sábado, agosto 16, 2008

(Cearense) - A Hegemonia foi mantida

A equação que envolve Ceará e Castelão, nesta Série B, tem dado sempre um mesmo resultado: vitória. Exceto o empate contra o Corinthians, o Alvinegro, atuando em casa, só sabe o que é vencer no Brasileirão 2008. E ontem, diante do Marília, o cálculo do Vovô com a sua torcida colocou mais três pontos para o time na tabela. Com gols de Cleisson, Daniel e Ciel, a equipe bateu os paulistas por 3 a 2.

Após dois jogos sem vencer (ambos fora de casa), o Ceará parecia disposto a recuperar parte dos pontos que deixou de conquistar fora do Castelão. Assim, começou a partida em ritmo alucinante. E logo aos dez segundos deu o primeiro chute. Ciel roubou a bola no meio campo, carregou e bateu de fora da área. Era uma mostra do que viria pela frente. Pelo menos nos próximos seis minutos.

Aos 3, o mesmo Ciel tomou outra bola e arrancou pelo lado direito. O atacante cruzou, mas João Marcos cortou e quase marcou contra. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Daniel subiu e cabeceou. O goleiro Giovanni fez ótima defesa. E o camisa 1 do Marília voltou a ser destaque no minuto seguinte. Ciel lançou William César, que entrou na área e tentou tocar por cima. Giovanni se esticou todo e salvou.

Mas se o goleiro do Marília era exigido, Adílson não demorou para começar a trabalhar. E olha que o jogador alvinegro teve que usar muitas ferramentas. Uma delas foi aos 7 minutos, quando Ricardinho chutou rasteiro e o obrigou a fazer boa defesa. A outra (e mais difícil) aconteceu aos 20. Depois de um cruzamento rasteiro a bola sobrou livre para Betinho. O atacante tinha o gol aberto, chutou, e viu Adílson surgir do nada para evitar o gol.

E quando o Ceará parecia encurralado, Ciel fez ótima jogada pelo lado direito, entrou driblando e cruzou para Cleisson completar para o gol. Ceará 1 a 0. Depois disso, o time voltou a cometer os mesmos erros. Nos acréscimos, Betinho arriscou um chute despretensioso e acabou acertando o ângulo de Adílson, empatando a partida.

No segundo tempo, o que estava ruim piorou. O Ceará não conseguia passar do meio campo. Mas, de novo, quando a equipe sofria pressão, veio o gol. Aos 13, cobrança de falta na área e Daniel recolocou o Ceará na frente, de cabeça. O gol acalmou (e melhorou) o Ceará, que continuava a ter como única arma a velocidade de Ciel.

E foi ele, que aos 27, ampliou. Numa jogada individual, entrou na área, pisou na bola e acabou cavando um pênalti. Na cobrança, o próprio Ciel bateu e fez. Mas o jogo não terminaria tão tranquilo. Nos acréscimos, em nova falha da zaga, Marcílio entrou sozinho e diminuiu: 3 a 2. No final do jogo, o volante Michel definiu bem o que foi a partida: "A gente estava jogando bem fora e perdendo. Hoje (ontem) jogamos mal e ganhamos. Melhor assim".

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

CEARÁ 3
Adilson; Dedé (Deleu), Dezinho, Daniel e Fábio Vidal (Mancuso); Michel, Chicão, Cleisson e William César; Ciel (Éderson) e Vavá. Técnico: Lula Pereira.

MARÍLIA 2
Giovanni; Flávio, Rafael Fefo (Altair) e João Marcos; Chiquinho, Serginho (Thiago Rodrigues), João Vitor, Ricardinho e Bruno Ribeiro; Betinho e Robert (Marcílio). Técnico: Jorge Raulli.

Local: Estádio Castelão
Horário: 20h30min
Data: 15.8.2008
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (MG)
Cartões amarelos: Daniel (C), Chicão (C), William César (C), Adílson (C), Flávio (B)
Gols: Cleisson (aos 29min do 1T), Betinho (aos 47min do 1T), Daniel (aos 13min do 2T), Ciel (aos 27min do 2T)
Público: 10.872 (1.441 não pagantes)
Renda: R$100.477,50
Fonte: O Povo.

sexta-feira, agosto 15, 2008

(Cearense) - Jorge Veras sai e Heriberto volta.

foi feito ontem pelo diretor de Futebol do Fortaleza, Edílson José. Jorge Veras retorna para as categorias de base.

Os cochichos eram muitos. Assim como o burburinho que se instalara ontem Pici. Todos já sabiam, mas ninguém queria dizer. A notícia seria dada pelo diretor de futebol, Edílson José, que prometera conversar com rádios, jornais e TVs no final da tarde. E a espera durou até às 17h55min, quando, sentado na sala de imprensa do Pici, o dirigente anunciou: Heriberto da Cunha é o “novo” técnico do Fortaleza.

O treinador volta ao clube depois de quase dois meses, quando pediu demissão alegando desgaste com alguns membros da diretoria tricolor. Porém, com a saída do ex-presidente Marcelo Desidério, maior desafeto de Heriberto da Cunha no Pici, o caminho ficou aberto para o retorno. E somado a isso estava o fato de o Fortaleza ocupar a zona do rebaixamento e ter perdido o padrão de jogo após a saída do técnico.

Na noite da última quarta-feira, uma reunião entre dirigentes e conselheiros do Fortaleza decidiu que Heriberto era o melhor nome para tentar reerguer a equipe. Decisão tomada, o técnico foi contatado em São Paulo, onde dirigia o Barueri. E com três derrotas seguidas à frente do time paulista, não foi difícil convencê-lo de voltar.

“Fizemos um projeto para o Fortaleza a longo prazo. Ninguém sabe se ele vai continuar, porque no final do ano tem eleições. Mas se o Lúcio (Bomfim) continuar, o Heriberto deve assinar por dois anos”, informou Edílson José. Inicialmente, o técnico volta para ficar até o dia 30 de novembro.

Mas Heriberto da Cunha só deve sentar no banco de reservas do Fortaleza na próxima segunda-feira. Amanhã, contra o Brasiliense, o técnico ficará nas arquibancadas, acompanhando o time. E segundo Edílson José, o treinador do Leão será Jorge Veras. “O convite foi feito ao Jorge para ele acompanhar o elenco. Para esse jogo, será essa comissão que comandará o time”, afirmou. “Depois, o Jorge vai cuidar das categorias de base”, completou o dirigente.

Antes de encerrar a entrevista, Edílson José foi questionado se a escolha de Jorge Veras teria sido equivocada. Sem hesitar, o diretor de Futebol primeiro balançou a cabeça. Depois respondeu: “Claro que não. Me arrependo de ter trazido o Barbieri”.

CRONOLOGIA DAS MUDANÇAS

17.6.2008 - Dizendo-se insatisfeito com parte da diretoria tricolor, Heriberto da Cunha pede para deixar o Fortaleza. Na época, a equipe estava na sexta posição.

18.6.2008 - Jorge Veras assume o Fortaleza interinamente e comanda o time na derrota para o Criciúma, no dia 20.6.

24.6.2008 - Barbieri é contratado como novo técnico do Fortaleza. Á frente do Leão, o treinador fica menos de um mês e não consegue nenhuma vitória.

19.7.2008 - Com o time na penúltima colocação, Barbieri sai do Pici.

21.7.2008 - Jorge Veras reassume o time, vence o CRB e acaba sendo efetivado no cargo. Consegue tirar o time da zona do rebaixamento, mas oscila bons e maus resultado e acaba voltando para ela.

14.8.2008 - A diretoria decide trazer Heriberto da Cunha de volta e mandar Jorge Veras novamente para as categorias de base.
Fonte: O Povo.

(Cearense) - Favorito em casa.

Com um bom retrospecto em jogos disputados no Castelão, o Vovô enfrenta o Marília, às 20h30min, em busca de pontos para se reaproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro - Série B.

Manter a invencibilidade em casa. Isso é o que espera o técnico do Ceará, Lula Pereira, no jogo de hoje à noite diante do Marília, no estádio Castelão. A partida é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série B e terá início às 20h30min. A derrota no jogo passado frente ao Gama por 1 a 0, em Brasília, deixou o Vovô na 9ª posição com 26 pontos na tabela. O objetivo do time alvinegro é conquistar três pontos e voltar a se aproximar do G-4.

Na primeira volta da Segundona, o Vovô tem um retrospecto favorável nos jogos realizados no Castelão. Venceu sete partidas e empatou duas.

