Para quem esperava, na noite desta terça-feira, uma vitória regatiana no Rei Pelé, dando início ao que poderia ser a reabilitação do Galo na Série B do Campeonato Brasileiro, decepção. Em mais uma performance decepcionante, o Time da Pajuçara voltou a decepcionar sua torcida, sendo goleado por 3 a 0 pelo então vice-lanterna Fortaleza-CE.
Com este resultado, o Galo permanece na lanterna da competição, com apenas oito pontos em 13 rodadas disputadas, dois pontos a menos que o novo vice-lanterna, o Gama-DF. E já no próximo sábado, o time do técnico Maurício Simões volta a campo para encarar, novamente em casa, o América-RN, em novo confronto direto entre times que buscam se livrar da zona de rebaixamento.
O jogo
Para o jogo desta noite, o treinador regatiano contou com o retorno do atacante Júnior Amorim – que cumpriu suspensão na derrota, fora de casa, para o Juventude-RS. Além desta novidade, o técnico apostou na estréia do volante Reginaldo Nascimento. Em compensação, não pôde contar com o meia Igor, contundido – em seu lugar, entrou o também meia Jean Carlo, que acabou substituído no segundo tempo.
O CRB começou o jogo dando a má impressão de que pressionaria o adversário até o fim. Ledo engano. Aos dois minutos, o atacante Edmar acertou um belo voleio, mas o goleiro Tiago Cardoso, atento, fez importante defesa, numa das poucas chances de gol do Galo no jogo.
Mas já aos 10 minutos, o CRB já Diminuía o ritmo de jogo e cedia espaço às investidas do bom time cearense. Ao passo em que os donos da casa encontravam dificuldade para superar a marcação adversária, o Fortaleza desempenhava um futebol responsável e, por vezes, perigoso. Isto ficou evidente aos 22 minutos, quando, em rápido contra-ataque, o lateral Gilberto encontrou espaço para cruzar nos pés do atacante Fábio Oliveira, que não perdoou o goleiro Jonatas, abrindo o placar no Rei Pelé.
O gol ‘abalou as estruturas’ do Galo. A bola não chegava ao ataque, e a dupla Júnior Amorim/Edmar pouco pôde fazer. O Fortaleza, que nada tinha a ver com isso, ampliou a vantagem aos 32 minutos, quando o veterano meia Paulo Isidoro fez bela jogada, rolando a bola para Gilberto. O lateral encontrou, de novo, Fábio Oliveira na grande área. O atacante tricolor voltou a marcar, desta vez ‘de letra’.
Errando muitos passes, dos donos da casa seguiram o primeiro tempo sem ameaçar o domínio dos visitantes. Já na etapa complementar, com as alterações promovidas pelo técnico Maurício Simões, o Galo chegou a ganhar mais mobilidade, com a entrada de Juliano no lugar do meia Jean Carlo – apesar de o atacante reserva não ter feito uma boa partida.
Mas aos 11 minutos, o Fortaleza chegou ao terceiro gol e fechou o caixão regatiano. Após receber passe da esquerda, o meia Dude acerta um belo chute de fora da área, mandando a bola no ângulo superior esquerdo do goleiro Jonatas, calando o Rei Pelé.
O CRB – que até conseguiu tocar melhor a bola a partir dos 20 minutos, com a entrada do lateral Bruno Barros – seguiu tentando ao menos o gol de honra contra o Fortaleza (que por pouco não chegou ao quarto gol), sem sucesso.
Amorim: ‘O CRB é um time sem alma’
Ao término da partida no Rei Pelé, o atacante Júnior Amorim, que deixou o gramado xingado pela torcida, voltou a desabafar. “O CRB, hoje, é um time sem alma. A equipe não tem poder de reação. Quando toma um gol, baixa a cabeça. Acredito que cada um tem de rever seus conceitos”, afirmou o jogador, que não fez uma boa partida.
