nova articulação seria de Lúcio Bomfim continuar como presidente e Renan Vieira seria o vice. O primeiro desafio da dupla seria buscar um novo patrocinador para ajudar na receita do clube para a temporada do próximo ano.
Um outro efeito da perda do patrocinador é que, dificilmente, o técnico Heriberto da Cunha vai retornar ao Fortaleza, já que o salário dele e de toda a comissão técnica tricolor era bancado pela Santana Textiles. Heriberto viajou sem uma definição sobre o seu futuro no clube.