E para atingir a meta de não perder em casa, Lula Pereira terá de fazer alterações na equipe. Dezinho, Michel e Cleisson estão confirmados. Eles não tinham participado do jogo passado no Distrito Federal. Na lateral, Fábio Vidal também vai atuar entre os titulares após se recuperar de contusão. William César ganhou a posição de Marcos Paraná, que recebeu o terceiro cartão amarelo. De fora, também estão Fabrício e André, os dois com o 3º amarelo.

Os jogadores do Ceará estão concentrados desde a noite da última quarta-feira num hotel em Aquiraz. Lula Pereira reforçou a necessidade de traquilidade no grupo para manter a briga por uma das quatro vagas na Série A de 2009. Enquanto o Alvinegro tem conseguido bons resultados no Castelão, com o apoio da torcida, fora de casa tem sido um fracasso.

Para hoje, outra preocupação é com o rendimento do ataque. Com a saída de Luiz Carlos, as esperanças de gol têm sido depositadas na dupla Ciel e Vavá, ainda com pouco rendimento. Quem foi relacionado para o jogo frente ao Marília foi o atacante Charles Chad, que deve ir no banco de reservas.

O Marília está em 14º lugar na classificação com 23 pontos. O time vem animado para enfrentar o Ceará depois de derrotar o Bahia por 3 a 1. O técnico Jorge Raulli não poderá contar com os zagueiros Leandro Amaro e Fernando, que estão suspensos. Os prováveis substitutos serão Rafael Fefo e João Marcos. Também ganham chance no time titular os meias Serginho e João Vitor.

Campeonato Brasileiro - Série B

Ceará
Adilson; Dedé, Michel, Daniel e Fábio Vidal; Dezinho, Chicão, Cleisson e William César; Ciel e Vavá. Técnico: Lula Pereira.

Marília
Giovanni; Flávio, Rafael Fefo e João Marcos; Chiquinho, Serginho, João Vitor, Ricardinho e Bruno Ribeiro; Betinho e Robert. Técnico: Jorge Raulli.

Local: Estádio Castelão
Horário: 20h30min
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (MG)
Fonte: O Povo

(Baiano) - Confiança e ASA comemoram retorno à Série C.

Logo após o julgamento em que o Tribunal Pleno do Superior de Justiça Desportiva (STJD) por 5 votos 1 manteve a punição do Sergipe, A CBF divulgou os jogos para domingo no grupo 20 da Série C do Campeonato Brasileiro.

O meio-campo Juninho Petrolina lamentou que o Sergipe tenha sido punido pelo STJD e ao mesmo tempo ficou feliz isto porque o Confiança vai jogar domingo contra ASA depois de ficar 15 dias parado. "Espero que o Dragão consiga um excelente resultado para continuar sonhando com a classificação para a terceira fase da competição e assegurar uma vaga para a Série C em 2009", disse o atleta, feliz pelo retorno de Mauricio Simões no comando técnico da equipe proletária.

Em Arapiraca, todos comemoraram o fato de jogarem em casa nesta que será a estréia do ASA na segunda etapa da Série C. "O foco do time é se classificar para a terceira fase e ficar entre os 20 melhores que irão permanecer na Série C do ano que vem. Treinamos nessas duas semanas muito forte e a comissão técnica soube dosar a carga dos treinamentos. Agora é colocar em prática tudo o que fizemos nos coletivos quando começarmos a jogar", disse o volante Cal.

Inclusive, o time já vem sendo definido pelo técnico Vica com Santos; Flávio, Bruno Lourenço, Márcio e Rafinha; Coracine, Audálio, Nilson, Rogério e Didira; Nena.
Fonte: Portal do Futebol Baiano.

quinta-feira, agosto 14, 2008

(Pernambucano) - Condicionamento físico é testado.

Correndo atrás do prejuízo, Roger e Enílton, dois dos jogadores mais questionados pela torcida rubro-negra na temporada, foram os principais destaques dos testes de resistência física, realizados ontem. Os dois estavam entre os atletas que conquistaram o maior avanço com relação à última avaliação, que foi feita há cerca de 60 dias. O fisiologista do Sport, Inaldo Freire, não arrisca falar em coincidência, mas aprovou o empenho dos atacantes. “Não sei até que ponto a pressão que eles sofreram influenciou no trabalho do dia-a-dia. Mas apenas 5% do elenco apresentou uma melhoria com relação ao último teste. Roger e Enílton estão presentes nesse grupo, e estou muito satisfeito com eles”, declarou Inaldo.
O fisiologista comemorou o resultado do trabalho realizado com todos os jogadores do Leão. Os outros 95% dos atletas conseguiram manter o mesmo nível de condição física. “Neste momento, o mais importante é que não haja um declínio. Isso é muito difícil, principalmente na metade final da temporada, quando o desgaste é maior. Mas todos os jogadores foram muito bem, o que nos dá tranqüilidade para essa seqüência final de jogos”, afirmou.
Na classificação geral do desempenho atlético dos rubro-negros, o novato Sidny foi bastante elogiado. Mas o campeão foi o sempre bem condicionado Carlinhos Bala. “Normalmente, os meio-campistas e os laterais são os que apresentam melhores resultados, devido à exigência atlética dessas posições. Bala é um homem de frente que tem uma movimentação diferenciada, se equiparando aos jogadores de meio”, disse Inaldo.
O atacante Wilson, mais novo reforço dos rubro-negros, também foi testado durante a atividade e foi aprovado. O jogador participou da pré-temporada do Genoa, justamente o período dedicado aos treinos físicos. “Ele só vai precisar de um pouco mais de tempo para recuperar a sua melhor condição técnica”, ressaltou o técnico Nelsinho Batista.

SIDNY
O lateral-direito Sidny já está regularizado e pode estrear com a camisa do Leão já no próximo domingo, na partida diante do Botafogo. “Já estamos observando Sidny com atenção durante os treinamentos. Nós vamos avaliar durante a semana a possibilidade de aproveitá-lo no jogo de domingo. Mas nada está definido ainda”, declarou Nelsinho.
Fonte: Folha de Pernambuco.

(Pernambuco) - Sertanejos tentam conter euforia.

O aproveitamento de mais de 70% nesta Série C não subiu à cabeça do Salgueiro. Líder do Grupo 19, os sertanejos sabem que ainda têm um caminho longo pela frente. Com sete pontos e faltando disputar três jogos nesta fase, o clube está prestes a conquistar a permanência na competição em 2009. Os bons resultados já fazem os torcedores do Carcará sonharem com a Série B da próxima temporada.
“O povo daqui está entusiasmado, uma euforia muito grande que estamos tentando controlar. Mas estamos tomando como exemplo o Campeonato Pernambucano. Terminamos em quarto lugar graças ao nosso desempenho na reta final. Nosso início não foi tão bem. Não adianta nada começarmos bem e na reta final ficarmos para trás”, afirmou o presidente do Salgueiro José Guilherme.
A vitória por 2x1 sobre o Campinense já é passado no Cornélio de Barros. Desde a reapresentação do elenco, o técnico Neco foca o confronto diante do Campinense, domingo, às 16h, em Campina Grande. O treinador não contará com o meia Rosivaldo, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo. Quem também deve ser desfalque é o lateral-direito Rogério. O jogador está com fortes dores no joelho desde a vitória por 3x1, sobre o Icasa/CE, na última quarta-feira, e caso não se recupere até amanhã, deverá ser vetado pelo Departamento Médico.
Em compensação, Neco terá o retorno do lateral-esquerdo Oziel, que cumpriu suspensão no último final de semana. O meia Juninho e o atacante Marcelo Fumaça, julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, estão liberados para enfrentar o Campinense.
Fonte: Folhe de Pernambuco.

quarta-feira, agosto 13, 2008

(Potiguar) - América-RN vence Barueri e enfim sai da zona do rebaixamento.

O América-RN venceu o Barueri por 3 a 1 de virada, nesta terça-feira, em Natal. O resultado tirou o time do Rio Grande do Norte pela da zona do rebaixamento, depois da equipe permanecer 16 rodadas entre os quatro últimos da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os comandados do técnico Ruy Scarpiano somam agora 20 pontos, na 16ª colocação. Já os paulistas ficaram com 27 pontos, em oitavo, e mais uma rodada fora do G4.

Este também é o sexto jogo seguido do América-RN em casa sem perder. Foram dois empates e quatro vitórias neste período. O time da Grande São Paulo, por sua vez, acumulou a terceira derrota seguida.

O jogo

O primeiro lance de perigo foi do Barueri, em um chute na rede pelo lado de fora do atacante Pedrão. Pouco depois, em nova investida do Barueri, Fabiano fez a defesa em chute de Flávio.

