Dá-lhe Leão! O Sport é campeão da Copa do Brasil em cima do todo-poderoso Corinthians e está classificado para a disputa da Taça Libertadores da América 2009. Os rubro-negros venceram o Timão por 2x0 e mostraram que na Ilha do Retiro quem reina é o Leão.
O técnico Nelsinho Batista conseguiu mais uma vez fazer um time dedicado e determinado jogar como um verdadeiro campeão. O treinador montou um esquema que anulou o Corinthians mesmo errando no início, com a escalação de Kássio entre os titulares. Mas o treinador conseguiu se redimir a tempo e sacou o garoto para promover a entrada do experiente Enílton, que incendiou a partida.
O time envolvia o Corinthians em todos os sentidos. A pressão era tão grande que o goleiro Magrão sequer tocava na bola. O resultado disso foram dois gols, um de Carlinhos Bala, após excelente jogada de Luciano Henrique, e outro de Enílton, depois de um chute fulminante do mesmo Luciano Henrique. Depois disso o Timão tentou colocar pressão, mas os rubro-negros se seguraram até o intervalo.
Na volta do vestiário, Mano Menezes colocou Lulinha e Acosta na equipe, pois precisava fazer pelo menos um gol para poder voltar a entrar na briga pelo título. Pelo lado do Sport, Nelsinho sacou Leandro Machado, que não vinha bem, e colocou Roger. O atacante foi determinante, pois conseguiu segurar mais a bola na frente e por pouco não marcou o terceiro.
O Corinthians começou a tomar gosto da partida, mas parou no paredão chamado Magrão e na muralha formada por Daniel Paulista, Sandro Goiano, Dutra, Diogo, Durval e Igor. Além deles, Carlinhos Bala ainda voltava para ajudar na marcação. Com a ajuda de mais de 30 mil torcedores, não tinha como sair da Ilha do Retiro sem o título. Após 19 anos, o Sport consegue ser campeão da Copa do Brasil e encher de orgulho os leoninos de todo o Brasil.
Jogo - O jogo começou tenso. Os jogadores do Sport entraram em campo nervosos e isso se refletiu em muitos passes errados trocados dentro de campo. Mais confortável dentro de campo, o Corinthians fez marcação cerrada em cima dos rubro negros. A primeira chance real de gol para o Leão só veio aos sete minutos, quando Sandro Goiano avançou na área e cruzou para Leandro Machado, que não resistiu a pressão da zaga corintiana.
O jogo começou a ficar mais solto depois dos dez minutos iniciais. Do lado do Sport, Durval armou boas jogadas ao conseguir se livrar da marcação. O Sport, no entanto, não conseguiu finalizar. Com o jogo ainda nervoso, o técnico Nelsinho Baptista resolveu tirar o garoto Kássio de campo e colocar Enílton, responsável pelo gol “salvador” na primeira partida da decisão. Num primeiro momento a troca não fez diferença, mas iria mudar o rumo da partida.
Jogando mal, os jogadores do Corinthians não paravam de errar na marcação e nos passes. A máxima do futebol “quem não faz leva” se concretizou aos 34 minutos quando Carlinhos Bala, solto na área, matou a bola no peito, chutou com força e colocou a bola no fundo da rede adversária.
A torcida passou apenas quatro minutos apreensiva: afinal de contas, 1 X 0 não garantia a vaga na Libertadores. Aos 38 minutos Luciano Henrique fez uma bela jogada e chutou para o gol. A bola foi parar na cabeça de Enílton. Num verdadeiro “frango”, o goleiro Felipe cometeu uma série de erros e a bola cruzou a linha de gol. A torcida vibrou: o Sport conquistou o título da Copa do Brasil. Fim do primeiro tempo.
O segundo tempo começou com as duas equipes mais à vontade no gramado. Mesmo com os dois gol feitos, o técnico Nelsinho Baptista não relaxou e ficou nervoso quando os jogadores cometeram um erro tático que deixou a defesa desprevenida por alguns segundos. Do outro lado, o Corinthians pressionou, mas não conseguiu criar boas jogadas.
O terceiro gol do Sport quase saia aos 25 minutos quando, numa bela jogada, Luciano Henrique cruzou para Roger, que por pouco, muito pouco, não conseguiu chegar a tempo para marcar. O goleiro Felipe defendeu.
A alegria da torcida na grande final entre Sport e Corinthians.
Ilha do Retiro - Quarta, 11 de junho.
Imagens: André Albuquerque/DP/D.A Press
Aos 26 minutos Welligton Saci entra no lugar de Dentinho somente para ser expulso de campo um minuto depois, após fazer uma falta grave em Carlinhos Bala. Lulinha aproveitou a pequena confusão por conta da expulsão e chutou para o gol. Atento, Magrão faz uma bela defesa.
Os últimos minutos de jogo foram dramáticos. De um lado, os corintianos desesperados para fazer um gol. Do outro, os rubro negros ansiosos para o término do jogo. No último minuto, William fez falta e foi expulso. O relógio correu rápido e favoreceu o Sport. Resultado final: 2 X 0 para o Sport. Rumo a Tóquio!
Sport 2x0 Corinthians Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Milton Otaviano dos Santos (RN)
Gols - Carlinhos Bala (34 minutos do 1ºT) e Enílton (38 minutos do 1ºT)
Cartões amarelos: Durval (Sport) e Herrera (Corinthians)
Cartão Vermelho: Welligton Saci e William (Corinthians)
Público total: 34.485 torcedores
Renda: R$ 819.400
SportMagrão, Diogo, Igor, Durval, Dutra, Daniel Paulista, Sandro Goiano, Luciano Henrique, Kássio (Enílton), Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger). Técnico: Nelsinho Baptista
CorinthiansFelipe, Carlos Alberto (Lulinha), Chicão, William, André Santos, Fabinho, Eduardo Ramos, Alessandro, Diogo Rincón (Acosta), Herrera e Santinho.
Por: Pernambuco.com