Amorim garantiu ainda que não mais irá criticar as condições encontradas pelos atletas na Pajuçara. “Todo mundo sabe o que a gente passa fora de campo [alguns jogadores permanecem com salários atrasados]. A responsabilidade é de todos. Não sei onde iremos encontrar motivação, mas temos de procurá-la”, emendou o atacante, acrescentando que o atual elenco paga o preço de problemas administrativos antigos no Galo.
Já na opinião do meia Geninho, ‘o elenco é bom, mas tem de provar isso em campo’. A opinião foi compartilhada pelo também meia Jean Carlo, substituído no segundo tempo. “Falta ao CRB não mais tomar gol. O fato é que alguns jogadores não agüentam a pressão”, alfinetou o jogador, que não acreditar estar rendendo menos do que rendia quando jogador do CSA. “A questão é que, como o time vem perdendo, ninguém nos observa”, emendou.
Gustavo Feijó: ‘Jogador que gosta de cachaça vai sair’
Já o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e um dos integrantes da chamada junta diretiva do CRB, Gustavo Feijó, fez um discurso contundente em relação à fase vivida pelo Galo. Segundo ele, alguns jogadores não estão honrando a camisa do time alagoano.
“A questão não é só salário. Tem jogador que ganha pouco e está jogando muito mais que alguns que recebem bem. Estarei iludindo o torcedor se eu disser que este plantel vai salvar o CRB. Vamos reunir esforços para contratações, porque iremos terminar os jogos de ida ainda na zona de rebaixamento”, avaliou Feijó.
Ainda segundo o dirigente, alguns jogadores ‘só querem saber de brincar e tomar cachaça’. “Aqueles que só quiserem tomar cachaça, ir a Maikai [conhecida casa de show da capital], brincar com a camisa do CRB, vão embora. Alguns jogadores remanescentes do Campeonato Alagoano ainda estão com salários atrasados, mas o que chegaram estão em dia. Mas o fato é que este ano vivemos uma situação mais preocupante por conta da falta de brio deste plantel”, analisou o dirigente, que teve a opinião compartilhada pelo próprio treinador Maurício Simões. “É a missão mais difícil que já peguei. Mas não vamos baixar a cabeça”, declarou.
Já o também dirigente regatiano Kennedy Calheiros adiantou que nove jogadores estão sendo contratados. “Cabe ao treinador decidir quais atletas serão dispensados”, desconversou. Um dos já contratados é o meia Juninho Petrolina, que acompanhou a derrota desta noite do CRB.
E depois de ouvir as fortes declarações do dirigente Gustavo Feijó, o atacante Júnior Amorim pediu espaço à Rádio Gazeta AM para rebater as afirmações, já que elas desagradariam alguns atletas do atual elenco. "Vou falar tudo", prometeu o jogador, em telefonema ao radialista Luciano Costa, do Timaço da Gazeta. O jogador, inclusive, foi convidado a conceder entrevista nesta quarta-feira, a partir das 13 horas, dentro do programa Gazeta Esportiva.
Ficha Técnica
CRB 0x3 Fortaleza
Local: Estádio Rei Pelé, em Fortaleza – CE
Árbitro: Maurício de Aparecido Siqueira – MT
Renda: R$ 19.014,00
Público: 1.577 pagantes
Cartões Amarelos: Gilberto, Rogério, Vitor (Fortaleza)
Gols: Fábio Oliveira aos 23’/1T e aos 32’/1T e Dude aos 12’/2T (Fortaleza)
CRB
Jonatas; Dão, Márcio e Nen; Ivo, Geninho (Carlinhos), Reginaldo Nascimento, Jean Carlos (Juliano) e Anderson Paim (Bruno Barros); Edmar e Júnior Amorim.
Técnico: Maurício Simões
Fortaleza
Tiago Cardoso; Vitor, Erandir e Juninho; Gilberto, Dude, Rogério (Leandro), Raul (Mazinho Lima) e Eusébio; Paulo Isidoro e Fábio Oliveira.
Técnico: Jorge Veras (interino)
Fonte: GazetaWeb.