A resposta e principal oportunidade dos anfitriões no primeiro tempo foram em cobrança de falta batida por Saulo, no ângulo direito. O goleiro Renê espalmou para escanteio.

O América-RN cresceu e assustou novamente com Aloísio, que quase surpreendeu o goleiro dos visitantes em arremate. O Barueri tentava sair nos contra-ataques. Aos 33, Diego Silva cruzou para Pedrão, que mandou para fora.

No intervalo, os jogadores de ambas as equipes saíram satisfeitos com o rendimento de ataque dos seus respectivos times, apesar do 0 a 0 momentâneo . "Nosso time buscou o gol a todo momento", declarou Cascata, atacante do time do Rio Grande do Norte, em entrevista à Rádio Princesa do Vale.

"Tivemos oportunidades. Infelizmente, não fizemos, mas vamos tentar acertar no segundo tempo", declarou Diego Silva, atacante do Barueri, em entrevista à mesma emissora.

Segundo tempo cheio de gols

Em uma bobeira da zaga do Barueri, Renê teve de trabalhar para evitar o primeiro gol. Porém, do outro lado do campo, a zaga local também falhou. Diego Silva aproveitou e bateu de pé esquerdo, na saída de Fabiano, para abrir o placar, aos 15.

Os donos da casa não desanimaram. Maizena pegou rebote, após chute de Cascata e bateu cruzado para empatar. Aos 31, Daniel começou jogada no campo do América-RN, tabelou e bateu forte. A bola desviou na zaga e entrou: virada no placar.

Dois minutos depois, o América-RN fez o terceiro. Max cruzou, e Nicácio furou a bicicleta. A bola sobrou do outro lado para Aloísio, que cruzou para Daniel marcar de cabeça o segundo dele no jogo. No final, Val Baiano, do Barueri, foi expulso por cometer falta sem bola.

Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o América-RN enfrenta o líder Corinthians, no Pacaembu, sábado. O Barueri recebe o Juventude-RS no mesmo dia.
Fonte: Uol.

(Baiano) - Marília quebra invencibilidade de nove jogos do Bahia.

O Marília manteve a invencibilidade jogando em casa e quebrou seqüência invicta de nove jogos do Bahia ao derrotá-lo por 3 a 1, nesta terça-feira, no estádio Bento de Abreu.

O time paulista agora soma 23 pontos, 20 deles conquistados como mandante, e afastou-se da zona de rebaixamento. Já o time tricolor permanece com 28 pontos e perdeu a oportunidade de encostar nos quatro primeiros colocados.

O Bahia vai encerrar o primeiro turno da competição jogando com o Gama nesta sexta-feira, às 20h30, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santa. No mesmo dia e horário, o Marília enfrenta o Ceará no estádio Castelão, em Fortaleza.

O Marília tomou a iniciativa dio jogo. Nos 10 minutos iniciais, os anfitriões já haviam chegado à grande área do Bahia cinco vezes, levando perigo em uma cobrança de falta e em dois escanteios. Aos 11min, o time tricolor cedeu um contra-ataque e o meia Robert abriu o placar para o Marília. Chiquinho cruzou e Robert completou com um toque sutil. O goleiro Darci se atrapalhou e saiu da trajetória da bola, que foi parar no fundo da rede.

O Bahia buscou o empate e teve duas oportunidades em cobranças de escanteios que não ameaçaram a meta do goleiro Giovanni. Mas foi aos 22min que a equipe conseguiu empatar. O meia Elias chutou de fora da área e a bola foi morrer rasteira, no canto direito de Giovanni. Elias foi agraciado com o gol em sua 100º partida com a camisa tricolor.

No entanto, o Marília estava disposto a manter a invencibilidade em casa e virou a partida aos 28min. Robert soltou um verdadeiro torpedo, em cobrança de falta de longa distância que o goleiro Darci não conseguiu interceptar. O Marília voltou ao ataque aos 31 min, Rafael Fefo entrou na área pela esquerda e chutou forte, mas Darci espalmou para escanteio. O Bahia conseguiu marcar um gol aos 45 min, mas o lance foi anulado pelo auxiliar, que marcou impedimento.

O Bahia começou a segunda etapa buscando o empate, mas foi o Marília que chegou com perigo nos primeiros 10min, em duas oportunidades, uma com Betinho e outra com Bruno Ribeiro. As jogadas de ataque do time tricolor eram neutralizadas com faltas que o time não conseguia aproveitar as cobranças. O Marília continuou o segundo tempo mais organizado no meio-de-campo e partia nos contra-ataques.

Aos 26min Ricardinho recebeu dentro da área e chutou para a boa defesa de Darci. Mas aos 28min, Marcinho, que havia acabado de entrar, penetrou na área livre após receber lançamento do goleiro e chutou na saída de Darci, que nada pôde fazer para evitar o terceiro gol do Marília. O Bahia quase conseguiu diminuir aos 37min. Depois da cobrança de escanteio Giovani espalmou, a bola sobrou para Marcone que chutou, mas o zagueiro conseguiu salvar em cima da linha.

MARÍLIA
Giovanni; Rafael Fefo, Leandro Amaro e Fernando; Chiquinho (Serginho) (Thiago Rodrigues), João Marcos, João Marcos, Ricardinho e Bruno Ribeiro; Betinho (Marcinho) e Robert.
Técnico: Jorge Raulli.

BAHIA
Darci, Rogério Rios, Cléber Carioca, Rogério e Adilson (Bruno Cazrine); Luciano Totó (Gilberto), Marcone, Rafael e Elias (Bruno Lopes); Galvão e Paulo Roberto.
Técnico: Arturzinho

Data: 12/08/2008
Local: Estádio Bento de Abreu, em Marília-SP
Público: 833 pagantes, total 1074
Renda: R$ 9,850,00
Árbitro: José Alexandre Lima (RJ)
Auxiliares: Marcelo Mariano (RJ) e Rodrigo Jóia (RJ)
Cartões amarelos: Rafael Fefo, Fernando, Leandro Amaro, Luciano Totó, Rafael, Marcone
Cartões vermelhos: Leandro Amaro e Bruno Cazarine
Fonte: Uol.

(Cearense) - Rodada frustra cearenses e ratifica ascensão do Gama.

A penúltima rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro confirmou a ascensão do Gama, que iniciou a competição com a pior campanha, e frustrou os planos dos rivais Ceará e Fortaleza. A despeito de terem atuado em condições diferentes e de terem ambições distintas, os adversários locais terminaram esta terça-feira unidos pela decepção.

A situação pior é do Fortaleza, que atuou em casa e foi superado por 2 a 1 pelo Bragantino. O Ceará, que visitou o Gama nesta terça-feira, perdeu por 1 a 0 em Brasília.

Os resultados mantiveram os dois times cearenses em situações complicadas na tabela da Série B. O Fortaleza, estagnado nos 19 pontos, volta a freqüentar a zona de rebaixamento para a terceira divisão nacional. O Ceará, que ficou com 26, perde a chance de diminuir a distância para a zona de promoção para a elite.

O Ceará ainda acumulou seu segundo revés consecutivo na Série B do Campeonato Brasileiro, ambas fora de casa. "Nós tentamos tocar a bola, mas o time deles marcou muito bem e não deu espaço. Buscamos os espaços, mas não deu certo", reconheceu o atacante alvinegro Vavá em entrevista à Rádio Cidade AM.

O gol que definiu a vitória do Gama em Brasília foi marcado aos 25min do primeiro tempo, em uma conclusão de Dinei. Depois disso, o time mandante recuou sua linha de marcação e diminuiu o ritmo da partida. O Ceará, com muitos erros, pouco fez para mudar o placar.

O resultado confirmou a ascensão do Gama na Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Brasília venceu suas três últimas partidas na competição nacional, chegou a 23 pontos e aumentou sua distância para a zona de rebaixamento - ocupa agora o 12º lugar da tabela.

"Tivemos falhas individuais e pagamos um preço alto por isso. Temos de nos concentrar mais para jogos assim, principalmente porque tivemos um pouco de ansiedade e não conseguimos reagir depois de levar o gol", analisou o goleiro Adílson, do Ceará.

Em Fortaleza, a situação foi bastante diferente. O Fortaleza também saiu perdendo, aos 3min do segundo tempo, com um gol marcado por Pará em chute de fora da área. No entanto, o time tricolor chegou ao empate em cobrança de pênalti de Paulo Isidoro, aos 19min.

Depois do gol de empate, porém, o Fortaleza não conseguiu pressionar o Bragantino. Em vez disso, deu espaço para o time paulista tocar a bola e chegar ao segundo gol, com Sérgio Manoel, aos 36min.

O triunfo deixou o Bragantino na zona intermediária da tabela. O time paulista, que vinha de derrota, chegou a 24 pontos e aparece atualmente no 11º posto da tabela de classificação. "O Fortaleza tem uma defesa forte e estávamos precisando de um resultado assim. Foi um resultado importante", avaliou Pará, autor do primeiro gol dos paulistas.
Fonte: Uol.

(Potiguar) - ABC vira, estanca má fase e tira Ponte do G4 da Série B.

ABC e Ponte Preta caminhavam para um empate em Campinas, resultado que manteria as situações das duas equipes na Série B do Campeonato Brasileiro. Aos 45min do segundo tempo, porém, Jean Carioca marcou um gol em jogada individual e deu a vitória aos potiguares por 2 a 1. Assim, interrompeu o mau momento de sua equipe na competição nacional e alijou os mandantes da zona de promoção à primeira divisão.

O ABC não vencia um jogo sequer na Série B desde o dia 15 de julho, quando fez 4 a 0 sobre o São Caetano em São Caetano do Sul. Desde então, o time potiguar amealhou dois empates e três derrotas até esta terça-feira.

"Foi uma vitória importante para a nossa caminhada ao G4 da Série B. Queremos o acesso à primeira divisão e sabíamos que uma vitória aqui seria fundamental para isso. Precisávamos nos reabilitar para ter mais tranqüilidade", disse Jean Carioca, autor dos dois gols do ABC, ao Premiere FC.

Para a Ponte Preta, em contrapartida, o revés desta terça-feira tem reflexos negativos. O time de Campinas ficou estagnado nos 29 pontos, foi ultrapassado pelo Santo André e deixou a zona de promoção para a elite nacional.

Além disso, a equipe alvinegra sofreu nesta terça-feira o primeiro revés como mandante desde a contratação de Paulo Bonamigo. Nos seis jogos anteriores diante da torcida, o comandante havia conseguido um empate e cinco vitórias.

"Nós começamos bem, mas nada funcionou depois. Erramos muitos passes e demos espaços demais para o ABC. Precisávamos ter mais atenção", reclamou o volante Jairo.

Com forte marcação sobre a saída de bola do ABC, a Ponte Preta conseguiu pressionar no início do jogo desta terça-feira. E essa postura dos mandantes surtiu efeito logo aos 3min, quando Luís Ricardo roubou uma bola de Fabiano na direita, invadiu a área e ainda driblou o goleiro Paulo Musse antes de abrir o placar.

"Eu acreditei até o fim e acho que isso foi importante. Nós estamos jogando em casa e precisávamos fazer valer isso. Apostamos em uma marcação na saída de bola do ABC e funcionou logo no início", comemorou o autor do gol da Ponte.

Depois do gol, porém, a marcação da Ponte Preta arrefeceu e o ABC começou a encontrar espaços para sair de seu campo de defesa. Quando isso aconteceu, a partida tornou-se mais concentrada na intermediária e as zagas tiveram ampla vantagem sobre as investidas das duas equipes.

A exceção nesse cenário aconteceu aos 31min. A defesa da Ponte Preta postou-se de forma muito aberta e ofereceu espaços para Márcio Hahn fazer um passe rasteiro da direita, em linha reta, na direção de Jean Carioca. O meia do ABC mostrou tranqüilidade e tocou por cima de Aranha para empatar.

"O gol mudou o jogo. Conseguimos ganhar mais espaço no campo de ataque e adiantar um pouco a marcação depois disso. Foi importante para nós", analisou Jean Carioca.

O empate realmente deu mais autonomia ao ABC, que ratificou sua proposta de jogo e concentrou as ações no meio - mesmo os alas Bosco e Panda, quando chegavam ao ataque, apostavam em investidas em diagonal.

Diante da concentração do ABC na intermediária e da postura da Ponte Preta, mais bem estruturada que os visitantes, o jogo tornou-se ainda mais brigado no segundo tempo. As raras exceções de habilidade aconteciam em lances de Renato (dos anfitriões) e Jean Carioca (dos visitantes).

Com esse panorama, o placar só podia mudar em um lance de um dos dois jogadores. Aos 45min do segundo tempo, Jean Carioca arrancou com a bola pela direita e chutou de pé direito, no ângulo direito de Aranha, para dar a vitória ao ABC em Campinas.
Fonte: Uol.

segunda-feira, agosto 11, 2008

(Alagoano) - ASA aguarda por nova estréia e segue treinando.

Enquanto aguarda a definição da briga jurídica que paralisou o Grupo 20 da Série C do Campeonato Brasileiro entre Itabuna (BA) e Sergipe, o elenco do ASA, único representante alagoano na segunda fase da competição nacional, segue realizando treinamentos coletivos e táticos sob o comando do treinador Vica para voltar a disputar uma partida oficial. O julgamento está marcado para amanhã, ou na próxima quinta-feira (14), no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Desde a última vitória contra o Petrolina (PE) por 4 a 2, no dia 27 de julho, em partida válida pela última rodada da primeira fase da Série C, há exatos quinze dias, o ASA não faz outra coisa a não ser treinar. A comissão técnica do alvinegro arapiraquense está realizando dois treinamentos diários. Para os jogadores isso é bom para aprimorar o entrosamento da equipe.

Essa paralisação inesperada dos jogos do ASA, na segunda fase da Série C, não está só prejudicando o elenco do Alvinegro, que aos pouco começa a perder o ritmo de jogo. A diretoria do clube também está tendo muitas dificuldades para quitar a sua folha salarial e as despesas com concentração. A diretoria lançou uma promoção, na qual os torcedores adquirem três ingressos por R$ 50,00 para os jogos de mando de campo, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. Como o preço normal de um ingresso custa R$ 25, quem adquirir o kit ganha uma entrada grátis.

Na manhã de hoje, o elenco do único representante na segunda fase da Série C aprimorou a parte física em uma academia. Na seqüência um coletivo, no campo do Centro de Apoio Educacional, o antigo Sesi de Arapiraca. Todos estes trabalhos sob o comando do treinador José Luis Mauro, o Vica.
Fonte: Folha de Pernambuco.

(Pernambucano) - Carcará vence Campinense e dispara.

No dia em que os pais eram os grandes homenageados, o Salgueiro derrotou o Campinense por 2x1, no Cornélio de Barros, e deu um passo importante para a classificação à próxima fase da Série C. Os gols do triunfo sertanejo foram marcados por Marcelo Fumaça e Rosivaldo, enquanto Marquinhos Marabá descontou para os visitantes. O resultado deixou os pernambucanos na liderança do Grupo 19, com sete pontos. Já os paraibanos estão na terceira colocação ao lado do Santa Cruz, com dois. Agora, o Carcará se prepara para uma seqüência de dois jogos fora de casa. O primeiro é contra a Raposa, em Campina Grande, às 16h, no próximo domingo.

Mesmo sem os laterais Rogério e Oziel, o primeiro suspenso e o segundo machucado, os donos da casa foram para cima dos visitantes, buscando o gol de qualquer maneira. Artilheiro da equipe na competição com quatro gols, Élvis desperdiçou duas boas oportunidades logo no início. Enfrentando um adversário que atuava com seis jogadores com caraterísticas defensivas e apostava nos contra-ataques, o Carcará teve dificuldades para superar a retranca paraibana.

Na etapa final, os sertanejos conseguiram converter as oportunidades criadas. Aos 12 minutos, após uma boa troca de passe com Rosivaldo, Marcelo Fumaça chutou para fazer 1x0. Aos 29, Morelândia puxou um contra-ataque rápido e tocou para Rosivaldo. O meia do Salgueiro, sem muitas dificuldades, marcou o segundo do Carcará. O Campinense descontou logo em seguida. Aos 32, Joílson foi derrubado dentro da área. Na primeira cobrança de pênalti, Bruno defendeu, mas o árbitro alegou que o goleiro sertanejo tinha se adiantado e mandou repetir. Na segunda, Marabá cobrou no meio e marcou o gol de honra dos visitantes.

Salgueiro

Bruno; Ademir (Morelândia), Rodiney, Alisson e Fabiano (Mazinho); Victor Caicó, Wendell, Renato Frota, Rosivaldo e Élvis (Zé Paulo); Marcelo Fumaça
Técnico: Neco

Campinense
Pantera; Fábio, Jádson, Ricardo Oliveira e Fernandes; Cícero (Joílson), Fabiano Silva (Raí), Charles Wágner e Washington; Jean Alisson (Vanderlei) e Marquinhos Marabá
Técnico: Freitas Nascimento

Local: estádio Cornélio de Barros (Salgueiro)
Árbitro: Afonso Amorim de Souza/PI
Assistentes: Adeílton Guimarães da Hora e Otávio Correia de Araújo Neto, ambos de AL
Gols: Marcelo Fumaça (aos 12 minutos) Rosivaldo (aos 29 minutos) e Marquinhos Marabá (aos 32), todos no 2º Tempo
Cartões amarelos: Fabiano, Rosivaldo (S) e Vanderlei (C)
Cartão Vermelho: Marquinhos Marabá (C)
Público: 3.627
Renda: R$ 2.708,00
Fonte: Folha de Pernambuco.

(Alagoano) - Sem técnico, CRB perde o apoio de empresário

A crise no CRB ganha mais um capítulo com o desmentido de que Vanderley Paiva será o novo treinador da equipe regatiana para o restante do Campeonato Brasileiro da Série B. Isso fez com que o empresário João Feijó, responsável pela contratação do novo técnico, anunciasse a sua saída do projeto pela reabilitação do time no certame nacional.

Nesta segunda-feira, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Kennedy Calheiros, disse que na verdade o que houve foi um adiamento sobre esta contratação. "Temos um jogo em cima do que foi realizado no sábado que é este contra o Paraná, na terça-feira. Portanto, não há tempo suficiente para um treinador chegar, comandar treinamento e conhecer todo o elenco e apenas dois dias", analisou, pois o novo técnico deveria ser apresentado nesta segunda-feira.

A palavra final - Kennedy Calheiros acrescentou que a palavra final sobre contratação é do conselheiro Gustavo Feijó. "A minha parte é mais administrativa. Quando a junta foi formada as atricuições foram divididas e coube ao Gustavo a responsabilidade pelas contratações".

Apesar do desmentido, o nome de Vanderley Paiva não está de todo descartado. Vai depender do resultado que o CRB obtiver contra o Paraná. Outros nomes que vêm sendo cogitados desde o momento em que Maurício Simões deixou o clube são os de Vagner Benazzi e Roberto Cavalo.

Alheio a tudo isso, o técnico interino, Jean Carlos, já comandou o treino com bola visando a partida de amanhã, às 21h45, no Estádio Rei Pelé. E o CRB deve enfrentar o Paraná no esquema 4-3-3, com Fernando; Alex Santos, Plínio Johnny e Anderson Paim; Glaydson, Carlinhos e Gaibu; Leandrinho, Hugo Henrique e Júnior Amorim.

Por outro lado, o clube anuncia mais uma contratação: a do volante Rodrigo Sá, 28, que estava no Paulista e já passou pelo Americano, Guarani e Galo Adap (PR). No ano passado, Rodrigo Sá passou seis meses fora dos gramados por conta de ter sofrido uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito.

E para completar a fase ruim que o clube atravessa, na tarde desta terça-feira parte do telhado da arquibancada do Estádio Severiano Gomes Filho foi abaixo em conseqüência de uma forte ventania na região.
Fonte: GazetaWeb

(Sergipano) - Confiança pensa na segunda fase.

Jogadores do Confiança estão preocupados com o reinicio da segunda fase da Série do Campeonato Brasileiro. Para o volante Lima, um dos mais experientes da equipe, o grupo está unido apesar da mudança de treinador.

Lima destacou que o Confiança tem um bom elenco e em condições de brigar por uma vaga para a terceira fase da competição.

Independente do treinador que venha comandar o time, os jogadores estão preparados e sabem da responsabilidade que terão diante dos seus adversários
Fonte: Futebol Sergipano.

(Piauiense) - Picos se reencontra com a vitória e mantém chances de classificação.

Apesar de perder muitos gols, como nos últimos compromissos, a Sociedade Esportiva de Picos finalmente conseguiu sua primeira vitória na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro e manteve as suas chances de classificação para a próxima etapa da competição. Em jogo dispútado na tarde de hoje, o vice-campeão piauiense derrotou o Águia, de Marabá, por 2 a 0, com Neném se constituindo no grande nome do jogo.

O 1º tempo foi praticamente de um time só - a Sociedade Esportiva de Picos, que criou inúmeras oportunidades para abrir a contagem e perdeu todas elas. Prá se ter uma idéia, Fabián, Rigoberto e Emerson perderam, juntos, seis chances reais de abrir a contagem.

Ora o erro estava nas conclusões, ora o goleiro Angelo praticava a defesa. O certo é que Picos, que teve poucos momentos de perigo para a meta de Marquinhos, deixou de vencer os primeiros 45 minutos. Deixou até mesmo de definir a partida, repetindo o que aconteceu no jogo contra o Sampaio, quando criou e não concluiu em gol.

A fase final começou com o panorama totalmente diferente. Picos caiu assustadoramente de produção e o Águia foi quem passou a criar e despediçar as oportunidades. Cada ataque do time paraense se constituia num grande problema para o goleiro Marquinhos.

Aos 18 minutos o técnico Miolinho começou a mexer no quadro picoense e fez entrar Neném no posto de Rigoberto. Cinco minutos mais tarde, Neném teve sua primeira oportunidade e, tal qual seus companheiros, perdeu um gol que poderia abrir a contagem para o vice-campeão piauiense.

Entre 25 e 30 minutos, o time de Marabá teve duas excelentes oportunidades, mas não soube aproveitá-las. Aos 30 o goleiro Marquinhos teve que deixar sua meta para evitar que a queda de sua cidadela.

Aos 35 minutos, porém, ressurgiu a esperança do torcedor picoense quando o atacante Neném sofreu uma penalidade máxima indiscutível, bem marcada pelo árbitro cearense. Na cobrança, aos 36 minutos, Rubens colocou a bola no canto enquanto Angelo foi para o outro: Picos 1 a 0.

Picos cresceu de produção e passou a buscar o segundo gol que esteve por acontecer várias vezes, obrigando o goleiro Angelo a operar verdadeiro milagre. Mas como água mole em pedra dura tanto bate até que fura, a SEP fez 2 a 0 aos 46 minutos, após jogada ensaiada na cobrança de uma falta. Um belo gol de Neném que entrou e deu outra movimentação ao ataque piauiense.

Ao final da partida, a torcida pedia a saída do técnico Pedro Manta, que ficou na arquibancada, cumprindo a suspensão de 30 dias que lhe foi imposta pelo STJD. À beira do campo, o auxiliar Miolinho deu uma nova roupagem à forma de jogar do time e conseguiu , com substituições corretas, levar Picos aos primeiros 3 pontos desta segunda fase.

FICHA TÉCNICA

PICOS 2x0 ÁGUIA (Campeonato Brasileiro - Série C - 2ª fase - 3ª rodada - Grupo 18); Data: 10/08/2008 (domingo à tarde); Local: Estádio Helvídio Nunes (em Picos); Arbitragem: Joaquim Webester Florenço Martins, auxiliado por Francisco Carlos Feitosa da Silva e Arnaldo Rodrigues de Souza (todos do Ceará).

Gols: Rubens (pênalti) 36 e Neném 46 do 2º tempo.

Cartões amarelos: Rubens (PIC).

Expulsão: Adriano, aos 44 do 2º, por prática de jogo violento.

Picos - Marquinhos; Niel, Emerson, Sinval e Carlinhos (Adriano); Cristiano (Jackson), Rubens, Lano e Sueyede; Fabián e Rigoberto (Neném). Técnico: João Bosco Márcio da Silva (Miolinho).

Águia - Angelo; Gustavo, Darlan, Adriano e Marconi; Lê, Analdo, Soares (João Pedro) e Ciro; Peri (Beto) e Aleilson. Técnico: João Galvão.
Fonte: AcessePiaui.com

(Maranhense) - Sampaio perde para o Paysandu e continua com 3 pontos.

O Sampaio perdeu por dois a zero para o Paysandu em Belém. O jogo fazia parte das competições da Série C do Brasileirão.

A equipe do Paysandu marcou os gols de pênalti, cobrado por Fabrício ainda no primeiro tempo. E aos três minutos do segundo tempo, Balão marcou o segundo do time chutando da entrada da pequena área.

Com a derrota o Sampaio continua com três pontos na classificação. Já o Paysandu chega aos seis e lidera a classificação do grupo. De acordo com Sérgio Frota, presidente da equipe tricolor, o time maranhense teve várias chances de vencer o jogo. O técnico saiu do campo insatisfeito com o desempenho da equipe.

No domingo (17) a equipe maranhense receberá o Paysandu no estádio Nhozinho Santos.

Classificação

1.Paysandu - 6 pontos
2.Águia - 6 pontos
3.Picos - 3 pontos
4.Sampaio - 3 pontos
Fonte: O Imparcial.

(Maranhense) - Com desfalques MAC enfrentará Santa Quitéria pelo Campeonato Maranhense.

O Maranhão Atlético Clube não iniciou muito bem o segundo turno do Campeonato Maranhense. Além de perder para o Itinga no estádio Idelmar Gonçalves, no último domingo, o técnico Meinha perdeu dois atletas para o próximo jogo, Diego e Rocha, ambos zagueiros.

Os dois foram suspensos por cartões recebidos no domingo. Diego já tinha dois amarelos e recebeu o terceiro na partida contra o Itinga, por isso cumpre suspensão na disputa contra o Santa Quitéria. Rocha recebeu o vermelho e também vai ficar no banco.

As preocupações de Meinha podem ser maiores. Na partida contra o Itinga, o ala Raimundinho ficou de fora depois que sentiu um estiramento na virilha. Resta saber se o jogador já está recuperado pra partida contra o Santa Quitéria no fim de semana.

Fonte: O Imparcial.

(Cearense) - Vitória histórica contra o Santa Cruz recoloca o Icasa no páreo.

Numa tarde onde tudo deu certo, o Verdão do Cariri conseguiu uma histórica vitória diante do Santa Cruz-PE, em pleno estádio Arrudão, e ingressa na zona de classificação. O Icasa derrotou os pernambucanos por 1 a 0 com um gol de Esquerdinha (foto) aos 10 minutos da etapa complementar. O Santa começou o jogo ofensivo e, logo aos quatro minutos, Bruno subiu em velocidade, mas o goleiro Ari defendeu. Dois minutos depois foi a vez de Edmundo assustar a zaga alviverde. Uma das melhores oportunidades de gol do Tricolor nasceu de um escanteio. Após cobrança, Stanley cabeceou certeiro e forçou Ari a defender no susto.

No segundo tempo, o Santa voltou a pressionar e ressalte-se a boa atuação do goleiro Ari que esteva numa tarde inspirada. Para castigo dos pernambucanos, aos 10 minutos, Pio tocou para Marciano que, rapidamente, serviu a Aldair. Para reabilitar a sua má atuação, ele foi no fundo do campo e deu voltando para Esquerdinha que, com a perna direita, mandou para o fundo das redes de Gledson. O Santa ganhou novo gás com a entrada de Rafael Mineiro, Patrick e Vágner Rosa. Aos 26 e 36 minutos, Sandro perdeu duas boas chances de gol e o Icasa segurou o placar até o final da partida.

No outro jogo do grupo, o Salgueiro venceu o Campinense, no estádio Cornélio de Barros, por 2 a 1, sendo que os paraibanos ainda desperdiçaram um pênalti. Após estes resultados, o Salgueiro é o líder com 7 pontos, seguido pelo Icasa com 4, além do Santa Cruz e o Campinense com campanhas idênticas e 2 pontos para cada um. O Icasa volta a enfrentar o Santa Cruz neste domingo, no estádio Romeirão, iniciando a fase de volta do Grupo 19 da Série C do Brasileiro. Se voltar a vencer dará um importante passo para a classificação rumo à terceira fase ou a sua permanência na Série C em 2009 caso não consiga uma das vagas para a Série B. FICHA TÉCNICA:

Santa Cruz-PE 0x1 Icasa
Competição – Campeonato Brasileiro – Série C (2ª Fase – 3ª Rodada)
Local - Estádio do Arruda.
Horário – 16 horas.

Gol – Esquerdinha aos 10 minutos do primeiro tempo

Renda - R$ 40.775,00

SANTA CRUZ-PE:
Gledson; Sandro, Stanley (Patrik), Gonçalves e Bruno Costa (Wagner Rosa); Alexandre Oliveira, Leandro (Rafael Mineiro), Cleo e Camilo; Edmundo e Gilberto.
Técnico: Ronaldo Bagé.

ICASA:
Ari; Roberto Baiano, Tiago, Marivaldo e Jones; Marco Antônio, Pio, Serginho e Aldair (Netinho); Marciano (Jonas) e Esquerdinha (Wescley).
Técnico: Raimundinho.

Árbitro: Flávio Feijó de Omena
Assistentes: Carlos Jorge Titara da Rocha e Pedro Jorge Santos de Araújo (Todos de Alagoas).

Cartões Amarelos - Marco Antônio e Aldair (I), Alexandre e Patrick (S).
Fonte: Verdao do Cariri.

(Cearense) - Icasa se reabilita !!!

O Icasa deu um passo importante em busca de uma vaga na terceira fase da Série C do Campeonato Brasileiro 2008. Ontem, o Verdão do Cariri venceu o Santa Cruz (PE) por 1 a 0, em pleno estádio do Arruda, em Recife. Com o resultado, a equipe de Juazeiro do Norte chegou aos quatro pontos no grupo 19, e assumiu a segunda colocação, atrás do Salgueiro (PE), que tem sete pontos. O gol icasiano foi assinalado por Esquerdinha, aos dez minutos do segundo tempo. No próximo domingo, o Icasa recebe o mesmo Santa Cruz, no estádio Romeirão. No outro jogo do grupo, o Salgueiro venceu o Campinense (PB) por 2 a 1.
Fonte: O Povo.

(Cearense) - Ceará tenta acabar com tabu.

O desempenho do Ceará como visitante é o quarto pior entre os 20 clubes da Série B. O time não venceu até agora fora de seus domínios e, amanhã, tem a última chance na primeira volta da competição. Nas oito partidas que disputou longe da torcida alvinegra, foram cinco derrotas e três empates. Contra o Gama (DF), que tem um retrospecto ruim como mandante, o Vovô quer a vitória para se reaproximar do G4. A partida começa às 19h30min, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O adversário vem se recuperando e soma duas vitórias consecutivas.

O time comandado por Lula Pereira entra em campo com desfalques. O zagueiro Dezinho e os volantes Michel e Cleisson cumprem suspensão. O trio recebeu completou a série de três cartões amarelos na rodada passada, na derrota para o Santo André (SP), e já retornaram a Fortaleza. Na vaga de Dezinho, o Vovô deve ter a estréia de Daniel. Mancuso é o favorito para o lugar de Cleisson, enquanto André é o mais provável substituto de Michel. O meia Ciel, lesionado no jogo passado, é dúvida.

O Ceará longe da Capital deixa a desejar. Mas o Gama, no Distrito Federal, também não faz uma boa campanha. Como mandante, tem o sexto pior desempenho de toda a Série B. Em nove jogos, venceu quatro, empatou um e perdeu quatro. E o ataque está devendo: é o segundo mais fraco, com 17 gols, à frente apenas um do lanterna CRB. A defesa é a quarta mais vazada: 30 gols sofridos em 17 rodadas.

Nas últimas duas rodadas, o time do Distrito Federal conquistou duas vitórias. Venceu o Paraná - fora de casa - por 2 a 1 e, no Mané Garrinha, bateu o Criciúma por 2 a 0.
Fonte: O Povo.

(Cearense) - A "mão santa"

O goleiro Tiago Cardoso voltou a ser destaque no Fortaleza. No sábado, o goleiro foi um dos responsáveis pela vitória sobre o Barueri. C om o pênalti que pegou, já são nove defendidos este ano.

Debaixo do gol tricolor, tranqüilidade, mesclada com uma timidez juvenil e um enorme talento para evitar o que talvez seja a chance mais real de gol no futebol. Este ano, o Fortaleza descobriu que tem um camisa 1 nascido para defender pênaltis. Do Estadual para cá, Tiago Cardoso já pegou nada menos que oito cobranças. No sábado, contra o Barueri, ele colocou mais um na conta, chegou aos nove, e está convicto de que as defesas são algo sobrenatural.

Após a partida, com um sorriso de canto de boca, Tiago Cardoso parou ajoelhado na área tricolor. Com as mãos erguidas, o goleiro agradecia. Evangélico, reconhece que não tem como explicar o número incrível de pênaltis que pegou. Segundo ele, o trabalho ajuda, mas a força decisiva vem de outro lugar. "É a orientação do Espírito Santo. Não dá para explicar. É sobrenatural isso", diz. "Tenho que agradecer muito a Ele (Deus). Isso é um dom", completa.

Apesar das crenças, existe muito trabalho por trás dos nove pênaltis defendidos. E um dos responsáveis pelo número é o preparador de goleiros Salvino Damião. "A gente procura treinar muito e observar alguns detalhes das cobranças", explica. Tiago confirma. "Dependendo do movimento do batedor dá para saber onde a bola vai. Mas a maioria das vezes a gente acredita na intuição e vai", completa.

Tiago Cardoso começou a chamar atenção no Estadual. Na semifinal do primeiro turno, contra o Horizonte, o goleiro defendeu quatro cobranças no mesmo jogo (uma no tempo normal e três na prorrogação), garantindo o Fortaleza na final. Até então, o camisa 1 era visto com desconfiança, quase como um interino na função. Hoje, é titular absoluto.

Mas o talento não vem de agora. Em 2005, por exemplo, ainda no Atlético/PR, Tiago pegou dois pênaltis em pouco mais de dois meses. Um pela Libertadores e outro no Brasileirão, contra o próprio Fortaleza, quando parou o atacante Lúcio.

Amanhã, contra o Bragantino, o Tricolor volta a campo pela Série B. Fora da zona do rebaixamento, o desejo do time é não voltar para o grupo dos quatro últimos colocados. E se o time paulista tiver um pênalti ao seu favor, a missão pode ficar mais mais fácil. Afinal, Tiago Cardoso parece ter a "mão santa" quando o assunto é penalidade máxima.
Fonte: O Povo.

(Potiguar) - Meia do América entra na Seleção da rodada da Série B

A boa performance diante do São Caetano colocou o meia Cascata na seleção da rodada da Série B promovida por um site especializado em futebol situado no interior paulista.

Cascata teve uma atuação bastante elogiada pela crítica e foi o melhor jogador do América em campo. De quebra, ainda marcou um belo gol, que não fosse o vacilo no final, poderia ter significado a vitória.

"Um dos jogadores lúcidos do América-RN. Apesar de estar apenas estreando em casa, mostrou personalidade e comandou o meio-campo americano. No final, deixou sua marca com um golaço", disse o site.

O América volta a campo nesta terça para enfrentar o Barueri, no estádio Machadão. Na zona de rebaixamento, o time precisa vencer para sair da incômoda situação.

DN Online

(Potiguar) - ABC perde mais uma e se aproxima da zona da degola.

Em mais uma fraca atuação, sobretudo no primeiro tempo, o ABC voltou a perder no Campeonato Brasileiro da Série B. O algoz da vez foi Marília, que jogando em casa, no estádio Bento de Abreu, bateu a equipe potiguar por 2 a 1 na noite deste sábado. Os gols dos donos da casa, que com o resultado saíram da zona de rebaixamento e jogaram o América, foram marcados por Ricardinho e Bruno Ribeiro, enquanto Alexandre descontou. A terceira derrota seguida dos natalenses, que não vencem a cinco rodadas, deixou o time ainda na 14ª posição, porém agora a três pontos da degola, são 20 pontos contra 17 do América, que hoje é o primeiro time da zona da 'morte'. Na próxima rodada, o adversário do alvinegro será a terceira colocada Ponte Preta, em Campinas, na terça-feira.

Veja fotos no final desta matéria

Com oito mudanças em relação ao jogo passado, contando com as voltas de importantes titulares, como os atacantes Ronaldo Capixaba, Alexandre e o lateral Bosco, e atuando no esquema 4-4-2, o ABC repetiu a péssima atuação apresentada na partida contra o Santo André na etapa inicial. Errando passes em demasia e com suas peças muito espaçadas, o time potiguar em nenhum momento ofereceu perigo ao goleiro Giovanni, que foi um mero espectador. A equipe tinha dificuldade em fazer a bola chegar nos pés de Marcelo Silva, encarregado de armar as jogadas ofensivas, e teimou em fazer a ligação direta defesa/ataque. A única válvula de escape era o lateral Bosco, que se apresentava, contudo não conseguia dar seguimento as jogadas.

Desta forma, o fraco time do Marília foi o dono do jogo no primeiro tempo, dando as cartas e ditando o ritmo. Precisando vencer, os donos da casa foram para cima e mais na base da vontade do que propriamente da técnica conseguiu marcar dois gols. O primeiro num lance fortuito, aos 19 minutos, quando o cruzamento de Ricardinho desviou em Paulo César e a bola 'morreu' no gol de Paulo Musse. Antes de marcar o segundo gol a equipe do interior paulista ainda desperdiçou outras boas oportunidades, algumas por intervenções de Musse e outras por ineficiência de seu ataque. Aos 43 minutos, porém, nem uma coisa e nem outra, e o Marília chegou ao gol. Num rápido contragolpe, Robert bateu fraco, Musse falhou, deu rebote, e Bruno Ribeiro aproveitou.

Na volta do intervalo, o técnico Ferdinando Teixeira voltou com modificações. Ele sacou o inoperante Marcelo Silva para a entrada de Jean Carioca no meio e trocou Marcelinho por Panda, passando Jean Paraibano a atuar na sua posição original e voltando efetivamente ao esquema 3-5-2. As mudanças não surtiram o efeito esperado e a equipe continuou errando muitos passes e tendo dificuldades em criar as jogadas ofensivas. Desorganizado, o alvinegro ainda deixava muitos 'buracos' em sua retaguarda, facilitando os contragolpes do Marília, que por pouco não ampliou a contagem aos 15 minutos, quando Bosco foi driblado com facilidade e a bola sobrou para Robert, que bateu mal, em cima da defensiva.

Explorando o lado direito do ABC, que estava uma verdadeira avenida, o Marília desperdiçou mais uma boa oportunidade aos 17 minutos, quando num lançamento nas costas de Bosco, Betinho tocou por cobertura na saída afoita de Paulo Musse e jogou para fora. Dominado e sem esboçar reação, o técnico Ferdinando Teixeira lançou mão de sua última cartada, sacando Vainer e colocando Ivan, deslocando ala Bosco para jogar na esquerda. Mais uma vez a mudança pouco acrescentou e o ABC seguiu mal.

A fragilidade do ABC acomodou o Marília. Jogando em ritmo de treino, os paulistas atacavam sem muita eficiência e de maneira desleixada. O tamanho desinteresse acabou castigado. Aos 35 minutos, em sua primeira jogada mais incisiva no segundo tempo, Panda cruzou, Ronaldo dividiu com a zaga e a bola sobrou limpa para Alexandre bater no canto alto de Giovanni, que nada pôde fazer.

O gol deu um novo alento ao ABC, que com Bosco de novo atuando na direita via uma nova chance de arrancar pelo menos um empate. A sorte parecia mesmo ter virado em favor dos potiguares. Aos 40 minutos, o árbitro marcou pênalti mandrake de Paulo César. Betinho foi para cobrança e acertou o travessão de Paulo Musse. Animado, o alvinegro ainda tentou um empate, mas na última oportunidade de igualar, aos 44 minutos, o cruzamento de Fabiano morreu nas mãos de Giovanni antes de chegar aos pés de Alexandre.

Após o jogo, o técnico Ferdinando Teixeira reclamou da arbitragem, que segundo ele deixou de marcar um pênalti em Ivan no final da partida e elogiou a postura do time no segundo tempo.
Fonte: DN Online.

(Pernambucano) - 'Vamos lutar por uma vaga no Sul-americano', diz o novo técnico do Náutico.

O novo técnico do Náutico, Roberto Fernandes, está satisfeito com o resultado obtido no último domingo (10), quando o time alvirrubro ganhou por 1 a 0 do Santos, nos Aflitos. Com o resultado, o Timbu atingiu os 21 pontos e deixou a zona de rebaixamento.

“O time estava precisando de confiança, tava com um peso muito grande, sem vencer por oito rodadas. Encontrar o caminho da vitória foi fundamental”, afirmou Fernandes.

Apesar de satisfeito, Roberto Fernandes disse que ainda há muito trabalho a fazer para melhorar o time pernambucano. O objetivo é garantir a participação na Copa Sul-americana.

“Já estamos providenciando um reforço para o time, corrigir algumas coisas, procurar melhorar o condicionamento de alguns atletas que não estão cem por cento, para iniciar um planejamento com foco no Sul-americano”, declarou.

“A Libertadores está longe da nossa realidade, mas para o Sul-americano, se a nossa equipe não é muito melhor do que as outras, também não é muito pior. Nós vamos lutar por uma vaga”, garantiu.

PRÓXIMO ADVERSÁRIO
O próximo desafio do Náutico será o Goiás, no próximo domingo (17). Para esta partida, o técnico Roberto Fernandes já espera contar com alguns reforços.

“Na conversa que eu tive com a direção do clube, antes de aceitar voltar pra cá, ficou claro que precisamos reforçar a equipe. No decorrer desta semana, já espero contar com mais um ou dois jogadores que devem estar chegando do Inter”, contou. “Acho difícil o Rui estar recuperado, mas acho que já podemos contar com o Maurinho”, completou.
Fonte: Pe360graus.com

(Pernambucano) - Sport pode ter cinco reforços no jogo contra o Botafogo.

O Sport faz sua estréia no returno do Brasileirão (20ª rodada) no próximo domingo (17), diante do Botafogo, na Ilha do Retiro. Além do reforço da torcida, diante de quem o time perdeu apenas uma vez na competição, o técnico Nelsinho Batista espera pelo retorno de alguns atletas e pela regularização de outros.

Ao todo são cinco os jogadores do elenco rubro-negro que não vêm atuando por causa de contusões ou falta de regularização. Este é o caso do lateral-direito Sidny e do atacante Wilson, que podem ficar aptos a jogar até o fim de semana.

Sandro Goiano e Fumagalli se recuperam de contusão e podem voltar a treinar com bola também durante esta semana. Completa a lista de cinco reforços o zagueiro Igor, que cumpriu suspensão e pode voltar a defender o Leão.

Apesar da derrota na última partida, o Sport ainda está no grupo dos 10 melhores do Brasileiro (em 9º). O Botafogo, o próximo adversário, está em 8º, mas quatro pontos a frente do rubro-negro.
Fonte: Pe360graus.com

(Pernambucano) - Santa pode ter dois desfalques na próxima rodada da série C.

Não bastasse a derrota em casa para o Icasa-CE e a desconfiança da torcida, o técnico Bagé terá que se preocupar também com quem vai atuar no próximo jogo, domingo (17), contra o Icasa-CE novamente. Dois defensores podem desfalcar a equipe Coral, que não vence há cinco partidas.

O zagueiro Wescley será julgado nesta terça-feira (12) em virtude da expulsão no jogo contra o Central, em Caruaru. Ele foi acusado pelo artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por praticar ato desleal e pode pegar três partidas de suspensão.

O outro que não joga não chega a ser uma dúvida. O volante Leandro levou o terceiro amarelo no jogo passado e cumpre suspensão.

AVIÃO

Os conselheiros do Santa Cruz estão tentando arrecadar dinheiro para custear a ida dos atletas para Juazeiro do Norte, no Ceará, de avião. A distância do Recife para o interior cearense é de 658 quilômetros. Para cruzar este caminho de ônibus seria necessária uma noite de viagem – algo que cansaria os atletas antes do confronto.
Fonte: Pe360graus.com

(Baiano) - Bahia pode ficar sem lateral para enfrentar o Marília .

A partida entre o Atlético e o Petrolina-PE, pelo Campeonato Brasileiro da Série C, rendeu muita dor de cabeça aos dois times, que terão que comparecer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para defender seus atletas, mesmo com as duas equipes já eliminadas. A sessão será realizada nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, pela Primeira Comissão Disciplinar, a partir das 18h. Do lado da equipe pernambucana, Evanildo, Paulo Roberto e Silas terão que sentar ao banco dos réus, enquanto do lado baiano os jogadores Paulo Cerqueira e Rogério Rios serão os atletas julgados. O prejuízo maior pode ser para Rogério, que está no Bahia desde o dia 30 de julho, quando chegou ao Fazendão para integrar o elenco que disputa a Série B, tendo já disputado partidas como titular sob o comando do técnico Artuzinho.

Em campo, o Petrolina foi eliminado ainda na primeira fase, terminando a Série C em 58º lugar, com apenas três pontos ganhos em seis jogos disputados. O Atlético/BA também está de fora da segunda fase, fechando a participação em 43 º lugar, tendo somado sete pontos em seis partidas.

Segundo a súmula do árbitro da partida, Evanildo Fernandes Gomes, do Petrolina, foi expulso aos 19 minutos do primeiro tempo, fora do lance de bola, por ter agredido pelas costas o jogador Rogério Rios Nascimento, desferindo-lhe um chute no tornozelo. O jogador adversário revidou a agressão com uma cotovelada na altura do peito de Evanildo e acabou expulso também. Os dois foram denunciados no artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de 120 a 540 dias.

O jogador Silas do Santos Ribeiro, do Petrolina, foi expulso aos oito minutos do segundo, após ter simulado falta dentro da área penal, sendo punido com o segundo cartão amarelo. Pelo lance, será julgado no artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida, prova ou equivalente) do CBDJ, podendo ser apenado de uma a três partidas de gancho.

Uma segunda confusão aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo, quando mais dois atletas foram expulsos. Paulo Roberto Alves Junior e Paulo Cerqueira agrediram-se mutuamente com empurrões e chutes, após a retenção da bola pelo primeiro, impedindo a reposição de um lateral. Ambos serão julgados artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do CBJD, que prevê suspensão de 120 a 540 dias.
Fonte: Justiça Esportiva.

(Baiano) - Reservas fazem a festa e Vitória goleia o Vasco no Barradão .

Com um show de bola nos 90 minutos, o Vitória voltou a comemorar um triunfo no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, no Estádio Manoel Barradas, o Leão goleou o Vasco por 5 a 0 e terminou um jejum de duas partidas sem vencer na competição, em partida válida pela 19ª rodada.

O resultado coloca novamente o Vitória na quinta posição na tabela, com 32 pontos ganhos. Já o Vasco cai para a 17ª colocação, com 19 pontos, e termina o primeiro turno na zona de rebaixamento.

O Vitória entrou em campo com mais disposição e abriu o marcador logo no quinto minuto de jogo. Marcelo Cordeiro cruzou para a área, o goleiro Tiago fez a defesa parcial e no rebote Ramon chutou rasteiro para Dinei completar para o fundo das redes do Vasco.

A partir daí, o time carioca acordou para o jogo e quase empata dois minutos depois, quando em contra-ataque rápido, Edmundo bateu cruzado e Marcelo Cordeiro evita o gol do Vasco. Aos 22', Leandro Amaral lançou Madson, que tocou de calcanhar para Edmundo. O atacante, sozinho na área, chutou por cima do gol de Viáfara.

O Rubro-negro voltou a assustar somente aos 31'. Ramon cobrou falta e Tiago fez grande defesa. No rebote, Willans tentou o gol, mas a zaga do Vasco afasta o perigo. Aos 38', o Vasco respondeu novamente com Edmundo, que cabeceou a bola na trave após cruzamento de Leandro Amaral.

Mais eficaz, o Vitória chegou ao segundo gol no finalzinho do primeiro tempo. Após cruzamento de Anderson Martins na área, Leonardo Silva ajeitou de cabeça e Ramon completou para o fundo do gol vascaíno e deu mais tranqulidade ao time Rubro-negro.

Na segunda etapa, os anfitriões mantiveram a superioridade técnica e liquidaram com o time carioca. Curiosamente, os três jogadores que entraram nos 45 minutos finais foram os protagonistas do melhor resultado do Vitória no Campeonato Brasileiro deste ano.

Aos 15 minutos, Leandro Domingues, que havia acabado de entrar em lugar de Marquinhos, recebeu passe de Willans pelo lado esquerdo e tocou rasteiro, na saída do goleiro Tiago. O quarto gol saiu dos pés de Jackson, que entrou em lugar de Willans e arriscou um lindo chute de fora da área, mandando a bola no ângulo do goleiro Tiago, aos 24'.

O Vitória continuou voraz e chegou ao quinto gol aos 37 minutos. Leandro Domingues fez boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou rasteiro e Adriano, que havia acabado de entrar, completou para o fundo das redes e selou o massacre Rubro-negro no Estádio Manoel Barradas.

No próximo sábado, já pela primeira rodada do returno, o Vitória visita o Cruzeiro no Estádio Mineirão, enquanto o Vasco recebe o Internacional, no domingo, em São Januário.

Vitória 5x0 Vasco
Campeonato Brasileiro - 19ª rodada
Data: 10/08/2008 (domingo), às 16h
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador
Arbitragem: Alicio Pena Júnior (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Edmo Oliveira Santos (SE)

 Vitória: Viafara; Marco Aurélio, Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Renan, Marco Antônio, Willans (Jackson), Ramon Menezes e Marquinhos (Leandro Domingues); Dinei (Adriano). Técnico: Vágner Mancini

 Vasco: Tiago; Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Vilson e Rodrigo Antônio; Jonílson, Victor (Alex Teixeira), Matheus e Madson; Leandro Amaral (Alan Kardec) e Edmundo (Jean). Técnico: Tita
Fonte: Portal do Futebol Baiano.